Blog

  • AGORA É LEI: Paraíba estabelece limites para o peso das mochilas dos estudantes

    Notícias

    Publicado em 14 de outubro de 2025

    Uma nova lei sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14) tem o objetivo de proteger a saúde dos estudantes da rede pública e particular do estado. A Lei nº 13.989, de 13 de outubro de 2025, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, estabelece limites para o peso das mochilas e materiais escolares que as crianças e adolescentes podem carregar diariamente.

    O objetivo é simples, mas importante: evitar problemas de coluna e dores nas costas causados pelo excesso de peso. A regra vale para alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, tanto em escolas públicas quanto privadas.

    De acordo com a nova lei, o peso total do material escolar transportado não pode ultrapassar:

    5% do peso corporal da criança, no caso da educação infantil;

    10% do peso corporal do aluno, no ensino fundamental e médio.

    As escolas terão papel fundamental no cumprimento da lei. Caberá às coordenações pedagógicas definir quais materiais devem ser levados diariamente e quais podem ficar guardados na escola. Para isso, as instituições precisarão disponibilizar armários individuais ou coletivos para que os estudantes guardem o excesso de material.

    Além disso, cada escola será responsável por monitorar e incentivar o uso adequado das mochilas, incluindo orientações no regimento interno. Uma campanha educativa também será realizada para conscientizar alunos, pais e professores sobre o peso ideal do material escolar e seus riscos à saúde.

    A fiscalização ficará por conta dos órgãos de defesa do consumidor (Procon estadual e municipais), que poderão receber denúncias e aplicar penalidades em caso de descumprimento.

    A lei entra em vigor 90 dias após a data de sua publicação, ou seja, no início de 2026.

    A medida reforça a preocupação com o bem-estar dos estudantes e busca promover uma educação mais saudável e segura, mostrando que cuidar da aprendizagem também passa por cuidar da saúde física das crianças e adolescentes.

     

    Multimídia

    Imagens em alta resolução

    Mochila estudantes. Foto_ Freepik

    ≪ Voltar para a Agência de Notícias

  • TRF5 instala novos sistemas de videomonitoramento e de controle de acesso Última atualização: 14/10/2025 às 08:31:00

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 iniciou os serviços de instalação, atualização e modernização do sistema de controle de acesso e de videomonitoramento integrado no edifício-sede. A previsão é de que as obras sejam concluídas em aproximadamente seis meses.

    De acordo com o projeto, serão instaladas catracas com reconhecimento facial nas principais entradas do edifício, além de scanners de bagagens e um portal detector de metais. Outra medida prevista é a implantação de uma barreira perimetral eletrônica, com sensores infravermelhos nos muros do Tribunal. As iniciativas visam a ampliar a segurança institucional.

    Na área externa, estão sendo instalados postes com câmeras de videomonitoramento, o que pode impactar a circulação de veículos no estacionamento da Corte (confira aqui as informações). As obras estão orçadas em R$ 3.135.044,30.

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • TRF5 recebe mamógrafo móvel em ação de prevenção ao câncer de mama Última atualização: 14/10/2025 às 08:46:00

    Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 promoverá uma ação especial de saúde voltada à prevenção do câncer de mama. No dia 22/10, o estacionamento do edifício-sede do TRF5 contará com um ponto de atendimento para a realização de exames de mamografia, por meio de uma parceria entre o Tribunal e a Prefeitura do Recife.

    A iniciativa tem como público-alvo servidoras, colaboradoras terceirizadas e suas familiares, com idade entre 50 e 74 anos, faixa etária considerada prioritária para o rastreamento da doença. A expectativa é de que até 80 mamografias sejam realizadas ao longo do dia, com atendimento dividido em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

    Os exames serão realizados sem necessidade de requisição médica, facilitando o acesso à prevenção. Porém, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência no Recife. O pré-agendamento deve ser feito diretamente com Áurea ou Ivanna, do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS), pelos contatos:

    Telefone: (81) 3425-9296

    WhatsApp: (81) 99170-7397 

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • MPPB em Movimento: Semana de Interação ouve promotores nas 5 microrregiões

    MPPB em Movimento: Semana de Interação ouve promotores nas 5 microrregiões

    Na próxima semana, de 20 a 24 de outubro, a gestão do Ministério Público da Paraíba e os Centros de Apoio Operacional às Promotorias vão ao encontro dos promotores de Justiça espalhados pelo estado para ouvir, in loco, as demandas, desafios e necessidades deles na realização do trabalho em defesa da sociedade. 

    A 1ª Semana de Interação Institucional “MPPB em Movimento” terá encontros  nas cidades de Sousa, Patos, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa – as cinco microrregiões definidas pela instituição para fins estratégicos. Além da escuta dos promotores de Justiça, serão apresentadas propostas de ação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e dos CAOs.

    O evento visa fortalecer a interlocução e o debate entre os integrantes da instituição, focando na definição das prioridades de atuação finalística para o próximo ciclo de trabalho. Um dos destaques da programação será a apresentação de uma nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA), que será detalhada pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC), importante para a potencialização da atuação institucional.

    A Semana de Interação Itinerante contará com as presenças do procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, do corregedor-geral, Francisco Antônio de Sarmento Vieira, de membros da administração e coordenadores dos CAOs. De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França, os encontros terão o objetivo de escutar os anseios, sugestões e integrar o pensamento dos membros do MPPB com o planejamento estratégico para os próximos meses. “Levaremos a conhecer o que já temos em andamento, apresentaremos nossas propostas de ação e ouviremos o que eles têm a dizer sobre todos os temas relacionados aos CAOs”.

    Calendário

    A primeira cidade a receber a 1ª Semana de Interação Institucional será Sousa, na segunda-feira (20). Em seguida, na terça (21), o “MPPB em Movimento”  chega a Patos. Na quarta (22), é a vez de Campina Grande sediar o encontro. Guarabira vem na sequência, na quinta (23). Sempre à tarde, a partir das 13h30. O encerramento será na manhã desta sexta-feira (24), em João Pessoa, a partir das 8h30.

    O calendário é resultado das duas primeiras reuniões do novo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, com os coordenadores dos CAOs e a secretaria de Planejamento e Gestão, em setembro e outubro deste ano, quando foram alinhadas expectativas, metas e estratégias de trabalho desta gestão, que começou no último dia 1º de setembro. O PGJ definiu o MPPB em Movimento como um “importante momento de diálogo e de oitiva direta da classe pela administração, a fim de que possamos, juntos, definir as prioridades de atuação, as necessidades de apoio aos colegas e apresentar a ferramenta de inteligência artificial do MPPB, que facilitará os trabalhos de toda a instituição.”

    Após a realização dos encontros e com base no que for discutido, a Procuradoria-Geral, a Seplag e os Centros de Apoio vão definir as estratégias  de ação da gestão para o biênio 2025-2027.

     

  • Comissão Gestora do PINAV delibera sobre resultado final; lista será publicada no DJe nesta terça

    Prédio sede do Tribunal de Justiça
    Tribunal de Justiça da Paraíba

    A Comissão Gestora do Plano de Incentivo à Aposentadoria Voluntária (PINAV 2025) do Tribunal de Justiça da Paraíba reuniu-se na manhã desta segunda-feira (13) para deliberar sobre o resultado final do programa, instituído pela Lei Estadual nº 13.729/2025. Durante a reunião, os membros analisaram todos os processos administrativos referentes às adesões protocoladas com base no Edital nº 001/2025, concluindo pela homologação da classificação final dos servidores contemplados.

    De acordo com o presidente da Comissão Gestora, Einstein Roosevelt Leite, Diretor de Gestão de Pessoas do TJPB, a relação com o resultado final do PINAV 2025 será publicada no Diário da Justiça eletrônico desta terça-feira (14), conforme deliberação unânime dos integrantes, que foi devidamente acatada pela Presidência do Tribunal de Justiça.

    “O PINAV é uma iniciativa de grande relevância, que demonstra o compromisso da atual gestão do Tribunal de Justiça com a valorização dos servidores e o planejamento institucional. Trata-se de um marco histórico para o Poder Judiciário paraibano, pois alia responsabilidade fiscal, gestão de pessoas e reconhecimento àqueles que dedicaram décadas de trabalho à Justiça”, destacou o presidente da Comissão.

    Para o presidente do Judiciário paraibano, desembargador Fred Coutinho, o Pinav é um reconhecimento aos servidores. “O Pinav nasceu nos idos de 2012, quando estávamos na Ouvidoria, através de sonhos de servidores. Hoje, é uma realidade. É, acima de tudo, um reconhecimento àqueles que tanto serviram ao nosso Judiciário e têm a oportunidade de, voluntariamente, preenchendo os requisitos legais, se aposentarem”, ressaltou.

