Categoria: CONCURSOS

  • 6 empresas selecionam para 269 vagas com ganhos de até R$12 mil

    Apesar da desaceleração econômica provocada pelo novo Coronavírus, algumas empresas continuam contratando profissionais. É o caso da BRQ, Convenia, Math Marketing, Olist, Pipefy e Vittude, que juntas oferecem 269 vagas de emprego.

    Por conta das medidas de isolamento social, os processos seletivos e a contratação estão acontecendo de forma remota. Geralmente, os funcionários já iniciam o trabalho de casa, de acordo com as normas adotadas em cada cidade.

    Conheça os direitos dos profissionais que atuam em home office

    Confira as oportunidades disponíveis:

    BRQ

    Sendo uma das maiores empresas de tecnologia do país, BRQ Digital Solutions está contratando mais de 200 profissionais efetivos com ganhos de até R$12 mil. Há oportunidades para os cargos de designer UX/UI, desenvolvedor (em Java, .Net, Mobile iOs, Mobile Android…) e outros. 

    As vagas são para as cidades de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York. As inscrições podem ser feitas pela página de recrutamento da empresa, onde os interessados podem conferir os requisitos de cada oportunidade.

    Além das chances efetivas, a BRQ também oferta 26 vagas para estagiários em programação. As oportunidades são para a cidade de São Paulo e os candidatos podem se inscrever pelo site do VAGAS.com.br.

    A empresa oferece vale-refeição, vale-transporte, assistência médica, auxílio-creche, auxílio-desenvolvimento, bicicletário, programa de treinamentos e seguro de vida.
     

    Convenia

    A Convenia é uma empresa de soluções voltadas para automatização do departamento pessoal. A companhia está contratando profissionais para sete vagas de emprego em diferentes áreas.

    A lotação é na cidade de São Paulo e há chances para os cargos de analista de atendimento, analista de pré-vendas, assistente de implantação, desenvolvedor e estagiário de pré-vendas. Os interessados podem se inscrever pelo site de recrutamento da empresa.

    Os funcionários da Convenia têm direito a vale-refeição, vale-alimentação,vale-transporte, auxílio-creche, plano de saúde e odontológico, gympass, estacionamento, ticket para produtos orgânicos, descontos em farmácias e restaurantes, seguro de vida e clube de vantagens.

     

    Vagas de emprego
    Oportunidades têm ganhos de até R$12 mil
    (Foto: Agência Brasil)

     

    Olist

    A startup de vendas curitibana está com 16 vagas abertas nas áreas de Desenvolvimento, Vendas, Marketing, Produto e Dados. A empresa está realizando os processos seletivos e a integração à empresa (onboarding) de forma remota. 

    “Criamos rotinas de contratações e onboarding remotos para que a gente não prejudicasse ninguém que estava prestes a ingressar na companhia”, comenta Daiane Peretti, Head de Pessoas do Olist.

    Durante a seleção, os candidatos serão entrevistados por videoconferência. Após a contratação, os novos funcionários vão realizar o exame admissional na cidade em que mora e a empresa vai enviar o contrato de trabalho e equipamentos pelo correio.

    No trabalho home office, a startup está disponibilizando modem para que seus funcionários que não têm internet, além de fornecer ajuda de custo para cobrir gastos como energia elétrica, internet e estação de trabalho. Os interessados podem conferir as vagas abertas no site da empresa.

    Pipefy

    A empresa de software Pipefy tem vagas abertas nas áreas de Marketing, Vendas e Tecnologia. As oportunidades são para a cidade de Curitiba, sede da companhia, e São Paulo. As inscrições podem ser feitas na página de recrutamento da Pipefy.

    + PagSeguro PagBank abre 150 vagas de emprego em SP e Maringá PR

    Notícias de empregos

    Vittude

    A Vittude, startup referência em terapia online, está com seis vagas abertas na cidade de São Paulo. Como a preocupação e o cuidado com a saúde mental aumentaram por conta da pandemia, a empresa registrou crescimento e abriu novas oportunidades.

    As chances são para os cargos de analista de SEO, gerente de crescimento, desenvolvedor de vendas, head de pessoas, executivo de vendas e desenvolvedor Python sênior. Os interessados podem conferir as vagas no site de recrutamento.

     

    Math Marketing

    A consultoria Math Marketing, que atua com ciências de dados, tem uma vaga para o cargo de analista de marketing sênior, com lotação na cidade de São Paulo. Para se inscrever, o candidato precisa ter atuação sólida no digital, com conhecimento em canais de comunicação. 

    Além disso, é preciso ter conhecimento em ferramentas de automação de marketing e experiência em ferramentas e campanhas de CRM e em SQL. Os interessados podem se inscrever pelo página da empresa.

  • Santander premia empreendedores que criarem soluções pós-pandemia

    O Santander Universidades está com inscrições abertas para desafio global Santander X Tomorrow Challenge. O projeto tem como objetivo buscar soluções que ajudem a transformar a realidade do mundo após a Covid-19 e destina-se a empreendedores pessoas físicas e jurídicas. 

    Os empreendedores poderão apresentar projetos em quatro categorias que reúnem alguns dos principais desafios no atual cenário. São eles: 

    • Criação de empregos; 
    • Transformação de competências pessoais;
    • Reinvenção e reabertura de empresas e indústrias; e
    • Novas oportunidades de negócios.

