Categoria: SAÚDE GOV

  • Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

    Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

    O Ministério da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, está investigando dois casos suspeitos de sarampo na cidade de Campos Lindos. Os pacientes informaram ter tido contato com pessoas que estiveram na Bolívia, país que enfrenta um surto da doença. Uma equipe técnica da pasta foi enviada nesta segunda-feira (21) para apoiar o monitoramento dos possíveis contatos e reforçar a vacinação na região. As amostras clínicas foram coletadas e aguardam os resultados. 

    Devido à situação epidemiológica do sarampo em outros países, casos esporádicos no Brasil podem ocorrer e devem ser imediatamente investigados, com as medidas de bloqueio realizadas o mais precocemente possível. Em 2025, o Brasil registrou cinco casos esporádicos confirmados, sendo dois no Rio de Janeiro, um no Rio Grande do Sul, um em São Paulo e um no Distrito Federal. Por serem esporádicos, esses casos não alteram o status do Brasil como país livre da circulação do sarampo, certificado em novembro de 2024 pela Organização Mundial da Saúde. 

    Na Região das Américas, neste ano, foram confirmados 7.132 casos e 13 óbitos até o momento: 34 na Argentina, 34 em Belize, 60 na Bolívia, 5 no Brasil, 3.170 no Canadá (incluindo 1 óbito), 1 na Costa Rica, 1.227 nos Estados Unidos (incluindo 3 óbitos), 2.597 no México (incluindo 9 óbitos) e 4 no Peru. 

    O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa, caracterizada por febre, exantema, tosse, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. 

    A medida mais efetiva para a prevenção do sarampo e o controle de surtos e epidemias é a vacinação, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, até o momento, mais de 10 mil doses foram enviadas ao Tocantins. A vacina é recomendada para pessoas de 12 meses a 59 anos, conforme o calendário nacional. O esquema completo inclui duas doses para quem tem até 29 anos e uma dose para adultos entre 30 e 59 anos. Crianças devem ser vacinadas aos 12 e 15 meses. Os estoques estão garantidos em todo o país. 

    Para mais informações, acesse a página do Sarampo

    Ministério da Saúde
  • Ministério da Saúde inaugura a maior biofábrica de Wolbachia do mundo

    Uma das tecnologias mais inovadoras no controle da dengue e outras arboviroses, a Wolbachia começa a ser produzida em larga escala no Brasil. O anúncio foi feito neste sábado (19) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a inauguração, em Curitiba (PR), da maior biofábrica do mundo dedicada a atender às demandas do Ministério da Saúde. A fábrica é resultado de uma parceria entre a Fiocruz, a Wolbito do Brasil, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o World Mosquito Program (WMP), com investimento superior a R$ 82 milhões.

    “Não existe nenhum lugar no mundo que produz a quantidade de mosquitos que nós passaremos a produzir aqui no Brasil com essa tecnologia inovadora, que já testamos em várias cidades do nosso país. Isso coloca o Brasil na linha de frente dessa tecnologia para o mundo”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    A tecnologia consiste na produção de mosquitos infectados com Wolbachia, bactéria que bloqueia o desenvolvimento dos vírus dentro do Aedes aegypti, impedindo sua transmissão. Inicialmente, esses mosquitos eram produzidos na biofábrica da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Com a ampliação do método, o Ministério da Saúde busca tornar o controle das arboviroses mais eficiente, superando o modelo tradicional focado apenas em inseticidas.

    Com a nova biofábrica, a produção alcança 100 milhões de ovos por semana. O alcance, que antes era de cerca de 5 milhões de pessoas, saltará para 140 milhões em aproximadamente 40 municípios com as maiores incidências da doença nos últimos anos. Essa iniciativa posiciona o Brasil como referência global no controle das arboviroses, com a tecnologia já adotada em 14 países.

    O método está em uso no Brasil há mais de dez anos e, desde 2023, teve seu uso ampliado pelo Ministério da Saúde em áreas prioritárias, apresentando resultados positivos. Em Niterói (RJ), os casos de dengue caíram 69% nos bairros cobertos pela tecnologia. O município foi o primeiro no Brasil a ser totalmente coberto. Além dos benefícios para a saúde pública, o método apresenta bom custo-benefício para o governo: para cada R$ 1 investido, o país economiza até R$ 500 em medicamentos, internações e tratamentos.

    Atualmente, com apoio da Fiocruz, o Ministério da Saúde expandiu o uso da Wolbachia para 16 cidades prioritárias, incluindo Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Londrina, Natal e Brasília.

    Sobre a tecnologia

    A Wolbachia é uma bactéria presente em 60% dos insetos e, quando injetada no Aedes aegypti durante estudos, impediu o desenvolvimento dos vírus da dengue, Zika, chikungunya e outras arboviroses, reduzindo a transmissão dessas doenças.

    Quando os mosquitos com Wolbachia são liberados no ambiente, eles se reproduzem com mosquitos selvagens, ajudando a formar uma nova geração com menor capacidade de transmitir essas arboviroses. Com o tempo, a proporção de mosquitos infectados pela bactéria aumenta e substitui a linhagem selvagem, dispensando novas liberações.

    Enfrentamento à dengue

    O Ministério da Saúde tem adotado estratégias baseadas em evidências científicas e tecnologias inovadoras com foco na redução de óbitos por arboviroses, organizadas em seis eixos: prevenção; vigilância; controle vetorial; organização da rede assistencial; preparação e resposta às emergências; e comunicação e participação comunitária.

    Em relação à vacinação, o Brasil foi o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento, mais de 16 milhões de doses foram adquiridas para distribuição em todo o país. Para ampliar a oferta do imunizante e fortalecer a capacidade produtiva nacional, está prevista, ainda em 2025, a produção da vacina pelo Instituto Butantan, com capacidade anual de 60 milhões de doses. Com a produção 100% brasileira em larga escala, o Ministério da Saúde poderá ampliar a faixa etária da vacinação, que atualmente contempla adolescentes de 10 a 14 anos.

    A vigilância também segue ativa no país, com a rede nacional de laboratórios públicos mantida e equipada para confirmar casos, identificar os sorotipos do vírus da dengue em circulação e realizar vigilância genômica, com divulgação pública dos resultados para maior transparência e controle da doença.

    Vanessa Aquino
    Ministério da Saúde

  • Com o programa Agora Tem Especialistas, Ministério da Saúde amplia cirurgias em mais de 200% no Sul do país

    A estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera por cirurgias no SUS, com o Agora Tem Especialistas, já mostra resultados expressivos no Rio Grande do Sul. Com a implementação do terceiro turno cirúrgico e o reforço do programa, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), maior complexo hospitalar 100% SUS da região Sul do país, registrou um aumento de 202,5% na realização de cirurgias em dois meses,
    passando de 197 procedimentos, em maio, para 596 em junho. 

    Ao aumentar a capacidade de atendimento no GHC, o tempo de espera para diversas cirurgias foi reduzido de forma significativa: as vasculares, por exemplo, caíram quase três vezes, de 160 dias para 62; e as urológicas, de 70 para 34 dias. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve nesta sexta-feira (18) no Hospital Fêmina, em Porto Alegre, para acompanhar os avanços da estratégia. Desde junho, os centros cirúrgicos e os ambulatórios da unidade, que é referência em saúde da mulher, passaram a funcionar à noite. Apenas no primeiro semestre de 2025, o hospital realizou 2.824 cirurgias, sendo 339 nos primeiros 45 dias de ampliação do terceiro turno. 

    “Estamos priorizando cirurgias oncológicas, ginecológicas e torácicas, procedimentos de diagnóstico cardiológico e ortopédico — todas as áreas onde já conseguimos reduzir o tempo de espera. Aqui no GHC, por exemplo, tivemos um aumento de mais de 200% nas cirurgias eletivas e redução de filas, inclusive zerando a fila da oncologia de mama e da radioterapia na rede municipal de Porto Alegre”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
    Durante a visita, Padilha também participou do ato simbólico de assinatura do início das obras de reforma da cozinha e do refeitório do Hospital Fêmina, espaços relevantes para a promoção do cuidado humanizado aos pacientes e garantia de melhores condições de trabalho para os profissionais. A obra abrangerá o mezanino, o subsolo e a construção de um prédio anexo que possibilitará a climatização de diversas áreas do hospital.

    Terceiro turno, digitalização e redução do tempo de espera

    Os principais avanços com a ampliação do terceiro turno no GHC, além da redução do tempo de espera por cirurgias vasculares e urológicas, foram a redução de 50 para 38 dias nas cirurgias de mastologia (24%) e diminuição no tempo para cirurgias oncológicas, de 32 para 28 dias (queda de 12,5%).

    A digitalização dos processos assistenciais também contribuiu para resultados positivos: o índice de faltas dos pacientes nos procedimentos marcados caiu de 23,5% para 17,6%, após o envio de 27,7 mil mensagens via WhatsApp. A iniciativa agilizou a confirmação de consultas e exames. “Nesse um mês de terceiro turno do programa Agora Tem Especialista, nós aumentamos o nosso volume cirúrgico eletivo. O sonho do presidente Lula também é
    o sonho do ministro Padilha e é o sonho do povo brasileiro de atender no tempo correto, oportuno, antes de agravar o seu problema de saúde”, reforçou o diretor- presidente do GHC, Gilberto Barichello.

    O GHC ainda ampliou o horário de atendimento em suas 12 unidades de saúde, das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia. A partir do dia 22, três unidades atenderão até às 22h (Unidade Conceição, Jardim Leopoldina e Parque dos Maias). Essa medida também está alinhada ao Agora Tem Especialistas, que, ao fortalecer e qualificar a atenção primária, contribui para reduzir a sobrecarga na atenção especializada.

    Apoio à reconstrução do Hospital Mãe de Deus

    Durante a agenda em Porto Alegre (RS), Padilha também esteve no hospital filantrópico Mãe de Deus. Além de conhecer os serviços da unidade, o ministro visitou os espaços recuperados após as enchentes registradas no Rio Grande do Sul, no ano
    passado. O ministro percorreu as instalações reestruturadas e conheceu os serviços oferecidos pela unidade, que também integra a rede SUS local.

    Carolina Militão
    Ministério da Saúde

  • Agora Tem Especialistas garante terceiro turno para ampliar atendimento a pacientes do SUS em Juazeiro (BA)

    Agora Tem Especialistas garante terceiro turno para ampliar atendimento a pacientes do SUS em Juazeiro (BA)

    O atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia será fortalecido com três medidas anunciadas, nesta quinta-feira (17), em Juazeiro (BA), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Além de ampliar para R$ 99,1 milhões os recursos federais repassados anualmente ao estado para o custeio de serviços de saúde média e alta complexidade, o governo federal vai destinar R$ 485,4 mil para a implementação do terceiro turno na Policlínica Regional de Juazeiro, que atende 10 municípios da região. Essa medida do Agora Tem Especialistas se soma à entrega de cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), que integra um conjunto de ações do programa para reduzir o tempo de espera por serviços especializados.

    Com o investimento federal, a Policlínica Regional de Juazeiro passará a funcionar no período noturno e nos finais de semana com 113 novos profissionais, a partir do próximo domingo (20/7). “Isso significa mais tomografias, mais ressonâncias e mais cirurgias para quem mais precisa”, reforçou o ministro Alexandre Padilha. Neste primeiro momento, estão previstos 1,2 mil atendimentos, com mais 3 mil programados até outubro. “Durante anos, foram construídas policlínicas sem apoio federal. Agora, com o presidente Lula, essas unidades recebem investimentos, profissionais e equipamentos. E mais: novas policlínicas serão construídas com recursos do PAC. É o Brasil cuidando do seu povo”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    A ampliação do turno de atendimento faz parte de um conjunto de ações do Agora Tem Especialistas, que, ao investir na capacidade instalada do SUS, busca resolver demandas históricas da população. Essa unidade de saúde atende 10 municípios da região: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.

    “O Agora Tem Especialistas nasceu de uma obsessão minha: garantir que o povo mais humilde tenha acesso rápido a exames, a consultas e a tratamento. Ninguém mais pode morrer com a receita embaixo do travesseiro”, defendeu o presidente Lula, reforçando que nenhum brasileiro ou brasileira deve ficar sem atendimento por falta de dinheiro, por distância ou por falta de médico. “É por isso que estamos fazendo o que nunca foi feito neste país”, reiterou. 

    Ampliação do Teto MAC

    O Ministério da Saúde também anunciou, para a Bahia, a ampliação do Teto MAC, no valor de R$ 99,1 milhões por ano. Todo mês, o estado recebe recursos federais para custear serviços de média e alta complexidade. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, o objetivo é garantir mais serviços especializados à população.

    Com o novo valor do Teto MAC, a Bahia terá um reforço fundamental para garantir a realização de mais cirurgias, exames e internações. Do montante total, o estado já poderá contar, ainda neste ano, com R$ 49,5 milhões. A medida permitirá 581 mil exames e consultas especializadas e ampliará o horário de funcionamento em 26 policlínicas.

    Unidades Odontológicas Móveis (UOMs)

    O estado da Bahia também recebeu cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), adquiridas com recursos do Novo PAC. Com isso, os municípios de Curaçá, Sento Sé e Uauá (região de Juazeiro), além de Chorochó e Macururé (região de Paulo Afonso), passam a oferecer atendimento odontológico especializado mais próximo das comunidades, beneficiando cerca de 17 mil pessoas.

    Cada unidade conta com equipamentos modernos, incluindo impressora 3D para a produção de próteses dentárias, e tem custo unitário de R$ 379,8 mil. Essas cinco UOMs fazem parte de um total de 400 unidades que estão sendo distribuídas em todo o país. Com as Unidades Odontológicas Móveis, a saúde bucal dessas regiões avança, aproximando cuidados especializados da população.

    Ministério da Saúde

  • Novo PAC Saúde destina R$ 6 bilhões para construir mais UBSs, CAPS, policlínicas e expandir frota do SAMU

    Novo PAC Saúde destina R$ 6 bilhões para construir mais UBSs, CAPS, policlínicas e expandir frota do SAMU

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram, nesta quinta-feira (17), em Juazeiro (BA), o investimento de R$ 6 bilhões para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados. Oriundos do novo PAC Seleção 2, os recursos federais vão garantir novas obras, equipamentos e veículos. Isso significa que 95% dos municípios brasileiros (5.290) terão 800 novas unidades básicas de saúde (UBS); 7 mil salas de teleconsulta em UBS; 10 mil UBS equipadas, além de 400 unidades odontológicas móveis. A população também contará com mais 46 policlínicas, 130 Centros de Atenção Psicossocial e 1.533 novas ambulâncias do SAMU para atendimentos de urgência e emergência.

    A estruturação da rede pública de saúde ampliará a capacidade de atendimento do SUS em todo o Brasil. Esse é o objetivo do programa Agora Tem Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. O fortalecimento da Atenção Primária é uma das estratégias do programa, que, ao qualificar os atendimentos nas UBSs, contribui para reduzir a sobrecarga na Atenção Especializada.

    “Quando o presidente Lula lançou o Agora Tem Especialistas, ele disse que esse programa era o sonho da vida dele. E é esse sonho que está virando realidade. É um mutirão nacional de dignidade, que está colocando fim às filas que por anos condenaram o povo a esperar por atendimento”, ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    O presidente Lula reiterou que, com o programa, se uma pessoa faz um exame e precisa de uma biópsia, ela já vai realizar tudo no mesmo lugar. “Quero que o povo tenha direito a ressonância, tomografia, atendimento digno. Sempre lutei para que o trabalhador, a classe média baixa, as pessoas que fazem esse país crescer, tivessem os mesmos direitos que os mais ricos. Especialista não pode ser privilégio de quem tem dinheiro e só quem pode garantir isso é o estado brasileiro”, defendeu.

    Por isso, 10 mil unidades básicas de saúde já existentes passarão a contar com diversos equipamentos que, além de modernizar e garantir serviços mais efetivos, vão ampliar a oferta de procedimentos, exames diagnósticos, vacinas e cuidados. Nos 5.126 municípios nos quais serão entregues, as UBS vão oferecer, por exemplo, câmaras frias exclusivas para vacinas, ultrassom diagnóstico portátil, retinógrafo para detecção precoce de doenças de retina e espirômetro digital para diagnóstico de doenças respiratórias.

    Além disso, as UBSs serão estruturadas com kits para a construção de salas de teleconsulta assistida, nas quais os pacientes do SUS poderão se consultar com um médico especialista à distância. Isso evitará a necessidade de deslocamento e ainda garante um atendimento mais ágil.

    “Hoje temos o orgulho de anunciar mais R$ 6 bilhões em investimentos do Novo PAC só para a área da saúde. É um reforço que se soma ao esforço que o presidente Lula iniciou no ano passado e que segue transformando a vida do povo brasileiro com mais acesso, mais estrutura e mais dignidade”, reiterou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

    Cirurgia de reconstrução mamária garantida no SUS

    Durante o evento, o presidente Lula ainda sancionou lei que assegura a reconstrução mamária pelo SUS a todas as mulheres que tenham sofrido mutilação, independentemente da causa. “A partir de agora, toda mulher que sofreu mutilação mamária, seja por violência ou por outro motivo de saúde, terá o direito garantido à cirurgia reparadora pelo SUS. Isso é sobre dignidade, autoestima e respeito às mulheres brasileiras”, reforçou o ministro Alexandre Padilha.

    Mais atendimento especializado

    Com os recursos da segunda edição do PAC Seleções 2025, o programa Agora Tem Especialistas viabilizará a ampliação da capacidade de atendimento na rede pública de saúde com a construção de mais 46 policlínicas em 45 municípios localizados em regiões com vazios assistenciais. Serão beneficiadas cerca de 18 milhões de pessoas que dependem do SUS para cuidar de sua saúde.

    Nos novos 130 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 22 milhões de pessoas de 130 municípios poderão cuidar da saúde mental, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados às necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também ganhará reforço, com a aquisição de mais 1,5 mil ambulâncias: 635 para expandir a frota de 408 municípios, reforçando o atendimento pré-hospitalar e de urgência; e 898 para renová-la em 475 cidades, que poderão substituir veículos obsoletos e antigos, garantindo qualidade, segurança e agilidade no atendimento móvel de urgência em todo o território nacional. O objetivo do PAC é universalizar o serviço do SAMU pelo território brasileiro.

    Desde 2023, 2.462 novas ambulâncias do SAMU 192 foram enviadas para todo o país. Até o final de 2026, o número de ambulâncias entregues no governo Lula será de 4.280, o dobro do que foi registrado entre 2019 e 2022. Com a expansão, mais de 6 milhões de pessoas passarão a ter acesso ao atendimento de urgência. Atualmente, são mais de 4,3 mil ambulâncias em circulação, com capacidade para atender 189,8 milhões de brasileiros em 4.207 municípios.

    PAC Seleções de 2024

    Com recursos federais da primeira edição do PAC Seleções, referente ao período 2023-2024, no ano passado, o governo federal destinou R$ 11,5 bilhões para obras e equipamentos para o SUS, contemplando 1.907 municípios de 26 estados e o Distrito Federal. Das 2.152 obras previstas, 74% já estão em andamento. Quatro já foram concluídas: uma UBS em Nova Olinda do Norte (AM) e duas em Buriti Bravo (MA), além de um CAPS em Oriximiná (PA).

