Categoria: CONCURSOS

  • Como mentir no currículo pode afetar sua carreira? Descubra!

    Um currículo atraente pode ser a porta de entrada para aquele emprego dos sonhos. Mas, será que vale a pena dar aquela inventada nas informações para deixar o currículo mais chamativo? Ao que tudo indica, a resposta é não. Especialistas alertam que os candidatos devem tomar cuidado ao colocar informações inverídicas no documento. 

    Lucas Oggiam, diretor da Page Personnel — empresa global de recrutamento especializado em profissionais de nível técnico e suporte à gestão —, revelou quais são as principais mentiras encontradas em currículos e como elas podem prejudicar a carreira do profissional. Entenda!

    Segundo Oggiam, mentiras detectadas em currículos por recrutadores e empregadores podem abalar a reputação e imagem de um candidato. Além disso, esse fato pode comprometer a participação do profissional em futuros processos seletivos.

    “Mentir no currículo é a pior escolha que um profissional pode fazer em sua carreira. Não há nada pior do que esse tipo de atitude. Ao escolher esse caminho, o profissional tem de estar ciente de que esse risco pode arruinar sua carreira e muitas vezes pode ser um caminho sem volta”, alertou o especialista.

    Para ele, todo o trabalho realizado para construir uma carreira pode ser arruinado pela escolha de fraudar informações no currículo. O candidato ainda corre o risco de ficar conhecido no mercado por ter uma credibilidade duvidosa.

    “A reputação desse profissional fica seriamente abalada e colocada em dúvida pelos recrutadores.”

    Veja também:

     

    Currículo
    Mentiras no currículo podem manchar reputação dos candidatos
    (Foto: Pixabay)

     

    Mentir no currículo traz prejuízos imediatos e de longo prazo

    O consultor ainda destacou que esse tipo de atitude traz reflexos imediatos e futuros na carreia de um profissional:

    “Quando um profissional participa de um processo seletivo e é descoberta uma mentira em seu currículo, esse candidato é eliminado automaticamente da seleção. E não é apenas desse processo que ele é eliminado. Ele acaba ficando com seu “nome sujo”, incluído em uma espécie de lista negra. Isso é muito ruim para um profissional porque compromete sua participação em novos processos de seleção”, explicou.

    Mesmo que a informação falsa passe despercebida no processo seletivo, o funcionário ainda pode ser demitido se a mentira for descoberta posteriormente.

    “É comum um empregador exigir de um funcionário as qualificações declaradas no currículo e reforçadas durante a entrevista. Agora se esse funcionário não foi sincero e notadamente não terá condições de desenvolver as atividades a que se propôs, certamente será demitido. Além de passar pelo constrangimento da situação, seu nome será deletado do banco de dados da companhia”, disse Oggiam.

    Botão com link para Newsletter

    Saiba quais são as 3 mentiras mais encontradas em currículos

    Lucas Oggiam aproveitou para listar quais são as três principais mentiras encontradas nos currículos analisados pela Page Personnel e que podem se repetir em outras empresas. Confira:

    1 – Nível de idioma

    Ter um segundo idioma faz diferença na hora de se candidatar a uma vaga, dependendo da função pretendida. Por isso, alguns candidatos consideram uma boa ideia forjar a fluência em outra língua.

    “Os candidatos costumam inflar a fluência e domínio de uma língua. Isso é muito ruim porque conseguimos descobrir durante a entrevista. Não adianta dizer que é fluente num idioma porque as empresas precisam de profissionais capacitados e qualificados para essa tarefa. Quem não tiver essa aptidão, não passará no processo seletivo”, orientou.

    2 – Formação não concluída

    Outro erro comum é citar no currículo cursos que foram iniciados, mas não concluídos. Muitos usam essa artimanha para fazer seu currículo parecer mais atraente aos olhos dos recrutadores. No entanto, há meios para detectar a veracidade dessas informações.

    “Muitos fazem isso porque acham que é uma forma de dar um upgrade na sua formação. O que não sabem é que fazemos uma varredura em todas as informações declaradas no currículo e isso inclui a conclusão de cursos, sejam eles de graduação, extensão ou de qualificação”, contou o diretor.

    + Evento vai apresentar jovens aos grandes empregadores. Se inscreva!

    3 – Datas de admissão e desligamento

    Outra prática mal vista entre os empregadores é a adulteração nas datas de admissão e desligamento nas empresas pelas quais o candidato passou anteriormente.
    Oggiam explicou que muitos candidatos mentem nesse campo porque temem que sua passagem por uma empresa tenha sido muito rápida e essa informação pode comprometer sua candidatura. 

    Também é comum o caso de candidatos que manipulam o tempo de permanência entre uma empresa e outra, abreviando ao máximo esse intervalo. Nesse segundo caso, o intuito é mostrar que os profissionais não estão muito tempo afastados do mercado de trabalho. 

    “Não faça isto. O melhor é explicar durante a entrevista os reais motivos desse intervalo. A sinceridade é a competência mais valorizada que um candidato pode ter.”

  • 4,2 milhões de MEI’s foram beneficiados pelo auxílio emergencial

    Os microempreendedores individuais estão entre os beneficiários do auxílio emergencial de R$600 pago pelo Governo Federal como forma de amenizar os impactos provocados pela pandemia do novo Coronavírus. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,  Sebrae, 4,2 milhões de MEI’s foram beneficiados pela medida.

    Entretanto, mesmo com uma quantia expressiva de microempreendedores contemplados com o benefício, o Sebrae defende que mais categorias deveriam ter sido incluídas.

    + Bolsonaro sanciona auxílio emergencial para trabalhadores da Cultura

    O Sebrae, inclusive, defendeu a prorrogação do auxílio emergencial desde o anúncio do benefício. Isso porque considera, este, ser um alívio para muitos microempreendedores – que estão entre os mais vulneráveis em maio aos impactos da pandemia.

    Calos Melles, presidente do Sebrae, opina que mesmo com a prorrogação é preciso discutir que as tratativas do auxílio avancem em políticas de curto e longo alcance para atender às necessidades do MEI.

    “O Sebrae reconhece que o auxílio emergencial tem dado uma base de sustentação ao MEI, dando um alívio nas contas, mas acreditamos que é necessário avançar em medidas que garantam a inclusão da categoria em uma rede maior de proteção social.”

     + Prazo para pedir auxílio emergencial termina nesta quinta, 2

    (Foto: Pixabay)
    Mais de 4 milhões de MEI’s são contemplados com o auxílio de R$600
    (Foto: Pixabay)

     

    Bolsonaro prorroga auxílio por mais dois meses

    Na última quarta-feira, 1º, o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou o pagamento do auxílio emergencial por mais dois meses.

    Dessa forma, quem se inscreveu até esta quarta-feira, 2 julho, receberá R$600 no mês de julho e R$600 no mês de agosto. Isso porque os pedidos para o recebimento do auxílio serão encerrados nesta data.

    O decreto que prorroga o benefício foi assinado pelo presidente em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, o Governo Federal está reafirmando o seu compromisso com os mais vulneráveis. 

    “O presidente está garantindo a continuidade, por mais dois meses, de um programa que foi essa grande rede de proteção e permitiu, junto com o BEm, que é o benefício emergencial para aqueles que têm contrato de trabalho, que nós preservássemos mais de 10 milhões de empregos formais e, ao mesmo tempo, estendêssemos essa rede de proteção a 65 milhões de brasileiros.

    Bolsonaro ainda afirma que o benefício não foi criado somente para deixar a economia funcionando, mas o intuito também é o de dar sustento aos mais vulneráveis. 

    “Nós sabemos que R$600 é muito pouco, mas para quem não tem nada isso é muito. Esse trabalho, essa maneira de buscar recursos no momento em que a Pátria precisava para atender os mais necessitados é o que faz com que nós nos orgulhemos de poder ajudar esses necessitados.”

    6,9 milhões recebem nesta quarta, 2

    O novo cronograma divulgado recentemente para o governo já está em vigor. Nesta quarta-feira, por exemplo, mais de 6,9 milhões recebem o benefício, em diferentes lotes.

    Isso porque a Caixa Econômica Federal realiza três pagamentos distintos. Recebem nesta data os 5,2 milhões nascidos em maio e junho, aprovados no primeiro lote, que recebem o pagamento da terceira parcela.

    Além disso, também recebem os 1,5 milhão de trabalhadores do segundo lote, nascidos em maio e junho, mas estes recebem a segunda parcela.

    E-book Guia do Trabalhador na pandemia

  • Saiba como gastar estrategicamente o saque emergencial do FGTS

    A pandemia do novo Coronavírus impactou drasticamente na redução da renda do trabalhador brasileiro. Com a adoção das medidas de isolamento social, muitos viram sua renda sumir totalmente, porque foram “impedidos” de trabalhar ou porque perderam o emprego.

    Nesta semana, a PNAD Contínua apontou 12, 7 milhões de desempregados no país, em maio. Desde o início da pandemia no país, algumas medidas vêm sendo tomadas para frear o desempego em massa ou para garantir uma renda mínima aos desassistidos. 

    Entre elas estão o auxílio emergencial, criado para garantir recursos a trabalhadores que foram prejudicados pelo atual cenário. De acordo com o IBGE, 76% das pessoas mais pobres tiveram acesso ao benefício.

    Outra ação foi a liberação do saque emergencial de até R$1.045 de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os saques começaram a ser liberados na última segunda-feira, 29.

    Em tempos de grana curta, qualquer dinheiro extra é muito bem-vindo. Entretanto, como fazer um bom uso desse recurso?

    O professor e coordendaor dos cursos de Administração e Ciências Contábis da Anhanguera, em Niterói, Edmundo Lopes, explica que esse dinheiro deve ser destinado a bens e serviços essenciais, e, ainda para reorganizar a vida financeira.

    “Diante desse cenário de grandes incertezas, precisamos estar atentos quanto à destinação do valor do saque do FGTS. Primeiramente, é necessário entender que o valor de R$ 1.045 foi aprovado justamente para reduzir os impactos econômicos causados pela pandemia, ou seja, é um recurso que visa auxiliar as pessoas nesse momento de crise”, pontua.

    Para auxiliar as pessoas no uso inteligente do saque emergencial do FGTS, o especialista enumera algumas dicas estratégicas.

    Foco em bens e serviços essenciais

    O primeiro passo é focar em bens e serviços essenciais, evitando os supérfluos e compras parcelas.

    “Alimentação, itens de higiene, vestuário, contas de água e energia elétrica são alguns exemplos. Caso seja necessário a compra de algum bem durável, deve-se evitar, se for possível, o parcelamento. O ideal é utilizar o recurso do saque do FGTS para complementar o pagamento à vista desses bens salienta”.

    Pague contas atrasadas e poupe para emergências

    Importante aproveitar o momento para quitar contas essenciais atrasadas, já que essas não podem esperar.  Mas, se os gastos estejam em dia e estabilizados,  o dinheiro do FGTS pode ser investido na poupança.

    “Se for possível, devemos guardar uma parte desses recursos para imprevistos que venham surgir ao longo desse período tão delicado que estamos passando”.

    Reorganize a vida financeira

    Em momentos de isolamento social e parcimônia com os gastos, o professor Edmundo relata que pode ser bem interessante agir na reorganização da vida financeira. 

    “Precisamos reavaliar o nosso padrão de consumo e redefinir nossas contas. O momento é delicado e requer nossa atenção quanto à destinação dos nossos recursos financeiros, não somente do valor de R$ 1.045, mas também de toda a nossa renda. É possível readequar nossos gastos, além cancelar o que não precisamos agora”.