     

    As inscrições podem ser feitas pelo site do Santander X Tomorrow Challenge até o dia 2 de julho. Além do Brasil, podem participar empreendedores de outros 13 países que fazem parte do Santander Universidades: Argentina, Alemanha, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, México, Peru, Polônia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido e Uruguai.   

    “O Coronavírus está mudando nosso mundo, mas podemos dar forma a essa mudança. Esse é o momento dos empreendedores, porque quando um empreendedor vê um desafio, também enxerga novas soluções. Lançamos o Santander X Tomorrow Challenge porque acreditamos neles e em sua capacidade de encontrar respostas para os problemas que vamos enfrentar no futuro”, diz Ana Botín, presidenta do Banco Santander.

    + Auxílio emergencial: pedidos têm falhas e fraudes. Saiba como agir! 

    O júri, composto por representantes do ecossistema empreendedor e executivos do Banco, selecionarão 20 projetos, sendo cinco por categoria. Na escolha serão levados em consideração impacto potencial, viabilidade, inovação, escalabilidade e clareza. 

    Cada um dos projetos receberá 20 mil euros para o desenvolvimento e implantação. Também está prevista a oferta de 100 horas de mentoria especializada, road show com ao menos cinco potenciais investidores por projeto, assessoria tecnológica e acesso a serviços e licenças de software. Além disso, os selecionados serão atendidos por uma consultoria sobre inovação com o MIT.  

    O plano contempla o investimento de 30 milhões de euros em todo o mundo na luta contra a pandemia do Coronavírus e suas consequências. Entre os projetos, está o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e novas técnicas de diagnóstico, apoio a estudantes em situação de dificuldade para continuar seus cursos e fortalecimento do sistema universitário. 

     

    Santander Universidades
    Empreendedores deverão criar projetos voltados para o mundo pós-pandemia
    (Foto: Divulgação)

     

    Santander oferta 240 bolsas para curso online de programação

    Uma nova etapa do Santander Coders, um programa da empresa voltado para a capacitação na área de TI, abriu 240 bolsas para desenvolvimento mobile. As inscrições acontecem a partir da próxima segunda-feira, 25 de maio.

    Os interessados poderão se candidatar até 28 de junho pela internet. As aulas do curso foram divididas em duas turmas: IOS e Android. 

    Programa Desenvolvimento Mobile

    • Inscrições: 25/5 a 28/6
    • Vagas: 240
    • Horas/aula: 395
    • Inscrições: site do programa

     

    O módulo Desenvolvimento Mobile do Santander Coders é voltado para os interessados em aprender sobre programação para os sistemas Android e IOS. A mecânica de seleção é a mesma da etapa anterior.

    + Covid-19: maior abertura de vagas ocorreu nas áreas essenciais

    Os candidatos fazem um teste de lógica e, se aprovados, têm acesso ao curso online. Aqueles que tiverem o melhor desempenho seguem para o curso ministrado pela Digital House. 

    Nesse programa, os alunos aprenderão a desenvolver aplicações móveis (aplicativos) estáveis, funcionais e atrativas, utilizando ferramentas e metodologias atuais do mercado de trabalho. 

    Leia mais 

    notícias de empregos

     

  • Auxílio-doença: solicitações de março serão finalizadas nesta semana

    Antes mesmo da pandemia, os trabalhadores já enfrentavam um grande problema: as filas do INSS. Sem recursos humanos e administrativos, o Instituto Nacional do Seguro Social acumulava milhões de pedidos de benefícios previdenciários.

    No início deste mês, mais de 1,1 milhão de trabalhadores ainda aguardavam a liberação do auxílio-doença – benefício pago aos contribuintes que estão incapacitados de trabalhar durante um período maior de 15 dias.

    Em entrevista ao jornal Extra, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse que o fluxo de análises já está próximo do ideal e que nesta semana é previsto que os requerimentos de auxílio-doença feitos até o início da pandemia sejam praticamente zerados.

    Segundo Rolim, as medidas de isolamento social do novo Coronavírus ajudaram na redução dos pedidos. Com as agências fechadas, foi possível deslocar mais servidores para a análise dos pedidos. 

    Veja também: Auxílio emergencial: Bolsonaro e Onyx preveem prorrogação

    O presidente contou que, até o dia 18 de maio, o número de requerimentos do auxílio-doença já estava em cerca de 280 mil. “O auxílio-doença tem um tratamento diferenciado, ele tem um sistema próprio, da perícia, e em função da pandemia se desenvolveu um novo sistema para fazer a antecipação”, explica.

    Através do aplicativo Meu INSS, os contribuintes podem anexar o laudo médico, que será analisado por um perito. Rolim disse que com o novo sistema, os pedidos estão sendo passados com mais rapidez para a perícia, que, por sua vez, está realizando um trabalho ágil. 

    Uma das justificativas para a agilidade dos servidores é, segundo o presidente, a velocidade da rede de internet. Nas agências a conexão é mais lenta do que na casa dos servidores. 

    + Sem concurso, INSS deve chamar temporários em junho, diz presidente

    “Infelizmente, as nossas redes no INSS são muito lentas. A gente está fazendo um trabalho que, em breve, as redes serão de melhor qualidade. Mas a nossa internet é lenta, e na residência dos servidores geralmente é melhor”, conta. Além disso, aponta a automação de processos como um dos fatores desta melhoria.

    “Nós também ampliamos as medidas da análise automatizada de benefícios. Isso foi uma das razões de no ano passado ter melhorado. Nós melhoramos as nossas bases de dados e as trilhas de concessão automática. Isso ajudou muito a conseguir acelerar as análises”.

     

    INSS - auxílio-doença
    Filas do INSS já estão próximas ao ideal, diz presidente
    (Foto: Victor Soares/Previdência Social)

     

    Projeto prevê prorrogação de benefícios a pacientes crônicos

    O texto-base do Projeto de Lei 2048/20 foi aprovado na Câmara dos Deputados. O PL visa a suspensão, durante a pandemia, da convocação de pessoas com doenças crônicas e degenerativas – como Alzheimer ou Parkinson – para perícia de revisão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

    O objetivo é evitar o deslocamento desses pacientes durante a pandemia. Essas convocações de perícia são feitas para que os beneficiários comprovem que estão sob as condições que levaram ao afastamento ou à aposentadoria.

    “Se a recomendação é de que todas as pessoas permaneçam em casa tanto quanto possível, esse apelo é ainda mais enfático nesses casos”, disse o relator do projeto Fred Costa (Patriotas-MG), que ampliou os favorecidos pela suspensão, incluindo as doenças crônicas progressivas degenerativas e as que reduzem a imunidade.

    A convocação para avaliações e perícias médicas está prevista na Lei de Benefícios Previdenciários (8.213/91). No entanto, o INSS já suspendeu a perícia presencial e está concedendo os benefícios por meio de pedidos remotos com atestados médicos.

    Para que o benefício seja prorrogado, é preciso que ter relatório médico que recomende o afastamento do trabalho. O benefício vai durar até a data recomendada pelo atestado ou quando acabar o estado de calamidade. 

    Em alguns casos será possível realizar a perícia, como no acréscimo de 25% sobre o valor do benefício ou quando o beneficiário quer voltar ao trabalho.

    Notícias de empregos

    Nesta segunda, 25, INSS começa pagamento da 2ª parcela do 13º

    O pagamento da segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionista começa a partir desta segunda-feira, 25. O calendário segue o dígito final do cartão de cada beneficiário e vai até o dia 5 de junho.

    Importante salientar que não são todos os beneficiários do INSS que recebem o 13º. Apenas têm direito ao salário extra aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

    “Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito”, explica o INSS.

    Confira o cronograma de pagamento

    Quem ganha até R$ 1.045:

    • Final 1 – 25/05
    • Final 2 – 26/05
    • Final 3 – 27/05
    • Final 4 – 28/05
    • Final 5 – 29/05
    • Final 6 – 01/06
    • Final 7 – 02/06
    • Final 8 – 03/06
    • Final 9 – 04/06
    • Final 0 – 05/06

    Quem ganha acima de R$ 1.045:

    • Finais 1 e 6 – 01/06
    • Finais 2 e 7 – 02/06
    • Finais 3 e 8 – 03/06
    • Finais 4 e 9 – 04/06
    • Finais 5 e 0 – 05/06
  • Auxílio emergencial: R$60 bilhões já foram pagos. Veja o calendário!

    Até o último sábado, 23, a Caixa Econômica Federal já havia creditado R$ 60 bilhões de auxílio emergencial, somadas a primeira e segunda parcelas. O benefício de R$600 (R$1.200 para mães solos) já alcançou 55,1 milhões de brasileiros. A segunda parcela já foi paga a 30,4 milhões de informais. 

    Do dinheiro pago até o momento, R$22,8 bilhões foram para beneficiários do Bolsa Família, R$11,7 bilhões para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e R$25,5 bilhões para aqueles que solicitaram o benefício por site ou aplicativo.

    Ao todo, tiveram 101,2 milhões de cadastros para solicitação do auxílio emergencial. Desse total, 59 milhões de brasileiros foram considerados elegíveis e 42,2 milhões inelegíveis. No entanto, quase 10 milhões de pessoas ainda aguardam para saber se receberão o benefício. 

    4,9 milhões de cadastros ainda estão em análise e outros 4,8 milhões – que foram marcados como inelegíveis por inconsistências de dados – estão em reanálise. Lembrando que os informais podem solicitar o benefício até o dia 3 de junho.

    + Bolsonaro e Onyx preveem prorrogação do auxílio emergencial

    7,8 milhões de brasileiros recebem nesta segunda, 25

    A Caixa Econômica Federal credita nesta segunda-feira, 25, novos lotes do auxílio emergencial a 7,8 milhões de trabalhadores. Segundo o banco, serão pagos tanto da primeira parcela, quanto da segunda. 

    Recebem a primeira parcela: 700 milhões de trabalhadores nascidos em agosto, que estão no novo lote de aprovados; Já a segunda parcela será paga a: 5,2 milhões informais nascidos em setembro e outubro e 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família. 

    ➤ Confira os calendários da primeira e segunda parcelas

     

    Auxílio emergencial
    7,8 milhões de brasileiros recebem o auxílio nesta segunda, 25
    (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

     

    Caixa vai liberar uso de auxílio em maquininhas de cartão

    A Caixa pretende realizar parceria com maquininhas de cartão para facilitar o uso do auxílio emergencial. A ideia é que os brasileiros que não têm cartão possam usar o benefício para pagar contas, sem a necessidade de sacar o dinheiro.

    O pagamento será realizado por um código de barras dimensionado (QR Code). Para finalizar as compras, os beneficiários terão que aproximar o celular das maquininhas para a leitura do código. 

    Além de facilitar as transações e compras, a medida também visa desestimular a aglomeração em bancos para sacar o dinheiro. A novidade deverá ser atualizada nos próximos dias no aplicativo Caixa Tem, que já permite o pagamento de boletos e compras virtuais.

    De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa, as contas digitais estão contribuindo com a digitalização dos beneficiários e inclusão bancária. Segundo ele, há mais pessoas utilizando o canal virtual do que caixas de autoatendimentos presenciais.

  • Nesta semana, Nube oferta 845 vagas de estágio em todo o país

    O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) oferta, nesta semana, 845 vagas de estágio em todo o país. As oportunidades são destinadas a estudantes dos níveis médio, médio técnico, tecnólogo e superior, que estudem nos períodos matutino ou noturno. 

    Há chances para os cursos de Comunicação Social, Design, Direito, Engenharia, Pedagogia, Farmácia, Gastronomia, Logística, Moda, entre outros. Os estagiários receberão bolsa-auxílio que varia de R$500 a R$1.800. 

    É importante ressaltar que o Nube não estipula nenhum prazo para se inscrever. Por isso, as vagas podem ser encerradas a qualquer momento, conforme forem preenchidas. A recomendação é que os interessados realizem a inscrição o quanto antes. 

    Todas as oportunidades abertas pelo Nube são marcadas por um código OE (Oportunidade de estágio). O cadastro pode ser feito, gratuitamente, no site da instituição, basta pesquisar a vaga de acordo com o seu perfil ou através do código. 

    Os estudantes também têm a opção de se candidatar pelo telefone (11) 3514-9300, informando o código OE. 

    + Santander premia empreendedores que criarem soluções pós-pandemia

    teclado do computador
    Nube divulga 845 vagas de estágio em todo o país
    (Foto: Pixabay)

     

    Confira algumas vagas de estágio abertas pelo Nube 

    Curso: Administração
    Semestre desejável: cursando do 5º ao 7º semestre
    Bolsa-auxílio: R$1.500
    OE: 192866

    Curso: Auditoria
    Semestre desejável: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2021
    Bolsa-auxílio: R$500
    OE: 175638

    Curso: Comercial 
    Semestre desejável: cursando do 2º ao 6º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$1.100
    OE: 192801

    Curso: Comunicação
    Semestre desejável: cursando do 4º ao 7º semestre
    Bolsa-auxílio: R$1.400
    OE: 192890

    Curso: Design
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2024
    Bolsa-auxílio: R$1.200
    OE: 192882

    + 6 empresas selecionam para 269 vagas com ganhos de até R$12 mil

    Curso: Direito 
    Semestre desejável: cursando do 3º ao 7º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$700
    OE: 102074

    Curso: Engenharia
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2021
    Bolsa-auxílio: R$1.500
    OE: 192865

    Curso: Farmácia
    Semestre desejável: cursando do 2º ao 8º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$1.827,33 
    OE: 192570

    Curso: Gastronomia
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$1.200
    OE: 187528

    Curso: Logística
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$830
    OE: 192848

    Curso: Marketing
    Semestre desejável: cursando do 2º ao 6º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$1.800
    OE: 192105

    + Auxílio emergencial: Bolsonaro e Onyx preveem prorrogação

    Curso: Mecânica
    Semestre desejável: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2025
    Bolsa-auxílio: R$800
    OE: 192943

    Curso: Moda 
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2023
    Bolsa-auxílio: R$800
    OE: 192823

    Curso: Música
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2023
    Bolsa-auxílio: R$520
    OE: 113552

    Curso: Nutrição 
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2020
    Bolsa-auxílio: R$900
    OE: 191047

    Curso: Odontologia 
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$800
    OE: 121831

    Curso: Pedagogia 
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2023
    Bolsa-auxílio: R$520
    OE: 171971

    Curso: Programação 
    Semestre desejável: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2025
    Bolsa-auxílio: R$1 mil 
    OE: 169660

    Curso: Propaganda e Marketing
    Semestre desejável: cursando do 1º ao 3º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$800
    OE: 184880

    + Apesar da pandemia, Banco Inter anuncia 107 vagas em várias áreas

    Curso: Publicidade 
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2021
    Bolsa-auxílio: R$980
    OE: 192756

    Curso: Química 
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 1º semestre de 2025
    Bolsa-auxílio: R$1.058,91
    OE: 188694

    Curso: Recepção 
    Semestre desejável: cursando do 2º ao 5º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$700
    OE: 192932

    Curso: Recursos Humanos 
    Semestre desejável: cursando do 2º ao 4º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$1.295
    OE: 192853

