Lula promete que COP30, em Belém, será “a melhor COP já feita”

O presidente Lula prometeu que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para ser realizada em Belém, no Pará, de 10 e 21 de novembro de 2025, será “a melhor COP já feita desde a primeira COP”.

“Não queremos uma COP que seja um festival de pessoas andando para lá e para cá, como se fosse um shopping de produtos ambientais, onde todo mundo compra o que quiser, vende o que quiser, sem ninguém ter responsabilidade”, disse o presidente. “Para que a gente possa tirar da COP30 decisões que possam ser cumpridas, que a sociedade possa acreditar” e “compromissos para que o planeta não aqueça mais de 1 grau e meio”.

A declaração foi feita em Tóquio, no Japão, em entrevista coletiva a jornalistas na noite de quarta-feira (26), considerando-se o horário brasileiro. O presidente desembarcou no país asiático na última segunda-feira (24), acompanhado de uma comitiva de ministros, parlamentares e líderes sindicais. Segue em voo para o Vietnã nesta quinta-feira (27).

Na entrevista, o presidente disse que essa é sua ida mais importante ao país asiático em todos os seus mandatos como seu presidente, com a função de “estreitar a relação com o Japão num momento em que a democracia corre muito risco no mundo” por causa do avanço de “setores de extrema-direita negacionista”.

Sobre a mudança climática, afirmou: “Quem acredita que está acontecendo é que tem que brigar. E o Brasil vai fazer a sua parte”. Também disse que “mais responsabilidade têm os países que se industrializaram há 250 anos atrás, há 200 anos atrás”.

Lula em entrevista coletiva em Tóquio, no Japão.

Lula em entrevista coletiva em Tóquio, no Japão.Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *