Blog

  • Matéria produzida pelo TJPB com foco na educação de jovens é notícia na TV Justiça

    Matéria produzida pelo Núcleo de TV da Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba sobre conciliação e cultura da paz, com foco no ensino a alunos da Escola João Gadelha, no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa, é veiculada na TV Justiça. A reportagem foi ao ar na sexta-feira (7), no Jornal da Justiça, edição das 18h.

    A reportagem mostra, com riqueza de imagens, as crianças da Escola João Gadelha recebendo a visita da equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Cível e Família (Cejusc/Fesp), do TJPB, ocasião em que foi plantada em cada aluno(a) uma a semente da cultura da paz.  

    A matéria leva a assinatura da repórter Clara Torres (reportagem), com imagens e edição de Redson Júnior.   

     

    Clique aqui para assistir a reportagem na TV Justiça.

     

    Por Valter Nogueira

  • Ministério da Saúde amplia rede do SUS na COP30 com hospital de campanha em Belém

    Ministério da Saúde amplia rede do SUS na COP30 com hospital de campanha em Belém

    A Força Nacional do SUS, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), iniciou nesta semana as atividades do Hospital de Campanha da Força Nacional (HCamp), instalado na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém (PA). A estrutura temporária foi montada para reforçar o atendimento em saúde durante o período da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

    Ao todo, 144 profissionais voluntários de diferentes estados, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos, estarão mobilizados. A estrutura contará ainda com quatro postos avançados de atendimento na Blue Zone da COP30, garantindo cobertura médica em todas as áreas do evento.

    Com atendimento de baixa e média complexidade, em regime de porta aberta à população, o hospital terá capacidade para atender 200 pacientes por dia e garantirá acolhimento e suporte rápido tanto a moradores da área quanto aos visitantes que participam do evento internacional.

    A estrutura do HCamp, que funcionará 24 horas, é composta por oito módulos — seis voltados à assistência direta à população e dois dedicados ao apoio logístico e administrativo, que abrangem desde triagem e emergência até regulação e logística.

    O coordenador do Hospital de Campanha da Força Nacional do SUS, Djair Soares, explica que a iniciativa representa um importante reforço à capacidade de resposta do SUS, ampliando o acesso da população a serviços de urgência e emergência. Além disso, para ele, a estrutura garante prontidão em um momento de grande movimentação na capital. “É uma ação concreta de cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal para proteger vidas e fortalecer o SUS, operando entre os dias 7 e 25 de novembro”, informou.

    A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, destacou que a iniciativa é uma demonstração do compromisso do governo com o cuidado e a segurança da população.“Essa ação conjunta simboliza o nosso compromisso com a saúde, a segurança e o bem-estar não apenas dos participantes da COP30, mas também da população paraense. Estamos trabalhando para garantir uma rede assistencial preparada, integrada e eficiente durante todo o evento”, ressaltou a titular da Sespa. A Força Nacional do SUS, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou, nesta sexta-feira (7), o Hospital de Campanha da Força Nacional (HCamp), instalado na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém (PA). A estrutura temporária foi montada para reforçar o atendimento em saúde durante o período da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

    Vanessa Aquino
    Ministério da Saúde

  • TJPB institui Grupo de Trabalho para reestruturar Núcleo de Apoio das Equipes Multidisciplinares

    O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, assinou o  Ato nº 147/2025, publicado nesta segunda-feira (10) no Diário da Justiça eletrônico, que cria um Grupo de Trabalho voltado à reestruturação do Núcleo de Apoio das Equipes Multidisciplinares (Napem) do Poder Judiciário estadual.

    O objetivo é propor medidas normativas, administrativas e estruturais que qualifiquem e padronizem a atuação das equipes técnicas que prestam suporte às unidades judiciárias com competência na área da Infância e Juventude.

    De acordo com o ato, a iniciativa leva em consideração o diagnóstico e as propostas de reestruturação elaboradas pela Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do TJPB, que apontaram a necessidade de fortalecer o suporte interdisciplinar — essencial para a efetividade da prestação jurisdicional voltada à proteção integral de crianças e adolescentes.

    O Grupo de Trabalho será coordenado pelo juiz Max Nunes de França, auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal. Também integram o grupo o juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, corregedor-auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça; a juíza Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa, representante da Coinju; e os servidores Thomaz Fernandes Rocha (Psicologia), Késia Braga Fernandes (Pedagogia) e Maria Mayara de Lima Raulim Ramos (Serviço Social).