    Curso: Suporte/Help Desk
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2021 ao 1º semestre de 2025
    Bolsa-auxílio: R$900
    OE: 192836

    Curso: Tecnologia da Informação
    Semestre desejável: conclusão do 2º semestre de 2021 ao 1º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$13 
    OE: 192716

    Curso: Telemarketing
    Semestre desejável: cursando do 1º ao 6º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$900 
    OE: 192955

    Curso: Vendas 
    Semestre desejável: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2024 
    Bolsa-auxílio: R$900
    OE: 192908

    Curso: Web Design 
    Semestre desejável: cursando do 4º ao 6º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$600
    OE: 192809

    notícias de emprego

     

  • Contratações no pós-crise exigirão profissionais mais preparados

    Em meio à crise no mercado de trabalho, provocada pela pandemia do novo Coronavírus, muitos postos de trabalho foram fechados. Mas, apesar disso, algumas empresas continuam abrindo vagas em diversos setores, enquanto outras pretendem retomar as contratações no período pós-crise. 

    Para o CEO e headhunter da Prime Talent, seleção de executivos de média e alta gestão, David Braga, o atual momento do mercado exigirá profissionais ainda mais preparados. Braga listou algumas recomendações que os profissionais devem se manter atentos ao buscar uma oportunidade de trabalho.

    Segundo ele, apesar da situação complexa e incerta, o momento pode ser encarado como uma oportunidade para todos, independentemente do cargo a ser ocupado. O CEO ressaltou que as soft skills (competências e habilidades) são ainda mais necessárias, para quem quer se destacar no mercado. Entre elas:

    • Resiliência e flexibilidade; 
    • Controle emocional; 
    • Planejamento; 
    • Gestão de crise e comunicação; 
    • Tomada de decisão; 
    • Pensamento digital; 
    • Autoconhecimento; 
    • Atitude; 
    • Cooperação; 
    • Visão de negócios; e 
    • Adaptabilidade.

     

    “Diante de uma crise, é fundamental criar caminhos alternativos e propor soluções para as questões que se apresentam. Ser criativo, ousado, disruptivo, ter abertura mental e diplomacia para lidar com contextos econômicos e empresariais cada vez mais complexos”, disse Braga.

    + Covid-19: maior abertura de vagas ocorreu nas áreas essenciais

    + Startups abrem mais de 60 vagas imediatas em diferentes cargos

    Home Office
    Mesmo no modelo de trabalho home office, candidatos devem conhecer
    a empresa onde pretendem atuar (Foto: Divulgação)

     

    Candidatos devem investir em conhecimento do setor onde pretendem atuar

    O especialista destacou, ainda, que os desafios enfrentados agora por quem busca uma vaga são ainda maiores que os anteriores.  E a tendência é que o cenário continue desafiador, mesmo após a fase aguda da crise.

    A situação é ainda mais complexa para as funções de liderança. Braga recomendou que os executivos aprofundem, ainda mais, os conhecimentos sobre os segmentos no qual estão inseridos. 

     “Ainda que a atuação seja em Home Office, deve-se conhecer a empresa, os processos, as áreas de interface, os produtos/serviços, os diferenciais competitivos, a concorrência e a cadeia produtiva para contribuir de forma assertiva. A tendência é que profissionais com conhecimentos rasos sejam eliminados das organizações”, explicou.

    Outro ponto importante é a questão da adaptabilidade. Para Braga, se adequar aos novos tempos, tecnologias, pessoas e modelos de negócio é garantir perenidade das empresas e dos empregos. 

    Por fim, o CEO destacou que um dos fatores de sucesso nos negócios é o autoconhecimento. Isso porque ao se conhecer melhor, o profissional consegue entender muito bem suas potencialidades e saber como colocá-las em prática. Além disso, conseguem identificar os próprios gaps e diminuí-los, com auxílio de ferramentas ou profissionais especializados.

    notícias de emprego

  • Cadastros do auxílio emergencial nos Correios iniciam em junho

    As agências dos Correios passarão a realizar o cadastro para o auxílio emergencial do governo a partir de junho. O benefício no valor de R$600 e R$1.200 para mães solteiras é pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs), autônomos e desempregados na tentativa de amenizar os impactos do Coronavírus na renda familiar. 

    De acordo com a publicação dos Correios, o início do cadastramento estava previsto para esta segunda-feira, 25, no entanto, as agências estão, neste momento, em processo de adaptação dos sistemas para a realização do serviço.

    “A data de início do atendimento, as formas de acesso da população e demais procedimentos serão amplamente divulgados pelos canais oficiais da empresa”, informa a estatal. 

    Até o último sábado, 23, a Caixa Econômica Federal já havia creditado R$60 bilhões de auxílio emergencial, somadas a primeira e a segunda parcelas. O benefício já alcançou 55,1 milhões de brasileiros. A segunda parcela já foi paga a 30,4 milhões de informais. 

    + Auxílio-doença: solicitações de março serão finalizadas nesta semana

    7,8 milhões de brasileiros recebem nesta segunda, 25

    A Caixa Econômica Federal credita nesta segunda-feira, 25, novos lotes do auxílio emergencial a 7,8 milhões de trabalhadores. Segundo o banco, serão pagos tanto a primeira parcela, quanto a segunda. 