    + Governo prorroga auxílio emergencial de R$600 por dois meses

    Evitar gastos com supérfluos e parcelamentos são formas eficientes de
    gastar o saque emergencial do FGTS (Foto: Pixabay)

    Entenda como será o pagamento

    A data de pagamento, de acordo com o calendário divulgado pela Caixa, varia conforme o mês de nascimento do trabalhador. Segundo informações da Agência Brasil, nessa primeira etapa os recursos liberados somam mais de R$3,1 bilhões.

    Já o total de recursos soma mais de R$37,8 bilhões para aproximadamente 60 milhões de brasileiros. O pagamento é realizado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberto automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. 

    Anunciado pelo governo em abril, através de Medida Provisória, esse pagamento é uma das ações para conter os impactos econômicos do Coronavírus. Têm direito ao saque os trabalhadores com contas ativas (emprego atual) ou inativas (empregos anteriores) do FGTS.

    O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, explicou que o crédito digital nas contas dos brasileiros será realizado a cada semana. 

    “Sempre às segundas-feiras, com exceção do dia 8 de setembro, porque dia 7 é feriado. Teremos, a partir do dia 29, pelas próximas 12 semanas, a cada segunda feira, 5 milhões de brasileiros recebendo esse depósito e terão o saque sendo permitido a partir de cada sábado”, afirmou Guimarães.

    Caso não haja movimentação na conta de economia social digital até o dia 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo o trabalhador decidir fazer a emergência, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020. 

    Para mais informações sobre o saque, a Caixa atende pelo site.

    Como consultar valor do saque do FGTS

    Todos os trabalhadores, mesmo os que não nasceram em janeiro, já podem consultar o valor do seu saque emergencial do FGTS pelo site da Caixa Econômica, Internet Banking Caixa, pelo app FGTS ou por telefone (Disque 111 – opção 2). 

    No app, o profissional pode optar por não realizar o saque emergencial ou por devolver o valor para a conta do Fundo, se o crédito já tiver ocorrido. Os trabalhadores que não quiserem sacar o valor devem informar a Caixa com, pelo menos, dez dias antes da data de crédito previsto.

  • Trabalho no exterior: Aiesec tem vagas de intercâmbio em 2021

    A Aiesec, plataforma internacional focada em desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes, tem oportunidades para quem quer viver uma experiência profissional no exterior. É o Programa Talento Global, voltado para pessoas de 18 a 30 anos. 

    Funciona assim: o interessado participa de um processo seletivo com suporte da Aiesec e, se selecionado, poderá ter uma experiência internacional em empresas com duração de três a 12 meses

    Durante esse tempo, o jovem tem a oportunidade de viver o ambiente profissional e corporativo em outro país. O intercambista recebe uma bolsa-auxílio para cobrir os custos básicos, mas também é necessário, antes de iniciar a experiência, pagar uma taxa administrativa.

    As áreas de atuação do Talento Global são: Professor(a) de Idiomas/Línguas, Tecnologia da Informação e áreas de Administração, como Finanças, Gestão, RH e Marketing. Para o processo, são necessários alguns requisitos como: 

    • Inglês avançado;
    • experiência na área que quer atuar; e
    • ter entre 18 e 30 anos. 

    + Estudar no exterior impulsiona carreira e facilita conquista de emprego

    Por causa da pandemia de Covid-19, a Aiesec por enquanto não está com nenhuma vaga de intercâmbio iniciando antes de dezembro de 2020. Os interessados podem entrar em contato com a organização e pedir ajuda para saber mais sobre o contexto atual e as oportunidades para viajar em 2021.

    “Aconselhamos que você esteja ciente de todas as informações recentes publicadas pela OMS ou pela secretaria de saúde do seu estado antes de fazer seus planos de viagem com a Aiesec.”

     

    Intercâmbio
    Organização oferece oportunidades de intercâmbio profissional
    (Foto: Reprodução)

     

    Inscrições são pelo site da Aiesec

    Os interessados no Talento Global Aiesec podem fazer inscrição no site da organização, na página específica voltada para o programa. Será necessário criar um login e oferecer dados pessoais como nome, contato e idade. 

    Após o cadastro, o processo tem mais cinco etapas, pelo menos. A unidade mais próxima da Aiesec do candidato vai realizar um contato inicial, para tirar dúvidas e indicar as vagas disponíveis.

    Também será necessário preparar um currículo em Inglês para enviar para as vagas às quais estiver se candidatando no site, mas a organização promete ajudar com essa etapa. 

    + Como mentir no currículo pode afetar sua carreira? Descubra!

    Após se aplicar nas vagas que se encaixam no perfil, o candidato poderá ser chamado para algumas ao longo do processo. Nesses casos, ele será submetido a uma entrevista. 

    Se selecionado na entrevista, o jovem poderá realizar o intercâmbio após realizar o pagamento da taxa administrativa para a Aiesec. A instituição promete oferecer suporte na preparação e auxílio durante todo o período do intercâmbio.

    Notícias de cursos e capacitação profissional

     

  • Empregabilidade do jovem negro: como atuam as políticas públicas?

    No último mês, o movimento #blacklivesmatter ganhou destaque internacionalmente por conta do assassinato do ex-segurança negro George Floyd, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o movimento fomentou discussões sobre o racismo em diversos aspectos sociais e culturais. E no mercado de trabalho não foi diferente.

    Os jovens negros ainda integram a maior parcela da sociedade que não tem acesso a empregos formais. De acordo com um levantamento divulgado pelo IBGE no fim de 2019, o índice de evasão escolar também é maior para esse público.

    Os dados eram referentes ao ano de 2018. A taxa de jovens pretos ou pardos cursando o ensino superior ou com graduação completa, por exemplo, era de 18,3%, enquanto entre jovens brancos, o percentual era o dobro, de 36,1%.