    O prazo para conclusão dos trabalhos é de 60 dias, prorrogável por igual período, ao término do qual deverá ser apresentado relatório conclusivo contendo diagnóstico, propostas e minuta de ato normativo para a reestruturação e padronização da atuação do Napem no âmbito do Judiciário paraibano.

    Por Lenilson Guedes

  • Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado que atingiu o Rio Bonito do Iguaçu

    Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado que atingiu o Rio Bonito do Iguaçu

    O Ministério da Saúde enviou, neste sábado (8), uma equipe da Força Nacional do SUS (FN-SUS) ao município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), epicentro de um tornado de grande intensidade que devastou cerca de 80% da área urbana. O secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, acompanha a comitiva do Governo Federal que se deslocou ao estado para avaliar os danos, prestar assistência imediata e coordenar ações conjuntas de resposta com o Governo do Paraná e a Defesa Civil Nacional.

    De acordo com dados da Defesa Civil do Paraná e do CENAD, o estado registrou 55 municípios impactados por tempestades, com mais de 31 mil pessoas afetadas. Em Rio Bonito do Iguaçu, a tragédia foi a mais severa: 10 mil moradores — o equivalente a 77% da população — foram diretamente atingidos, com cinco mortes confirmadas, 125 feridos e mais de mil pessoas desalojadas.

    Nesta madrugada, após tomar conhecimento do ocorrido, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, imediatamente colocou a equipe da Força Nacional do SUS a disposição do Estado e Município.

    “Estou voltando da África do Sul, após a reunião do G20, e durante toda a noite e madrugada estivemos acompanhando, junto aos gestores estaduais, municipais e de saúde de Santa Catarina e do Paraná, em especial a prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, os impactos dessa tragédia na área da saúde. Colocamos a Força Nacional do SUS à disposição para apoiar a população do Sul do país”, afirmou o ministro Padilha.

    A equipe da Força Nacional do SUS foi mobilizada em Nível Operacional II, com capacidade de resposta intermediária e foco em recompor o funcionamento da rede local de saúde.

    A equipe é formada por cinco profissionais especializados, incluindo um especialista em saúde mental em desastres, um médico sanitarista, um enfermeiro, um analista de recursos logísticos e um analista de incidentes e reconstrução assistencial. Os profissionais irão atuar para garantir a reativação dos serviços de saúde, o apoio à gestão local e a resposta assistencial e psicossocial imediata, assegurando a retomada rápida e segura do cuidado integral à população.

    As primeiras ações incluem triagem e estabilização de feridos, reorganização dos fluxos assistenciais e farmacêuticos, avaliação de risco sanitário secundário (água, resíduos e vetores), além do apoio psicológico à população. Caso seja necessário, a FN-SUS está pronta para instalar um hospital de campanha modular, com capacidade de até 150 atendimentos diários, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR).

    Situação da rede saúde local

    Com a destruição de parte significativa das unidades de saúde e o colapso parcial dos serviços de energia e abastecimento, os atendimentos de urgência foram redirecionados para o Hospital Regional de Laranjeiras do Sul, que atua como referência provisória para a região. As Unidades Básicas de Saúde da zona rural seguem parcialmente inoperantes, e há comprometimento nos estoques de medicamentos e vacinas.

    A missão no Paraná é coordenada pela Coordenação-Geral da Força Nacional do SUS (CGFN-SUS), em conjunto com o CENAD, a Defesa Civil Nacional, a SESA-PR e a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, garantindo uma resposta articulada e rápida.

    “Chegamos ao Paraná com a missão de cuidar, reconstruir e trazer afeto à população que mais precisa neste momento. Nossa prioridade é garantir que cada pessoa atingida receba atenção em saúde, escuta e acolhimento. Atuaremos ao lado do Governo do Estado e do município para restabelecer o funcionamento da rede de saúde e devolver um pouco de segurança e esperança às famílias de Rio Bonito do Iguaçu.”, destacou o coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli.

    A Força Nacional do SUS

    Desde 2023, a Força Nacional do SUS realizou mais de 60 missões em 23 estados, com mais de 60 mil atendimentos diretos e 1.500 profissionais capacitados. Em 2025, as ações se concentraram em respostas a arboviroses, secas, enchentes e grandes eventos, como a COP30, em Belém (PA), que contou com hospital de campanha operando 24 horas.