    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde amplia atendimento oncológico em hospital referência no tratamento de câncer em Sergipe

    Ministério da Saúde amplia atendimento oncológico em hospital referência no tratamento de câncer em Sergipe

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa, nesta sexta-feira (18/7), às 11h, em Lagarto (SE), da abertura de novos serviços de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia no Hospital de Amor Interestadual de Lagarto (HAIL), que será certificado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Trata-se de uma iniciativa alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, que estabelece ações para aumentar a capacidade de atendimento oncológico, uma das seis áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Com atendimento 100% SUS, essa instituição será referência no combate ao câncer para mais de 2,9 milhões de pessoas de 153 municípios dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.  

    Por muitos anos, essa região conviveu com vazios assistenciais.  Quem recebia um diagnóstico de câncer precisava viajar centenas de quilômetros para conseguir atendimento. Hoje, com o Agora Tem Especialistas, do governo do presidente Lula, estamos mudando essa realidade”, afirmou o ministro Alexandre Padilha. 

    No primeiro ano, o Hospital de Amor Interestadual de Lagarto deve realizar mais de 2,1 mil cirurgias oncológicas, 17,1 mil tratamentos por quimioterapia e 1,2 mil por radioterapia. Para fortalecer ainda mais o combate ao câncer, Padilha anunciará, ainda, o repasse de R$ 4,6 milhões para a implantação da patologia digital no HAIL, método inovador que possibilita diagnósticos com alto grau de precisão em tumores simples e complexos. Esse procedimento digitaliza lâminas histológicas, que permitem armazenar, analisar e compartilhar amostras com profissionais em qualquer local do país. No total, o Ministério da Saúde repassará R$ 16,2 milhões para a implementação da tecnologia no hospital.  

    O município de Lagarto contará com mais recursos para custear os procedimentos de saúde de média e alta complexidade. Esse será mais um anúncio do ministro Padilha para o município, que terá acréscimo de R$ 1 milhão no Teto MAC da Média e Alta Complexidade (MAC). 

    Interação online do Agora Tem Especialistas com 10 estados e o DF 

    Às 11h30 desta sexta-feira (18/7), o ministro Alexandre Padilha, acompanhado pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, fará, de Sergipe, uma interação online com outros 10 estados e o DF, que também realizam, de forma simultânea, ações do Agora Tem Especialistas.   

    Na oportunidade, serão apresentadas informações sobre como hospitais privados e filantrópicos podem se credenciar no programa para receberem créditos financeiros, de até R$ 2 bilhões/ano, pela prestação de serviços especializados para o SUS.  Esses créditos poderão ser usados para abatimento de dívidas com a União ou de débitos futuros. 

    Essa é uma das medidas do Agora Tem Especialistas que, para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, mobiliza a estrutura de saúde privada, como uma das ações para aumentar a capacidade de atendimento na rede pública. 

    Visita a obras do Hospital do Câncer de Sergipe e entrega de ambulâncias do SAMU 192 

    Às 8h, antes de se dirigir para Lagarto (SE), o ministro Padilha realiza, em Aracaju, uma visita às obras do Hospital do Câncer de Sergipe, que contou com recursos federais de R$ 107,4 milhões para a sua construção.  A unidade, que deve ser inaugurada em agosto, reforçará a assistência no diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes oncológicos no SUS.  

    No local, Padilha entregará 22 ambulâncias do SAMU 192: cinco Unidades de Suporte Avançado (USA) e 17 de Suporte Básico (USB). Elas se somam às outras 30 entregues ao estado desde junho do ano passado. Nesta gestão, o Ministério da Saúde destinou 2.391 viaturas de urgência para expandir e renovar a frota em todo o país.  

    O novo hospital contará com 135 leitos de internação hospitalar, outros 102 leitos de enfermaria, além de 74 voltados à quimioterapia adulta e pediátrica. A unidade será a terceira habilitada em oncologia na capital sergipana, que conta com o Hospital Universitário de Aracaju (HU) e o Hospital Governador João Alves Filho (HUSE) como referências para a região.   

    Ações do Agora Tem Especialistas em outros estados 

    Nesta sexta-feira (18/7), outras ações do programa Agora Tem Especialistas acontecem, de forma simultânea, em mais 10 estados e o Distrito Federal. Entre as iniciativas do Ministério da Saúde, estão a entrega de aceleradores lineares em Fortaleza (CE), Itapeva (SP) e Parnaíba (PI) e de outros equipamentos em Recife (PE).  

    Representantes da pasta também estarão na Bahia, em Minas Gerais, em Goiás, no Rio de Janeiro, no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul e no Paraná para visitas técnicas em estabelecimentos de saúde.  

  • Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas

    Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas

    Com mais de um milhão de doses aplicadas nas escolas de 4,1 mil municípios, o Brasil avança na cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Referente ao primeiro semestre de 2025, o balanço inédito, divulgado nesta quarta-feira (16) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que promove vacinação de estudantes de até 15 anos no ambiente escolar. Pela primeira vez, a iniciativa, realizada anualmente pelos ministérios da Saúde e da Educação, registra dados com recorte das doses aplicadas no espaço educacional, o que representa uma inovação no acompanhamento vacinal.  

    A mobilização nacional deste ano, realizada dentro das escolas, alavancou a aplicação de doses no país. Em abril, foram registradas 212,1 mil doses aplicadas em crianças e adolescentes, ou seja, 10 vezes mais que as realizadas no mês anterior (20,6 mil). Já o mês de maio responde pelo pico de 583,7 mil doses, o que representa mais de 25 vezes em relação a março.  

    “Estamos mostrando que já começamos a recuperar esse grande esforço de salvar vidas no Brasil, por meio do nosso Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ultrapassamos um milhão de crianças vacinadas nas escolas. Além disso, das 16 vacinas do calendário nacional, tivemos aumento em 15 e apenas uma manteve-se estável. Até o final do ano, continuaremos intensificando nossas ações de vacinação”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.  

    Foto: Luiza Frazao/MS
    Foto: Luiza Frazao/MS

    Vinte e cinco tipos de vacinas do calendário nacional – como HPV, BCG, Covid-19, dengue, febre amarela, meningite, influenza, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola e outras doenças imunopreveníveis –  já foram aplicadas em ambiente escolar em estudantes de 4,1 mil municípios, ou seja, 74% das cidades brasileiras. 

    “Em nome da Unicef, parabenizo o Ministério da Saúde pelos avanços na imunização de crianças e adolescentes no Brasil. Sem sombra de dúvida, o país é uma referência mundial. Como foi apresentado aqui, o Brasil já alcançou a meta de cobertura de alguns imunizantes importantes para a infância e a adolescência. Parabenizo, também, pelas estratégias utilizadas, não apenas pelo microplanejamento, mas por todo o esforço de envolver a educação junto com a saúde”, afirmou a chefe de Saúde e Nutrição da Unicef no Brasil, Luciana Phebo  

    Avanços na cobertura vacinal no Brasil    

    O avanço da vacinação entre crianças e adolescentes também se reflete fora do ambiente escolar.  

    Em 2025, o Brasil registrou aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário nacional, revertendo o cenário de queda desde 2016. Esse progresso foi possível graças à retomada do Programa Nacional de Imunizações (PNI), às grandes mobilizações nacionais – como o Dia D – e à garantia do abastecimento de imunizantes em todo o país.  

    O aumento da cobertura das 15 vacinas se refere ao primeiro quadrimestre de 2025 na comparação ao mesmo período de 2024:  

    • Tríplice Viral D1: de 86,59% para 91,86%  

    • Pneumo10 (1º reforço): de 80,66% para 89,13%  

    • Meningocócica C (1º reforço): de 72,50% para 88,35%  

    • BCG: de 63,59% para 88,29%  

    • Pneumo10 (dose inicial): de 79,65% para 85,93%  

    • Penta: de 82,37% para 84,22%  

    • VOPb: de 74,14% para 79,34%  

    • Febre Amarela: 72,59% para 78,88%  

    • DTP (1º reforço): de 74,49% para 81,97%  

    • Tríplice Viral (dose de reforço): de 61,62% para 72,89%  

    Vale destacar que, no ano passado, o Brasil recebeu a certificação de eliminação do sarampo como problema de saúde pública (título perdido em 2019) em vista desses avanços, especialmente da vacina tríplice viral, que ultrapassou a meta de 95% de cobertura nacional em 2024, considerando todo o ano.  

    Vacinação contra HPV também avança no Brasil 

    O Brasil ampliou a vacinação contra HPV na população entre 9 e 14 anos. Em meninas, a cobertura aumentou para 82,77% em 2024 na comparação com 78,38% em 2022. Já nos meninos, esse percentual foi ampliado para 67,21% em 2024 contra 45,43% em 2022.  

    “Vocês estão aqui, vivos, sem paralisia infantil e muitos sem nunca terem tido sarampo porque, um dia, seu pai ou sua mãe levou você para vacinar, enfrentando, muitas vezes, situações muito mais difíceis para isso”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao reforçar a importância do papel dos pais, das mães e dos responsáveis na vacinação dos filhos. 

    Também contribuíram para o avanço da vacinação e da qualificação dos dados no país as ações de vacinação microplanejadas e adaptadas à realidade de cada região, o combate à desinformação e as melhorias nos sistemas de informação e no registro das doses. 

    Adesão histórica do Programa Saúde na Escola   

    Em 18 anos de existência, o Programa Saúde na Escola – que oferece um conjunto de ações de saúde e educação – teve uma adesão histórica no ciclo 2023/2024, alcançando 5.544 municípios, o que representa 99% do total no Brasil. A iniciativa tem foco no atendimento de quase 110 mil instituições de ensino, sendo 80% delas públicas. Com essa estratégia, mais de 4,3 milhões de estudantes passaram a ter acesso ao programa na comparação com 2022.  

    Para fortalecer as ações, o Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões para estados e municípios, com foco na ampliação da cobertura vacinal, redução de doenças imunopreveníveis, além de ações de combate à desinformação e conscientização. A vacinação é fundamental para proteção à saúde das crianças e adolescentes. 

    Acesse a Apresentação da Coletiva de Imprensa

    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde credencia 1,1 mil novas equipes na atenção primária do SUS

    Ministério da Saúde credencia 1,1 mil novas equipes na atenção primária do SUS

    Para reforçar a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde credenciou 1.133 novas equipes na atenção primária. A medida contempla 735 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal que haviam solicitado a expansão dos serviços, o que representa R$ 106,47 milhões em novos recursos para este ano. Em 2026, o impacto financeiro no orçamento da pasta será de R$ 270,36 milhões.

    “Este segundo grande credenciamento de 2025 reforça nosso compromisso de levar a saúde a territórios e populações que mais precisam”, destaca a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas. “A medida ainda fortalece o cuidado integral e estratégias importantes do SUS que ampliam o atendimento para pessoas em situação de rua, privadas de liberdade e populações ribeirinhas, reduzindo desigualdades no território nacional”, explica.

    O credenciamento inclui equipes multiprofissionais na APS (eMulti), de Saúde da Família Ribeirinha, de Consultório na Rua, além das tradicionais equipes de Saúde da Família e equipes de Saúde Bucal, que vão atuar em estabelecimentos como as Unidades Básicas de Saúde (UBS). As regiões mais contempladas foram o Nordeste (377 credenciamentos) e o Sudeste (341), seguidas por Sul (202), Norte (123) e Centro-Oeste (90).

    Para receber os recursos financeiros, os entes federados contemplados precisam cadastrar, até setembro, as novas equipes no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e alimentar com atividades os sistemas oficiais do Ministério da Saúde.

    As portarias, prazos e demais informações sobre credenciamentos na atenção primária podem ser acompanhadas no Painel Gerência APS.

    Ministério da Saúde
  • Ministério da Saúde intensifica vacinação em áreas de fronteira para conter avanço do sarampo no Brasil

    Ministério da Saúde intensifica vacinação em áreas de fronteira para conter avanço do sarampo no Brasil

    Diante do aumento expressivo dos casos de sarampo nas Américas, o Ministério da Saúde começou a intensificar a vacinação em cidades brasileiras localizadas na fronteira com países vizinhos, como a Bolívia, que atualmente enfrenta um surto da doença. Como parte dessa estratégia, o Acre é o primeiro estado a realizar o Dia D de vacinação, nesta terça-feira (15), com o objetivo de prevenir a reintrodução do sarampo no Brasil.

    Dos 22 municípios acreanos, sete fazem fronteira com a Bolívia: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Xapuri. A vacinação contra o sarampo está ativa em todo o país, com todos os estados abastecidos com a vacina tríplice viral. Somente em 2025, mais de 12 milhões de doses já foram distribuídas, e 2,4 milhões aplicadas até o momento.

    A mobilização no Acre conta com o apoio das gestões estadual e municipais e é conduzida por três frentes principais. A primeira é a intensificação da vacinação com a tríplice viral, a vacinação de pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto, o reforço entre adolescentes e jovens, e a atualização vacinal de brasileiros que estudam na Bolívia e retornam ao Brasil durante as férias.

    A segunda estratégia consiste na aplicação de uma dose extra da vacina dupla viral, destinada a crianças de 6 a 11 meses e 29 dias de idade. Essa medida oferece proteção precoce e temporária em locais com grande circulação de pessoas, como as cidades de fronteira. A dose adicional não substitui as vacinas de rotina aplicadas aos 12 e 15 meses, conforme define o calendário de vacinação infantil.

    Além da vacinação, o Ministério da Saúde e o estado promovem seminários sobre sarampo focados na prevenção e na resposta rápida a casos. Realizados nesta terça e quarta-feira (15 e 16 de julho) em Rio Branco e Brasiléia, os eventos reúnem profissionais de saúde, autoridades locais e representantes da pasta para capacitar a rede local no manejo clínico de casos suspeitos, vacinação, vigilância nas fronteiras e diagnósticos laboratoriais. Também discutem ações integradas com a Bolívia e o uso de tecnologias para a detecção precoce de casos e rumores.

