Categoria: SAÚDE GOV

  • Em evento internacional, ministro Alexandre Padilha destaca inovação e soberania em saúde do Brasil

    Em evento internacional, ministro Alexandre Padilha destaca inovação e soberania em saúde do Brasil

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, nesta terça-feira (05), da abertura do Fifarma Annual Summit 2026, realizado em Brasília (DF). O evento reúne especialistas de diversos países para discutir os desafios e as oportunidades no desenvolvimento de tecnologias em saúde, com foco no acesso a tratamentos e na sustentabilidade dos sistemas de saúde.

    Durante sua fala, Padilha destacou o Brasil como uma potência no fortalecimento de inovações que integram políticas públicas, produção e ciência como estratégia para a soberania nacional. Ressaltou o cuidado especializado, em tempo oportuno, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que garante atendimento universal a mais de 200 milhões de pessoas, com uma estrutura qualificada que vai da atenção básica a procedimentos de alta complexidade, como transplantes.

    “Esse é um encontro fundamental para a apresentação de novas ideias que podem integrar a saúde em todo o mundo, principalmente na América Latina. A parceria com o setor produtivo é essencial para gerar desenvolvimento e ampliar o acesso aos cidadãos, buscando reduzir a desigualdade. Com uma cooperação internacional estruturada, podemos construir algo diferente para o mundo, combinando a inovação com o cuidado para todos”, disse o ministro.

    A regulamentação da Lei de Pesquisa Clínica também foi citada como um grande avanço do país, buscando aumentar a participação em estudos globais com mais segurança jurídica, bem como ampliar os investimentos em inovação e impulsionar um setor estratégico para o desenvolvimento científico e industrial. Nesse contexto para o desenvolvimento da inovação, o Governo do Brasil trabalha para impulsionar o desenvolvimento da indústria farmacêutica local e fortalecer as agências reguladoras, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem adotado medidas para agilizar registros e ampliar o acesso da população a novos tratamentos.

    Fotos: João Risi / MS
    Fotos: João Risi / MS

    Fortalecimento da produção nacional de tecnologias

    Como parte da estratégia de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis), em 2025 foram anunciadas 31 novas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), que preveem a transferência de tecnologia para a produção nacional de medicamentos, vacinas e outras tecnologias em saúde voltadas ao tratamento de câncer, doenças raras, esclerose múltipla, entre outras.

    Atualmente, há 162 PDPs vigentes, com R$ 36,8 bilhões em investimentos e a participação de instituições públicas e privadas.

    PPClin

    Em abril deste ano, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Pesquisa Clínica (PPClin), que cria diretrizes para integrar instituições científicas, órgãos reguladores e o setor produtivo, com foco em transformar conhecimento em soluções práticas para o SUS. Na ocasião, também foi anunciado investimento de R$ 120 milhões para fortalecer a pesquisa clínica no Brasil, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). De 2023 a 2025, os investimentos em pesquisa clínica somaram mais de R$ 1,4 bilhão, quase o triplo do valor aplicado no período anterior.

    Taís Nascimento
    Ministério da Saúde 

  • Com nova rodada, carretas do Agora Tem Especialistas atingem a marca de 1.700 municípios atendidos no país

    As carretas de saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia do programa Agora Tem Especialistas já atenderam pacientes de mais de 1.700 municípios brasileiros em seis meses. Com mais de 36,3 mil km rodados em todos os cantos do país, quase uma volta completa na Terra, as 71 unidades móveis em ação ampliam a oferta de atendimento especializado e reduzem o tempo de espera da população.

    Em uma nova rodada de deslocamentos desde a última sexta-feira (30/4), mais nove cidades passam a receber os atendimentos das carretas, com foco em cuidados preventivos, no diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero, na realização de procedimentos oftalmológicos e de exames de imagem essenciais para a definição de condutas médicas.

    As carretas de saúde da mulher estarão posicionadas em União dos Palmares (AL), Guajará (AM), Formosa (GO) e Volta Redonda (RJ). Em Parnarama (MA), São José da Lapa (MG), Complexo da Penha, no Rio de Janeiro (RJ) e Cachoeirinha (RS), a população terá atendimento em exames de imagem. Já Corrente (PI) receberá a unidade móvel de oftalmologia.

    “É o SUS indo até onde o cidadão está para resolver gargalos históricos. Estamos levando especialistas e exames de alta complexidade diretamente para as regiões que mais precisam. Por onde as carretas passam, elas zeram filas e levam atendimento de qualidade para as pessoas. Com as unidades móveis do Agora Tem Especialistas, não levamos apenas o médico, mas a solução completa, com consulta, diagnóstico e encaminhamento para o tratamento, se necessário”, afirma o ministro Alexandre Padilha.

    Ao todo, já foram atendidas 90 mil pessoas, com mais de 247,2 mil procedimentos realizados. Em oftalmologia, 17,7 mil pessoas recuperaram a visão após cirurgias de catarata.

    Estrutura moderna e atendimento especializado

    As unidades com atendimento em saúde da mulher contam com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, que estão prontos para ofertar consultas ginecológicas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais e até biópsias.

    As carretas para exames de imagem também contam com atendimento multidisciplinar e realizam exames de apoio ao diagnóstico essenciais para a definição de tratamentos e encaminhamentos. Já nas unidades de atendimento em oftalmologia, além das cirurgias de catarata, as equipes estão aptas a realizar outros procedimentos, como mapeamento de retina e ultrassom ocular.

    Podem receber o atendimento pacientes do SUS previamente agendados e encaminhados pelas Secretarias de Saúde locais. Isso porque o programa do Governo do Brasil foi criado para desafogar a demanda reprimida por serviços especializados, em apoio aos estados e municípios. Desde o início dos atendimentos, 29 municípios já zeraram a fila, um dos principais objetivos do programa Agora Tem Especialistas.

    Foto: Narley Resende/MS
    Foto: Narley Resende/MS

    Reforço no programa

    O objetivo do Ministério da Saúde é fechar o ano com 150 unidades em pleno funcionamento, todas estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais. Para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado, o Agora Tem Especialistas também atua com mutirões em finais de semana; a reativação de espaços ociosos em hospitais públicos; a ampliação do horário de atendimento em policlínicas; o provimento de mais médicos especialistas; o atendimento gratuito a pacientes do SUS em hospitais privados e filantrópicos que têm como contrapartida o recebimento de créditos financeiros para abatimento de tributos federais; o transporte de pacientes que precisam de tratamento fora de seus municípios; entre outras iniciativas.

    A iniciativa também realiza mutirões de exames e cirurgias – incluindo, em março deste ano, o maior mutirão voltado à saúde da mulher, com 230 mil atendimentos e mais de 200 hospitais envolvidos. Com o reforço do Agora Tem Especialistas, o SUS bateu recorde de cirurgias eletivas com a marca de 14,9 milhões de procedimentos em 2025, um aumento de 42% em relação a 2022, além da marca inédita de 1,3 milhão de exames e 14 milhões de internações. 

  • Academia da Saúde: 1ª Mostra de Boas Práticas reúne 15 experiências exitosas de todas as regiões do País

    Na quarta-feira (29), o Ministério da Saúde reconheceu 15 experiências exitosas promovidas por municípios brasileiros na 1ª Mostra de Boas Práticas do Programa Academia da Saúde. O objetivo foi promover e valorizar iniciativas desenvolvidas nos territórios, fortalecendo a troca de conhecimentos, qualificando a implementação do Programa e contribuindo para o aprimoramento das ações de promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

     A coordenadora de Práticas Corporais e Atividade Física na Atenção Primária à Saúde, Laura Ota, ressalta que a Academia da Saúde contribui para além da redução da inatividade física. “Esses serviços também potencializam o acesso a ações de promoção da saúde, a socialização, o fortalecimento de laços e melhorias de condições e modos de vida da comunidade, a valorização da cultura promovida no território e o vínculo das pessoas com o SUS”, explica.

    Confira as temáticas de cada iniciativa apresentada na mostra:

    • Araçuaí (MG)
      Lutar para crescer – Inclusão, Disciplina e Saúde: Muay Thai e Jiu Jitsu com foco em crianças
    • Bragança (PA)

      Promoção da Saúde e Prevenção na Praia de Ajuruteua: fortalecimento dos laços comunitários e valorização da cultura por meio da dança e de outras atividades

    • Ilhabela (SP)
      Projeto Peixinho Azul: natação e atividades na piscina para crianças no espectro autista e seus pais
    • Campo Brito (SE)
      Hidroginástica na Academia da Saúde – ginástica aeróbica, ginástica localizada, treinamento de força e yoga: com atendimento voltado a pessoas com fibromialgia
    • Inhuma (PI)
      Saúde que transforma – território, resgate cultural e atenção multiprofissional: inclui atividade física ao ar livre na orla da lagoa, focada em adultos, pessoas idosas e com doenças crônicas
    • Guamiranga (PR)

      Projeto Movimenta Guamiranga: inclui a oferta de práticas corporais e atividades físicas voltadas à funcionalidade, autonomia e qualidade de vida, além da realização de eventos de promoção da saúde, e mudou a forma de ver saúde no município

    • Trindade (GO)
      Movimento que transforma: inclui práticas corporais para diferentes ciclos de vida, atividades multiprofissionais e ações de educação em saúde
    • Nova Bandeirantes (MT)
      Transformação do cuidado em Nova Bandeirantes: espaço regular de cuidado, convivência e estímulo a novas hábitos e modos de vida, com oferta de hidroginástica, grupos de educação em saúde, práticas integrativas, entre outras
    • Deodápolis (MS)
      Viver em movimento: ampliação da integração comunitária, incluindo práticas corporais com pessoas idosas, como danças, articuladas à valorização da cultura local e ao desenvolvimento de ações intersetoriais, fortalecendo vínculos, autonomia e cuidado
    • Senador Salgado Filho (RS)
      Câmbio na Atenção Básica: promoção do envelhecimento ativo e fortalecimento comunitário no Programa Academia da Saúde
    • Ji Paraná (RO)
      Grupo Idade Feliz: envelhecimento ativo, cuidado integral e fortalecimento da autonomia de pessoas idosas no Polo Academia da Saúde em um município da Amazônia Legal
    • Belo Horizonte (MG)
      Jogos da Saúde Regional Venda Nova: uniu esporte, lazer e convivência como instrumentos de promoção da qualidade de vida e da socialização dos idosos
    • Rio Branco (AC)
      PAS no Acre: fortalecimento da gestão e qualificação das ações municipais
    • Esperança (PB)
      Virando páginas: inserção de desenho artístico e hiphop para despertar talentos em crianças e adolescentes na Academia da Saúde de Esperança
    • Cachoeirinha (RS)
      Livro de memórias culinárias afetivas da Academia da Saúde de Cachoeirinha

    15 anos de Academia da Saúde

    A mostra integra as ações em comemoração aos 15 anos de implementação do Programa no SUS. A Academia da Saúde é uma das principais estratégias da atenção primária para promover saúde e modos de vida saudáveis. Além das ofertas de atividades físicas e práticas corporais, como aulas de dança, natação e yoga, o Programa também conta com palestras, rodas de conversa, práticas integrativas, hortas comunitárias, ações articuladas com e outras iniciativas – como as equipes Multiprofissionais da APS (eMulti) e o Programa Saúde na Escola (PSE) – adaptadas às necessidades do território.

    Além da mostra, o evento contou com o credenciamento de 582 novos estabelecimentos em 451 municípios brasileiros.

    Viva Mais Brasil

    A Academia da Saúde faz parte de uma estratégia ministerial voltada à promoção da saúde, à prevenção de condições crônicas e à melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. O Viva Mais Brasil conta com 10 compromissos para viver mais e melhor: mais movimento e vida ativa; mais alimentação saudável; menos tabaco e álcool; mais saúde nas escolas; menos doenças crônicas; mais vacinação em todo o Brasil; mais protagonismo e autonomia; mais saúde digital; mais cultura da paz e menos violências; e mais práticas integrativas e complementares.

    Acesse todas as novidades do Programa Academia da Saúde

    Laísa Queiroz
    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde avança com novas obras e entrega de UBSI em Roraima

    Ministério da Saúde avança com novas obras e entrega de UBSI em Roraima

    Nesta quinta-feira (30), o Ministério da Saúde inaugurou mais uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), desta vez no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste de Roraima (RR). A unidade recebeu investimento de R$ 606 mil e vai beneficiar diretamente mais de 50 pessoas. Do tipo I, a UBSI conta com tecnologia avançada, incluindo equipamentos para exames rápidos e telemedicina, e será a principal referência de atenção primária à saúde para a aldeia Milho, do povo Macuxi. 

    A entrega faz parte de um conjunto recente de obras de saneamento e infraestrutura na saúde indígena, que somam investimento de R$ 9,3 milhões e já beneficiaram mais de 5 mil pessoas. Nesse pacote, também foram entregues três Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) no DSEI Alto Rio Solimões e, nos DSEI Médio Rio Solimões, Cuiabá e Leste de Roraima, três UBSIs, respectivamente. 

    Os recursos são do Novo PAC Saúde, que, pela primeira vez, destinou uma carteira exclusiva de investimentos em infraestrutura para a saúde indígena, no valor de R$ 335,9 milhões. 

    Segundo o diretor do Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena, Bruno Cantarella, as entregas fazem parte da estratégia do Governo do Brasil para fortalecer a saúde nos territórios indígenas. 

    “Cada UBSI entregue representa mais do que uma obra concluída — é a presença concreta do governo nos territórios, garantindo acesso digno à água de qualidade e contribuindo para o enfrentamento de doenças. Também assegura melhores condições de trabalho para as equipes de saúde e mais conforto para os pacientes”, destacou.  

    Para o primeiro semestre de 2026, estão previstas 38 obras em 19 DSEI, com impacto direto na vida de cerca de 30,9 mil pessoas. Dessas, 12 já foram concluídas e entregues. O investimento total é de R$ 48,3 milhões. 

    “Os investimentos do Novo PAC Saúde marcam uma mudança de escala na infraestrutura da saúde indígena. Estamos avançando com planejamento e respeito às especificidades locais para levar água de qualidade, saneamento e unidades de atendimento que transformam a realidade de milhares de pessoas”, concluiu. 

    Programa Nacional de Saneamento Indígena 

    No início de abril, mês dedicado aos povos indígenas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, o lançamento do Programa Nacional de Saneamento Indígena (PNSI), voltado à ampliação do acesso à água potável e ao saneamento básico nas aldeias. Para 2026, a estimativa é de R$ 132 milhões para abastecimento de água, R$ 36 milhões para esgotamento sanitário e R$ 19 milhões para manejo de resíduos sólidos, totalizando R$ 187 milhões.  

    Por meio da Secretaria de Saúde Indígena, o Ministério da Saúde é responsável pelas ações de saneamento básico e ambiental nos territórios indígenas, como a preservação de fontes de água, a construção de poços e sistemas de captação em comunidades sem acesso à água potável. As ações também incluem obras de saneamento, projetos de infraestrutura, educação em saúde, destinação adequada de resíduos e controle da poluição de nascentes. 

    O trabalho envolve diretamente as comunidades, com iniciativas de educação em saneamento e troca de conhecimentos, respeitando as realidades locais e fortalecendo a saúde ambiental no território. 

    Luiz Cláudio Moreira
    Ministério da Saúde  

  • Ministério da Saúde entrega primeiros 47 veículos para transporte de pacientes do SUS em MG e anuncia R$ 63 milhões para o estado

    Nesta quinta-feira (30), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou entregas que somam R$ 63 milhões para fortalecer a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. O estado é o terceiro a ser contemplado pelo programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde, com a entrega de 47 veículos destinados ao transporte de pacientes do SUS que precisam se deslocar para tratamentos em outros municípios. Ao todo, o Governo do Brasil adquiriu 3,3 mil veículos para atender todo o país.

    O transporte sanitário do Agora Tem Especialistas vai atender todos os municípios brasileiros dentro de suas macrorregiões de saúde. Isso significa que os veículos não pertencem a um município específico. Eles serão distribuídos conforme a necessidade, o que possibilita organização mais eficiente e integrada do atendimento conforme as características regionais, as demandas locais e distâncias percorridas.  

    Além dos veículos, as entregas incluem 68 novas ambulâncias do SAMU 192 e 29 Unidades e Odontológicas Móveis (UOM). Ainda sobre a saúde bucal 163 municípios serão contemplados bomba à vácuo. A iniciativa vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas em 67 municípios mineiros, incluindo cidades impactadas pelo desastre de Mariana, por meio do Novo PAC Saúde e do Novo Acordo do Rio Doce. São mais de 300 novos veículos e equipamentos para o estado.

    “Estamos apresentando uma inovação importante no SUS, o programa Caminhos da Saúde, que terá um papel fundamental ao garantir o transporte de pacientes que precisam se deslocar para acessar diferentes tipos de tratamento. Nosso foco é claro: reduzir o tempo de espera de quem depende do SUS. Estamos trabalhando para diminuir as filas por cirurgias, exames e atendimentos especializados. Essa é uma prioridade do presidente Lula e do Ministério da Saúde”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    As entregas ocorrem nos municípios de Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros e marcam, em Teófilo Otoni, o encerramento das ações das Carretas da Saúde do programa Agora Tem Especialistas na região do Vale do Mucuri. A iniciativa também simboliza o marco de atendimento de pacientes de 1.000 municípios em todo o país, ampliando o acesso da população a exames e consultas especializadas no SUS.

    Os investimentos em Minas Gerais fazem parte de uma estratégia nacional de fortalecimento do SUS. Desde 2023, o Ministério da Saúde tem ampliado o acesso a atendimentos especializados, com resultados expressivos. Em 2025, o país registrou o maior número de cirurgias eletivas da história do SUS, com 14,9 milhões de procedimentos realizados — aumento de 42% em relação a 2022. Também houve crescimento na realização de exames e no número de internações, ampliando a capacidade de atendimento da rede pública.

    Novo Acordo do Rio Doce: balanço dos investimentos nas regiões atingidas

    Hoje, também foi apresentado um balanço das ações do Novo Acordo do Rio Doce. Firmado pelo Governo do Brasil, o acordo reúne ações para fortalecer a infraestrutura, a vigilância e a assistência em saúde, com foco na reparação dos danos causados pela tragédia de Mariana (MG), em 2015, que atingiu municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo.

    Como parte da iniciativa, 20 municípios recebem, nesta quinta-feira, Unidades Odontológicas Móveis, enquanto outros sete passam a contar com novas ambulâncias do SAMU 192. Sobre as ações, o ministro Padilha, destacou que “as entregas realizadas hoje somam esforços para fortalecer o SUS nos territórios atingidos. Esse novo acordo do Governo do Brasil, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assegura que os investimentos na saúde sejam conduzidos com gestão tripartite, envolvendo União, estados e municípios”.

    Em menos de um ano, o Ministério da Saúde já investiu cerca de R$ 563 milhões. Ao todo, estão previstos R$ 12 bilhões para o Programa Especial de Saúde do Rio Doce, incluindo planos de ação nos dois estados e repasses diretos a 49 municípios.

    Entre as principais iniciativas previstas estão a construção de 16 novas Unidades Básicas de Saúde nos municípios atingidos, o Hospital Universitário de Mariana, a implantação do Centro de Referência em Exposição a Substâncias Químicas (com atuação em MG e ES), entre outras ações.

    Atendimento especializado no Norte de Minas

    Durante a agenda, o Ministério da Saúde anunciou também a habilitação o Hospital Regional de Janaúba (MG) como unidade de alta complexidade em oncologia (UNACON), por meio do programa Agora Tem Especialistas. A medida amplia o acesso ao tratamento de câncer no Norte de Minas e reduz o tempo de espera.

    Com o credenciamento, o município passa a receber R$ 5 milhões anuais para custeio. A iniciativa também diminui a necessidade de deslocamento de pacientes, hoje concentrados em Montes Claros, principal ponto de atendimento oncológico da região, que atende 86 municípios e cerca de 1,66 milhão de pessoas.

    Na região, em Montes Claros, dois hospitais são habilitados como UNACON, ambos com radioterapia: a Santa Casa, com atendimento em oncologia pediátrica, e o Hospital Dílson de Quadros Godinho, com atuação em hematologia. A região registra mais de 4 mil novos casos de câncer por ano e, entre 2020 e 2025, houve crescimento na oferta de tratamento, com 221 mil sessões de quimioterapia e 14 mil cirurgias oncológicas.

    Os avanços no atendimento especializado também foram impulsionados pelos hospitais que aderiram ao Programa Agora Tem Especialistas. Um exemplo é o Hospital Philadelfia, em Teófilo Otoni, onde o ministro Padilha cumpriu agenda e inaugurou o ambulatório de nefrologia, viabilizado com recursos do Ministério da Saúde.

    Novo PAC Saúde: Governo do Brasil já investiu mais de R$ 1,7 bilhão em Minas Gerais

    Em Minas Gerais, foram selecionados 1.567 novos empreendimentos no âmbito do Novo PAC Saúde, com mais de R$ 1,7 bilhão em investimentos. As ações incluem a construção de maternidades, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros Especializados em Reabilitação, entre outras iniciativas voltadas à ampliação da rede de atendimento.

    Rafaelle Pereira
    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país

    Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país

    O Ministério da Saúde vai garantir o transporte de pacientes do SUS que precisam ser atendidos longe de casa. Estados e municípios de todo o país começam a receber 3,3 mil veículos, entre vans, micro-ônibus e ambulâncias, para deslocamentos de mais de 50 km até os serviços de saúde. A iniciativa, parte do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde, visa ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias e a continuidade de tratamentos contra o câncer e hemodiálise. O investimento na compra dos veículos foi de R$ 1,4 bilhão e é executado pelo Novo PAC.

    É a primeira vez que o Ministério da Saúde compra e oferta transporte sanitário diretamente a estados e municípios, enfrentando um dos principais obstáculos no acesso à saúde especializada: a distância entre o local de residência do paciente e os serviços de média e alta complexidade. Dos 3.300 veículos adquiridos, 1.824 serão entregues diretamente às prefeituras para usos em múltiplas finalidades, enquanto os outros 1.476 vão ser direcionados ao transporte de pacientes de radioterapia e hemodiálise.

    Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa representa uma mudança concreta na vida destes brasileiros. No caso do tratamento de câncer, os pacientes do SUS em média precisam se deslocar mais de 140 km. “Muitas pessoas precisam acordar de madrugada, viajar por horas, passar o dia inteiro em tratamento e retornar apenas à noite, muitas vezes em condições precárias. Esse é o caminho do sofrimento que o governo do presidente Lula está transformando. Pelo Agora Tem Especialistas, o Caminhos da Saúde garante dignidade, segurança e qualidade no deslocamento até o atendimento”, afirma.

    Confira a distribuição dos veículos por estado

    Transporte para garantir acesso dos pacientes a atendimento

    Os veículos destinados a atender pacientes da radioterapia e hemodiálise serão distribuídos pelos estados às macrorregiões contempladas, permitindo que gestores locais organizem rotas, fluxos e tipos de transporte de acordo com a realidade de cada território.

    A destinação dos veículos do Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde segue critérios técnicos que consideram as desigualdades no acesso à saúde e a organização regional do SUS. A previsão é que todas as macrorregiões de saúde do país sejam contempladas, com reforço para aquelas com maior número de casos de câncer e maior dependência do SUS.

    Para o transporte de pacientes em radioterapia, a divisão leva em conta a oferta de serviços de aceleradores lineares e a necessidade de deslocamento. No caso da hemodiálise, os critérios consideram a distância até os serviços de terapia renal substitutiva. A definição do arranjo para uso dos veículos será pactuada entre o estado e seus municípios na respectiva Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

    Foto: Rafael Nascimento/MS
    Foto: Rafael Nascimento/MS

    Mais equipamentos e mais recursos para radioterapia no SUS

    Além de garantir o transporte, o programa Agora Tem Especialistas também atua para otimizar o uso dos aceleradores lineares disponíveis no país. Cada equipamento tem capacidade para realizar cerca de 700 tratamentos por ano, mas muitos ainda operam abaixo desse potencial.

    Para garantir que esses aceleradores atuem em sua capacidade máxima, o Ministério da Saúde estabeleceu incentivos para que os serviços ampliem o atendimento, em um total de R$ 906 milhões por ano. Com isso, cada unidade pode ganhar até 30% mais, dentro de uma nova forma de financiamento que supera de vez a antiga Tabela SUS.

    Além disso, neste governo, foram adquiridos mais de 100 aceleradores lineares e já são quase 40 novos aparelhos entregues desde 2023, reforçando a capacidade de atendimento e garantindo mais rapidez no início do tratamento. Com mais equipamentos de ponta, o Ministério da Saúde fortalece os centros regionais de tratamento de câncer, garantindo também atendimento mais perto de casa.

    Com essas medidas, somadas a expansão do diagnóstico, consultas e cirurgias, o Governo do Brasil, pelo Agora Tem Especialistas, realiza o maior acesso a assistência oncológica da história do SUS.

    O programa visa expandir o atendimento especializado no país e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias em áreas prioritárias. A iniciativa prevê também a realização de mutirões – incluindo, em março deste ano, o maior mutirão voltado à saúde da mulher, com 230 mil atendimentos; a oferta de serviços pelas Carretas das Saúde, unidades móveis que já atenderam pacientes de mais de 1.700 municípios; e o atendimento de pacientes do SUS por hospitais privados a partir de créditos financeiros para quitar impostos com a União.

    Entre os resultados o SUS bateu recorde de cirurgias em 2025, com um total de 14,9 milhões de procedimentos, 42% mais que em 2022. Também registrou recorde de exames (1,3 milhão) e de internações (14 milhões).

    Gabriel Lisita
    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde é maior ganhador do Social Media Gov 2026

    Ministério da Saúde é maior ganhador do Social Media Gov 2026

    O Ministério da Saúde (MS) ganhou protagonismo na 4ª edição do Prêmio Social Media Gov ao conquistar dois troféus e concentrar o maior número de premiações desta edição. Também foi a instituição mais indicada, com cinco nomeações distribuídas em quatro categorias. A premiação aconteceu nesta terça-feira, em Florianópolis (SC).

    Em 2026, o prêmio focou nas categorias interação, mobilização e combate a fake news. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o desempenho do MS mostra um trabalho de comunicação cada vez mais próximo da população. “Nossa equipe aposta em informação de qualidade, linguagem simples e estratégias de engajamento para ampliar o alcance das ações e enfrentar a desinformação em saúde”, afirmou.

    Entre as conquistas, está o prêmio na categoria Influencer, com um vídeo protagonizado por Mari Kruger, que enfrentou as fake News e preocupações sobre a vacina contra a gripe. A publicação teve enorme repercussão e foi também indicada para a categoria Conteúdo do Ano, anunciada durante a premiação.

    O Ministério também foi reconhecido na categoria Xô Fake News, com conteúdos voltados ao combate à desinformação, entre eles um post com Daniel Dahis e outro, em parceria com a Anvisa, sobre o medicamento Tylenol.

    Na categoria Meme/Trend do Ano, a instituição também esteve entre os indicados, com um conteúdo sobre vacinação contra o HPV, demonstrando o uso de linguagens atuais para ampliar o alcance das campanhas de imunização.

     Premiação 

    A premiação foi anunciada durante o Redes Wegov, realizado nos dias 28 e 29 de abril, em Florianópolis (SC). O prêmio reconhece iniciativas que se destacam na comunicação de interesse público no Brasil e busca valorizar práticas que aproximem o Estado da população. 

    A escolha dos vencedores considerou critérios como engajamento e impacto junto ao público, relevância coletiva, aderência às categorias e diversidade de abordagens e formatos.

    João Moraes
    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde amplia em 58% atendimentos contra obesidade na Atenção Básica em três anos

    Ministério da Saúde amplia em 58% atendimentos contra obesidade na Atenção Básica em três anos

     O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF), do Seminário Nacional do Programa Academia da Saúde: I Mostra de Boas Práticas. Na ocasião, anunciou o investimento de R$ 51 milhões por ano para a habilitação de 582 Academias da Saúde em 451 municípios. Esses espaços públicos, onde são ofertadas práticas de atividades físicas para a população, registraram um aumento de 95,10% nas atividades físicas desde 2023.

    A iniciativa integra a estratégia Viva Mais Brasil e tem como objetivo fortalecer as políticas de promoção da atividade física e ampliar a rede de cuidado às pessoas com obesidade no âmbito do SUS, com foco nas doenças crônicas não transmissíveis. Medidas como essa têm contribuído para avanços importantes: nos últimos três anos, houve um aumento de 58% no acompanhamento de pessoas com obesidade na Atenção Primária à Saúde (APS), passando de 6,2 milhões de atendimentos em 2022 para 9,7 milhões em 2025.

    Na ocasião, o ministro destacou o avanço da obesidade no país, defendendo o fortalecimento de estratégias de promoção da saúde, com abordagem ampla e integrada, ressaltando a importância da Academia da Saúde no enfrentamento desse desafio.

    “A obesidade, dobrou desde 2006 até agora. A gente percebe isso no dia a dia. Então, a Academia da Saúde vai nos ajudar a enfrentar o excesso de peso, que impacta as doenças cardiovasculares, as doenças articulares e as dores que as pessoas sentem, ao mesmo tempo em que estimula a prática de atividade física, uma alimentação melhor e o convívio social, contribuindo também para enfrentar problemas de saúde mental nos territórios”, enfatiza.

    O cenário acompanha o avanço da obesidade no Brasil. Entre 2006 e 2024, a prevalência de excesso de peso passou de 42,6% para 62,6%, enquanto a obesidade subiu de 11,8% para 25,7%, segundo dados do Vigitel 2025, reforçando a necessidade de fortalecer ações de prevenção, promoção da saúde e cuidado integral.

    Nesse contexto, a Estratégia Saúde Mais Brasil, o Programa Academia da Saúde e a expansão das Equipes de Saúde da Família, que em 2024 contou com orçamento de R$ 54,9 bilhões para o cofinanciamento de 53 mil equipes, além do avanço, a partir de 2023, na implementação da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade pelos estados, estão entre as principais estratégias adotadas nos últimos três anos pelo Governo do Brasil.

    Academia da Saúde expande atuação

    O Programa Academia da Saúde vem ampliando de forma consistente sua presença nos territórios e fortalecendo o acesso da população a práticas corporais, atividades físicas e ações de promoção da saúde. Esse avanço se reflete na expansão da rede, que em 2025 alcançou 1.779 estabelecimentos credenciados, o que consolida sua presença em todo o território nacional.

    O fortalecimento da iniciativa também está relacionado ao reforço do financiamento federal, com atualização das regras de custeio e reajustes que podem chegar a 233%, ampliando a capacidade de funcionamento dos serviços e fortalecendo a oferta de ações nos territórios, além de ampliar a composição multiprofissional das equipes, qualificando a atuação e o cuidado ofertado à população.

    Seminário celebra 15 anos da Academia da Saúde

    O Seminário Nacional do Programa Academia da Saúde, realizado ao longo desta quarta-feira (29), em Brasília (DF), marcou os 15 anos da iniciativa no SUS. O evento reuniu gestores, profissionais e convidados institucionais para valorizar, dar visibilidade e promover a troca de experiências nos territórios.

    A programação incluiu a apresentação de 15 iniciativas bem-sucedidas de promoção da saúde no âmbito do programa. As práticas apresentadas serão sistematizadas, com potencial de se tornarem publicações, contribuindo para a qualificação das ações e o fortalecimento da política em nível nacional.

     Foto: Rafael Nascimento/MS
    Foto: Rafael Nascimento/MS

    A secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, destacou a ampliação inédita do programa e os impactos da iniciativa na vida da população. “É uma alegria ver uma política pública completar 15 anos e, com esse ato, chegar a 363 novos municípios que nunca tiveram a Academia da Saúde. Essa é uma ampliação inédita, que reforça o programa como pilar da Estratégia Viva Mais Brasil e mostra, na prática, como ele transforma a vida das pessoas, seja na redução de doenças crônicas e do uso de medicamentos, seja na melhoria do bem-estar e da saúde mental nos territórios, destaca.

    Janaína Oliveira
    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde fortalece cultura de monitoramento e avaliação para qualificar decisões no SUS

    O Ministério da Saúde deu mais um passo para avançar na qualificação da gestão e governança de programas e da cooperação técnica em saúde. Agora, a pasta passa a contar com um modelo de Monitoramento e Avaliação M&A para apoiar a tomada de decisão e o fortalecimento dessas parcerias no SUS. O modelo foi apresentado durante conferência realizada nos dias 23 e 24 de abril, em Brasília (DF).

    O evento teve como objetivo fortalecer as capacidades institucionais relacionadas ao planejamento e M&A das cooperações técnicas nacionais e internacionais em saúde, além do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e dos programas nacionais de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

    Para a diretora do Departamento de Cooperação Técnica, Desenvolvimento e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde (Decoop), Aline Costa, a proposta da pasta é qualificar a gestão por meio de processos mais consolidados de M&A, que buscam transformar dados em inteligência estratégica, orientar a alocação de recursos, a priorização de ações e a melhoria dos resultados para a população.

    “Mais do que produzir informação, a estratégia objetiva consolidar uma cultura de monitoramento e avaliação como prática de governo. Isso envolve padronizar processos, qualificar bases de dados e assegurar que as informações estejam disponíveis de forma acessível”, defendeu Aline Costa.