    Laís Dornelas e Agnez Pietsch
    Ministério da Saúde

  • Saúde registra 132 atendimentos nos primeiros dias de atividades

    Saúde registra 132 atendimentos nos primeiros dias de atividades

    O Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS), instalado em Belém para funcionar durante todo o período da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), divulgou, nesta sexta-feira (7), o primeiro balanço das atividades. No período entre 3 e 7 de novembro, foram registrados 132 atendimentos pela ferramenta digital Saúde Pará. Com tendência crescente de notificações, acompanhando o aumento gradual do fluxo de visitantes e trabalhadores nas áreas do evento.

    De acordo com o relatório, as síndromes gripais foram os atendimentos mais frequentes, somando nove notificações ao longo dos cinco dias de monitoramento, sem registro de casos graves e nenhum confirmado. Foi registrado um atendimento por distúrbio gastrointestinal em um estrangeiro, sem gravidade ou maiores intercorrências. O paciente foi devidamente tratado e liberado, e foi realizada inspeção sanitária no local onde ele se alimentou.

    O documento ressalta que não houve surtos, acidentes com múltiplas vítimas, ocorrências químicas, biológicas, radiológicas ou nucleares (QBRN), nem registros de óbitos no período analisado.

    A estrutura do CIOCS, ativado no dia 3 de novembro, reúne profissionais das três esferas de gestão do SUS — federal, estadual e municipal — e conta com tecnologia de ponta para o monitoramento em tempo real de ocorrências, análise de dados e mobilização imediata de equipes de resposta. Inspirado em experiências exitosas, como a do Círio de Nazaré, o CIOCS será o núcleo estratégico de vigilância e coordenação das ações de saúde durante toda a COP30, operando 24 horas por dia.

    Rede de Atenção à Saúde

    A rede de atenção à saúde que compõe o plano de contingência para a COP30 contempla cobertura integral nas áreas de maior circulação de participantes e delegações internacionais.

    Atenção Primária à Saúde está distribuída em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) — Bengui, Jurunas, Outeiro, Telégrafo, Tapanã, Baía do Sol e Carananduba —, além de ações itinerantes em pontos estratégicos como o Parque dos Igarapés, as universidades UFPA e UFRA, Ver-o-Peso (com ponto fixo e carreta do Hemopa), Estação das Docas, Icoaraci, Porto Futuro, Mangal das Garças e Basílica de Nazaré. Há ainda bases de atendimento com funcionamento 24 horas em locais de grande concentração, como a Aldeia COP – INPI, a Fábrica de Castanha e a Base Aérea de Belém.

    As Usinas da Paz, polos comunitários que integram serviços de cidadania e saúde, também desempenham papel central, com oito unidades em funcionamento: Terra Firme, Padre Bruno Sechi (Bengui), Guamá, Jurunas/Condor, Prof. Amintas Pinheiro, Antônia Corrêa, Benevides e Castanhal.

    Na atenção especializada, o suporte é garantido pela Policlínica Metropolitana e pela rede hospitalar estadual, composta por unidades de alta complexidade, como o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, o Hospital da Mulher, o Hospital Público Estadual Galileu, o Hospital Jean Bitar, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

    A rede de saúde mental também foi integrada ao plano de contingência, com o apoio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Marambaia, Icoaraci, Grão Pará, Renascer e AD III Marajoara, garantindo suporte psicossocial a trabalhadores, moradores e participantes da conferência.

    Complementando a estrutura, a Força Nacional do SUS (FN-SUS) mantém em operação um hospital de campanha com 20 leitos, instalado na Usina da Paz do Jurunas, preparado para atendimento emergencial e estabilização de pacientes.

    Vanessa Aquino
    Ministério da Saúde

  • CIOCS registra 132 atendimentos nos primeiros dias de atividades

    CIOCS registra 132 atendimentos nos primeiros dias de atividades

    O Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS), instalado em Belém para funcionar durante todo o período da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), divulgou, nesta sexta-feira (7), o primeiro balanço dasatividades. No período entre 3 e 7 de novembro, foram registrados 132 atendimentos pela ferramenta digital Saúde Pará, com tendência crescente de notificações, acompanhando o aumento gradual do fluxo de visitantes e trabalhadores nas áreas do evento.

    De acordo com o relatório, as síndromes gripais foram os atendimentos mais frequentes, somando nove notificações ao longo dos cinco dias de monitoramento, sem registro de casos graves e nenhum confirmado. Foi registrado um atendimento por distúrbio gastrointestinal em um estrangeiro, sem gravidade ou maiores intercorrências. O paciente foi devidamente tratado e liberado, e foi realizada inspeção sanitária no local onde ele se alimentou.

    O documento ressalta que não houve surtos, acidentes com múltiplas vítimas,ocorrências químicas, biológicas, radiológicas ou nucleares (QBRN), nem registros de óbitos no período analisado.

    A estrutura do CIOCS, ativado no dia 3 de novembro, reúne profissionais das três esferas de gestão do SUS — federal, estadual e municipal — e conta com tecnologia de ponta para o monitoramento em tempo real de ocorrências, análise de dados e mobilização imediata de equipes de resposta. Inspirado em experiências exitosas, como a do Círio de Nazaré, o CIOCS será o núcleo estratégico de vigilância e coordenação das ações de saúde durante toda a COP30, operando 24 horas por dia.

    Rede de Atenção à Saúde

    A rede de atenção à saúde que compõe o plano de contingência para a COP30 contempla cobertura integral nas áreas de maior circulação de participantes e delegações internacionais.

    Atenção Primária à Saúde está distribuída em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) — Bengui, Jurunas, Outeiro, Telégrafo, Tapanã, Baía do Sol e Carananduba —, além de ações itinerantes em pontos estratégicos como o Parque dos Igarapés, as universidades UFPA e UFRA, Ver-o-Peso (com ponto fixo e carreta do Hemopa), Estação das Docas, Icoaraci, Porto Futuro, Mangal das Garças e Basílica de Nazaré. Há ainda bases de atendimento com funcionamento 24 horas em locais de grande concentração, como a Aldeia COP – INPI, a Fábrica de Castanha e a Base Aérea de Belém.

    As Usinas da Paz, polos comunitários que integram serviços de cidadania e saúde, também desempenham papel central, com oito unidades em funcionamento: Terra Firme, Padre Bruno Sechi (Bengui), Guamá, Jurunas/Condor, Prof. Amintas Pinheiro, Antônia Corrêa, Benevides e Castanhal.

    Na atenção especializada, o suporte é garantido pela Policlínica Metropolitana e pela rede hospitalar estadual, composta por unidades de alta complexidade, como o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, o Hospital da Mulher, o Hospital Público Estadual Galileu, o Hospital Jean Bitar, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

    A rede de saúde mental também foi integrada ao plano de contingência, com o apoio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Marambaia, Icoaraci, Grão Pará, Renascer e AD III Marajoara, garantindo suporte psicossocial a trabalhadores, moradores e participantes da conferência.

    Complementando a estrutura, a Força Nacional do SUS (FN-SUS) mantém em operação um hospital de campanha com 20 leitos, instalado na Usina da Paz do Jurunas, preparado para atendimento emergencial e estabilização de pacientes.

    Vanessa Aquino
    Ministério da Saúde

  • TRF5 divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2026 Última atualização: 07/11/2025 às 18:35:00

    A Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 divulgou, através do Ato nº 626/2025, o calendário com os feriados e pontos facultativos para o ano de 2026. O documento foi publicado no Diário Eletrônico Administrativo desta sexta-feira (07/11). 

    De acordo com o Ato, o TRF5 funcionará até o dia o dia 06/01 em regime de plantão, devido ao Recesso do Judiciário, que começa ainda este ano, no dia 20/12. A partir do dia 07/01, o funcionamento da Corte voltará ao normal.  

    O primeiro feriado após o recesso será o Carnaval (16 a 18/02). No dia 13/02, no entanto, o expediente do TRF5 será remoto, devido ao bloqueio de ruas e vias para a folia de Momo. Prazos processuais com início ou fim nesse período ficam automaticamente prorrogados para 19/02.

    Em março, acontece o feriado da Data Magna de Pernambuco (06/03) e, em abril, haverá os feriados da Semana Santa (de 1º a 05/04) e Tiradentes (21/04).

    No mês seguinte, o Dia do Trabalhador (1º/05). Em junho, Corpus Christi (04/06) e São João (23 e 24/06); e julho encerra o semestre com o feriado de Nossa Senhora do Carmo (16/07). 

    Segundo semestre

    Em agosto, comemora-se o Dia de Criação dos Cursos Jurídicos (11/08). Em setembro, haverá o feriado da Independência (07/09) e, em outubro, o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10) e o Dia do Servidor Público (28/10). 

    Em novembro, acontecem os feriados do Dia de Todos os Santos (01/11), Finados (02/11), Proclamação da República (15/11) e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11).  Em dezembro, é comemorado o Dia da Justiça (8/12). O Recesso do Judiciário terá início no dia 20/12/2026. O documento também prevê que no dia 31/12 o expediente acontecerá de forma remota.

    Nos dias de feriados e pontos facultativos, durante os quais não haverá expediente no Tribunal, funcionará o Plantão Judiciário. 

    Prazos com início ou fim nas datas indicadas serão prorrogados até o primeiro dia útil subsequente.

    Confira a íntegra do Ato da Presidência do TRF5 nº 626/2025: 

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5

  • Assembleia concede Medalha de Mérito Empresarial a Roberto Suga

    Notícias

    Publicado em 7 de novembro de 2025

    A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta sexta-feira (7), a Medalha de Mérito Empresarial José Paiva Gadelha ao empresário Roberto Suga. A sessão Solene, proposta pelo deputado João Gonçalves, aconteceu no Plenário Deputado José Mariz, e contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do homenageado.

    Roberto Suga atua profissionalmente em Consultoria de finanças, Consultoria de negócios, Gestão de projetos e Relações públicas, com experiência profissional em relações comerciais internacionais e forte relacionamento em instituições públicas e privadas, prospectando oportunidades de negócios nas áreas de agronegócio, tecnologia, infraestrutura, mineração, turismo, saúde e imobiliário para investidores estrangeiros.

    O deputado João Gonçalves declarou que o poder Legislativo faz justiça ao conceder tão relevante outorga ao empresário. Segundo o parlamentar, a sua carreira é um ‘testemunho vivo’ do poder da diplomacia corporativa e da capacidade de transformar potencial em realidade.

    “Roberto trouxe a experiência e a capacidade de dialogar com os grandes centros de decisão do mundo para servir ao Brasil e, de modo muito particular, à nossa Paraíba. Foi no exercício de suas funções no Itamaraty, no Ministério das Relações Exteriores, que a sua atenção se voltou de maneira decisiva para o nosso estado. Ali, como Coordenador do Programa de Promoção de Investimentos Estrangeiros, Roberto Suga não se limitou a um trabalho burocrático. Ele mergulhou nas potencialidades da Paraíba, identificou oportunidades de investimento e, com a credibilidade de seu nome e sua rede de contatos, apresentou o nosso estado a investidores internacionais”, ressaltou.

    O empresário atuou em cenários complexos, representando organismos internacionais como a USAID, durante o governo do Presidente Bill Clinton, e a própria OEA. Atualmente Roberto Suga também é presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). “Ele foi um embaixador da nossa terra, mostrando ao mundo que a Paraíba é um lugar de gente trabalhadora, de inovação e de segurança para se investir”, destacou João Gonçalves.

    Roberto Suga agradeceu ao deputado João Gonçalves pela propositura e aos demais parlamentares pela aprovação de seu nome para a homenagem e acrescentou que a concessão é um reconhecimento ao trabalho que é desenvolvido para a Paraíba.

    “Primeiramente, expresso minha gratidão a esta terra, da qual também sou cidadão. Conheci a Paraíba em 1983, ainda estudante, motivado por meu hobby, que é o colecionismo de carros antigos. Essa paixão me aproximou da região. Em parceria com alguns bancos de investimentos, pude auxiliar na atração de investidores para analisar o potencial de negócios na Paraíba. Então, esse reconhecimento da Assembleia pelo trabalho que já desenvolvi aqui no estado, muito me honra”, disse o homenageado.

    A outorga tem o objetivo de homenagear empresários, que assim como Roberto, contribuem com a economia, com o desenvolvimento da Paraíba e com a ampliação do conhecimento.

