Blog

  • Publicados enunciados e recomendações aprovados no CIRAJUD Última atualização: 22/10/2025 às 17:05:00

    Já estão disponíveis os 19 enunciados e as 10 recomendações aprovados durante o Curso Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIRAJUD). O evento aconteceu nos dias 15 e 16/10, no edifício-sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, e reuniu magistrados(as), assessores(as), membros do Ministério Público e policiais federais para debater temas como recuperação de ativos, investigação patrimonial e enfrentamento ao crime organizado, entre outros.

    A ação foi promovida pelo TRF5, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) e da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE).

    A programação contou com palestras, rodas de conversa e debates. O encontro foi encerrado com a realização de uma plenária, coordenada pelo diretor da Esmafe, desembargador federal Cid Marconi, e pelo coordenador científico da Escola, juiz federal Bruno Carrá, na qual foram aprovados os enunciados e as recomendações que irão nortear as atividades jurídicas relativas ao tema. 

    Confira a íntegra dos enunciados e recomendações e da Carta do Cirajud de Recife, assinada pela Esmafe, Esmape e Polícia Federal: 

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5

  • 3º Cidesma: Prazo para apresentar Comunicação oral e se inscrever em minicursos é prorrogado

    -

    A Escola Superior da Magistratura da Paraíba prorrogou até o dia 27 de outubro o prazo para encaminhar Comunicação Oral e se inscrever nos minicursos que ainda têm vagas disponíveis no 3º Cidesma – Congresso Internacional de Direito da Esma. O evento acontecerá de 12 a 14 de novembro, no Auditório Ariano Suassuna (TCE), em João Pessoa. 

    O cadastro para apresentação de Comunicação Oral pode ser feito através do link https://www.congressodireitoesma.com.br/inscricoes. A diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Maroja, informa que na primeira fase o(a) autor(a) deverá submeter um resumo simples, contendo entre 200 e 300 palavras, no formulário disponível no site. Na oportunidade deverá indicar o título, palavras-chave e coautores/as, quando houver. “Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas”, afirmou.

    Os minicursos com vagas disponíveis são:  “Sistema prisional brasileiro e Estado de coisas inconstitucional: realidade e desafios”; “Racismo, discriminação racial e formas correlata de intolerância : julgar na perspectiva racial”; “Tecnologias emergentes e a inovação na gestão pública” e “Meios consensuais de resolução de conflitos: justiça restaurativa, conciliação e mediação”. Para se inscrever acesse o link https://congressodireitoesma.com.br/minicursos

    O gerente acadêmico da Esma, professor Flávio Romero, alerta que após o encerramento do prazo os trabalhos seguirão para avaliação, não sendo possível novos envios.

    Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro dos grupos temáticos propostos pelo evento e com o arquivo identificado. Após o resultado/aceite de avaliação do resumo, o participante deverá submeter o arquivo completo na área de submissão segundo as normas da segunda fase. Importante lembrar que “apenas trabalhos enviados de forma completa (segunda fase) estarão aptos para publicação no e-book do evento.

    Por Walquiria Maria

     

  • TV Justiça veicula matéria do TJPB sobre visita do ministro Fachin ao presídio Silvio Porto 

    Mais uma matéria produzida pelo Núcleo de TV da Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba foi ao ar no programa Jornal da Justiça, da TV Justiça, edição das 18h. Trata-se da reportagem sobre a visita do ministro Edson Fachin ao presídio Silvio Porto, ocorrida em João Pessoa na segunda-feira (20). A TV já tinha veiculado matéria sobre a visita do ministro ao TJPB.  

    A matéria sobre a visita ao presídio leva a assinatura da repórter Thais Alencar (reportagem), imagens de Anderson Oliveira, edição de  Redson Júnior, com supervisão de Valter Nogueira.

    Durante a visita ao presídio, o ministro Edson Fachin e demais autoridades assistiram à peça teatral “Pena Justa: o Encontro da ADPF 347”, encenada por pessoas privadas de liberdade. O espetáculo abordou o papel conjunto do Judiciário, Executivo, Ministério Público, Defensoria, agentes penitenciários e sociedade civil no processo de ressocialização. 

    Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Fachin veio à Paraíba lançar três novas iniciativas vinculadas ao Plano Pena Justa: a Central de Regulação de Vagas (CRV), o 1º Mutirão Nacional de Diagnóstico da Habitabilidade do Sistema Prisional e o Emprega Lab. O evento aconteceu no Pleno do TJPB.

    Clique aqui para assistir a reportagem na TV Justiça.

     

    Por Valter Nogueira
     

  • Desembargadores do TJPB recebem candidata à presidência da Associação dos Magistrados do Brasil 

    Visita da juíza Vanessa Mateus
    Vanessa Mateus em visita ao TJPB

    O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, e os demais desembargadores que integram o Órgão Especial do Tribunal recepcionaram, nesta quarta-feira (22), a juíza Vanessa Mateus, candidata à presidência da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) para o próximo triênio. 

    Ao prestar apoio à magistrada para a missão que se aproxima, o presidente do TJPB colocou o Judiciário estadual paraibano à disposição para colaborar com a futura gestão da entidade. “Estaremos irmanados com seu trabalho e nos sentimos honrados com essa representação. Seu sucesso será também o nosso”, afirmou Fred Coutinho.

    Visita da juíza Vanessa Mateus
    Juíza Vanessa Mateus

    A magistrada Vanessa Mateus encabeça a chapa única intitulada “Combatividade, Coragem e União”, que tem entre os candidatos à vice-presidência o juiz Alexandre Trineto, atual presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).  

    A eleição da nova Diretoria da AMB está marcada para o dia 14 de novembro, quando se encerrará a gestão do atual presidente, juiz Frederico Mendes Júnior.

    Durante a visita institucional, Vanessa ressaltou a importância do apoio da magistratura paraibana e reforçou o compromisso da chapa com a valorização da carreira.

    “Um magistrado valorizado e independente presta um serviço de maior qualidade, contribuindo para uma Justiça mais célere e efetiva. Nosso foco é garantir estrutura de trabalho, autonomia para decisões, e reconhecimento — tanto na remuneração quanto em todos os aspectos da carreira, incluindo a aposentadoria”, afirmou.

    Por Gabriela Parente
    Fotos: Ednaldo Araújo
     

  • Ministério da Saúde cria auxílio de transporte para garantir acesso de pacientes à radioterapia

    Ministério da Saúde cria auxílio de transporte para garantir acesso de pacientes à radioterapia

    Para garantir o tratamento de câncer longe de casa, o Ministério da Saúde cria um auxílio exclusivo para custear o transporte, a alimentação e a hospedagem de pacientes que precisam fazer radioterapia. Atualmente, no Brasil, quem precisa desse tratamento percorre cerca de 145 km até os serviços. Agora, cada paciente e seu acompanhante terão direito a R$ 150 para refeições e hospedagem e R$ 150 por trajeto, assegurando que ninguém deixe de se tratar por falta de condições de deslocamento ou acolhimento.

    Estamos fazendo o maior Outubro Rosa da história dos 35 anos do SUS. Quando lançamos o programa Agora Tem Especialistas, com o presidente Lula, estabelecemos o desafio de construir a maior rede pública de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, e estou convencido de que vamos conseguir. Vamos consolidar a rede pública e privada para assegurar um serviço integral aos pacientes”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

    O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Salles, destacou que quase 40% dos pacientes do SUS buscam atendimento fora de sua região de saúde. “Esse benefício representa um alívio no custo das famílias, reduz barreiras geográficas, diminui o abandono e os atrasos no tratamento, e garante melhores condições de acesso para pacientes que vivem em regiões rurais.” 

    O novo benefício integra um pacote de medidas do programa Agora Tem Especialistas, que amplia os serviços oncológicos em todo o país. Entre as ações está o investimento adicional de R$ 156 milhões por ano para que os serviços de radioterapia ampliem o atendimento, incluindo até 60 novos pacientes. Isso representa um aumento de 20,7% do valor repassado pelo Ministério da Saúde, chegando a um total de R$ 907 milhões por ano. Outra medida é a criação da Assistência Farmacêutica Oncológica, que garante o custeio federal de 100% dos medicamentos para câncer no SUS.

    Mais vagas nos serviços de radioterapia do SUS

    Com a nova portaria, o Ministério da Saúde muda a forma de financiamento dos serviços de radioterapia: quanto mais pacientes atendidos, mais recursos repassados. Os estabelecimentos de saúde que já atendem o SUS passam a receber progressivamente por procedimento realizado, por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). Até então, eram recursos do orçamento do Teto MAC, valor fixo repassado mensalmente aos estados e municípios para custeio dos serviços de média e alta complexidade.

