Saltar para o conteúdo

My Blog

    • Sample Page

Categoria: CONCURSOS

  • Empresas do Turismo buscam minimizar impacto causado pela pandemia

    Alguns setores já sofrem com os impactos da pandemia de Coronavírus. Entre eles, o setor de Turismo, que vinha apresentando bons resultados antes da paralisação. A crise é ainda mais evidente nos pequenos negócios. 

    De acordo com dados do World Travel (WTTC), entidade mundial de viagens e turismo, em 2018, o turismo contribuiu com US$ 152,5 bilhões para o Produto Interno Bruto (8,1% do total). Além disso, foi o responsável pela geração de 6,9 milhões de empregos. 

    + Nova edição da MP permite suspender contrato de trabalho por 2 meses

    Ainda de acordo com a instituição, 99% dessa cadeia é composta por pequenas empresas. Ao todo, esses pequenos negócios representam 1,9 milhões de empreendimentos, divididos entre diferentes atividades, como agências de turismo, hotéis e pousadas, transporte, atrativos, eventos e até bares e restaurantes.

    A coordenadora de Turismo do Sebrae, Germana Magalhães, explicou que os empresários devem planejar a administração dos negócios durante esse período de paralisação. Uma alternativa, segundo ela, é estruturar canais de atendimento com o cliente, visando a negociação das reservas que possam ser utilizadas futuramente.

    Essa negociação pode ser feita por meio da remarcação de viagens ou até mesmo para a geração de créditos para o cliente. Outro ponto importante é dar respostas e soluções rápidas a clientes e fornecedores.

    “É essencial que a política de cancelamento seja flexibilizada ao máximo para que essa reserva seja remarcada, evitando o cancelamento e o reembolso. Em um momento como esse, reservas futuras podem garantir o fluxo de caixa mínimo”, orientou. 

    Germana alertou, ainda, que depois que todas as medidas emergenciais e de adaptações estiverem em curso, é importante o empresário começar a planejar iniciativas para a retomada da normalidade.

    Pequenos empresários do setor de Turismo sofrem os impactos
    da pandemia (Foto: Pixabay)

    Empresária adota novas estratégias para manter o funcionamento de seu negócio

    A empresária Carla Costa é dona de um restaurante e um café em Florianópolis. Além disso, tem uma fazenda marinha de ostras e unidade de beneficiamento de pequeno porte. Com o auxílio do Sebrae, a empresa desenvolveu um serviço de visita de turistas que iam até a fazenda de ostras, e na volta, comiam no restaurante. 

    A empresária mantinha boas expectativas até o mês de abril. Isso por conta do bom desempenho durante o período de alta temporada no verão e, também, por conta da Páscoa, período em que recebe muitos turistas vindos do Uruguai e Argentina.

    No entanto, com a pandemia, o fluxo de clientes caiu e a equipe já sofreu cortes. A empresária dispensou 10 empregados, reduzindo a equipe para um número de 30 pessoas. Agora, Carla decidiu utilizar a estrutura do restaurante, com uma nova estratégia de atuação, para tentar frear os impactos.

    “Observei meu inventário e a demanda da região. Optei em vender porções congeladas, coisa que eu já tinha. Fiz a divulgação online para a venda. Depois, observei que na minha região havia uma carência de boas pizzarias, e por conta da minha cozinha bem equipada, aproveitei a oportunidade”, explicou a empresária.

    + Com o Coronavírus, turismo adota medidas para reduzir impactos

    + Coronavírus: impacto no comércio faz lojistas pensarem em demissões

    Veja dicas para tentar reduzir impactos da crise

    Os empresários que se veem na mesma situação de Carla Costa podem adotar algumas medidas para tentar conter os impactos da crise, durante esse período de quarentena. Confira algumas dicas:

    • Transfira o que for possível das atividades com sua equipe, fornecedores e clientes por canais a distância/ virtuais;
    • Comunique em todos os canais as medidas que a empresa está tomando relacionadas à política de cancelamento. Aproveite esse momento para demonstrar os serviços futuros;
    • Planeje como irá administrar sua empresa nesse momento de paralisação;
    • Analise quais contratos podem ser negociados para depois, converse com os fornecedores;
    • Isole ambientes que ficaram parados durante este período;
    • Acompanhe e planeje o fluxo de caixa;
    • Fique atento às medidas econômicas do governo e bancos quanto ao apoio aos pequenos negócios e ao setor de turismo;
    • Converse com seus agentes financeiros sobre linhas de créditos e flexibilização de pagamentos de empréstimos;
    • Depois que todas as medidas emergenciais e de adaptação estiverem em curso, comece a pensar na sua retomada;
    • Mantenha-se ou se insira na governança do seu destino, esse é o momento de se unir e trocar boas práticas;
    • Use o momento para refletir sobre o seu negócio, veja como ele está posicionado. Se reorganize para que, quando essa fase passar, a empresa retorne mais fortalecida;
    • Pense em uma campanha de marketing associada ao destino no qual está inserido;
    • Avalie novos canais de comercialização e mantenha ainda mais forte o que a empresa já tem;
    • Crie conteúdos que demonstrem a experiência futura que o cliente terá, sempre deixando a mensagem que no momento ele precisa ficar em casa, mas que, em breve, o seu serviço ou produto estará ainda melhor pra recebê-lo.
       
    Março 31, 2025
  • Pepsico abre 500 vagas de emprego temporárias de nível médio

    A transnacional Pepsico abriu 500 vagas de emprego temporárias para início imediato. As oportunidades são destinadas a profissionais com o ensino médio completo e estão distribuídas por vários cargos.