    Mais sobre o empresário

    Roberto Suga desenvolveu diversas ferramentas tecnológicas para promover negócios internacionais para AT4 Solution-WiMax, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, MSS – AT&T Global Member, Apex, Sebrae-SP e OEA – Organização dos Estados Americanos. É consultor em Comércio Internacional da ONU (UNCTAD/WTO) na América Latina, Professor de cursos universitários e MBA em Relações Internacionais de diversas universidades em países da América Latina desde 1987.

    Multimídia

    Imagens em alta resolução

    PHOTO-2025-11-07-16-24-02 (2) PHOTO-2025-11-07-16-24-02

    ≪ Voltar para a Agência de Notícias

  • Ministério da Saúde lança concurso para monumento em homenagem às vítimas da pandemia

    Ministério da Saúde lança concurso para monumento em homenagem às vítimas da pandemia

    O Ministério da Saúde lançou o edital de concurso para a seleção, concepção e execução de um monumento artístico inédito em homenagem às vítimas da pandemia de covid-19. O documento foi publicado pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) e está disponível no site de compras do Governo Federal. A iniciativa marca um momento representativo na criação do Memorial da Pandemia de Covid-19, para o qual o CCMS atuará como espaço de referência, acolhendo exposições, ações educativas e programações públicas associadas à temática.

    Ateliês, escritórios, coletivos e empresas das áreas de cultura, artes, arquitetura e/ou design, bem como artistas, estudantes, arquitetos e urbanistas de todo o Brasil já podem acessar o material. O objetivo é buscar um monumento artístico que, de forma sensível e criativa, transmita uma mensagem de solidariedade, esperança, justiça e reparação diante dos acontecimentos sociais e políticos vivenciados durante a crise sanitária. Os projetos devem ser concebidos sob o nome “Lembrar para aprender”. A proposta vencedora será instalada na área externa do CCMS, localizado na Praça Marechal Âncora, nº 95, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). As principais dúvidas a respeito da iniciativa, podem ser sanadas no site do espaço cultural

    O concurso dispõe do valor de R$ 300 mil e considera empresas legalmente constituídas e com experiência em projetos de natureza artística, arquitetônica ou cultural. O edital não permite a participação de pessoa física e Microempreendedor Individual (MEI), mas contempla coletivos culturais formalizados, sociedades empresariais e outras pessoas jurídicas atuantes no setor. O monumento deverá ser alinhado ao conjunto de pilares conceituais fundamentais: 1) Memória e Valores – justiça e reparação, solidariedade. 2) Saúde e Ciência – resiliência do Sistema Único de Saúde (SUS), valorização da ciência e reconhecimento dos trabalhadores da saúde. 3) Cultura e Inovação – pluralidade cultural, multidisciplinaridade, multilinguagens artísticas, e inovação.

    Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o projeto tem profundo significado institucional e social. “Relembrar o acontecido é melhor maneira de aprender para que os erros nunca mais se repitam. O monumento será um marco simbólico da memória coletiva e da valorização da vida através da arte. Estamos trabalhando para fazer com que o Centro Cultural do Ministério da Saúde, com suas exposições, atividades educativas e acervo digital, seja um espaço para homenagear as mais de 700 mil vidas perdidas, assim como profissionais de diversas áreas que atuaram com excelência durante o período da pandemia”, destacou.

    O monumento integra a nova fase do Centro Cultural. “Em contagem regressiva para a reabertura do prédio ao público, prevista para acontecer no início de 2026, o CCMS reforça seu papel como espaço de memória, saúde, arte, educação e cultura”, afirmou Gisella Chinelli, coordenadora do CCMS.

    Requisitos técnicos e visita ao local

    A obra, que será instalada ao ar livre e próxima à Baía de Guanabara, no Centro do Rio de Janeiro, deverá ser executada com materiais de alta durabilidade e resistentes a intempéries. As dimensões máximas permitidas são de 20m² de base e 4 metros de altura. O projeto deverá respeitar as normas de tombamento do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), órgão responsável pela preservação do prédio. A sustentabilidade e o baixo impacto ambiental dos materiais são aspectos preferenciais.

    Durante o período de inscrições, os proponentes podem realizar vistoria prévia no local de instalação do projeto, conforme as indicações constantes no edital. Para agendar a visita, os interessados devem enviar uma solicitação por e-mail para , com antecedência mínima de três dias úteis.