    De acordo com Cléber Santos Vieira, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABNP), o Brasil sofre, historicamente, um problema educacional muito sério. 

    Segundo ele, esse gargalo que exclui um contingente significativo de jovens negros do acesso à educação ainda é reflexo do período pós-abolição da escravatura. E isso traz consequências para o mercado de trabalho.

    “O acesso e permanência nas escolas e universidades é um fator importante para essa ocupação no emprego formal. Nós temos um gargalo no ensino médio em que um contingente importante de estudantes, com idade de 13 e 14 anos, estão na escola, mas depois precisam sair para ajudar suas famílias na renda domiciliar. Isso é uma exclusão”, analisou. 

     

    Jovens Negros
    Jovens negros ainda enfrentam diversas dificuldades para inserção
    no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

     

    Políticas Públicas visam a diminuição das desigualdades raciais

    Desde 2001, o Brasil é signatário dos protocolos internacionais de combate a todas as formas de discriminação racial, xenofobia e correlatos. Tais acordos preveem ações para promoção de equidade social e racial.

    Por conta disso, aqui no Brasil foram estabelecidas algumas políticas públicas em prol das ações listadas no acordo internacional. Entre elas, as políticas afirmativas que abrangem os acessos às universidades, ao serviço público e a programas de pós-graduação.

    “Se nós temos um contingente de cotistas significativo, então somos levados a pensar na formação acadêmica a longo prazo e numa formação qualificada em várias áreas do conhecimento, para que, quando o estudante conclua sua graduação ou sua pós graduação, ele tenha mais condições de ocupar espaços no mercado formal”, ressaltou Vieira.

    Ainda de acordo com o pesquisador, as políticas públicas podem contribuir muito para combater essa desigualdade, não apenas abrindo os espaços, mas assegurando uma permanência de qualidade desses jovens na educação. Além disso, o poder público tem um papel fundamental na fiscalização das políticas de combate às desigualdades raciais.

    No entanto, segundo Vieira, a sociedade ainda precisa assimilar que o racismo no Brasil é um problema de todos. “Resolver o problema das negras e dos negros significa resolver um problema de mais de 54% da população brasileira. Significa resolver a questão das desigualdades raciais que, evidentemente, desdobram-se nas desigualdades sociais.”

    + 132 anos pós-abolição: a luta contra o racismo no mercado de trabalho

    Empresas privadas precisam assumir um compromisso com a justiça social

    Valdirene Silva de Assis, procuradora do trabalho, coordenadora da Coordigualdade (MPTSP) e coordenadora do Fórum de Combate ao Racismo e do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros (MPT), atua diretamente em iniciativas que visam a solucionar essa desigualdade no mercado de trabalho.

    Para ela, as ações afirmativas são instrumentos poderosos para a promoção de justiça social. Além disso, a iniciativa privada, que responde por um número significativo de postos de trabalho no país, também precisa ter um compromisso com a justiça social e com ações de prevenção e combate a toda forma de discriminação. 

    “As empresas precisam revisar seus processos seletivos e suas políticas internas de Gestão de Pessoas, a fim de efetivar políticas de equidade racial”, destacou.

    Valdirene ressaltou que é importante compreender a responsabilidade do Estado em desenvolver políticas para o enfrentamento desse processo e para a promoção da equidade e de condições de uma vida digna e justa a todas as pessoas. “Precisamos enxergar, também, que a sociedade como um todo deve se comprometer com o princípio da não discriminação e o princípio da equidade racial porque afeta a todos nós.”

    Botão com link para Newsletter

    MPT desenvolve projeto em conjunto com a iniciativa privada em prol da equidade racial

    Nesse sentido, o Ministério Público do Trabalho está realizando um projeto nacional de inclusão de jovens negros e negras universitários no mercado de trabalho. A iniciativa é coordenada por Valdirene.

    O projeto selecionou três segmentos econômicos, considerando sua relevância, e busca promover e incentivar a inclusão desses jovens nesses setores. São eles:

    Publicidade

    Segundo a procuradora do trabalho, o segmento foi escolhido por conta de seu potencial para formar opinião e porque quando visto de fora mostra “a cara” que o país tem. Portanto, deve espelhar sua democracia e diversidade. Para isso, precisa ter em seus quadros pessoas negras atuando.

    Advocacia

    De acordo com uma pesquisa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), menos de 1% dos profissionais que trabalham nas grandes bancas de advocacia do país são negros. Por isso, a escolha desse setor. Além disso, este é o segmento que opera o Direito, área que, inclusive, aconselha empresas sobre seus processos seletivos e sobre a sua Gestão de Pessoas. 

    Empresarial

    Para a escolha desse setor, outros dados foram analisados. Segundo uma pesquisa do Instituto Ethos, nas 500 maiores empresas que atuam no país, apenas 0,5% têm mulheres negras no quadro de executivos.

    “Nós escolhemos os três segmentos (advocacia, publicidade e empresarial) buscando elevar em 30% o número de jovens negros e negras universitários contratados por empresas desses setores. Seja através do estágio, dos processos seletivos de trainee ou de cargos efetivos de emprego, no sentido mais amplo”, explicou Valdirene.

    A iniciativa também prevê progressões de carreira e acesso a postos de gestão. As atividades do projeto foram iniciadas em julho do ano passado e contam com uma abrangência nacional, a fim de envolver procuradores do trabalho em todo o país.

    + Evento vai apresentar jovens aos grandes empregadores. Se inscreva!

    Empresas participantes recebem orientações do MPT

    O próprio Ministério Público seleciona as empresas que vão participar do projeto. A escolha leva em consideração a importância que essas instituições têm para o seu segmento e seu poder de inclusão e de propagação dessas políticas de igualdade étnico-racial.

    A partir daí, o MPT promove grupos de discussões, que agora realizam encontros de maneira virtual, onde as empresas apresentam o que estão realizando e trocam experiências umas com as outras sobre o que pode ser feito de forma mais efetiva pela inclusão.

    O Ministério Público, por sua vez, acompanha esse trabalho, registrando as evoluções das efetivas contratações, das estratégias que estão sendo adotadas e, também, auxilia essas empresas nos pontos em que elas precisarem para estruturação dessas políticas.

    “Nós garantimos esses espaços de discussão onde vamos acompanhando, apresentando projetos e apresentando o nosso pacto pela inclusão. Esse é um programa que já traz as estratégias que nós recomendamos como importantes medidas a serem adotadas pelas empresas para que elas, de fato, possam ter uma política interna de equidade étnico-racial.”

    Valdirene explicou que nesse primeiro momento a atuação do Ministério Público é promocional. Ou seja, o MPT ainda não adota uma postura punitiva. A ideia é promover a equidade racial, trazer as empresas para dialogarem com o Ministério Público e acompanhar a construção dessas políticas. 

    “Nós não estamos punindo as empresas ou atuando com vistas a uma punição pelo fato de ser uma atuação nova e de entendermos o que eles precisam, de fato, pra se reordenarem nessa nova lógica.”

    + Amaro tem banco de talentos dedicado a profissionais negros

    Valdirene de Assis
    “É muito importante entender o papel do racismo estrutural e de seus
    impactos para que possamos entender porque os jovens negros
    têm mais dificuldade de acesso ao mercado formal.”
    (Foto: Arquivo Pessoal)

     

    Iniciativa já apresenta resultados positivos em um dos segmentos escolhidos

    No segmento de Publicidade, por exemplo, já podem ser identificados avanços. Em São Paulo, onde estão localizadas algumas das maiores agências de publicidade do país, foi feita uma adesão em massa pelo pacto de inclusão de jovens negros. “Isso aconteceu em setembro do ano passado no maior evento da área, o Clube da Criação. Recebi os CEOs dessas agências, que fizeram a adesão formal ao pacto e se comprometeram a fazer a adoção dessas políticas internas”, contou.

    De acordo com Valdirene, o que o MPT observou depois disso, considerando os registros apresentados pelas próprias empresas e as campanhas realizadas desde então, foi que o mercado publicitário está investindo mais na contratação de profissionais negros e na instauração de políticas de equidade étinico-racial num sentido maior, por meio da realização de eventos internos e capacitações.

    “Entendemos que essa estratégia do MPT é efetiva e exitosa”, analisou Valdirene.

    + 43% dos universitários negros não falam Inglês, diz pesquisa

    MPT realizará feira virtual de inclusão de jovens negros no mercado de trabalho

    Outro grupo muito importante dentro dessa iniciativa é o das empresas de assessoria de RH (empresas de seleção e recrutamento). A procuradora do trabalho destacou que essas instituições também fizeram um pacto pela inclusão de forma coletiva. Entre elas, Cia de Talentos, CIEE, Empregafro, e outras. 

    “Essas são empresas muito importantes na estrutura do projeto porque são elas que realizam os processos seletivos de muitas outras. Então, vê-las envolvidas com o projeto de inclusão de jovens negros é uma tranquilidade de que o projeto está caminhando para o êxito máximo”, ressaltou Valdirene.

    O próximo passo será a realização de uma feira de inclusão de jovens negros e negras, que será realizada em um formato digital. A “Afro Presença Digital”, como foi batizado o evento, será feita em colaboração com as empresas de RH e de outros segmentos e universidades. A feira tem previsão para acontecer no início de agosto.

    No evento, os jovens terão acesso a oficinas de capacitação e palestras. “Teremos a presença de universidades, CEOS, representantes de movimentos sociais, entidades públicas e privadas — inclusive organismos internacionais —, que estarão conosco em painéis, debatendo a questão da inclusão racial no mercado de trabalho.”

    A Feira também terá um viés social, com a disponibilização de acesso à internet aos jovens negros universitários. O intuito é liberar o acesso para que eles possam não só participar desse evento online, mas também para favorecer sua permanência em seus cursos, uma vez que a exclusão digital é um problema relevante para este público.

    Os organizadores da feira estudam meios de liberar o acesso a internet por um determinado período, após a realização do evento.

  • Cubo Itaú anuncia mais de 500 oportunidades de emprego

    As startups e grandes empresas mantenedoras do Cubo Itaú estão com oportunidades de emprego abertas, sobretudo no setor de tecnologia. A oferta é superior a 500 vagas para o maior hub de empreendedorismo da América Latina.

    O quantitativo indica como alguns setores estão conseguindo atravessar a crise decorrente da pandemia do novo Coronavírus. De modo a oferecer oportunidades, abrir vagas e ampliar o quadro de funcionários efetivos e temporários.

    Entre eles, destaca-se o setor de tecnologia. Para continuar as operações durante o isolamento social, migrar para o ambiente digital foi mais do que necessário para companhias de todo o país.

    “É de extrema relevância mostrar que existe um mercado aquecido, que demanda e precisa contratar, mesmo em meio a tantas incertezas na economia”, diz Renata Zanuto, co-head do Cubo Itaú.

    Somente a Dasa, parceira do hub na vertical Cubo Health, tem mais de 100 postos de trabalho disponíveis. Entre os profissionais procurados estão desenvolvedores, arquitetos de soluções, agilistas, QA Tester, engenheiro de dados, especialistas UX/UI e cientista de dados.

    Aprenda sobre design e projetos com o Gama Start!

    Confira as chances disponíveis e faça sua inscrição para Dasa!

    Cubo Itaú tem mais de 500 vagas de emprego abertas
    Cubo Itaú divulga mais de 500 vagas de emprego abertas
    (Foto: Divulgação)

     

    Já a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, oferta mais de 10 oportunidades em áreas como Produtos e Clientes, Tecnologia e Operações. Essa é outra empresa que faz parte do portfólio do hub. Se inscreva pelo link.

    A Now, que atua no setor supermercadista – um dos que mais apresentaram crescimento na pandemia – apresenta 43 vagas abertas. Tais oportunidades vão desde executivo comercial de contas à compra e entrega de produtos de supermercado. A base salarial varia de acordo com cada cargo.

    Enquanto na BossaBox, marketplace que conecta projetos a freelancers, são quatro chances disponíveis para cargos como growth marketing e fata analyst. Para mais informações sobre vagas das startups do Cubo Itaú acesse o site

    + Sebrae e Caixa abrem inscrições do 2º Desafio Startups Caixa
    + Empregabilidade do jovem negro: como atuam as políticas públicas?

    Cubo Itaú já preencheu 200 vagas de forma remota

    No mês de maio, durante o período de distanciamento social causado pela pandemia do Coronavírus, o Cubo Itaú realizou a segunda edição do Cubo For Devs. O objetivo foi aproximar a comunidade de desenvolvedores ao universo do ecossistema de inovação.

    De acordo com a hub, quase 200 vagas de trabalho foram preenchidas em uma feira de contratações totalmente online. De modo a obedecer as orientações de isolamento social para redução da curva de contágio do vírus.

    O Cubo Itaú foi inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures. Ele é o maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina e uma organização sem fins lucrativos que acelera a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups.

    O hub está localizado na região da Vila Olímpia, em São Paulo. Em toda a sua rede, física e digital, tem mais de 300 startups, contemplando empreendedores de todo o país. O espaço ainda oferece workshops, palestras e encontros relevantes para o crescimento do ecossistema de inovação.

  • Nube oferece 1.865 vagas de estágio esta semana. Confira!

    Esta semana a Nube, empresa de seleção e recrutamento de estudantes, está oferecendo 1.865 vagas de estágio em todo o país. As chances são para estagiários dos ensinos médio, técnico, tecnólogo e superior. 

    Há vagas para estudantes do período matutino ou noturno. As oportunidades contemplam diferentes cursos, como Administração, Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Marketing, Nutrição, Tecnologia da Informação, entre outros.

    Além das vagas para os estudantes do ensino médio e técnico. As bolsas-auxílio variam de R$ 520,00 a R$ 2.000, dependendo da vaga. Os interessados podem se cadastrar gratuitamente pelo site da Nube.

    Outra opção é fazer contato via telefone (11) 3514-9300 e informar o código OE referente à vaga desejada. Todos os os serviços oferecidos pela Nube são gratuitos.

    + Nestlé inscreve para Programa de Estágio durante todo o ano

    Computador
    Interessados devem se candidatar no site da Nube (Foto: Divulgação)

     

    Confira algumas oportunidades de estágio oferecidas esta semana

    ► Administração
    Semestre: cursando do 5º ao 11º semestre
    Bolsa-auxílio: R$2 mil
    Código OE: 192660

    ► Arquitetura
    Semestre: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 1º semestre de 2025
    Bolsa-auxílio: R$700
    Código OE: 193571

    ► Atendimento ao cliente
    Semestre: cursando do 2º ao 6º semestre
    Bolsa-auxílio: R$980
    Código OE: 157492

    ► Auditoria
    Semestre: cursando do 2º ao 6º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$890
    Código OE: 128483

    ► Cobrança
    Semestre: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2023
    Bolsa-auxílio: R$900
    Código OE:192766

    ► Comercial
    Semestre: cursando do 2º ao 10º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$1 mil
    Código OE: 116447

    ► Comércio exterior
    Semestre: conclusão do 1º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2021
    Bolsa-auxílio: R$1,5 mil
    Código OE: 189273

    ► Compras
    Semestre: cursando do 4º ao 6º semestre
    Bolsa-auxílio: R$1mil
    Código OE: 193609

    ► Comunicação
    Semestre: cursando do 4º ao 7º semestre
    Bolsa-auxílio: R$ 1.150
    Código OE: 177878

    ► Contabilidade
    Semestre: cursando do 1º ao 6º semestre 
    Bolsa-auxílio: R$1,8 mil
    Código OE: 129416

    ► Design 
    Semestre: conclusão no 2º semestre de 2020
    Bolsa-auxílio: R$ 1 mil
    Código OE: 193313

    ► Direito
    Semestre: cursando do 3º ao 7º semestre
    Bolsa-auxílio: R$ 700
    Código OE: 102074

    ► Edificações
    Semestre: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$ 1 mil
    Código OE: 193469

    ► Eletrônica
    Semestre: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$750
    Código OE: 50654

    ► Engenharia
    Semestre: cursando do 7º ao 9º semestre
    Bolsa-auxílio: R$1.515,80
    Código OE: 193601

    ► Estoque
    Semestre: Conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2024
    Bolsa-auxílio: R$800
    Código OE: 193141

    ► Farmácia
    Semestre: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2024
    Bolsa-auxílio: R$979
    Código OE: 185001

    ► Gastronomia
    Semestre: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$1,2 mil
    Código OE: 187528

    ► Informática
    Semestre: cursando do 5º ao 8º semestre
    Bolsa-auxílio: R$900
    Código OE: 193300

    ► Logística
    Semestre: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 1º semestre de 2023
    Bolsa-auxílio: R$800
    Código OE: 183486

    ► Marketing
    Semestre: conclusão do 2º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2023
    Bolsa-auxílio: R$1,5 mil
    Código OE: 193508

    ► Mecânica
    Semestre: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 1º semestre de 2021
    Bolsa-auxílio: R$800
    Código OE: 193568

    ► Mídias Sociais
    Semestre: Conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2024
    Bolsa-auxílio: R$1,2 mil
    Código OE: 193389