    Entre eles estão: promotor de vendas, vendedor, auxiliar de logística, operador de produção, auxiliar de produção e motorista carreteiro e outros. Todos nas áreas de Operações, Vendas e Finanças.

    A lista completa dos cargos só pode ser consultada ao fazer o cadastro. As lotações estão distribuídas por polos da empresa em todo o território nacional. Os salários e benefícios não foram divulgados.

    + Apesar do Coronavírus, startups selecionam para 1500 vagas de emprego

    + Sicredi seleciona para vários cargos em todas as regiões do país

    Pepsico abre vagas temporárias de nível médio
    (Foto: Facebook/Reprodução)

    Inscrições e processo seletivo serão online

    Os interessados em concorrer a uma das vagas da Pepsico devem enviar o currículo por meio de inscrição no site de vagas Manpower. O processo seletivo já está em andamento e é totalmente online. 

    De acordo com a transnacional, as oportunidades temporárias vão reforçar o time para garantir o abastecimento à população brasileira diante da crise do Coronavírus. O CEO da PepsiCo Alimentos no Brasil, João Campos, falou sobre as contratações:

    “A abertura de novas vagas corrobora para continuarmos com a nossa missão. Certamente este é um momento de adaptações, aprendizados e resiliência e temos a certeza de que, juntos, ultrapassaremos todas as barreiras.”

    Resumo das vagas

    • Oportunidades: mais de 500 vagas
    • Local: em todo o Brasil
    • Tipo de contrato: temporário
    • Área profissional: operações, vendas e finanças
    • Benefícios: pacote completo de benefícios

    + Rede de supermercados contrata profissionais temporários

    Saiba mais sobre a Pepsico

    A PepsiCo é uma empresa transnacional estadunidense de alimentos, lanches e bebidas com sede em Purchase, Nova York. Atua na fabricação, comercialização e distribuição de lanches à base de grãos, bebidas e outros produtos.

    Está no Brasil desde 1953 e opera com mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição e mais de 10 fábricas espalhadas. Entre as marcas da empresa estão: Toddy, Mabel, Lay’s, Cheetos, Pepsi, Lipton e outras.

    Março 31, 2025
  • Empresas de RH adotam seleção online para contratar na quarentena

    Durante o período de quarentena, para continuar com as contratações, as empresas precisam pensar em novas soluções. A Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, adotou mudanças imediatas nos seus processos seletivos.

    Segundo Fernando Medina, CEO da consultoria, as entrevistas estão sendo feitas por videochamadas. “O processo, antes quase sempre presencial, mudou a fim de conseguirmos uma prevenção realmente efetiva. Por isso, adotamos as entrevistas por ferramentas digitais”, diz.

    Medina acredita essa readaptação pode reestruturar os métodos de seleção no futuro:

     “O recrutador irá reduzir etapas desnecessárias ou muito longas, diminuindo para 20 minutos uma entrevista coletiva, que poderia levar até 4 horas por conta da espera pelas entrevistas de outros candidatos”.

    + Apesar do Coronavírus, startups selecionam para 1500 vagas de emprego

    + Saiba como procurar emprego em tempos de quarentena

    O cadastramento de currículo na Luandre já era feito online por meio do seu site. No ano passado, a consultoria implementou a possibilidade de cadastramento via aplicativo de celular, disponível para sistemas android e ios.

    Por conta das medidas de isolamento, para evitar o contágio da Covid-19, a empresa teve que suspender o cadastramento presencial nos computadores de suas unidades – por onde passam até 100 mil pessoas por mês.

    Vagas abertas

    Atualmente, a Luandre tem 1.300 vagas para a área da Saúde (clínicas e hospitais), e 1190 para setores do varejo de produtos essenciais (farmácias e supermercados), segmentos que aumentaram a demanda por profissionais com a crise deflagrada pela pandemia de Covid-19.

    + Confira as oportunidades

     

    Empresas de RH adotam processo seletivo online
    (Foto: Pixabay)

     

    Outras empresas de RH também vão realizar entrevistas online

    Desde o dia 23 de março, os colaboradores da Sociis RH, consultoria de Recursos Humanos com sede em Belo Horizonte, estão trabalhando em home office. “Entendemos que a redução do contato social é a principal medida preventiva”, explica a empresa.

    Por conta disso, todas as entrevistas serão realizadas por meio de vídeo conferência e os processos de consultoria serão feitos remotamente. Apenas as avaliações psicológicas serão feitas presencialmente, por conta do caráter do processo, mas sendo tomadas as devidas precauções orientadas pela Organização Mundial da Sáude (OMS).

    + Hospital Albert Einstein contrata mais de 1400 temporários da Saúde

    + Coronavírus: Câmara aprova projeto de renda básica emergencial

    Em São Paulo, a Randstad, líder global em solução de Recursos Humanos, também adotou algumas medidas preventivas para a entrega de seus serviços. A principal ação, assim como as outras empresas, será realizar as entrevistas por meio de chamada de vídeo.

    O home office já era adotado pela empresa, mas no momento a medida foi intensificada para todos os colaboradores. Segundo a empresa, o objetivo é que os processos seletivos continuem e que todos os canais de contato sigam atuantes.

    “Acreditamos que o processo digital é uma medida necessária para o momento que enfrentamos no país, para garantir o bem-estar dos nossos colaboradores e candidatos”, explica Maria Luíza Nascimento, diretora de Recursos Humanos da Randstad.

    “Sem previsão para que a situação se normalize, a medida vai permitir que possamos dar continuidade ao fluxo de entrevistas, sem comprometer a qualidade dos processos de seleção e das entregas”, completa.

    Março 31, 2025
  • Coronavírus: aula online como alternativa na preparação para o Enem

    A mudança da rotina dos estudantes causada pela paralisação das aulas, em virtude da pandemia do Coronavírus, pegou muitos alunos de surpresa, entre eles, os que se preparam para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

    É normal nos sentirmos perdidos nesse cenário de incerteza. No entanto, é preciso buscar alternativas para driblar esse momento de crise e continuar na ativa, buscando manter o equilíbrio e o foco nos estudos em tempos de isolamento social. 

    Para não prejudicar os alunos que estão passando pela quarentena, muitas instituições de ensino optaram por ministrar o conteúdo de forma online, utilizando ferramentas já disponíveis na internet e, até então, pouco exploradas. 

    + Trabalho e Coronavírus: dicas de boas práticas para vencer o momento

    As ferramentas são amplas e as opções são variadas, como aplicativos de videoconferência, elaboração de aulas e de simulados de vestibulares. O fato é que, com disposição e comprometimento, estudantes e professores podem ter um bom rendimento, mesmo executando suas tarefas através da tela de computadores e smartphones. 

    Confira, abaixo, a lista de ferramentas e aplicativos que podem ser úteis para o aprendizado e oferecer alternativas para a atual rotina de estudantes e professores: 

    1. Skype  

    O Skype foi uma das primeiras plataformas que permite a comunicação à distância por vídeo. Através da ferramenta, é possível realizar chamadas de vídeo e de voz, enviar mensagens através do chat e compartilhar arquivos. 

    Além dos computadores, a plataforma do Skype pode ser acessada através de aplicativo disponível para celular com sistema operacional Android e iOS.

    2. Google Classroom

    O aplicativo, disponível para Android e iOS, funciona como uma sala de aula virtual. Nele, os professores podem organizar e compartilhar conteúdo, além de anexar atividades e materiais, e criar questionário múltipla escolha ou de respostas curtas. 

    3. AppProva 

    O AppProva é uma plataforma de avaliação que ajuda professores a identificar os pontos fortes e fracos dos seus alunos. Além disso, a aplicativo, disponível para Android e iOS, traz aos estudantes uma seleção de simulados utilizados pelos principais vestibulares do Brasil. 

    4. Edmodo

    As funcionalidades do Edmodo são bem parecidas com as do Google Classroom. Nela, é possível compartilhar material multimídia, organizar fóruns, gerir projetos educacionais, estabelecer calendários de atividades, acompanhar a frequência e participação nas atividades.

    5. História Digital

    A plataforma é destinada a professores de História e tem o objetivo de ajudá-los a preparar as suas aulas. São ofertados inúmeros resumos de matérias, videoaulas, jogos, visitas virtuais em 3D a museus e outros ambientes, além de exercícios específicos para aqueles que estão estudando para o vestibular. 

    6. Redu

    A plataforma contém materiais de ensino e aprendizagem que estão em domínio público. Lá, o professor encontra conteúdos para os níveis fundamental, médio e superior, além de poder criar ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos. 

    Notebbok, tablet e celular
    Durante a quarentena, dispositivos eletrônicos se tornam aliados
    de professores e alunos no ensino à distância (Foto: Pixabay)

    Educadores que estão inovando o aprendizado durante a quarentena

    De acordo com o Sebrae, a estimativa é que mais de 850 milhões de crianças e adolescentes no mundo inteiro estejam sem aulas devido à pandemia do Coronavírus. A boa notícia é que muitos educadores optaram por continuar suas atividades no modelo home office, recorrendo às plataformas de ensino online para ministrar suas aulas.

    De acordo com o professor Walace Vital, graças às ferramentas digitais é possível ter diálogo e interação com os alunos em tempo real, já que, dependendo da plataforma, arquivos como lista de exercícios, atividades e vídeos ficam gravados e podem ser acessados a qualquer momento. 

    Para os profissionais da educação, que têm dúvidas ou receios sobre a forma de implementar as ferramentas digitais no aprendizado, o professor Anderson Ferreira aconselha iniciar pelos dispositivos que permitem interação. 

    + Coronavírus: estagiários também podem fazer home office

    “A melhor forma de transição é usar ferramentas interativas, aulas ao vivo em lugar das pré-gravadas, formar grupos de estudo via Google Sala de Aula ou WhatsApp, enfim, de maneira mais dinâmica possível. E, à medida que o aluno for se habituando à tecnologia, usar mais as ferramentas menos instantâneas, como o Moodle ou o Google ClassRoom.”

    Contudo, apesar de todo aparato tecnológico disponível no mercado, os alunos precisam levar o estudo durante a quarentena a sério, como se estivessem estudando no curso preparatório ou na escola.

    Para Walace, além do conteúdo, o estudante precisa ter organização e regularidade. O ideal é que, assim como nas aulas presenciais, o aluno reserve um horário fixo para o estudo. 

    “O aluno costuma achar que só porque assiste aula já é o suficiente, porém o mais importante para o conhecimento dele é o que ele faz em casa. Para isso, ele precisa ser mais autodidata. A organização e regularidade são primordiais”, ressalta Walace. 

    Professores aconselham àqueles que estão se preparando para o Enem e demais vestibulares

    O Enem é a principal forma de ingresso nas universidades públicas e privadas de todo país, por meio do Sisu e do Prouni. A rotina de estudos dos estudantes que almejam uma vaga no ensino superior começa logo no início do ano e vai se intensificando até a reta final que antecede a data de realização dos exames. 

    A pedagoga Rosana Mello orienta os alunos que estão estudando para o Enem a utilizarem a sala de aula virtual, praticando exercícios disponibilizados por seus professores. Por outro lado, a educadora ressalta a importância dos professores motivarem os seus alunos durante a quarentena:

    “Sempre motive seus alunos a ter disciplina e foco, mostrando a eles a importância de não parar a rotina. Tenho certeza que será produtivo e enriquecedor.” 

    + Home office: confira 9 dicas para ser produtivo durante o Coronavírus

    Anderson Ferreira acrescenta dizendo que para os estudantes que farão o exame pela segunda vez, é importante revisar o conteúdo visto no ano passado. Já para aqueles que não estão tendo suporte presencial dos cursos preparatórios, o ideal é aproveitar o material e adiantar os estudos. 

    “Uma estratégia é fazer resumos das matérias cobradas no exame e alinhá-los à pesquisa. Você faz o seu primeiro, depois confere com dois ou três da internet, de canais confiáveis. Depois refaz o seu, ressignifica o conhecimento. Fazer grupos de estudos com os amigos é uma boa ideia também. Juntem um ou dois de cada área e formem um grupo transdisciplinar. Um ajuda o outro. Mas, é preciso foco e compromisso”, orienta. 

    Em relação aos professores, Anderson diz que a melhor contribuição desses profissionais é nortear os alunos e intensificar as atividades remotas pra que ele fixe melhor o conteúdo que ele mesmo construiu. Além disso, é importante que os educadores ajudem na organização e otimização do tempo, pra evitar ociosidade e também não haver sobrecarga. 

    Será o fim dos desafios do ensino a distância? 

    Por parte dos educadores o período de quarentena está ressignificando o ensino à distância. Tanto para Anderson, quanto para Walace e Rosana, o maior desafio do EaD é a adequação. Além disso, Anderson destaca a dificuldade na gerência do tempo por parte dos alunos como um outro desafio a ser vencido. 

    “Somos uma geração Y, formados pela X, formando as gerações Z e Alpha. A diferença entre nós na relação com a tecnologia é abissal. Não à toa, o ensino à distância tem praticamente o dobro de evasão se comparada à presencial. É uma oportunidade pra gente repensar a metodologia e torná-la mais atrativa, em vez de só ‘jogar’ o aluno numa plataforma.”

    + Coronavírus: Câmara aprova projeto de renda básica emergencial

    Walace é enfático ao dizer que as instituições de ensino que não se adaptarem às novas tecnologias acabarão no século passado e perderão espaço no mercado. Além disso, ressalta que de nada adianta a adaptação das instituições se não houver uma formação continuada do professor. 

    Para a pedagoga Rosana, mesmo que o cenário seja desafiador, o alinhamento dos objetivos possibilita que consigamos alcançar os ideais pedagógicos. 

    “Os professores estão se esforçando ao máximo para que as metas sejam cumpridas e, quando tudo voltar ao normal, vamos estar organizados para seguir em frente”, diz, otimista.  

    Março 31, 2025
  • Governo libera empréstimo para custear salários em pequenas empresas

    O governo federal anunciou nesta sexta-feira, dia 27, uma linha de crédito emergencial para pequenas e médias empresas e que vai auxiliar no pagamento dos salários dos funcionários pelo período de dois meses.

    Anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o programa vai disponibilizar no máximo R$20 bilhões por mês, ou seja, R$40 bilhões em dois meses.

    Feito no Palácio do Planalto, o anúncio ocorreu após o aumento da pressão sobre Bolsonaro para que adote medidas semelhantes a outros países para facilitar medidas como o isolamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir o crescimento no número de doentes pela covid-19.

    Crédito liberado pelo governo é essencial para sobrevivência dos pequenos negócios

    Responsáveis por 54% dos empregos formais do país, as micro e pequenas empresas devem ganhar fôlego para sobreviver durante a crise provocada pelo novo coronavírus. 

    Para o Sebrae, o lançamento de uma linha de crédito para financiar a folha de pagamentos de pequenas e médias empresas, como forma de apoiá-las, é fundamental para garantir a sobrevivência dos negócios. 

    A linha emergencial de financiamento deve beneficiar 1,4 milhão de empresas, atingindo 12,2 milhões de trabalhadores. O crédito será destinado a empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil a R$ 10 milhões. Essa linha vai financiar dois meses da folha de pagamento, com volume de R$ 20 bilhões por mês. O valor financiável por empregado é até 2 salários mínimos. O dinheiro irá direto para a conta do trabalhador. De acordo com medida, a empresa que aderir a essa linha fica obrigada a manter o emprego durante os dois meses de programa. O governo vai entrar com 85% dos recursos, os bancos entram com 15%.

    Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, essa linha de crédito é essencial para a sobrevivência dos pequenos negócios, que são o alicerce da economia brasileira. 

    “O Brasil tem 16,9 milhões de pequenos negócios, equivalentes a 44,3% da massa salarial do país e 29,5% do PIB nacional. Essas empresas estão entre as mais vulneráveis na crise. Agora, esses empreendedores começam a enxergar um horizonte”, avalia Meles. 

    “Nós temos insistido na importância de incentivar a população a comprar dos pequenos negócios. Mais do que nunca, é hora de acreditar no pequeno comércio de bairro perto de nossas casas para a compra de produtos e utilização de serviços pagos, bem como pela internet e por aplicativos”, conclui o presidente do Sebrae.

    Empréstimo cobrirá dois meses de folha e será limitado a dois salários mínimos por funcionário
    Empréstimo cobrirá dois meses de folha e será limitado
    a dois salários mínimos por funcionário
    (Foto: divulgação)

    Caixa e Sebrae negociam linha com recursos do Fampe

    A Caixa Econômica está estruturando uma linha de crédito com taxas diferenciadas e prazos de carência que contarão com a garantia do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe). Com patrimônio atual de R$ 476 milhões para alavancagem de empréstimos, o Fampe, gerido pelo Sebrae, passa por um processo de reformulação para favorecer o acesso a crédito das micro e pequenas empresas, principalmente com foco no enfrentamento da crise do Coronavírus.

