Blog

  • Ação do MPPB: TJ forma maioria contra lei de JP que flexibiliza altura de prédios da orla

    Ação do MPPB: TJ forma maioria contra lei de JP que flexibiliza altura de prédios da orla

    O Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) formou maioria pela procedência da ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público da Paraíba contra a Lei Complementar Municipal 166/2024 (Lei de Uso e Ocupação do Solo – LUOS), que altera os limites de altura das edificações na zona costeira da Capital. O julgamento, iniciado na 15ª sessão realizada nesta quarta-feira (15/10), foi suspenso após pedido de vista, mas 11 desembargadores já votaram favorável ao pleito do Ministério Público da Paraíba Na sessão, o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, fez sustentação oral. O relator do processo, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, votou pela procedência da ação.

    Leonardo Quintans destacou que, apesar do julgamento não ter sido concluído, o Tribunal já formou uma maioria no sentido de julgar procedente à pretensão do Ministério Público e declarar a lei inconstitucional. “A maioria votou pela declaração da inconstitucionalidade nos moldes pedidos pelo Ministério Público e também para que os efeitos dessa inconstitucionalidade, como de regra é em uma ação dessa natureza, ocorram desde o nascimento da lei, ou seja,de abril de 2024. A lei padece de vícios insanáveis e ela não tem como ser aproveitada desde o seu nascedouro”. O PGJ ainda falou que o MPPB vai seguir acompanhando o desfecho do julgamento e trabalhando para que o meio ambiente seja preservado.

    Sustentação oral

    Na sustentação oral feita durante o julgamento, o PGJ apontou que a lei institui um grave atentado à ordem constitucional, ao patrimônio paisagístico da Capital e ao futuro de zona costeira e que a norma padece de vícios insanáveis que maculam tanto sua forma quanto a sua substância.

    Conforme o MPPB, do ponto de vista formal, o processo legislativo que resultou na promulgação da lei complementar desrespeitou o princípio fundamental da gestão democrática das cidades, que é pilar de ordem constitucional, em especial em razão da ausência do debate público aprofundado sobre as emendas mais controversas inseridas no projeto durante discussão na Câmara.

    Já do ponto de vista material, a lei introduziu alterações legislativas e administrativas voltadas  a flexibilizar situações de proteção ambiental. Conforme explanado pelo procurador-geral, a mais grave a violação reside no artifício normativo que redefiniu o método de medição da altura das edificações, passou a ser a altura do piso do último pavimento, e não em relação à altura final da edificação. Na prática, isso permite que o limite de altura estabelecido pela Constituição Estadual seja extrapolado.

    “Diante do tudo isso, resta que a Lei Complementar 166/2024 padece de dupla insanável inconstitucionalidade, formalmente, por violar o princípio da gestão democrática das cidades, materialmente por promover ações legislativas e administrativas voltadas a flexibilizar severamente situações consolidadas de proteção ambiental estabelecidas legitimamente por constituição estadual e pela legislação”, concluiu o procurador-geral Leonardo Quintans.

    Voto

    O relator do processo, desembargador Carlos Martins Beltrão, votou pela inconstitucionalidade formal e material da lei complementar com efeitos retroagindo até a promulgação por vício em seu processo legislativo em afronta a dispositivos da ce, e pela inconstitucionalidade material do artigo 162 por proteção insuficiente ao meio ambiente e violação ao princípio da vedação do retrocesso, com efeitos retroagindo à data da promulgação da lei. 

    Votaram com o relator os desembargadores Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, Túlia Gomes de Souza Neves, Ricardo Vital de Almeida, Márcio Murilo da Cunha Ramos, Saulo Henriques de Sá e Benevides, João Benedito da Silva, Carlos Eduardo Leite de Lisboa, Leandro dos Santos, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho e o presidente do TJPB, Frederico Coutinho. O desembargador Onaldo Rocha de Queiroga pediu vista do processo.

  • Dia do Professor: MPPB e Estado reiteram parceria em prol da educação da qualidade

    Dia do Professor: MPPB e Estado reiteram parceria em prol da educação da qualidade

    Unir forças em prol da educação pública de qualidade. Esse foi um dos principais assuntos tratados entre o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, e o secretário de Educação do Estado da Paraíba, Wilson Santiago, nesta quarta-feira (15/10), quando se comemora o “Dia do Professor”. 