    Além do Acre, a intensificação da vacinação foi recomendada para municípios de outros estados fronteiriços, que terão um Dia D de vacinação contra a doença em 26 de julho: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

    Brasil livre do sarampo

    Em 2024, o Brasil recebeu a recertificação de país livre do sarampo, resultado do fortalecimento da vigilância e da retomada da vacinação. Em 2016, o país já havia alcançado esse status; no entanto, em 2018, as baixas coberturas vacinais permitiram a reintrodução do vírus no país. No último ano, a cobertura da vacina tríplice viral ultrapassou a meta nacional de 95%.

    Para reverter a queda na cobertura, o Ministério da Saúde investiu na vacinação nas fronteiras e em locais de difícil acesso, além da busca ativa de casos suspeitos, realização do Dia S de mobilização para detecção de casos suspeitos de sarampo, oficinas de resposta rápida frente a esses casos e webinários sobre manejo clínico do sarampo.

    Em 2025, como apoio à contenção do surto na Bolívia, o Ministério da Saúde disponibilizou 600 mil doses da vacina contra o sarampo para doação. As vacinas oferecem proteção contra o sarampo, reforçando o compromisso do país com a cooperação internacional em saúde e o enfrentamento das doenças imunopreveníveis na região.

    Cenário epidemiológico

    Neste ano, o Brasil teve cinco casos isolados registrados, nos estados do Rio de Janeiro (2), São Paulo (1), Rio Grande do Sul (1) e no Distrito Federal (1). Esses casos, por serem importados e isolados, não comprometem a recertificação. A vacinação é segura e eficaz contra o sarampo. Aderir é a principal forma de evitar a reintrodução do vírus no país.

    Até 5 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 108 mil casos confirmados de sarampo no mundo. Na região das Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) confirmou 7.132 casos, com 13 mortes. Os números incluem 34 na Argentina, 34 em Belize, 60 na Bolívia, 5 casos isolados no Brasil, 3.170 no Canadá (com um óbito), 1 na Costa Rica, 1.227 nos Estados Unidos (com três mortes), 2.597 no México (com nove mortes) e 4 no Peru.

    Talita de Souza
    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde investe mais de R$ 19 milhões por ano no atendimento infantil em Maringá (PR)

    O Ministério da Saúde anunciou, neste domingo (13), um investimento anual de mais de R$ 19 milhões para ampliar e qualificar o atendimento pediátrico no Hospital da Criança de Maringá, no Paraná. O recurso federal permitirá a implantação do serviço de oncologia pediátrica, a habilitação de novos leitos de UTI e a expansão de consultas, exames, cirurgias e internações para crianças da região.

    A formalização das medidas ocorreu pela manhã, durante solenidade no auditório do hospital, com a presença do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales. Na ocasião, foram assinadas portarias que representam avanços importantes na rede de atenção especializada infantil da macrorregião Noroeste do estado.

    Estamos descentralizando os serviços de alta complexidade para garantir que o cuidado chegue mais perto das famílias. Maringá passa a ser referência em oncologia pediátrica, com estrutura e equipe para atender crianças que antes precisavam se deslocar centenas de quilômetros para receber tratamento”, destacou Mozart Sales.

    O Hospital da Criança de Maringá é referência para mais de 200 municípios das regiões Noroeste e Norte do Paraná. Com os novos recursos, a unidade dobrará a capacidade de cirurgias pediátricas, de 200 para 400 por mês, e de internações clínicas, de 150 para 300 por mês. Também foram habilitados 6 leitos de UTI Pediátrica Tipo II.

    Entre os destaques da estrutura, estão o Ambulatório de Doenças Raras e Genética Humana, um centro de pesquisa em doenças raras e genética, além da oferta de 11 especialidades pediátricas, como neurologia, psiquiatria, cardiologia, infectologia, cirurgia geral e, agora, oncologia. São realizadas cerca de 1.200 consultas e 1.000 exames por imagem por mês.

    Com a implantação da oncologia pediátrica, o hospital passa a atender crianças com câncer que anteriormente eram encaminhadas para Curitiba ou Londrina, consolidando-se como centro de referência em média e alta complexidade para o cuidado infantil.

    “É um salto importante na regionalização do SUS. Maringá ganha capacidade técnica, financiamento e estrutura para tratar com dignidade as crianças da região. Isso é política pública com foco em equidade”, afirmou Mozart Sales.

    Os avanços anunciados em Maringá se somam ao conjunto de ações do programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Governo Federal com o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação integra as políticas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e busca promover um atendimento mais ágil e eficiente para a população.

    Entre as medidas adotadas estão a ampliação de mutirões, o uso de unidades móveis de saúde (carretas), a aquisição de transporte sanitário e o reforço em atendimentos especializados — como consultas, exames, cirurgias e tratamentos oncológicos —, realizados com mais agilidade, eficiência e equidade em todo o país.

    As medidas reforçam o compromisso do Governo Federal com a ampliação do acesso e a qualificação da atenção especializada no Paraná e em todo o Brasil.

    Patrícia Coelho
    Ministério da Saúde