    O Plano de Incentivo à Aposentadoria Voluntária (PINAV) foi criado pela Lei nº 13.729/2025, de autoria do Tribunal de Justiça da Paraíba, com o objetivo de estimular a aposentadoria voluntária de servidores efetivos, mediante contrapartida financeira indenizatória. Nesta primeira edição, foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 90 para servidores em geral e 10 destinadas a servidores portadores de doença grave, conforme previsão legal.

    A Comissão Gestora do programa é composta por representantes das Diretorias de Gestão de Pessoas, de Economia e Finanças, de Processo Administrativo, da Gerência de Auditoria Interna e da Gerência de Planejamento, responsáveis por assegurar a execução transparente e criteriosa do processo.

  • Comissão Gestora do PINAV delibera sobre resultado final; lista será publicada no Diário da Justiça desta terça (14)

    Prédio sede do Tribunal de Justiça
    Tribunal de Justiça da Paraíba

    A Comissão Gestora do Plano de Incentivo à Aposentadoria Voluntária (PINAV 2025) do Tribunal de Justiça da Paraíba reuniu-se na manhã desta segunda-feira (13) para deliberar sobre o resultado final do programa, instituído pela Lei Estadual nº 13.729/2025. Durante a reunião, os membros analisaram todos os processos administrativos referentes às adesões protocoladas com base no Edital nº 001/2025, concluindo pela homologação da classificação final dos servidores contemplados.

    De acordo com o presidente da Comissão Gestora, Einstein Roosevelt Leite, Diretor de Gestão de Pessoas do TJPB, a relação com o resultado final do PINAV 2025 será publicada no Diário da Justiça eletrônico desta terça-feira (14), conforme deliberação unânime dos integrantes, que foi devidamente acatada pela Presidência do Tribunal de Justiça.

    “O PINAV é uma iniciativa de grande relevância, que demonstra o compromisso da atual gestão do Tribunal de Justiça com a valorização dos servidores e o planejamento institucional. Trata-se de um marco histórico para o Poder Judiciário paraibano, pois alia responsabilidade fiscal, gestão de pessoas e reconhecimento àqueles que dedicaram décadas de trabalho à Justiça”, destacou o presidente da Comissão.

    Para o presidente do Judiciário paraibano, desembargador Fred Coutinho, o Pinav é um reconhecimento aos servidores. “O Pinav nasceu nos idos de 2012, quando estávamos na Ouvidoria, através de sonhos de servidores. Hoje, é uma realidade. É, acima de tudo, um reconhecimento àqueles que tanto serviram ao nosso Judiciário e têm a oportunidade de, voluntariamente, preenchendo os requisitos legais, se aposentarem”, ressaltou.

    O Plano de Incentivo à Aposentadoria Voluntária (PINAV) foi criado pela Lei nº 13.729/2025, de autoria do Tribunal de Justiça da Paraíba, com o objetivo de estimular a aposentadoria voluntária de servidores efetivos, mediante contrapartida financeira indenizatória. Nesta primeira edição, foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 90 para servidores em geral e 10 destinadas a servidores portadores de doença grave, conforme previsão legal.

    A Comissão Gestora do programa é composta por representantes das Diretorias de Gestão de Pessoas, de Economia e Finanças, de Processo Administrativo, da Gerência de Auditoria Interna e da Gerência de Planejamento, responsáveis por assegurar a execução transparente e criteriosa do processo.

  • Brasil registra 32 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas

    Brasil registra 32 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas

    Nesta segunda-feira (13), o Ministério da Saúde atualiza o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Até o momento, 213 notificações foram registradas, sendo 32 casos confirmados e 181 em investigação. Outras 320 suspeitas foram descartadas.

    Os casos de intoxicação confirmados foram em São Paulo (28), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Quanto aos óbitos, 5 foram confirmados em SP e outros 9 seguem em investigação: 3 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em MG e 1 no CE.

    Em relação aos casos suspeitos, São Paulo é o estado com maior concentração, contabilizando 100 casos em investigação. Em seguida, aparecem Pernambuco com 43 suspeitas, Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Goiás (3), Maranhão (2), Alagoas (2), Minas Gerais (1), Paraná (1), Rondônia (1).