    O encontro aconteceu no gabinete do PGJ, em João Pessoa e contou com as presenças do 1º suprocurador-geral de Justiça, Luís Nicomedes; do coordenador do Centro de Apoio Operacional em matéria de defesa da educação, Raniere Dantas; da secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França; do assessor técnico da PGJ, Carlos Davi Lima; e do promotor de Justiça Leonardo Clementino Pinto. Também estiveram presentes o procurador do Estado, João Antônio Dias Morais e o diretor de Controle Interno da Secretaria de Educação do Estado, Ragner Magalhães.

    O secretário explicou que pediu a reunião ao PGJ para colocar a Secretaria à disposição do MPPB em relação a eventuais esclarecimentos de situações e para deixar claro a vontade da secretaria em atuar em parceria para superar entraves históricos existentes na educação pública brasileira (como a evasão escolar e o analfabetismo, por exemplo). “Fizemos um pedido de agenda, prontamente atendido pelo procurador-geral, para colocar o secretário de educação à disposição do Ministério Público para a construção dessa educação que tantos paraibanos merecem e estão recebendo. A educação pública tem que ter cada vez mais qualidade. Sabemos dos desafios que temos, mas também sabemos de todos os resultados que já foram alcançados na educação da Paraíba e saber que nós podemos contar com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas, com a Assembleia Legislativa, com as câmaras municipais, com as prefeituras das cidades, com os outros órgãos do próprio Governo do Estado é muito importante porque o nosso desafio na educação é imenso: mudar uma geração. A gente precisa fazer de tudo para que os alunos aprendam mais. Esse objetivo é comum para todos”, disse.

    Quintans destacou que a efetivação do direito à educação e a defesa da educação pública de qualidade são prioridades da gestão, a ponto de ter sido instalado um Centro de Apoio Operacional (CAO) exclusivo para atuar na área. “Essa foi uma visita importante. O secretário compareceu com sua equipe e nós, aqui também, com a nossa equipe de educação para que a gente possa unir esforços em prol da educação. Acredito muito na união de forças para potencializar o trabalho de defesa da educação, alcançando todo o estado. Já há várias ideias de atuação do Ministério Público em diálogo com a secretaria, para que a gente possa, juntos, avançar mais e mais rápido nas medidas que podemos adotar conjuntamente para que a Paraíba possa oferecer uma educação de mais qualidade à nossa população”, falou.

  • Diário da Justiça eletrônico do TJPB ganha novo layout, mais moderno e funcional

    -

    O Diário da Justiça eletrônico do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) está de cara nova. A reformulação visual busca oferecer uma leitura mais clara e harmoniosa, aproximando o formato do DJe paraibano ao modelo utilizado no Diário da Justiça Eletrônico Nacional (DJEN).

    Entre as principais mudanças, o Diário passou de duas colunas para uma, o que proporciona melhor fluidez e conforto visual. O texto também deixou de ser diagramado em corpo 7 e passou para corpo 12, mantendo a tradicional fonte Arial, o que torna o conteúdo mais acessível e legível.

    A cabeça de página da capa foi simplificada, seguindo o conceito de um design mais limpo. Além disso, o brasão do Tribunal de Justiça da Paraíba agora aparece em segundo plano, ao fundo de todas as páginas, reforçando a identidade institucional da publicação.

    As mudanças foram pensadas para unir modernidade, funcionalidade e identidade visual, tornando o Diário mais próximo do padrão nacional e mais agradável para magistrados(as), servidores(as), advogados(as) e cidadãos(ãs) que o utilizam diariamente.

    Por Lenilson Guedes

     

  • Ministério da Saúde reforça parceria público-privada para ampliar acesso ao SUS

    Ministério da Saúde reforça parceria público-privada para ampliar acesso ao SUS

    O secretário-executivo e ministro em exercício da Saúde, Adriano Massuda, afirmou nesta quarta-feira (15), durante a abertura do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), em São Paulo, que a prioridade da pasta é implementar o programa Agora Tem Especialistas em todo o país. A iniciativa tem por objetivo ampliar o acesso da população a serviços especializados de saúde e diminui o tempo de espera para atendimento no SUS. 

    “A prioridade que o governo do presidente Lula deu à saúde garantiu que, no ano passado, atingíssemos um recorde histórico no número de cirurgias eletivas realizadas no país: 14 milhões, um aumento de 40% em relação ao último ano do governo anterior”, afirmou Massuda. 