    O Fampe garante até 80% do valor do financiamento diretamente com os bancos. O aval do fundo diminui o risco das operações e, assim os agentes financeiros passam a emprestar mais.

    A partir do processo de reformulação, nesse momento em articulação com a Caixa, o Fampe terá o acréscimo de R$ 500 milhões em aporte de garantias, passando a ter novo patrimônio de R$ 976 milhões. Esse novo aporte permitirá a alavancagem para operações entre R$ 8 e R$ 12 bilhões para micro e pequenas empresas, por meio da garantia real. Todo o crédito será assistido pelo Sebrae em todas as etapas desde a liberação até a liquidação.

    Março 31, 2025
  • Pandemia do Coronavírus impacta milhões de trabalhadores informais

    Em 2019, 41,3% dos trabalhadores no país eram informais, o que significa quase 39 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. Ou seja, quase metade da população economicamente ativa está na informalidade. 

    Os números são alarmantes, principalmente se levarmos em consideração a crise da pandemia do Coronavírus que assola o Brasil e demais países. E, são esses profissionais que sentem o maior impacto em suas economias e em seus negócios. 

    Para Nathalia Chaves, que trabalha com entrega de refeições em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, a crise originária do Coronavírus afetou a sua renda familiar em 50%, já que usa o dinheiro para complementar as despesas de casa. 

    + Coronavírus: no Rio, microempresários recebem crédito para enfrentar crise

    Ela conta que, antes mesmo de começar a quarentena no Rio, já havia diminuído as vendas, pois, como trabalha em uma cidade que atrai muitos turistas, preferiu evitar o contato, na tentativa de não trazer a doença para sua família.

    A saída para não enfrentar maiores dificuldades durante esse período foi poupar. Uma forma de economizar é ver o que realmente é prioridade, evitando gasto com besteiras. 

    “Assim que tivemos a notícia do surto e de que poderia vir para o Brasil, começamos a economizar no que podíamos e ‘segurar’ o que já havíamos guardado. O conselho que eu dou é ver o que, de fato, precisamos. Analisar a situação e procurar meios para resolver tudo com calma”, afirma.

    Mesmo assim, Nathalia conta que o prejuízo financeiro será inevitável, no entanto, tem esperanças que, depois de tudo resolvido, “nós, brasileiros, ficaremos preparados para outras adversidades como essa. Temos que cuidar da nossa saúde, pois só vamos conseguir recuperar o financeiro se estivermos com saúde para voltarmos à normalidade”. 

    trabalhador informal
    Trabalhadores informais sofrem impactos da crise do Coronavírus
    (Foto: Pixabay)

    Coronavírus gera incerteza e desestabilidade entre trabalhadores autônomos e informais

    Para a maquiadora e esteticista Bianca Salazar, o atual cenário da economia segue desfavorável, principalmente para os autônomos e informais, devido à grande incerteza e desestabilidade que a pandemia tem gerado. 

    Bianca conta que, devido aos cancelamentos e adiamentos de eventos, a renda que entraria nessas datas não irá acontecer, o que afetará seu lucro mensal, podendo ou não ser recuperada nos próximos meses. 

    A profissional de beleza conta que, nesse momento de pandemia, precisou intensificar o foco nos atendimentos em domicílio e a divulgação, utilizando as mídias sociais. Trabalho que já vinha desempenhando desde antes. 

    “Precisei intensificá-los e priorizar o serviço individualizado, além de adotar medidas de precaução contra o vírus que foram orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, explica.

    + Coronavírus: Câmara aprova projeto de renda básica emergencial

    Mesmo que o atual cenário traga incertezas e, até mesmo o medo do que está por vir, é preciso saber aproveitar as oportunidades, enxergando o copo quase cheio, ao invés de quase vazio. 

    A esteticista conta que, além de intensificar a divulgação de seu trabalho, tem oferecido consultoria online e conteúdos para serem vistos e colocados em prática pela própria cliente em casa. Com isso, busca melhorar a visibilidade e a credibilidade do seu trabalho, visando o momento em que as coisas vão se regularizarem.

    “Devemos buscar inovações para se diferenciar e se destacar no mercado e ter ainda mais garra para driblar e reaver os prejuízos causados por essa pandemia. Lamentações não nos levarão a lugar algum”, destaca. 

    Para finalizar, Bianca dá dicas para os trabalhadores informais e autônomos que também estão passando por esse momento delicado: 

    • Fiquem atentos aos acontecimentos;
    • Não deixem de fazer um planejamento financeiro;
    • Utilizem ferramentas como o Canvas para estruturar seu modelo de negócio;
    • Utilizem a matriz Swot para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao seu negócio;
    • Saiba direcionar o seu lucro para não cometer erros; e 
    • Sempre poupe para as emergências. 

    Alternativas para conter os custos e reinventar o negócio

    Na tentativa de minimizar os gastos, Daniel Santana, que tem uma pequena pensão onde vende e faz delivery de refeições, decidiu fechar a loja e entregar o estabelecimento alugado para fazer o trabalho na sua própria casa. A atitude aponta para o caminho da informalidade, até mesmo para os pequenos empreendedores.

    A decisão de dele veio após as vendas caírem 40% devido à “guerra interna” entre se proteger ou trabalhar para continuar a vida, como ele mesmo definiu. A diminuição do rendimento se deu pelo fato de que a maior parte da clientela está em casa e pode fazer a própria comida.

    + Nova edição da MP permite suspender contrato de trabalho por 2 meses

    “Se trabalharmos em casa, não teremos as despesas de energia elétrica e aluguel. Além disso, também decidimos não pagar o nosso maior fornecedor agora, para segurarmos o caixa até a crise passar”, conta.

    Para minimizar o efeito da crise em seu negócio, Daniel relata que, como está trabalhando somente com entrega, as redes sociais se tornaram a sua maior ferramenta de divulgação. E aconselha que essa medida seja adotada por demais trabalhadores informais.

    “Nós andamos pelas ruas anotando todos os números de telefones que estão em placas e cartazes para assim enviar nosso cardápio e fazer novos clientes todos os dias. Além disso, buscamos números de telefones em bazares e grupos de venda no Facebook”, finaliza. 
     

    Março 31, 2025
  • Home office e isolamento social: saiba como cuidar da saúde mental

    Com o isolamento social muitos trabalhadores adotando o home office, é comum que surjam sentimentos, como a ansiedade. Estar ansioso, até certo ponto, é normal, porém o excesso desse sentimento pode nos atrapalhar e bloquear o nosso cérebro.

    A quarentena está sendo usada como medida para garantir que menos pessoas sejam infectadas pelo novo Coronavírus, mas temos que ter cuidado também para não acabar adoecendo a nossa mente, e, ainda, continuar saudável para seguir exercendo as atividades profissionais.

    Durante esse período em que as pessoas estão mais dentro de casa, muitas instituições estão liberando conteúdos, como cursos e livros, para ajudar na otimização desse tempo.

    + FGV, Harvard, Sebrae, Udemy e outras instituições oferecem cursos gratuitos

    Para combater à ansiedade gerada pelo isolamento social, o Sesc-DF está realizando atendimento psicológico online para os moradores do Distrito Federal. O serviço é gratuito e acontece em grupos virtuais de até 15 pessoas, sem limite de idade, das 8h às 12h e das 14h às 20h. 

    Os interessados devem enviar um e-mail para renatam@sescdf.com.br, informando nome completo e horário preferencial de atendimento.Após esse primeiro contato, serão criados os grupos que se reunirão para bate-papo de uma hora por meio de videochamada.

    Mas para quem é de outras regiões, existem outras alternativas para controlar a ansiedade. Confira abaixo sete aplicativos que podem te ajudar a relaxar durante o período de isolamento social.

    Durante a quarentena, é importante cuidar da sua saúde mental
    (Foto: Pixabay)

    + Trabalho e Coronavírus: dicas de boas práticas para vencer o momento

    1. Headspace

    O aplicativo Headspace estimula o usuário a se concentrar, melhorar a respiração e aumentar o foco. As atividades são feitas por meio de técnicas de meditação e mindfulness. 

    Criado pelo monge budista inglês Addy Puddicombe, o Headspace está disponível apenas em inglês. O app é bom para quem não consegue ficar muito parado, pois a maior parte dos exercícios costumam ter entre 1 e 10 minutos.

    + Saiba como procurar emprego em tempos de quarentena

    2. Medite.Se

    O aplicativo brasileiro Medite.Se é um bom aplicativo para iniciantes na meditação, que pode ser feita em apenas alguns minutos por dia. Mas também serve para usuários mais experientes, que podem encontrar ciclos mais avançados, com maior duração.

    Além das meditações guiadas, o aplicativo tem meditações com objetivos mais específicos, como ajudar a dormir ou se concentrar. Outros áudios incluem, ainda, preces, momentos de reflexão e mais alternativas para quem precisa se desconectar do mundo ao redor.

     

    3. 5 Minutos, Eu Medito

    O 5 Minutos, Eu Medito é um aplicativo de meditações diárias que duram cinco minutos. A meditação guiada é em espanhol, mas o usuário pode optar pelo áudio sem narração.

    O aplicativo foi criado pela ONG internacional Mãos Sem Fronteiras, que trabalha pelo desenvolvimento da saúde mental.

     

    4. Daily Yoga

    O Daily Yoga oferece aulas de ioga para usuários iniciantes e avançados, com uma lista de mais de 500 posturas. Cada programa reúne exercícios diários com indicação de tempo e as aulas podem ser escolhidas de acordo com objetivos específicos, como relaxamento, meditação e tonificação corporal.

     

    5. Medita!

    O Medita! é um aplicativo criado por Mirna Grzich, uma das maiores especialistas brasileiras em meditação. A conta gratuita tem oito módulos diferentes: mindfulness, meditações essenciais, insights e reflexões, orações e mantras, meditações da lua cheia, relaxando e meditando, quem é você, e meditando com tradições espirituais.

     

    6. ArtFlow

    Para além da meditação, o ArtFlow é um aplicativo para você desenhar. Ao todo, o programa conta com mais de 70 opções diferentes de pincéis e ferramentas para que você possa transformar suas ideias em criações únicas.

     

    7. Ruído Branco

    E, por fim, o Ruído Branco é um aplicativo para quem não consegue dormir sem aquele barulho bem baixinho e constante, como um ventilador. O app tem áudios que reproduzem uma série de sons relaxantes, como barulho de chuva, ondas batendo, vento, entre outros.

    Você pode escolher apenas um deles ou criar combinações, como chuva e vento, por exemplo, e criar seus perfis preferidos.

    Lembrando que as dicas que serão listadas nesta matéria não substituem acompanhamento profissional. Caso você tenha algum transtorno mental, a melhor solução é sempre procurar um psicólogo ou psiquiatra. 

    Março 31, 2025
  • Páscoa: como pequenos comércios estão driblando a crise do Coronavírus?

    A Páscoa, principal período de vendas para a indústria do chocolate durante o ano, se transformou, em 2020, em um dos maiores desafios já encarados pelos setores.