    O objetivo é atender o maior número de pessoas que precisem desse tratamento, estimulando ao máximo, o uso da capacidade do acelerador linear, equipamento utilizado nas sessões de radioterapia. Cada máquina pode realizar cerca de 60 novos atendimentos por mês. Outro avanço é premiar os serviços com maior produtividade: unidades que atendem entre 40 e 50 novos pacientes por acelerador linear receberão 10% a mais por procedimento; 20%, entre 50 e 60; e 30%, acima de 60 novos pacientes.

    Para expandir ainda mais a radioterapia em todo o país, o Agora Tem Especialistas também mobiliza o setor privado. O programa vai habilitar estabelecimentos de saúde com e sem fins lucrativos, que somente poderão atender os pacientes do SUS se ofertarem, no mínimo, 30% de sua capacidade instalada para a rede pública de saúde por, no mínimo, três anos.

    Ministério da Saúde vai financiar 100% dos medicamentos de câncer no SUS

    Com a nova portaria de assistência farmacêutica oncológica será ampliado ainda mais o acesso a medicamentos modernos. A expectativa é reduzir preços em até 60% com as negociações nacionais.

    Na atual gestão, o Ministério da Saúde ampliou em 60% os investimentos em medicamentos oncológicos, passando de R$ 3 bilhões em 2022 para R$ 4,8 bilhões em 2024.

    Essas portarias reorganizam não apenas o financiamento, mas toda a lógica de cuidado ao paciente com câncer, conectando a atenção básica, a atenção especializada e todos os pontos da rede, ressaltou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.

    Alinhada ao Plano Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), a AF-Onco organiza e nacionaliza a oferta, com financiamento 100% federal, promovendo mais equidade entre regiões, transparência e eficiência na gestão dos recursos. O formato combina compra centralizada feita diretamente pelo Ministério, negociações nacionais via registro de preços e aquisições descentralizadas pelos serviços oncológicos, mediante autorização específica (APAC Oncológica).

    Entre os resultados práticos, já há reduções expressivas nos preços. Na compra do trastuzumabe entansina, usado no tratamento do câncer de mama, o Ministério obteve desconto superior a 50%, economizando R$ 165,8 milhões e ampliando o acesso a 2 mil pacientes em todo o país.

    O novo componente também garante ressarcimento a estados e municípios por demandas judiciais: durante o período de transição de 12 meses, a União reembolsará 80% dos valores judicializados, assegurando equilíbrio financeiro.

    Outra inovação é a criação de centros regionais de diluição de medicamentos oncológicos, que reduzem desperdícios e otimizam o uso dos insumos, gerando economia e ampliando o acesso aos tratamentos.

    Balanço: Agora Tem Especialistas amplia acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer

    Com investimento anual de R$ 2,4 bilhões, o programa Agora Tem Especialistas fomenta a formação de 3 mil novos médicos especialistas, o uso de telessaúde e a implantação do Programa Nacional de Navegação do Paciente, que garante acompanhamento individualizado e reduz deslocamentos, melhorando a adesão ao tratamento em todas as regiões do país.

    Entre as iniciativas, destacam-se as 28 carretas da saúde da mulher, que, neste Outubro Rosa, percorrem 22 estados levando exames, consultas e biópsias a locais de difícil acesso, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Mutirões realizados em territórios indígenas e nos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh já somam 65,5 mil atendimentos neste ano, com novas ações previstas até o fim de 2025.

    Por meio do programa, 11 aceleradores lineares já foram entregues; e R$ 134 milhões, destinados pelo Pronon para a aquisição de 13 novos equipamentos.

    Até o final de 2026, 121 aceleradores devem ser entregues, garantindo o tratamento de mais de 84,7 mil novos pacientes/ano.

    Atualmente, o SUS contam com 369 aceleradores lineares, que realizaram 180,6 mil procedimentos em 2024, um aumento de 16,1% em relação a 2022, quando 155,5 mil foram realizados.

    Outra iniciativa é o provimento e a formação de especialistas. Neste mês, 320 novos médicos especialistas reforçaram o atendimento no SUS em 156 municípios. A expectativa é que esse número aumente em nova convocação do Ministério da Saúde.

    Julianna Valença,
    Taís Nascimento e
    Carolina Militão
    Ministério da Saúde

  • Em Brasília, países da América Latina e Caribe se comprometem a avançar na prevenção da gravidez na adolescência

    O Ministério da Saúde do Brasil, representantes de 13 governos, organismos internacionais e especialistas em saúde sexual e reprodutiva e direitos das mulheres estão reunidos em Brasília para um encontro de alto nível sobre a prevenção da gravidez na adolescência. O evento “Futuro Sustentável – Prevenção da Gravidez na Adolescência na América Latina e Caribe” teve sua abertura oficial hoje (21), com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de representantes das agências das Nações Unidas que co-realizam o evento: a representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Florbela Fernandes, o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Cristian Morales, e o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Joaquin Gonzalez-Aleman.

    No encontro em Brasília, os países têm reafirmado seu compromisso com a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, a educação sexual integral e o acesso equitativo a métodos contraceptivos modernos. A reunião também marca um passo estratégico no fortalecimento da cooperação intersetorial e regional, garantindo que todas as meninas possam exercer plenamente seus direitos e construir um futuro sustentável, com igualdade e oportunidades.

    “Precisamos garantir que o tema da saúde integral da mulher e da gravidez na adolescência esteja nas mais altas instâncias do governo. É essencial pensar novas formas de cuidado que atendam as adolescentes e assegurem o acesso gratuito, pelos sistemas públicos de saúde, às tecnologias mais avançadas de prevenção e tratamento. Enfrentar a gravidez na adolescência é também enfrentar as desigualdades de gênero e raciais que marcam nossa região. Unidos, como América Latina, temos força e diversidade para construir políticas públicas mais potentes e transformadoras.”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    A Representante do UNFPA Brasil e Diretora de País para o Uruguai e Paraguai, Florbela Fernandes, reafirmou a importância do tema: Não haverá desenvolvimento sustentável enquanto os sonhos das meninas forem interrompidos por gravidezes não intencionais. É hora de colocar a gravidez na adolescência no centro das agendas nacionais, transformar compromissos em ações mensuráveis e mobilizar recursos e alianças para gerar impacto real.”

    Embora a região tenha registrado avanços significativos, a América Latina e o Caribe ainda ocupam o segundo lugar mundial em taxas de fecundidade adolescente, atrás apenas da África Subsaariana. Segundo estimativas recentes das Nações Unidas, a taxa regional caiu de 65,3 nascimentos por mil adolescentes (15–19 anos) em 2015 para 50,6 em 2024. Ainda assim, esses índices permanecem muito acima da média global (39 por mil).

    O fenômeno afeta desproporcionalmente adolescentes em situação de pobreza, indígenas, afrodescendentes e moradoras de áreas rurais, refletindo desigualdades estruturais de gênero e etnico-raciais, educação e renda.

    “Para enfrentar esses números, a cooperação entre os países da América Latina se faz essencial, ao compartilharem boas práticas para enfrentar a gravidez na adolescência de maneira intersetorial e escutando as próprias crianças e adolescentes. Afinal, não podemos enfrentar o cenário de gravidez na adolescência na região sem construir soluções com aqueles diretamente afetados. As nações aqui presentes, inclusive o Brasil, podem estar certos do apoio do UNICEF para fazer valer os compromissos assumidos”, disse Joaquin Gonzalez-Aleman, representante do UNICEF no Brasil.

    O representante da OPAS e da OMS no Brasil, Cristian Morales destacou que embora a região das Américas tenha avançado na saúde das mulheres, crianças e adolescentes, ainda há profundas desigualdades e os grupos em situações de vulnerabilidade seguem sendo os mais afetados. “A redução da gravidez na adolescência exige metas claras, financiamento adequado, educação integral em saúde sexual e reprodutiva e uma resposta multissetorial centrada na equidade e na justiça reprodutiva. Sem enfrentar o racismo, a discriminação e a violência de gênero, não haverá acesso pleno aos direitos e à saúde para nossas meninas e nossos meninos”.

    Ministério da Saúde,
    com informações da Unicef

  • Consulta pública sobre distribuição de equipamentos odontológicos para o SUS está aberta até 29 de outubro

    Consulta pública sobre distribuição de equipamentos odontológicos para o SUS está aberta até 29 de outubro

    O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para ouvir fornecedores, especialistas e toda a sociedade sobre o processo de aquisição e distribuição de equipamentos odontológicos para todos os estados e o Distrito Federal. A iniciativa busca ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde bucal, modernizando o parque tecnológico do SUS, e recebe contribuições até 29 de outubro.

    Acesse a Consulta Pública

    “O aumento da cobertura da atenção à saúde bucal e a melhoria da infraestrutura instalada nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) impactam diretamente a vida de cada cidadão”, destaca Edson Lucena, coordenador-geral de Saúde Bucal. “Antes de realizar a aquisição e a entrega dos equipamentos, queremos ouvir todas as partes envolvidas no planejamento da contratação, visando elevar a qualidade técnica, mitigar riscos e aumentar a probabilidade de êxito no futuro certame”, explica.

    Posteriormente, serão distribuídos consultórios odontológicos portáteis, cadeiras odontológicas, ultrassons, fotopolimerizadores, lasers terapêuticos, compressores de ar e conjuntos acadêmicos odontológicos. Esses equipamentos mais modernos e precisos permitirão diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes.

    A ação faz parte da retomada do Brasil Sorridente, programa criado em 2004 para garantir acesso gratuito a serviços odontológicos em todo o país. A iniciativa engloba ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs).

    Nos últimos dois anos, o programa passou de 1 mil para mais de 33 mil equipes de saúde bucal espalhadas pelo Brasil, com o investimento saltando de R$ 1,5 bilhão em 2022 para R$ 4,3 bilhões em 2024. Somente neste ano, serão entregues 800 novas Unidades Odontológicas Móveis (UOM), ampliando a frota de 107 para 900 veículos, que levarão atendimento a regiões que há mais de uma década não recebiam investimentos.

    A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o fortalecimento da atenção à saúde bucal e a consolidação do Brasil Brasil Sorridente em todo o país.

    Laísa Queiroz
    Ministério da Saúde

  • ALPB concede Medalha Augusto dos Anjos aо ator Mateus Nachtergaele

    ALPB concede Medalha Augusto dos Anjos aо ator Mateus Nachtergaele

    Notícias

    Publicado em 22 de outubro de 2025

    A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quarta-feira (22), a Medalha Augusto dos Anjos aо ator Mateus Nachtergaele. A honraria, proposta pelo deputado Felipe Leitão, é destinada a artistas e produtores culturais cujas ações e trajetórias promovem e enaltecem a cultura dentro e fora do Brasil. A sessão solene aconteceu no plenário da Casa Epitácio Pessoa e contou com a presença da deputada Cida Ramos e dos deputados Dr. Taciano Diniz, Dr. Romualdo, João Gonçalves e Luciano Cartaxo

    O deputado Felipe Leitão ressaltou que conceder a Medalha Augusto dos Anjos ao ator Mateus Nachtergaele é uma forma de reconhecer sua notável contribuição no campo da arte e da cultura, através da sua atuação tanto na TV, no teatro, quanto no cinema. “Eu, particularmente, considero o Mateus Nachtergaele o maior ator em atividade hoje no nosso Brasil e no mundo. Inclusive, ele não só recebeu prêmios em nível nacional, mas diversos prêmios internacionais. Mateus tem uma identidade muito grande com o povo paraibano”, destacou o parlamentar.

    Felipe Leitão lembrou ainda que o ator foi responsável por levar o nome da Paraíba ao cenário mundial com sua atuação no filme “O Auto da Compadecida”, cuja história, embora se passe na cidade de Taperoá, foi filmada no município de Cabaceiras. A atuação rendeu ao ator o Título de Cidadão Taperoaense. “Matheus fez com que a nossa pequenina Paraíba fosse conhecida internacionalmente, através do personagem João Grilo, no filme ‘Auto da Compadecida’. Então, nada mais justo que a gente lhe conceder essa honraria como reconhecimento e gratidão a tudo que ele tem feito, representando o povo paraibano e o povo nordestino no país afora e no mundo afora”, completou Felipe Leitão.

    Emocionado, Nachtergaele agradeceu pela homenagem e destacou que muitas de suas memórias profissionais e pessoais estão ligadas à Paraíba. “Todas essas homenagens e honrarias que eu tenho recebido daqui, eu devo ao João Grilo e, talvez mais profundamente, ao Ariano Suassuna, que eu conheci, que eu amei, que foi meu amigo. Sempre que estive aqui foi por um motivo maravilhoso: apresentando um filme, recebendo um carinho, ou, como hoje, sendo agraciado com essa medalha tão especial”, disse.