    O ministro ressaltou o histórico de parcerias público-privadas, como o Programa Farmácia Popular e o Proadi-SUS (com hospitais filantrópicos de excelência), e classificou o programa Agora Tem Especialistas como a maior expressão dessas parcerias nos 35 anos de história do SUS. “O programa abre a perspectiva de um credenciamento universal de serviços e de criar uma moeda para o SUS, que é o pagamento de serviços por meio de tributos federais, antigos, na forma de dívida, ou futuros”, explicou. 

    O Agora Tem Especialistas se estrutura em eixos principais: aproveitamento da capacidade instalada, uso de estruturas públicas e privadas já existentes e novos modelos de financiamento e credenciamento; envio de equipes volantes de especialistas, que atendem regiões com estrutura física, mas sem profissionais; e a utilização de unidades móveis, as chamadas carretas do SUS, voltadas especialmente à saúde da mulher, oferecendo exames preventivos e pequenos procedimentos em locais sem infraestrutura ou equipes fixas. 

    Massuda explicou que o programa contempla ações de formação e contratação de profissionais, incluindo a criação de 3 mil novas bolsas de residência médica e multiprofissional, e depende de um sistema de informação robusto para aprimorar a gestão e a eficiência na aplicação dos recursos. Ele ressaltou também a importância de aperfeiçoar o financiamento do SUS, lembrando que as emendas parlamentares já representam cerca de 12% do orçamento do Ministério da Saúde, o equivalente a R$ 240 bilhões, e defendeu a criação de regras mais claras para garantir o uso estratégico desses valores.  

    “O Ministério da Saúde projeta um futuro baseado na ampliação do acesso, no fortalecimento da atenção primária, na digitalização e integração dos sistemas, na redução das desigualdades regionais e na modernização da gestão, com foco em eficiência, equidade e sustentabilidade do SUS”, destacou. 

    FIIS-Saúde

    Durante a abertura do evento, o ministro reforçou o lançamento do Fundo de Investimentos em Infraestrutura de Saúde (FIIS-Saúde), criado pelo governo federal para ampliar e modernizar a rede pública de saúde e educação. O programa disponibilizará R$ 20 bilhões em crédito subsidiado para financiar obras, aquisição de equipamentos e veículos. 

    Operado pelo BNDES, o FIIS-Saúde oferece juros reduzidos e carência de dois anos para governos estaduais e municipais, além de contemplar o setor privado que atua em parceria com o SUS. “São recursos destinados à construção e à compra de equipamentos, que vão impulsionar a modernização da nossa capacidade tecnológica”, explicou Massuda. O período de inscrições já está aberto e segue até 7 de novembro de 2025.  

    Participação do Ministério da Saúde no Conahp 

    Outros representantes do Ministério da Saúde também estão presentes em diferentes painéis ao longo do evento, abordando temas como políticas de inovação e incorporação de terapias celulares e genéticas, formação médica e o uso do Acordo de Compartilhamento de Riscos (ACR) para terapias gênicas no SUS.  

    Conahp 

    O Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) é um dos principais eventos do setor de saúde no Brasil. Organizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o congresso reúne gestores, profissionais, autoridades e especialistas para discutir os desafios e inovações na gestão hospitalar e na assistência à saúde. 

    A programação aborda temas como sustentabilidade, tecnologia, qualidade assistencial, políticas públicas e regulação, funcionando como um espaço de troca de experiências, networking e divulgação de iniciativas. Reconhecido como um dos maiores fóruns de debate da saúde privada no país, o Conahp tem como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes atores do sistema de saúde e promover o desenvolvimento de práticas mais eficientes e sustentáveis. 

  • ALPB concede Cidadania Paraibana e Medalha Epitácio Pessoa ao presidente Sistema OCB, André Pacelli

    Notícias

    Publicado em 15 de outubro de 2025

    A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (15), uma sessão solene em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2025. Durante a solenidade também aconteceu a entrega do Título de Cidadão Paraibano e da Medalha Epitácio Pessoa ao presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-PB), André Pacelli, em reconhecimento à sua atuação em defesa do cooperativismo e na promoção do desenvolvimento do estado.