    Recebem a primeira parcela: 700 milhões de trabalhadores nascidos em agosto, que estão no novo lote de aprovados; já a segunda parcela será paga a 5,2 milhões de informais nascidos em setembro e outubro e 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família. 

     Confira os calendários da primeira e segunda parcelas

    auxílio emergencial do governo
    Agências dos Correios farão cadastro do auxílio emergencial
    a partir de junho (Foto: A7 Press)

     

    Auxílio emergencial: Bolsonaro e Onyx preveem prorrogação

    Tanto o presidente da República, Jair Bolsonaro, quanto o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmaram nos últimos dias que o auxílio emergencial pode ser prorrogado. No entanto, o valor deverá ser abaixo de R$600 (valor atual).

    Na última sexta-feira, 22, Bolsonaro disse, em entrevista ao programa Pingos Nos Is da rádio Jovem Pan, que seria possível ter uma quarta e quinta parcela do auxílio “para ver se a economia pega”. Atualmente, o benefício é pago pelo prazo de três meses.

    “Conversei com o Paulo Guedes, que vamos ter que dar uma amortecida nisso daí. Vai ter a quarta parcela, mas não de R$600. Não sei quanto vai ser, R$300, R$400, e talvez tenha a quinta (parcela). Talvez seja R$200 ou R$300. Até para ver se a economia pega”, disse o presidente.

    + Nesta semana, Nube oferta 845 vagas de estágio em todo o país

    No último domingo, 26, o ministro Onyx Lorenzoni disse que uma possível ampliação do auxílio emergencial de R$600 “está em estudo”. Ele, no entanto, não respondeu o valor que seria estendido à população.

    Já no dia 19 de maio, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial após as três parcelas previstas. Ele, porém, defende a redução gradual do valor do benefício e garante que o auxílio não deve ser permanente. 

    Além disso, segundo o jornal O Globo, o ministro mencionou o valor de R$200 em uma reunião com empresários no dia 19. Durante o encontro, Paulo Guedes citou a necessidade de “suavizar a queda” do pagamento do auxílio.

    Notícias Coronavoucher

    “Ele falou da possibilidade de pensar em uma fórmula de trabalhar essa saída, uma forma de sair dessa situação sem desproteger as pessoas, na medida em que a crise de saúde também vai diminuindo”, disse uma fonte que participou da reunião.

    Vale lembrar que o valor de R$200 foi proposto pela equipe econômica do governo na versão original do auxílio emergencial. No Congresso, no entanto, houve a ampliação do benefício para R$500 e, logo após, foi fechado um acordo com o presidente Jair Bolsonaro para elevar a ajuda a R$600.

    + Startups abrem mais de 60 vagas imediatas em diferentes cargos

    Segundo um interlocutor, Guedes teria dito que, se o auxílio fosse de R$200, daria para pagar por mais meses. O ministro também ressaltou que, na proposta inicial, eram esperados 30 milhões de beneficiários, no entanto, subiram o valor e o número de beneficiários (60 milhões).

    Aprovado pela Câmara e pelo Senado, o auxílio emergencial de R$600 é uma renda básica que, atualmente, é paga pelo prazo de três meses para pessoas que ficaram sem rendimentos, como vendedores ambulantes, feirantes e outros trabalhadores informais.

    + Leia mais

  • Cursos EaD também serão ofertados pelo Sisu

    Foi publicada nesta segunda-feira, 25, uma portaria que amplia as possibilidades de ingresso de estudantes em um curso de graduação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a contar com a modalidade de ensino a distância (EaD). 

    A novidade de vagas EaD no Sisu foi divulgada pelo próprio MEC em seu portal oficial e, também, em ofício no Diário Oficial da União (DOU).

    Essa alteração, como uma nova inclusão no processo do Sisu, passa a valer já no processo seletivo do segundo semestre do programa deste ano, em 2020. 

    + Inscrições para o Enem 2020 foram prorrogadas até quarta, 27

    Além de ter permitido a ampliação das possibilidades para quem pretende ocupar uma vaga no ensino superior público no país, o MEC ainda comunicou algumas mudanças para as instituições que ofertam vagas pelo Sisu, sendo elas:

    • A disponibilização de meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação digitalizada exigida para a matrícula;
    • a publicação, em suas páginas eletrônicas na internet, da lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.

     

    (Foto: Divulgação)
    MEC comunica ampliação de ofertas no Sisu com EaD como novidade
    (Foto: Divulgação)

     

    Adesão das instituições começou nesta segunda, 25

    Além da publicação da portaria, esta segunda-feira, 25, também foi marcada pelo início do cronograma para adesão das instituições de educação superior públicas e gratuitas ao processo seletivo do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

    O calendário para adesão ao programa foi divulgado pelo MEC, no último dia 20 de maio, para o segundo semestre, sendo:

    • adesão: de 25 de maio de 2020 até as 23h59 de 29 de maio;
    • retificação do termo de adesão: de 1º de junho de 2020 até as 23h59 de 5 de junho.

    As datas também foram anunciadas em portaria no DOU. O MEC também confirmou as datas de inscrição, sendo elas de 16 a 19 de junho.