    A solenidade marcou um momento de reconhecimento à contribuição de Mateus para o cinema, o teatro e a televisão, além da sua capacidade de representar, com autenticidade e sensibilidade, personagens nordestinos. “Hoje é uma data muito especial pra mim. A Medalha Augusto dos Anjos é uma das honrarias mais bonitas que a cultura pode receber aqui na Paraíba. Fico muito grato ao deputado Felipe Leitão e a esta Casa, que representa o povo paraibano. Então, é ao povo da Paraíba que eu agradeço”, declarou.

    O ator relembrou os laços que o unem à Paraíba desde o início da carreira. “Quando você é ator no Brasil e recebe um personagem como o João Grilo para incorporar, e agora duas vezes, é como um chamado profundo da arte. A gente acabou de filmar O Auto da Compadecida 2, uma grande homenagem à obra de Ariano, e eu pude reviver esse personagem que me deu tanta alegria”, afirmou.

    Paulistano, Nachtergaele afirmou ter encontrado no Nordeste um território de pertencimento artístico. “Eu fui recrutado pelo cinema brasileiro para percorrer o Nordeste, interpretando personagens nordestinos. Eu sou paulistano, de origem belga — portanto, inusitado — mas acho que meu tipo físico me permite ser paraibano, pernambucano, cearense… Eu fui aprendendo o Nordeste por dentro de mim, pelas paisagens e pelos personagens. É como se eu conhecesse o Nordeste por dentro”, disse.

    Entre risos e lembranças, ele ainda recordou sua passagem por Cabaceiras, onde o clássico O Auto da Compadecida foi gravado. “Guardo muitas lembranças dali. Até um burrinho eu tive em Cabaceiras! Um rapaz me ofereceu para alugar o animal por um real, e eu aceitei. Era um gesto simbólico, mas que diz muito sobre o espírito daquele lugar: generoso, simples e cheio de humor”.

    Mateus também falou sobre o papel da arte como instrumento de reflexão e crítica social. “Eu acredito que qualquer fazer artístico tem algo de político. O Auto da Compadecida, por exemplo, denuncia as injustiças sociais e de classe que o Brasil vive. João Grilo e Chicó são trabalhadores da última esfera possível, sempre à mercê de um patrão, de um coronel, da igreja. A obra é uma crítica sem precisar ser panfletária. É apenas arte — e isso já é político por si só”, avaliou.

    Com humildade, o ator ponderou sobre o peso das homenagens. “Muitas vezes eu penso: sou só um ator que teve a sorte de viver o João Grilo, não mereço tanto carinho. Mas eu aceito com gratidão e espero honrar sempre os personagens brasileiros”, declarou.

    Ao final, ele resumiu com simplicidade a essência de seu trabalho: “A matéria-prima de um ator é o povo. Se eu não tiver acesso às pessoas, é como se um pintor não tivesse acesso às suas tintas. Eu gosto de perambular entre as pessoas simples, ouvir suas histórias. É ali que mora a verdadeira sabedoria, aquela que a gente não encontra nos livros, mas no olhar do homem do povo”.

    A solenidade contou ainda com as presenças do presidente da Funjope, Marcos Alves; do presidente da Academia Paraibana de Letras, Ramalho Leite; do ex-prefeito de Cabaceiras, Thiago Castro, além de fãs, artistas, autores e escritores paraibanos.

    Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

    Multimídia

    Imagens em alta resolução

    WhatsApp Image 2025-10-22 at 1.21.46 PM (3) WhatsApp Image 2025-10-22 at 1.21.46 PM WhatsApp Image 2025-10-22 at 1.21.46 PM (1)

    ≪ Voltar para a Agência de Notícias

  • Cobrança de ingresso para acesso à Vila de Jericoacoara é suspensa pelo TRF5 Última atualização: 22/10/2025 às 11:34:00

    A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 decidiu manter a suspensão da cobrança de ingresso para visitantes que se dirigem exclusivamente à Vila de Jericoacoara, no Ceará. O colegiado negou, por maioria, provimento ao recurso apresentado pela Urbia Cataratas Jericoacoara S.A., empresa concessionária responsável pelos serviços de apoio à visitação no Parque Nacional de Jericoacoara (PARNA), e confirmou a sentença proferida pelo Juízo da 18ª Vara Federal do Ceará. 