    O deputado João Gonçalves, autor da propositura, ressaltou a relevância do setor para o desenvolvimento econômico e social da Paraíba, bem como a liderança de André Pacelli à frente da entidade de representação das cooperativas no estado. “O cooperativismo com seriedade, respeito e gestão é o caminho para o desenvolvimento, pois ele congrega todos promovendo crescimento econômico e fortalecimento”, disse o parlamentar.

    João Gonçalves destacou ainda que a comenda entregue é um reconhecimento ao trabalho de André, e representa todos os que fazem parte do movimento.

    Natural de Santa Cruz (RN), André Pacelli é médico anestesiologista, formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sua trajetória no cooperativismo teve início na década de 1990, como cooperado da Unimed João Pessoa.

    Pacelli destacou que as homenagens ressaltam a importância do cooperativismo para o estado. “À frente do Sistema OCB-PB tenho dedicado esforços para promover o desenvolvimento do cooperativismo, impulsionando a economia do nosso estado e amparando os menos favorecidos. Esse trabalho, que se estende por várias décadas, é motivo de grande orgulho e satisfação. Agradeço a Assembleia Legislativa pela honra de receber a Medalha Epitácio Pessoa e o título de cidadão paraibano”, disse.

    De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025, divulgado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o setor movimentou R$ 3,5 bilhões na economia paraibana em 2024. Atualmente, as cooperativas do estado reúnem 114.602 cooperados e geram 4.302 empregos diretos, evidenciando sua força e papel estratégico no desenvolvimento socioeconômico da Paraíba.

    Mais sobre o homenageado 

    André Pacelli foi presidente da Cooperativa dos Anestesiologistas da Paraíba (Coopanest-PB) e da Sociedade de Anestesia da Paraíba (SAEPB), além de ter exercido as funções de coordenador de Anestesia do Hospital Pronto Socorro Municipal de João Pessoa e de secretário de Saúde do Município do Conde (PB).

    Atualmente, preside o Sistema OCB-PB, a Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Nordeste (Fecoop NE) e integra a diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). É também vice-presidente da Associação Médica da Paraíba (AMPB) e conselheiro do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).

    Multimídia

    Imagens em alta resolução

    WhatsApp Image 2025-10-15 at 8.35.23 PM WhatsApp Image 2025-10-15 at 8.34.57 PM

    ≪ Voltar para a Agência de Notícias

  • Tribunal de Justiça da Paraíba empossa 52 novos assessores de juízes de 1º Grau

    Fotos dos empossados no Pleno
    Novos assessores em foto ao lado de magistrados e familiares

    Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (15), na Sala de Sessões do Pleno, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deu posse a 52 novos assessores de juízes de 1º Grau. A nomeação representa um reforço significativo para as unidades judiciárias da primeira instância, com o objetivo de ampliar a celeridade, a eficácia e a qualidade da prestação jurisdicional em todo o estado.

    A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, e contou com a presença do vice-presidente da Corte, desembargador João Batista Barbosa, além de magistrados, servidores, familiares e amigos dos empossados.

    Com a chegada dos novos profissionais, entre homens e mulheres, o Judiciário paraibano busca fortalecer o trabalho dos magistrados (as), contribuindo diretamente para a melhoria da produtividade e da eficiência nos serviços prestados à população.

    Ao dar as boas vindas aos novos servidores, o desembargador-presidente, Fred Coutinho, destacou ser uma ocasião festiva, fazendo alusão à data, por ser também comemorado o aniversário de 134 anos de existência do TJPB. Ele destacou a importância da chegada dos assessores, ressaltando estarem abertas as portas do Tribunal para eles, realçando as palavras humildade, confiança e gratidão. 

    “A posse dos assessores simboliza mais um presente que o judiciário ganha hoje. Eles chegam com a importância de somar, acrescentar e buscar cada vez mais o aprimoramento e a celeridade dos serviços prestados pela Justiça à sociedade. É com muita felicidade, muita alegria, que a mesa diretora do nosso tribunal recebe e acolhe os novos assessores”, exaltou o desembargador Fred Coutinho.

    Foto do desembargador João Batista Barbosa
    João Bastista saudou os empossados

    Durante a cerimônia, o desembargador João Batista fez a saudação aos novos assessores em nome do Tribunal de Justiça. Ele destacou a nobre missão a ser desempenhada pelos recém-empossados, o que, segundo o vice-presidente, se constitui em grande oportunidade para contribuir com o exércício da Justiça. 