    Os estudantes também já foram informados quando aos dias para solicitar participação no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sendo de 23 a 26 de junho e de 30 de junho a 3 de julho, respectivamente. 

    Enem prorroga inscrições até esta quarta-feira, 27

    Uma boa notícia foi divulgada para milhares de estudantes na última sexta-feira, 22. No dia em que encerraria as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicou a prorrogação do prazo para cadastros.

    O Enem recebe inscrições até esta quarta-feira, 27. No entanto, os cadastros são apenas para o Enem presencial, pois para o Enem Digital não é mais possível se inscrever, já que as mais de 100 mil vagas ofertadas se esgotaram na última semana.

    + Estácio e Eleva criam plataforma de preparação para o Enem 2020

    Até a última sexta-feira, 22, mais de 5 milhões de estudantes já tinham confirmado participação. A taxa para participar é no valor de R$ 85, que poderá ser paga até o dia 28 de maio, com exceção daqueles que se enquadram nos critérios de isenção e tiveram o pedido deferido. 

  • Empregadores podem se autoavaliar sobre medidas contra a Covid-19

    Desde o início da pandemia, empresas vem adotando medidas preventivas contra a Covid-19, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e outros órgãos competentes.

    E, para avaliar essa gestão, a ferramenta de autoavaliação do Governo Federal trouxe atualizações com critérios específicos em relação às medidas necessárias para evitar a transmissão do novo Coronavírus  dentro do ambiente laboral.

    O autodiagnóstico trabalhista, preenchido pelas próprias empresas, é realizado em cerca de 30 minutos. O objetivo é que os empregadores forneçam informações, como ações para evitar o contágio, procedimentos de higienização e uso de equipamentos de proteção individual. 

    Depois de respondido, além de fazer o download do relatório, a plataforma também possibilita a elaboração de um plano de melhorias de acordo com as características do negócio e os riscos identificados.

    As empresas podem fazer o autodiagnostico através do Portal de Serviços do Governo Federal. Neste primeiro momento, a autoavaliação está liberada para empresas de telesserviços, construção civil, frigoríficos, de serviços de saúde e supermercados.

    A expectativa é de que, ainda em maio, esteja disponível também para os setores rural, de revendedores de combustíveis e de farmácias e drogarias.

    Elaborado pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), com parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e apoio da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit), o serviço é gratuito e opcional para pequenas, médias e grandes empresas, trabalhadores e profissionais autônomos.

    Cadastros do auxílio emergencial nos Correios iniciam em junho

    Serviço é liberado também para trabalhadores autônomos
    (Foto: Pixabay)

     

    Pedidos de auxílio-doença de março serão finalizados nesta semana

    Antes mesmo da pandemia, os trabalhadores já enfrentavam um grande problema: as filas do INSS. Sem recursos humanos e administrativos, o Instituto Nacional do Seguro Social acumulava milhões de pedidos de benefícios previdenciários.

    No início deste mês, mais de 1,1 milhão de trabalhadores ainda aguardavam a liberação do auxílio-doença – benefício pago aos contribuintes que estão incapacitados de trabalhar durante um período maior de 15 dias.

    Em entrevista ao jornal Extra, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse que o fluxo de análises já está próximo do ideal e que nesta semana é previsto que os requerimentos de auxílio-doença feitos até o início da pandemia sejam praticamente zerados.

    Segundo Rolim, as medidas de isolamento social do novo Coronavírus ajudaram na redução dos pedidos. Com as agências fechadas, foi possível deslocar mais servidores para a análise dos pedidos. 

    Veja também: Auxílio emergencial: Bolsonaro e Onyx preveem prorrogação

    O presidente contou que, até o dia 18 de maio, o número de requerimentos do auxílio-doença já estava em cerca de 280 mil. “O auxílio-doença tem um tratamento diferenciado, ele tem um sistema próprio, da perícia, e em função da pandemia se desenvolveu um novo sistema para fazer a antecipação”, explica.

    Através do aplicativo Meu INSS, os contribuintes podem anexar o laudo médico, que será analisado por um perito. Rolim disse que com o novo sistema, os pedidos estão sendo passados com mais rapidez para a perícia, que, por sua vez, está realizando um trabalho ágil. 

    Uma das justificativas para a agilidade dos servidores é, segundo o presidente, a velocidade da rede de internet. Nas agências a conexão é mais lenta do que na casa dos servidores. 

    + Sem concurso, INSS deve chamar temporários em junho, diz presidente

    “Infelizmente, as nossas redes no INSS são muito lentas. A gente está fazendo um trabalho que, em breve, as redes serão de melhor qualidade. Mas a nossa internet é lenta, e na residência dos servidores geralmente é melhor”, conta. Além disso, aponta a automação de processos como um dos fatores desta melhoria.

    “Nós também ampliamos as medidas da análise automatizada de benefícios. Isso foi uma das razões de no ano passado ter melhorado. Nós melhoramos as nossas bases de dados e as trilhas de concessão automática. Isso ajudou muito a conseguir acelerar as análises”.

    + Saiba mais

     

  • ‘Talk’ do Sebrae vai abordar cuidados nas empresas pós-Covid-19

    O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – vai promover nesta terça-feira, 26 de maio, um evento online e gratuito para falar sobre cuidados nas empresas quando houver a retomada das atividades econômicas no fim das medidas de isolamento social.