    ► Música 
    Semestre: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2023
    Bolsa-auxílio: R$520
    Código OE: 191128

    ► Nutrição 
    Semestre: conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2020
    Bolsa-auxílio: R$900
    Código OE: 191047

    ► Odontologia
    Semestre: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$800
    Código OE: 158835

    ► Pedagogia 
    Semestre: Conclusão do 2º semestre de 2020 ao 2º semestre de 2023
    Bolsa-auxílio: R$520
    Código OE: 171971

    ► Publicidade e propaganda
    Semestre: conclusão do 1º sem. de 2021 ao 2º sem. de 2023
    Bolsa-auxílio: R$800
    Código OE: 193100

    ► Química
    Semestre: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$1.071
    Código OE: 193490

    ► Recepção
    Semestre: cursando do 2º ao 6º semestre
    Bolsa-auxílio: R$800
    Código OE: 193523

    ► Recursos Humanos 
    Semestre: conclusão do 1º semestre de 2022 ao 2º semestre de 2023
    Bolsa-auxílio:R$1,5 mil
    Código OE: 162798

    ► Saúde e Bem Estar
    Semestre: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio:R$650
    Código OE: 193430

    ► Segurança do Trabalho
    Semestre: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2025
    Bolsa-auxílio:R$1 mil
    Código OE: 193379

    ► Tecnologia da Informação
    Semestre: cursando do 3º ao 10º semestre
    Bolsa-auxílio: R$1.408
    Código OE: 193536

    ► Vendas
    Semestre: conclusão do 1º semestre de 2021 ao 2º semestre de 2022
    Bolsa-auxílio: R$600
    Código OE: 193188

  • Mercado Livre abre inscrições para formação de empreendedores

    Empreendedores do Brasil e da América Latina podem concorrer a uma formação on-line, que os ajudará a alavancar seus negócios. A iniciativa, promovida pelo e-commerce Mercado Livre, pretende colaborar com a estratégia comercial dos negócios participantes.

    Outras três organizações do sistema empreendedor também apoiam a  2º edição do “Empreender com Impacto”. São elas: Giral, Éditodos e Semente de Negócios. 

    A ideia é também fortalecer empreendedores latino-americanos que geram impactos positivos para o meio ambiente, a sociedade e as comunidades em que atuam.

    O programa será realizado entre os meses de julho e setembro. Os interessados terão até o dia 17 deste mês para se candidatar, no site do Empreender com Impacto.

    + Trabalho no exterior: Aiesec tem vagas de intercâmbio em 2021

    Aulas serão ministradas toda terça, entre os meses de julho e setembro
    (Foto: Pixabay)

     

    Programa pode render premiação aos participantes

    Durante a formação on-line, serão realizadas mentorias e haverá a disponibilização de conteúdos práticos, elaborados a partir da experiência do Mercado Livre. A capacitação terá como foco as estratégias de acesso ao mercado e comercialização.

    Para auxiliar com as aulas e mentorias, o programa contará com um time de especialistas em sustentabilidade, comercialização, economia, desenvolvimento local, planejamento, finanças e estratégia.

    Todos os participantes passarão por um processo de seleção nacional. Os melhores colocados irão concorrer ao prêmio Empreender com Impacto, junto com outros finalistas da América Latina.

    Dessa premiação, serão escolhidos três empreendedores que receberão um capital semente para alavancar ainda mais os impactos positivos gerados por seus negócios. A premiação é de:

    • 1º lugar: USD 20 mil; 
    • 2º lugar: USD 10 mil;
    • 3º lugar: USD 5 mil.

    Botão com link para Newsletter

    Confira a grade de aulas programadas durante a formação

    Após a inscrição, os candidatos devem aguardar a confirmação de sua inscrição e demais orientações no e-mail. Os selecionados deverão  participar de oito aulas e cinco webnars, focados em acesso a mercados e comercialização.

    Os encontros serão realizados sempre às terças-feiras, das 19h às 21h. A programação foi agendada da seguinte forma:

    • Aula 1 (21/07): identidade empreendedora, canvas B, teoria da mudança, certificações e avaliação de mercado;
    • Aula 2 (28/07): inteligência de mercado, matriz SWOT, CRM, análise de dados e Business Intelligence;
    • Aula 3 (04/08): gestão de dados, perfis de consumidores, análise de concorrência e identificação de oportunidades;
    • Aula 4 (11/08): gestão por OKRs, mix de Marketing (4Ps) e plano de comunicação;
    • Aula 5 (18/08): storytelling, histórias de impacto, estratégias de engajamento e marketing digital;
    • Aula 6 (25/08): canvas B, cadeia de valor, finanças e operação Logística;
    • Aula 7 (01/09): ferramenta de gestão, inclusão produtiva e proposta de valor;
    • Aula 8 (08/09): comportamento, inovação, flexibilidade e protagonismo;
    • Apresentação dos trabalhos finais (15/09).
  • Programa do Itaú para candidato PcD seleciona profissionais de TI

    O Itaú Unibanco está com oportunidades de emprego abertas para o DiversiTech, programa voltado para pessoas com deficiência (PcD). A oferta é para quem estuda ou trabalha com Engenharia de Software, Dados, Segurança da Informação, Projetos e Processos em TI e Arquitetura em todos os níveis de conhecimento (júnior, pleno e sênior).

    Os profissionais atuarão em times ágeis e multidisciplinares com temas de Tecnologia: Engenharia de Software, Dados, Segurança da Informação, Projetos e Processos em TI e Arquitetura.

    Eles também serão responsáveis por estudar tendências de mercado de tecnologia para contribuir com insights para evolução do negócio. As oportunidades estão disponíveis para todo país. As inscrições ficam abertas até 1º de agosto, pelo site Vagas.com.