    Com a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus, os empresários que esperavam um crescimento de 5% a 10% nas vendas este ano (de acordo com pesquisas do segmento), estão tendo que criar soluções para reduzir o impacto com a restrição de deslocamento dos clientes, imposta em praticamente todos os Estados.

    A empresária Andressa Candido comenta que, a pandemia foi como um soco no estômago, pegando esses comércios em seu momento mais importante do ano. Atuando como Microempreendedora Individual (MEI), Andressa formalizou seu negócio há dois anos e vem sistematicamente desenvolvendo novos produtos para conquistar a clientela.

    Em 2019, ela lançou os corações de chocolate lapidados, com grande aceitação do público. Para 2020, a grande aposta são os ovos que simulam pedras preciosas. A expectativa, segundo ela, para a Páscoa deste ano, era superar o resultado alcançado em 2019, quando a “Sabor de Marte” alcançou uma venda de aproximadamente R$17 mil.

    Com a determinação de restrição aos deslocamentos das pessoas, o foco da empresária agora é reduzir as perdas e – principalmente – encontrar novas alternativas para chegar ao cliente. Portanto, a decisão dela tem sido de apostar na comunicação com o público por meio das redes sociais da empresa.

    “Estamos dizendo ao nosso consumidor: você não precisa sair de casa. Nós vamos até você”, diz.

    Além disso, Andreza adotou uma série de medidas para dar mais tranquilidade ao cliente quanto à segurança do produto: “Nós redobramos os cuidados com a higiene, que já eram altos. Estamos com regras ainda mais rigorosas. E garantimos toda a segurança até o momento da entrega na casa do consumidor, uma vez que nós mesmos fazemos esse serviço”, comenta.

    Atento às necessidades específicas desses empreendedores, o Sebrae preparou um conjunto de sugestões que podem ser adotadas para reduzir as perdas com a pandemia do Coronavírus.

    Dicas de como agir neste momento

    O momento pede que empreendedores revejam seus gastos e cuidem do controle do fluxo de caixa. E, ainda: repense expectativas de vendas, evitando compras desnecessárias, inclusive para o período da Páscoa. Se trabalha com encomenda, peça mais prazo de produção para seu cliente. Se tem contas em aberto com fornecedores, renegocie prazos de pagamentos.

    Se necessário, reduza sua oferta (mix) de produtos, trabalhando apenas com aqueles que garantem boa margem de lucro, priorizando liquidar o estoque acumulado e não fazer compras arriscadas. A hora é de apertar os cintos.

     

    A Páscoa é um bom momento para pequenas empresas se reerguerem
    Pequenas empresas buscam alternativas para frear impactos trazidos pela
    pandemia durante a Páscoa (Foto: Pixabay)

    Cuidados com a saúde são fundamentais

    Esteja atento à sua saúde e das pessoas ao seu redor, seja sua família, fornecedores ou clientes. Respeite as distâncias e oriente a todos sobre as cautelas necessárias. Muitas confeitarias são formadas por empreendedores que trabalham sozinhos, ou que contam com poucos auxiliares.

    É fundamental que você ou seu colaborador se afaste totalmente da produção caso haja suspeita da doença ou de contato com doentes, ainda que a princípio pareça um leve resfriado. Monitore a temperatura corporal e esteja atento a tosses e falta de ar.

    Planejar um novo modelo de negócio talvez seja a solução

    É importante repensar o modelo de negócio nesse momento. Se a empresa trabalha com um ponto fixo, a alternativa para driblar a falta dos clientes é investir imediatamente nas mídias sociais, nas plataformas de comércio eletrônico e nos aplicativos de entrega.

    Comunique ao cliente (o que muitas vezes acontece por aplicativos de comunicação e redes sociais) que seu negócio está adotando todas as medidas cabíveis que prezam pela segurança e qualidade do seu produto. Atente-se para que todos os seus fornecedores e prestadores de serviço (como entregadores) também tenham todo o cuidado necessário com o coronavírus.

    Para a confeitaria, o momento é mais propício para produtos que sejam protegidos (embalados individualmente). Alimentos a serem compartilhados (como bolos de corte) são um possível foco de contaminação no momento de o cliente compartilhá-los com seus amigos e familiares.

    Além disso, o adiamento de diversos eventos e confraternização limitarão essas demandas. A confeitaria apresenta muitos produtos de tamanhos menores, e apostar nessas opções, embalando-as individualmente, é uma oportunidade. Nessa linha de produtos, entram os brownies, cupcakes, pão de mel, docinhos, bolo de amanhã, bolo no pote, dentre outros.

     
    Março 31, 2025
  • Prazo para saque imediato do FGTS vai até o dia 31 de março

    Para aqueles que não realizaram o saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o prazo vai até esta terça-feira, dia 31 de março. Segundo a Caixa, somente 66% dos trabalhadores realizaram o saque.

    O saque imediato pode ser realizado de forma digital e gratuita, sem a necessidade do trabalhador ir ao banco, pelo Aplicativo FGTS. Caso o valor não seja sacado, o dinheiro retornará à conta do FGTS do trabalhador.

    Até a última terça-feira, dia 24, foram pagos mais de R$28 bilhões do saque imediato para 60 milhões de trabalhadores, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal.

    A previsão inicial do banco era que fossem realizados pagamentos a 96,4 milhões de pessoas elegíveis ao saque, o que totalizaria R$ 42,6 bilhões. Para os clientes da Caixa com conta no FGTS, o valor foi depositado automaticamente na conta corrente ou poupança.

    + 1º trimestre de 2020 registra mais trabalhadores por conta própria

    O valor inicial estabelecido era de R$500, porém, no final do ano passado, o limite do saque imediato subiu para R$998 (valor do salário mínimo, na época) com a sanção da lei de conversão da Medida Provisória (MP) nº 13.932/2019.