    No recurso, a empresa recorrente argumentou que “não existem visitantes da Vila de Jericoacoara que não utilizem serviços do futuro concessionário, como induz a decisão recorrida, pois mesmo aqueles visitantes e transeuntes que apenas utilizem o Parque Nacional de Jericoacoara como passagem e permaneçam exclusivamente na Vila de Jericoacoara estarão usando as vias de acesso à Vila de Jericoacoara, que são mantidas pela concessionária”, defendeu.

    “De acordo com os limites geográficos estabelecidos, a Vila de Jericoacoara não é parte integrante do Parque Nacional, no entanto, para acessá-la por meio terrestre, faz-se necessário adentrar o PARNA. De fato, os 4 (quatro) caminhos existentes de acesso (via praia do Preá, via Lagoa Grande, via Mangue Seco e via Guriú) cortam o Parque Nacional, havendo total impossibilidade material de estabelecimento de um caminho de acesso terrestre à Vila sem ingresso no PARNA”, acrescentou a Urbia. 

    Entretanto, para o relator, desembargador federal Paulo Machado Cordeiro, a tentativa da concessionária de condicionar o acesso à Vila — área urbana de responsabilidade municipal — ao pagamento do bilhete de acesso ao Parque configura violação ao direito de locomoção, previsto no art. 5º da Constituição Federal. “A empresa concessionária pode licitamente empreender cobrança aos interessados que têm a específica finalidade de visitar os atrativos do Parque Nacional, não sendo razoável, contudo, que se proceda à cobrança de ingresso de quem pretende apenas chegar à Vila, sem qualquer interesse nos atrativos que se localizam dentro do referido Parque”.

    Cordeiro destacou que a Vila de Jericoacoara – local habitado e economicamente ativo – não integra o Parque Nacional e que a cobrança para simples passagem configuraria um pedágio não previsto em lei. “A situação posta não trata de acesso a uma Unidade de Conservação, mas de trânsito por ela para alcançar uma comunidade preexistente, o que exige compatibilização entre o interesse ambiental e os demais direitos fundamentais da população local”, concluiu o desembargador. 

    Processo nº 0809297-45.2025.4.05.0000

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • MPPB participa de celebração dos 190 anos da Assembleia Legislativa

    MPPB participa de celebração dos 190 anos da Assembleia Legislativa

    O Ministério Público da Paraíba (MPPB), representado pelo procurador de Justiça Herbert Targino, participou da Sessão Solene de celebração dos 190 anos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O evento foi realizado nesta terça-feira (21), no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa.

    Ao parabenizar a ALPB pela data, Herbert Targino ressaltou a importância da instituição, que caminha para dois séculos de existência: “Há 190 anos, a Assembleia Legislativa da Paraíba escreve a história do Estado da Paraíba, fortalecendo a cidadania e os valores democráticos”, concluiu o procurador de Justiça.

    Na ocasião, houve o lançamento do livro “Assembleia Legislativa da Paraíba – 190 anos de história”, de autoria dos historiadores Celso Mariz (in memoriam), Deusdedit Leitão (in memoriam) e do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

    Marcos Cavalcanti detalhou o processo de criação da obra explicando que, após registrar a história do Poder Executivo (governadores) e do Tribunal de Justiça, surgiu a necessidade de documentar o Legislativo. “Minha contribuição foi atualizar os últimos 38 anos da história da ALPB, resultando em uma obra revista, revisada e atualizada, que inclui fatos cruciais ainda não documentados em livro, como a Assembleia Estadual Constituinte e a Constituição do Estado da Paraíba, promulgada em 5 de outubro de 1989”. O desembargador lembrou que a base inicial do livro já contava com o trabalho de Celso Mariz e a atualização de Deusdedit Leitão até 1987.

    O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, elogiou a iniciativa de resgatar a trajetória da instituição, afirmando que contribui para que a Paraíba, o Brasil e o mundo reconheçam seu protagonismo. Sobre o aniversário da ALPB, Galdino destacou o papel democrático da Casa e o histórico de dedicação ao povo paraibano. “Nosso trabalho não é apenas legislar, mas trabalhar para que os anseios do povo da Paraíba sejam atendidos, e que possamos continuar avançando em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o presidente.

    Com Ascom da ALPB