    As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por representantes do Ministério da Saúde, do Ministério da Cultura, do INEPAC e de movimentos sociais ligados à temática da pandemia, tendo como critérios de a melhor técnica e proposta conceitual.

    Sobre o Centro Cultural do Ministério da Saúde

    O CCMS tem mais de cem anos de construção. A edificação foi iniciada como um pavilhão na Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922, se tornou um importante posto de vigilância sanitária durante o restante do século XX, até se transformar, em 2001, em um equipamento cultural que liga a arte à saúde. Para restaurar e preservar a arquitetura original, além de adequá-la às exigências da legislação vigente quanto à segurança e à acessibilidade uma grande obra foi iniciada em 2013.

    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde fortalece ações para ampliar o cuidado à saúde dos homens

    Ministério da Saúde fortalece ações para ampliar o cuidado à saúde dos homens

    Novembro é o mês de conscientização da saúde do homem, marcado pela prevenção do câncer de próstata. O Ministério da Saúde reforça, no entanto, que o cuidado com a saúde deve ser integral e ampliado ao longo de todo o ano. É importante que os homens mantenham caderneta de vacinação atualizada e o acompanhamento regular com profissionais de saúde, com a realização de consultas e exames de rotina 
     
    Para incentivar que os homens busquem atendimento de saúde de forma contínua, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish). A estratégia atua em cinco eixos: acesso e acolhimento, paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violências e acidentes e saúde sexual e reprodutiva. 

    Os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa diferença está ligada não apenas a fatores biológicos, mas também a comportamentos de risco, como o consumo abusivo de álcool, tabagismo, má alimentação e exposição à violência, além da baixa adesão no autocuidado.  

    Em 2025, até o mês de setembro, a Atenção Primária à Saúde (APS) registrou 106 milhões de atendimentos a homens. No mesmo período, foram 203 milhões de atendimentos a mulheres.  

    Para o coordenador de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Celmário Castro Brandão, a construção social da masculinidade ainda afasta os homens dos cuidados básicos. “Nosso desafio é difundir uma agenda de atenção integral à saúde dos homens, integrando prevenção de doenças, promoção da saúde e toda a assistência necessária. É essencial superar os desafios estruturais e culturais que afastam os homens do cuidado, além de garantir uma atenção mais equitativa e acessível”, destaca.   

    Câncer de Próstata 
     
    Promover o cuidado em saúde entre homens e ampliar o diagnóstico precoce de câncer de próstata são prioridades do Ministério da Saúde. Para diminuir os casos e o número de mortes pela doença está sendo elaborado o Manual de Alta Suspeição do Câncer. 

    A publicação dividida em três partes: uma introdução sobre as responsabilidades das Redes de Atenção à Saúde, orientações para o cuidado de pessoas com suspeita de câncer na Atenção Primária e recomendações práticas sobre sinais e sintomas por diferentes topografias, como pele, mama e sistema nervoso central.  

    A investigação do câncer de próstata é feita pelo exame de sangue (PSA) e o toque retal. Com o resultado positivo, o paciente é encaminhado para a realização da biópsia. A detecção precoce aumenta em 90% as chances de cura. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população masculina. 

    Prevenção e cuidado contínuo 

    O câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos mais comuns da doença no país e é considerado mais frequente na terceira idade: 75% dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos. 

    Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a média de cirurgias de próstata na rede, entre 2022 e 2024, foi de 200 procedimentos ao ano, sendo 52% laparoscópicas e 48% robóticas. O número estimado de casos novos para cada ano do triênio 2023–2025 é de 71.730. 

    Entre 2022 e 2024, São Paulo, Bahia e Minas Gerais foram os estados que mais realizaram cirurgias oncológicas pelo SUS, com aumentos de 34,20%, 10,35% e 6,51%, respectivamente. 

    No mesmo período, também se destacaram em quimioterapia São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com crescimentos de 24,55%, 19,36% e 16,67%. Em relação à radioterapia, os maiores volumes foram registrados em São Paulo e Minas Gerais, com aumentos de 34,86% e 46,87%. 

    Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), houve diminuição na taxa de mortalidade por câncer de próstata no Brasil entre 2013 e 2023. Era 30,6 e, em 2023, foi de 27,5. Em São Paulo, em 2013, a taxa era 27,5 e em 2023, caiu para 25,1. 

    Ana Célia Costa e Luciano Marques  
    Ministério da Saúde