    O valor da remuneração será a combinar, porém, de forma compatível com o mercado financeiro. Os selecionados terão direito aos seguintes benefícios:

    • Assistência médica;
    • Assistência odontológica;
    • Seguro de vida;
    • Auxílio-refeição;
    • Auxílio-alimentação;
    • Vale-transporte ;
    • Participação nos Lucros e Resultados;
    • Previdência Complementar.

    + B2W abre vagas, na área de Tecnologia exclusivas para mulheres

    Além disso, os profissionais terão horário flexível, convênio com o Gympass, Smartfit e Bio Ritmo, convênio com a Univers (Drogasil e Droga Raia), visitas, reservas e hospedagem no Itaú Unibanco Clube (Guarapiranga, Itanhaém e São Sebastião).

     

    Itaú Unibanco abre oportunidades de emprego para pessoas com deficiência
    Itaú Unibanco abre oportunidades de emprego para pessoas com
    deficiência (Foto: Divulgação)

     

    Além do Mundo IU (vantagens e descontos em lojas e serviços de diversos parceiros no Brasil e na América Latina), bicicletário, ambientes de descompressão: sala de jogos, música, leitura, etc. Galeria de serviços dentro dos polos: restaurante, refeitório, café, esmalteria, espaço de massagem, lavanderia, ateliê de costura, livraria e papelaria, farmácia e academia.

    O Itaú não informou o número total de vagas abertas nem o quantitativo por região. 

    + Intercâmbio com acessibilidade: conheça os melhores destinos para PCDs

    Objetivo do programa é valorizar os profissionais

    De acordo com o Itaú Unibanco, a meta do programa DiversiTech é valorizar os profissionais. “Pessoas são o nosso maior ativo, pois cuidam do nosso bem mais precioso: o cliente. Por isso, vivemos verdadeiramente a nossa cultura organizacional, valorizamos e respeitamos a diversidade e o protagonismo dos nossos colaboradores em todas as nossas relações”, diz a empresa.

    enlightened O Itaú espera por um profissional autêntico, inclusive na forma de se vestir, para exercer todo o seu potencial, focar no seu desenvolvimento e nas soluções para os nossos clientes. Na Tecnologia, os times são multidisciplinares, com diversas especialidades, e trabalham com práticas ágeis e lean, focadas no aprendizado contínuo e colaboração.
  • Inscrições para o Sisu 2º semestre terminam nesta sexta, 10

    Quem fez o Enem 2019 e quer disputar uma vaga no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada deve ficar atento. O período de inscrições para o Sisu do 2º semestre deste ano (Sisu 2020.2), que teve início na terça-feira, 7, termina nesta sexta-feira, 10.

    A inscrição ocorre pela página do Sisu, na qual o candidato já pode consultar a oferta das vagas por curso, instituição e município. Importante lembrar que só pode concorrer quem não zerou a redação do Enem 2019.

    Para realizar a inscrição será exigida a senha do cadastro no portal de serviços do Governo Federal. Quem ainda não se cadastrou ou esqueceu a senha e precisa recuperá-la, deve providenciar esses dados com antecedência no acesso.gov.br

    Os candidatos só terão quatro dias, de terça a sexta, para escolher as vagas e se inscrever no Sisu. Por isso, o MEC recomenda que os interessados se preparem conferindo a senha e outros dados antes, para não ter problemas no ato da inscrição. 

    Resultados a partir do dia 14

    Os resultados do Sisu 2020.2 serão divulgados no dia 14 de julho e as matrículas vão de 16 a 21 do mesmo mês. Durante esse período, os candidatos também podem manifestar interesse para lista de espera dos cursos.

    Neste segundo semestre, o sistema disponibiliza 51.924 vagas em 1.542 cursos, oferecidos em 57 instituições públicas de educação superior. Os dados são do Ministério da Educação. 

    Cursos EaD também serão ofertados pelo Sisu

    Uma portaria publicada em maio deste ano amplia as possibilidades de ingresso de estudantes em um curso de graduação. De acordo com o MEC, o Sisu passará a contar com a modalidade de ensino a distância (EaD)

    A alteração já estará valendo no processo seletivo do segundo semestre deste ano do programa. Além de ter permitido a ampliação das possibilidades para quem pretende ocupar uma vaga no ensino superior público, o MEC ainda comunicou algumas mudanças para as instituições que ofertam vagas pelo Sisu, sendo elas:

    • A disponibilização de meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação digitalizada exigida para a matrícula;
    • a publicação, em suas páginas eletrônicas na internet, da lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.

     

    Sisu 2020.2
    Inscrições do Sisu 2020.2 vão até sexta, 10
    (Foto: Reprodução)

     

    Enem 2020: data do exame pode ficar para maio

    Enquanto isso, quem quer prestar o próximo Exame Nacional do Ensino Médio ainda aguarda uma definição sobre a data. Inicialmente, as provas seriam aplicadas em novembro, mas foram adiadas por causa da pandemia de Covid-19. 

    No último dia 1º, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o resultado da enquete para a escolha do novo período de aplicação das provas

    Para 49,7% dos estudantes, o Enem 2020 impresso deve ser aplicado nos dias 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital nos 16 e 23 de maio. As outras opções de data eram entre dezembro deste ano e janeiro de 2020.

    A pesquisa com os estudantes não é determinante para a escolha da data oficial, como explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes. O exame poderá, inclusive, ocorrer em data diferente daquelas que foram colocadas na enquete.

    Mas a opinião dos alunos será levada em conta para a definição. O Enem 2020 tem pouco mais de 5,7 milhões de inscritos. A expectativa é que a data seja anunciada em cerca de duas semanas.

    O MEC e o Inep irão agora consultar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que estão tratando do cronograma das aulas no ensino médio, e as associações que representam as instituições de ensino superior, para saber quando pretendem começar o primeiro semestre ano que vem.