    Para tirar o projeto do papel, o Ministério da Saúde firmou parceria com a Universidade de Brasília (Unb), de modo a desenvolver metodologias que ampliem a capacidade analítica da pasta para os programas Proadi-SUS, Pronon e Pronas/PCD, bem como a seus instrumentos de cooperação. Entre as principais entregas apresentadas estão:

    • Proposição de modelo de monitoramento e avaliação para programas e cooperações técnicas nacional e internacional;
    • Catálogo de indicadores e fichas técnicas: guia técnico padronizado para favorecer que os gestores interpretem e meçam os dados da mesma forma;
    • Proposição de Modelo lógico: conecta os recursos disponíveis às ações realizadas e aos impactos esperados a partir dos programas e cooperações.
    Foto: Sávio Marques/MS
    Foto: Sávio Marques/MS

    M&A para fortalecer o SUS

    Segundo Paulo Sellera, diretor do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (Demas) da pasta, com a nova cultura de M&A proposta, projetos e programas não serão apenas executados, mas constantemente testados e ajustados conforme os resultados apresentados, de forma a fortalecer o SUS.

    “A mudança marca a passagem do desenvolvimento teórico para a aplicação prática, visando um sistema de saúde mais equitativo e eficiente”, pontou Sellera.

    Tatiany Volker Boldrini
    Ministério da Saúde

  • Brasil lança campanha de vacinação contra sarampo para proteção dos torcedores que vão para Copa do Mundo de 2026

    O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (29), na Fundação Gol de Letra, no Rio de Janeiro (RJ), a campanha nacional de vacinação contra o sarampo voltada a brasileiros que pretendem viajar para a Copa do Mundo da FIFA 2026. A iniciativa reforça a importância da imunização a qualquer momento, como principal medida de proteção individual e coletiva diante do cenário epidemiológico internacional, marcado por surtos ativos da doença nos Estados Unidos, México e Canadá, países que sediarão os jogos a partir de junho.  

    A ação contou com a participação do tetracampeão mundial Raí, um dos fundadores da instituição. A Fundação Gol de Letra é reconhecida nacionalmente por seu trabalho social e educacional, com atuação voltada a crianças e jovens. O Zé Gotinha também estará presente – e, dessa vez, com a camisa da seleção canarinho. 

    “Hoje, Estados Unidos, Canadá e México vivem uma explosão de casos de sarampo. No ano passado, 90% dos casos de sarampo de todo continente americano aconteceram nesses países. A OMS emitiu um comunicado que traz uma preocupação: 70% dos casos das Américas estão nesses três países. Nós recebemos no ano passado, aqui no Brasil, 38 casos importados de turistas ou brasileiros que foram para lá ou de pessoas desses países que vieram aqui para Brasil e desenvolveram o sarampo aqui. Só não propagou o sarampo aqui no Brasil porque esse nosso time aqui, os agentes comunitários de saúde, os profissionais das equipes de saúde da família, pessoal da clínica de família, pessoal que trabalha na vigilância, descobriu o caso, foi lá e bloqueou, igual boa zaga”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

    A vacina contra o sarampo é ofertada gratuitamente pelo SUS para crianças, adolescentes e adultos, independente se tem viagem marcada. Crianças de 6 a 11 meses devem receber a chamada “dose zero”. Pessoas de 12 meses a 29 anos precisam de duas doses. E adultos de 30 a 59 anos devem receber uma dose. 

    A campanha do Ministério da Saúde é para proteger todos os brasileiros que vão viajar e reduzir o risco de reintrodução do sarampo no país. Embora o Brasil mantenha o status de país livre da circulação do sarampo, a intensificação do fluxo internacional de pessoas nos próximos meses acende o alerta para o risco de importação de casos. 

    A campanha orienta, principalmente, viajantes a verificarem e atualizarem a caderneta de vacinação antes do embarque, seguindo as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteção e evitar a reintrodução do vírus no país. Os torcedores que ficam no país também devem verificar sua proteção. A proposta é convidar a todos para ajudar o Brasil a manter um título também importante: o de país livre do sarampo. 

    O cenário é de crescimento expressivo de casos nos países-sede. Estados Unidos, Canadá e México respondem por 67% dos casos de sarampo nas Américas. Em 2025, os EUA registraram 2.144 casos e a transmissão continua ativa com mais 1.792 neste ano. O Canadá enfrentou aumento nos casos, com 5.062 registros em 2025, o que levou o país a perder o status de livre da doença. Em 2026, já são 907 casos. O México vive uma situação semelhante: após registrar apenas 7 casos em 2024, o país teve uma escalada expressiva para 6.152 casos em 2025 e já soma 10.002 registros em 2026. Esse cenário reforça a necessidade de proteção prévia, especialmente para quem participará de eventos de grande concentração de pessoas, como a Copa do Mundo.  

    Campanha 

    Com o slogan “Vacinar é muito Brasil”, a Campanha de Vacinação contra o sarampo do Ministério da Saúde será veiculada em canais de mídia digital, em parceria com instituições como Embratur, Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. 

    A proposta é conscientizar a população sobre o risco internacional do sarampo, especialmente quem vai viajar para os países-sede da Copa do Mundo de 2026.  A iniciativa reforça que viajar exige responsabilidade coletiva e destaca a importância de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada, e que é importante se vacinar a qualquer momento. 

    Acesse a campanha de vacinação contra o sarampo

    Ministério da Saúde