    Será um ‘talk’ com o tema “Funcionamento das Empresas pós-Covid-19”. O início está marcado para às 16h (horário de Brasília). 

    Quem vai falar é o médico Gracco Alvim, integrante da Associação dos Hospitais do Rio de Janeiro (AHERJ). Ele vai abordar assuntos como:

    • como podem ser implantados planos de contingência para o futuro retorno das empresas;
    • quais as oportunidades de negócio que tendem a continuar;
    • quais os regulamentos sanitários adequados para evitar riscos, entre outras informações. 

     

    “Neste momento tão adverso com a crise do novo coronavírus, é necessário que as empresas adquiram cuidados essenciais com a saúde de seus colaboradores e façam um planejamento adequado para o retorno das atividades.”

    Os interessados em participar devem fazer o cadastro por meio do site do Sebrae, na página específica destinada ao evento, informando dados pessoais como nome, CPF, CNPJ da empresa e dados para contato. Não será cobrada nenhuma taxa. 

    notícias de emprego

     

    Presidente da Fecomércio-DF falou sobre perspectivas após abertura do comércio

    No Distrito Federal a reabertura de parte dos estabelecimentos está programada para a próxima quarta-feira, 27 de maio. O governador, Ibaneis Rocha, assinou no último dia 22, decreto, liberando o funcionamento de shopping centers, centros comerciais e o comércio em geral, com algumas exceções.

    O presidente da Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Francisco Maia, alertou que o governo estadual (GDF) manterá fiscalização rígida. Os colaboradores terão que realizar testes da Covid-19 a cada 15 dias, além de usar de máscaras e álcool em gel. 

    Nesta semana, CIEE DF oferta 114 vagas de estágio e jovem aprendiz

    Maia destaca que a maior preocupação é com as lojas de rua. Já que nesses locais é mais complicado controlar o cumprimento das regras.

    Sobre as atividades que não foram reabertas até o momento, como bares, restaurantes, academias e salões de beleza, o presidente da Fecomércio diz que dependerá de como o comércio se comportará e como as condições de saúde ficarão nas próximas semanas. 

    Se tudo correr bem e as medidas do GDF se mostrarem eficazes, esses outros estabelecimentos poderão às atividades 10 dias após os shoppings. Ou seja, no início de junho.

     “Acredito que cada comerciante terá que ter um ato de muita responsabilidade com a volta dos shoppings e do comércio de rua, a partir do dia 27. A não observância das normas pode ocasionar um aumento da curva de contaminação, o que prejudicará a reabertura de outros segmentos, ou até mesmo o fechamento dos negócios que já foram reabertos”, afirmou.

    Mas sobre a expectativa econômica com a volta dos segmentos a visão do presidente é mais realista. É importante lembrar que o consumidor está receoso de sair às ruas. Além disso, no momento em que as atividades voltarem o comerciante precisará pagar aluguel, água, luz e outras pendências.

    “Só vamos saber como será quando as lojas, de fato, reabrirem. Prevemos ainda que vai haver muita demissão e muitas lojas não vão voltar a reabrir, pois já estão falidas. Agora, imagine os bares e restaurantes que não tem nem data prevista. A situação ainda é grave e vamos manter diálogo com o Executivo para sairmos dessa crise o mais rápido possível.”

    Contratações no pós-crise exigirão profissionais mais preparados

    Talk online Sebrae
    Regras para reabertura do comércio no DF têm exceções
    (Foto: Reprodução)

     

    Regras de funcionamento de shoppings e comércios no DF:

    • shopping centers e centros comerciais só poderão abrir das 13h às 21h;
    • áreas de recreação e brinquedotecas dos shoppings, lojas de jogos eletrônicos, cinemas e teatros deverão permanecer fechados, assim como as praças de alimentação e os provadores de lojas de vestuários;
    • estacionamentos só deverão disponibilizar 50% das vagas a fim de evitar aglomeração;
    • medição de temperatura de todos os clientes antes de entrarem no shopping;
    • distância mínima de dois metros entre as pessoas;
    • empregado, colaborador, terceirizado e prestador de serviço, que apresentar sintomas da Covid-19 deverá ser orientado a permanecer em isolamento domiciliar.

     

    Por enquanto, bares, restaurantes, quiosques, food trucks e trailers de venda de refeição ainda não têm autorização para funcionar. Mas são permitidas operações de entrega em domicílio, pronta entrega em veículos e retirada do produto no local, sem abertura do estabelecimento para atendimento ao público.

    As feiras populares também ficam com as atividades paradas, podendo abrir apenas as permanentes e as exclusivas de produtos alimentícios. Segue proibido o funcionamento de salões de beleza, barbearias, esmalterias, centros estéticos e academias. 

    Os eventos de qualquer natureza também continuam suspensos, assim como cinema e teatros, boates e casas noturnas, além do comércio ambulante em geral.

    Atividades educacionais como: escolas, universidades e faculdades também não poderão abrir, assim como igrejas e centros religiosos. Segundo o decreto, os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pela Secretaria de Estado de Educação após o retorno das aulas.