    Em seu discurso, João Batista Barbosa enfatizou o compromisso com a imparcialidade e com a ética, pilares fundamentais para o bom funcionamento do sistema jurídico. 

    “O Tribunal de Justiça é um pilar da sociedade. E agora, como parte integrante desta estrutura, vocês têm a oportunidade de contribuir com o exercício da Justiça, com a imparcialidade e com a ética, que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso sistema jurídico”, realçou o vice-presidente.

    Juiz Fábio Araújo
    Fábio Araújo também discursou

    O juiz auxiliar da Presidência, Fábio Araújo, durante seu discurso, ressaltou o empenho da gestão do presidente Fred Coutinho em conseguir, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a nomeação de 154 cargos de assessores para magistrados de 1º Grau. “Hoje é um dia de muita alegria, pelo fato de estarmos fazendo história no Tribunal. Isso revela não somente um alinhamento com a política do CNJ da necessidade do aprimoramento da jurisdição de primeiro grau, mas também, é um incremento à força de trabalho daqueles que estão ao lado do magistrado e são responsáveis diretos pela produtividade do TJPB”, enfatizou.

    A assessora Alícia Maria de Araújo, que assinou o termo de posse em nome dos demais empossados, salientou a importância da função assumida, enfatizando estar feliz e agradecida. “É muito significativo para todos nós fazermos parte de uma instituição tão relevante para a Justiça e podermos integrar o quadro de servidores do TJPB, na função não só de assessores, mas que também, termos a oportunidade de produzir e promover a cidadania”, exaltou.

    Acolhimento – Na quinta-feira (16), às 9h30, os assessores participarão de um acolhimento presencial na Escola Superior da Magistratura (Esma), onde receberão orientações sobre o exercício do cargo, deveres funcionais e a estrutura administrativa e tecnológica disponível para o desempenho das atividades. Já na sexta-feira (17), será realizado um treinamento on-line, com atividades nos turnos da manhã e da tarde, voltado à ambientação inicial e ao uso dos sistemas institucionais.

    Cargos – Os cargos de assessor de Juiz de 1º Grau foram criados na atual gestão, conduzida pelo desembargador Fred Coutinho, com o objetivo de ampliar a produtividade e a eficiência no julgamento das demandas, garantindo mais celeridade e qualidade ao trabalho jurisdicional em todo o Estado.

     

    Por Lila Santos

    Fotos: Ednaldo Araújo

     

  • Padilha visita hospital inteligente em Xangai e reforça cooperação Brasil-China na área da saúde

    Padilha visita hospital inteligente em Xangai e reforça cooperação Brasil-China na área da saúde

    Em missão oficial à China, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou nesta quarta-feira (15) a unidade hospitalar de Zhongshan, associada à Universidade Fudan, em Xangai. A instituição é referência internacional em tecnologia e inovação, sendo considerada um dos principais hospitais inteligentes do país asiático, com ampla aplicação de inteligência artificial e sistemas integrados de monitoramento de pacientes.

    “Estamos desenvolvendo, com apoio de instituições chinesas e do Banco dos BRICS, projetos para implantação de hospitais inteligentes no Brasil. A experiência que vimos aqui reforça nosso compromisso em levar tecnologia e inovação ao SUS”, declarou Padilha.

    A visita integra a agenda de quatro dias do ministro, marcada por encontros estratégicos com autoridades chinesas e representantes do setor de inovação em saúde. Padilha destacou que o Brasil e a China vivem um dos momentos mais promissores de sua relação bilateral, com foco em um futuro compartilhado mais justo e sustentável, conforme definido em recentes encontros entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping.

    Durante a missão, Padilha se reuniu com o ministro da Saúde da China, Li Haichao. No encontro, foram reafirmados quatro eixos prioritários de cooperação entre os dois países: fortalecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das políticas de saúde global; atuação conjunta nos BRICS, com foco nos determinantes sociais da saúde; participação coordenada na Coalizão de Saúde do G20, liderada pelo Brasil; e promoção da inovação tecnológica para reduzir desigualdades em saúde.

    “Brasil e China compartilham a visão de que a saúde é estratégica para a construção de um futuro mais justo e sustentável. Garantir acesso a medicamentos, terapias e tecnologias é uma das formas mais eficazes de combater desigualdades”, afirmou o ministro.

    Produtos médicos

    O ministro brasileiro também participou de agenda com a Administração Nacional de Produtos Médicos da China, responsável pela certificação de equipamentos e tecnologias em saúde, com o objetivo de facilitar processos de transferência tecnológica e cooperação regulatória entre os dois países.

    Outro tema de destaque foi a integração da medicina tradicional chinesa às práticas brasileiras de promoção da saúde. O ministro anunciou que o Brasil sediará, em novembro, o Congresso Internacional de Medicina Integrativa, que contará com uma delegação chinesa. 

    Edjalma Borges
    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde seleciona 300 projetos para o programa Vivências no SUS

    Trezentos projetos que estimulam experiências formativas para estudantes, docentes, trabalhadores da saúde e representações da sociedade civil serão selecionados para o programa Vivências no SUS, a fim de promover a integração ensino-serviço-comunidade no sistema público de saúde. O edital, que irá selecionar os projetos, é fruto da parceria entre Ministério da Saúde, Associação da Rede Unida e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e vai alcançar mais de 42 mil pessoas de todo o país. O lançamento da chamada pública foi feito hoje (15) no Dia do Professor, na Universidade de Brasília (UnB) – Campus Ceilândia.

    A iniciativa tem o objetivo de aprimorar a formação de profissionais da saúde, alinhando às demandas do SUS, por meio da promoção de práticas colaborativas, do trabalho em equipe e da equidade nos serviços de saúde. O programa também busca consolidar modelos assistenciais inovadores e contribuir para o fortalecimento do SUS em todo o território nacional, além de aproximar os participantes da realidade do sistema de saúde. Dessa forma, promovendo uma atuação mais humanizada, crítica e comprometida com a melhoria contínua da saúde pública.

    De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, o Vivências no SUS demonstra o compromisso do governo federal com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “O desenvolvimento do programa tem como foco principal despertar nos participantes — os chamados viventes — o engajamento em defesa de um sistema de saúde público, universal e equânime. Ao promover essa consciência crítica, buscamos formar sujeitos comprometidos com a transformação social e a consolidação da área da saúde”, pontuou.

    O escopo do programa irá contemplar modalidades de participação: estudantes e residentes; docentes; trabalhadoras e trabalhadores da saúde, gestoras e gestores; além de representantes dos movimentos sociais. Essa diversidade enriquece o processo formativo e reforça o compromisso do Ministério da Saúde com uma sociedade mais justa e com um SUS cada vez mais forte.

    Como funciona?

    As vivências serão realizadas no formato de imersão, em que o grupo de participantes se reúne no local previamente definido e fica integralmente disponível às atividades teórico-práticas-reflexivo-vivenciais. Os cenários para essas vivências serão estabelecidos em edital e podem ser estabelecimentos de saúde na Atenção Primária, Atenção Especializada, Atenção Hospitalar, Gestão, Vigilância, Conselhos de Saúde, comunidades especificas dos territórios, entre outros.

    Victor Almeida
    Ministério da Saúde

  • Brasil e China assinam acordo inédito para tratamentos oncológicos e doenças autoimunes

    Brasil e China assinam acordo inédito para tratamentos oncológicos e doenças autoimunes

    Desenvolver pesquisas e produtos para tratamento de cânceres, diabetes, obesidades e doenças autoimunes no Sistema Único de Saúde (SUS), além de reforçar estudos clínicos no Brasil. Com esses objetivos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou, nessa terça-feira (14), Memorando de Entendimento (MoU) com a biofarmacêutica chinesa Gan & Lee Pharmaceuticals e a Fiocruz. 

    “Há um grande empenho dos governos do Brasil e da China para que essa parceria estratégica entre a Fiocruz, a Biomm e a Gan & Lee seja produtiva, capaz de gerar conhecimento conjunto e garantir mais medicamentos ao povo brasileiro”, afirmou Padilha, que também convidou o CEO da empresa, Wei Chen, a visitar o Brasil ainda este ano, reforçando a aproximação entre as autoridades sanitárias e o setor produtivo.  