    O valor do saque vai variar de acordo com a quantidade de dinheiro que a pessoa tinha na conta na data de 24 de jullho de 2019. Quem tinha valor igual ou inferior a R$998 na conta e efetuou o saque de R$500, ainda pode sacar R$498.

    Quem tinha saldo acima de até R$998 na conta do FGTS, poderá retirar o valor máximo. Para quem tinha valor superior a R$998, só poderá retirar os R$ 500 originalmente previstos.

    + Apesar do Coronavírus, startups selecionam para 1500 vagas de emprego

    + Pepsico abre 500 vagas de emprego temporárias de nível médio

    Prazo para saque imediato do FGTS vai até esta terça-feira,
    dia 31 de março (Foto: Divulgação)

     

    Como sacar?

    Os saques podem ser feitos nas casas lotéricas e nos terminais de autoatendimento da Caixa. Aqueles que possuem o Cartão Cidadão e senha, podem sacar nos correspondentes Caixa Aqui, apresentando documento de identificação, ou em qualquer outro canal de atendimento.

    Com o fechamento de casas lotéricas, devido à pandemia do novo Coronavírus, para fazer o saque de qualquer valor, o trabalhador também pode transferir o dinheiro para uma conta bancária de mesma titularidade do beneficiário, sem nenhum custo, através do Aplicativo FGTS.

    Para os saques feitos em agências da Caixa, não será cobrada nenhuma taxa, caso o trabalhador opte por transferir o valor para qualquer outra instituição financeira. 

    + 77% dos microempreendedores nunca fizeram capacitação em finanças

    Outra orientação é estar munido da Carteira de Trabalho. Mesmo não sendo obrigatório, o documento pode facilitar o atendimento e, segundo a Caixa, também pode ser necessário para atualizar dados cadastrais.

    Mais informações sobre valores e a data do saque podem ser obtidos no aplicativo do FGTS (disponível para iOS e Android), pelo site da Caixa ou pelo telefone 0800 724 2019, disponível 24 horas.

     


    new RDStationForms(‘cadastro-news-empregos-696cb089ae4550d47b6b’, ‘UA-4281021-16’).createForm();

    Março 31, 2025
  • Em meio ao Coronavírus, Carrefour anuncia 5 mil vagas de empregos

    A chegada do Coronavírus ao Brasil trouxe a preocupação sobre como ficará o mercado de trabalho durante esse período de instabilidade. No entanto, mesmo com a crise, alguns setores continuam contratando. 

    Este é o caso do Carrefour. Em meio à pandemia de Coronavírus, a rede de hipermercados está com inscrições abertas para mais de 5 mil vagas de emprego. O objetivo do processo seletivo é contratar profissionais para atender o aumento da demanda em todas as lojas, por conta da Covid-19.

    As oportunidades são para trabalhar em diversas regiões do país. São mais de 1,2 mil vagas para recepcionista de caixa; mais de mil para operador de loja; e mais de 700 para operador de centro de distribuição.

    De acordo com o jornal A Gazeta, ainda serão oferecidas chances para as vagas de auxiliar de perecíveis, agente de prevenção, padeiro, peixeiro, técnico em manutenção, açougueiro e vendedor de eletrodomésticos.

    Para se candidatar, os interessados devem ter ou estar concluindo o ensino médio. As inscrições ficarão abertas, no site da 99 Jobs, até que seja feito o preenchimento de todas as vagas.

    As oportunidades são para diversas cidades, como São Paulo, Manaus, Distrito Federal, Goiânia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

    A empresa informa que o processo seletivo será feito 100% online, desde as entrevistas até à entrega dos documentos, que poderá ser feita digitalmente. O objetivo é evitar aglomerações, obedecendo as recomendações do Ministério da Saúde (MS).

    O Carrefour também ressalta que está realizando todos os procedimentos de segurança e higienização para proteger colaboradores e clientes. Dentre elas, a instalação de placas de acrílico em frente aos caixas.  

    + Apesar do Coronavírus, startups selecionam para 1500 vagas de emprego

    + Páscoa: como pequenos comércios estão driblando a crise causada pelo Coronavírus?

    Carrefour
    Carrefour abre seleção com mais de 5 mil vagas para diversos cargos
    (Foto: Reprodução/ Carrefour)

    Entenda a situação do Coronavírus no Brasil

    Para tentar conter as chances de propagação do Coronavírus no Brasil, diversos governos estaduais decretaram um período de quarentena. Durante a quarentena, só lojas e serviços considerados essenciais devem manter seu funcionamento normal.

    Se encaixam nessa categoria serviços de saúde, farmácias, mercados, padarias, demais lojas do setor de alimentação entre outros. Restaurantes e lanchonetes estão autorizadas a funcionar, desde que ofereçam a possibilidade de delivery. 

    As medidas se estendem aos municípios. Além das determinações já citadas, as aulas, tanto na rede pública quanto na privada, estão suspensas. Eventos com grande número de pessoas estão proibidos, além da redução das frotas de transportes públicos.

    De acordo com os últimos dados publicados pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 4.256 casos confirmados da Covid-19 e 136 mortes. Já há casos da doença em todos os Estados e 13 apresentaram óbitos.

    As mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Bahia (1), Ceará (5), Pernambuco (5), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1), Rio de Janeiro (17), São Paulo (98), Distrito Federal (1), Goiás (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2).

    Março 31, 2025
←Página anterior
1 … 21 22 23 24 25 … 159
Página seguinte→

My Blog

My WordPress Blog

  • Blog
  • Sobre
  • Perguntas frequentes
  • Autores
  • Eventos
  • Loja
  • Padrões
  • Temas

Twenty Twenty-Five

Criado com WordPress