    Os registros de casos nos municípios de Garanhuns (PE) e Ipojuca (PE) tiveram suas informações de município de residência atualizadas para Maceió (AL) e São Paulo (SP), respectivamente.

    Atualização

    A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada nos dias de funcionamento da Sala de Situação — segundas, quartas e sextas-feiras —, após às 17h.

    Acesse os dados completos

    Ministério da Saúde

  • ALPB celebra 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão durante sessão especial

    Notícias

    Publicado em 13 de outubro de 2025

    A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (13), sessão especial para celebrar uma década da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). O evento, proposto pelo deputado Hervázio Bezerra, teve como finalidade debater as políticas públicas implementadas no estado e os obstáculos persistentes para assegurar a plena inclusão deste segmento da população.

    Durante a sessão, o deputado Hervázio Bezerra enfatizou a disparidade regional na aplicação da lei. “É muito importante discutir e debater as leis e políticas públicas que garantem os direitos das pessoas com deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão é um marco, mas ainda há um longo caminho pela frente. Os avanços nos últimos 15 anos são notáveis, mas a realidade nas cidades menores é desafiadora. A falta de recursos e a ausência de serviços adequados tornam a vida dessas pessoas ainda mais difícil. É essencial que as ações de inclusão sejam levadas para o interior, onde a necessidade é ainda mais urgente”, declarou Hervázio Bezerra.

    A deputada Cida Ramos ressaltou que a sessão especial reforçou o compromisso do Legislativo estadual em fiscalizar e propor melhorias para que a Lei Brasileira de Inclusão se torne uma realidade efetiva em todos os municípios paraibanos.

    A presidente da Fundação Paraibana de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), Simone Jordão, reforçou a necessidade de continuidade nos esforços para que de fato a Lei seja efetivada em sua plenitude. “Celebrar os 10 anos da LBI é reconhecer as conquistas e reforçar a luta por um futuro onde todos tenham seus direitos garantidos. A ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em 2008 e a promulgação da LBI em 2015 foram passos importantes, mas a implementação efetiva dessas leis ainda exige um esforço conjunto de toda a sociedade”, disse.

    Representando o Poder Judiciário, a desembargadora Anna Carla Lopes, membro da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), destacou o papel do Judiciário na garantia dos direitos.

    “O Tribunal de Justiça tem trabalhado ativamente para que nossos fóruns e serviços sejam acessíveis, mas nosso papel vai além da estrutura física. Estamos focados em garantir que a tramitação processual respeite a especificidade das pessoas com deficiência, assegurando que o acesso à justiça seja, de fato, universal. A LBI nos obriga a sermos proativos na eliminação de barreiras processuais”, disse.

    Multimídia

    Imagens em alta resolução

    bf578abc-0b17-4c42-b567-68b582540534

    ≪ Voltar para a Agência de Notícias

  • Sessão do CPJ: Coordenadoria Recursal apresenta formato de atuação

    Sessão do CPJ: Coordenadoria Recursal apresenta formato de atuação

    O Colégio de Procuradores de Justiça realizou, nesta segunda-feira (13/10), a 16ª sessão ordinária que contou com a apresentação do formato de atuação da Coordenadoria Recursal (Core) do Ministério Público da Paraíba. 

    A sessão foi presidida pelo novo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho. Participaram ainda o corregedor-geral Antônio Sarmento, e os procuradores Lúcia Farias, Alcides Jansen, Álvaro Gadelha Campos, Francisco Sagres, Marilene Carvalho, Vasti Cléa Lopes, Herbert Targino, Joaci Juvino da Costa Silva, Aristóteles Santana, Vitor Manoel Magalhães Granadeiro Rio, João Geraldo Carneiro Barbosa, Francisco de Paula Lavor, José Guilherme Soares Lemos (ouvidor), Sônia Maia, Maria Ferreira Roseno, Ana Lúcia Torres, Nilo Siqueira, Sócrates Agra, José Farias de Souza Filho, Glauberto Bezerra, Alexandre César Teixeira, Luís Nicomedes de Figueiredo e Antônio Hortêncio Rocha Neto.

    A apresentação da Coordenadoria Recursal foi realizada pelo procurador Alvaro Gadelha (coordenador) e pelos promotores Dmitri Nóbrega Amorim e Leonardo Fernandes Furtado (integrantes). Eles destacaram que a Core vai auxiliar todos os membros do MPPB e servir de canal de aproximação entre os promotores e os procuradores de Justiça e fará o acompanhamento de questões especiais. 