    Em resposta, Wei Chen disse que o acordo simboliza um novo patamar de cooperação tecnológica. “Acreditamos que este projeto será um modelo de colaboração internacional, capaz de incentivar novas alianças entre empresas chinesas e brasileiras e, principalmente, de contribuir para que mais pacientes tenham acesso a terapias seguras e modernas. Recebo com honra o convite do ministro Padilha e espero aprofundar nossa parceria científica e tecnológica”, declarou. 

    Um exemplo do acordo é desenvolver pesquisas e medicamentos análogos ao hormônio GLP-1 produzido naturalmente no intestino que ajuda a regular o apetite, a glicose no sangue e a saciedade. Esses medicamentos imitam o hormônio para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade.  

    Insulina glargina  

    O MoU é uma ampliação da parceria firmada entre o Ministério da Saúde e a empresa chinesa em setembro deste ano para viabilizar a produção nacional da insulina glargina, de ação prolongada e usada no tratamento do diabetes tipo 1 e 2. A parceria reúne Bio-Manguinhos (Fiocruz), Biomm e a Gan & Lee, com previsão inicial de produzir 20 milhões de frascos para abastecimento do SUS. 

    O acordo faz parte da agenda de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) e estabelece transferência de tecnologia e cooperação científica. A parceria é estratégica para reduzir a dependência externa de insulinas e ampliar a oferta do medicamento no sistema público de saúde. 

    A produção será escalonada: inicialmente, o envase e a rotulagem ocorrerão no Brasil sob supervisão da Biomm, com uso de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importado da Gan & Lee. Em etapa posterior, o IFA passará a ser fabricado no país, no Centro Tecnológico em Insumos Estratégicos (CTIE) da Fiocruz, em Eusébio (CE). 

     Alguns dos objetivos do MoU são: 

    • Redução gradual da dependência de importações, ao migrar da importação de IFA para produção nacional — decisões que impactam a balança comercial e a segurança de abastecimento; 

    • Fortalecimento da cadeia nacional de insumos estratégicos, com efeitos multiplicadores em fornecedores, logística, insumos químicos e biotecnologia. 

    • Potencial de economia para o SUS, caso a produção nacional reduza custos logísticos e de importação, além de mitigar flutuações cambiais que afetam o custo dos medicamentos importados; 

    • Relevância política e simbólica, na medida em que marca uma virada estratégica do governo brasileiro rumo à autossuficiência tecnológica no setor saúde. 

    A vice-presidente da Fiocruz, Priscila Ferraz, também assinou o acordo. “Este MoU amplia possibilidades de tratamento de doenças importantes para a saúde pública como cânceres e doenças autoimunes, ao mesmo tempo que reforça a nossa parceria com a empresa. A insulina glargina já é utilizada na China há mais de 20 anos e essa cooperação abre novas possibilidades de desenvolvimento tecnológico e de estudos clínicos”, destacou. 

    Comercializada em mais de 30 países, a insulina glargina da Gan & Lee — biossimilar da Lantus (Sanofi) — deve impulsionar a produção local de medicamentos estratégicos, reduzir custos cambiais e logísticos e estimular novas cadeias regionais de biotecnologia. 

    Edjalma Borges e Rafael Ely 
    Ministério da Saúde

  • Brasil registra 41 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas

    Brasil registra 41 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas

    O Ministério da Saúde atualiza, nesta quarta (15), o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Até o momento, 148 notificações foram registradas, sendo 41 casos confirmados e 107 em investigação. Outras 469 notificações foram descartadas. 

    O estado de São Paulo concentra 60,81% das notificações, com 33 casos confirmados e 57 ainda em investigação.  

    Até a última atualização, apenas os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul haviam registrado casos confirmados. Agora, o estado de Pernambuco também confirmou casos por esse tipo de intoxicação. Com isso, os números de casos confirmados são: 33 em SP, 4 no PR, 3 em PE e 1 no Rio Grande do Sul. 

    Em relação aos casos em investigação, São Paulo investiga 57, Pernambuco (31), Rio de Janeiro (6), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (3), Rio Grande do Sul (3), Alagoas (1), Goiás (1) e Paraná (1). 

    Em relação aos óbitos, 6 foram confirmados no estado de São Paulo e 2 em Pernambuco. Outros 10 seguem em investigação, sendo 4 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 na PB e 1 no PR. 

    Atualização 

    A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada nos dias de funcionamento da Sala de Situação — segundas, quartas e sextas-feiras —, após às 17h. 

    Acesse os dados completos

    Ministério da Saúde