    Na apresentação, os integrantes da Core informaram as medidas que jã foram tomadas, como cadastro dos membros junto ao STF e STJ; a adesão ao LUME (Linha Unificada do Ministério Público Estratégico); acompanhamento de apelação em ACP; elaboração e padronização de peças; identificação dos processos no STJ e STF, com MPPB sendo parte; e criação do “Espaço Jurídico Core”. 

    Entre as providências futuras estão a análise dos processos identificados no STJ e STF (MPPB como parte), diagnóstico processual individual e sugestão de providências; e identificação de processos sensíveis nas instâncias superiores (recursos repetitivos e com repercussão geral), diagnóstico e sugestão de providências.

    Todos os procuradores parabenizaram os integrantes da Coordenadoria Recursal e externaram a convicção de que será realizado um trabalho profícuo e se colocaram à disposição do órgão.

    Comunicações do PGJ

    O procurador-geral Leonardo Quintans informou que cumpriu agenda em Brasília, na semana passada, visitando gabinetes de deputados federais e dialogando sobre emendas parlamentares. Também participou, em Vitória, no Espírito Santo, da 5ª reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), que debateu assuntos de interesse institucional do Ministério Público brasileiro. 

    O PGJ também comunicou que, na próxima semana, serão realizados eventos de interação institucional nas Promotorias de Sousa, Patos, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa com com o objetivo de promover a interlocução entre os integrantes do MPPB, com foco na definição de prioridades de atuação finalística. Durante os eventos também será apresentada a nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) criada pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC) do MPPB. Ele convidou todos os procuradores a estarem presentes.

    Leonardo Quintans também informou sobre a Operação Baronato, deflagrada na semana passada pelo Grupo Operacional de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do Estado da Paraíba (Gaesf) para desarticular um esquema criminoso de fraude fiscal estruturada, responsável por sonegar mais de R$ 110 milhões.

    Também foi informado que a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do MPPB realizou a revisão da internet em todas as unidades da instituição na Paraíba e que a velocidade já foi corrigida.

    Mais comunicações

    O ouvidor do MPPB, Guilherme Lemos, relatou que foi realizado um levantamento de dados das manifestações registradas na Ouvidoria e que foi constatado um aumento nos registros. em 2024, foram 7.774 manifestações; nos primeiros 10 meses de 2025, já houve o registro de 8.602 demandas no órgão, o que evidencia a credibilidade do Ministério Público junto à sociedade paraibana.

    O procurador Herbert Targino citou dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica que apontam que apenas 3,5% dos alunos paraibanos apresentam nível adequado de língua portuguesa e matemática e solicitou uma atuação do Ministério Público nesta questão. O PGJ informou que isso será levado ao debate da Semana de Interação Institucional e relatou atividades que já vêm sendo promovidas, como reuniões com a Secretaria de Estado da Educação.

    O procurador Francisco Lavor falou sobre a necessidade de valorizar a história do Ministério Público da Paraíba, relembrando as atuações no combate à sonegação fiscal iniciadas na década de 1990, no combate à improbidade administrativa. O corregedor-geral sugeriu a criação de uma comissão de cultura e memória no âmbito da instituição. O PGJ informou que acata a sugestão da instituição de uma comissão permanente sobre o tema e que será verificada a melhor forma de implementação.

    Esta foi a primeira sessão ordinária com a participação do procurador Antônio Hortêncio Rocha Neto. Ele foi saudado por todos os integrantes do CPJ, que ressaltaram sua contribuição para o colegiado. Antônio Hortêncio agradeceu as boas-vindas e disse que se trata de um novo trabalho, como outros que já desempenhou antes, e que vai procurar sempre fazer o melhor e dignificar a instituição.

    Votos

    O procurador-geral propôs votos de aplauso para a presidente da Associação Paraibana do MP (APMP), Adriana França, e diretoria da entidade pela ação realizada no último sábado em alusão ao Outubro Rosa; para o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, candidato único à presidência do CNPG; para o promotor Tarcísio Bonfim, candidato único a presidente da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp); e para os promotores Romualdo Dias, Paula Camillo e Renata Luz pelo trabalho na Operação Baronato. O PGJ ainda propôs dois votos de pesar pelo falecimento do médico Vinícius Formiga, irmão do promotor Bergson Formiga, e pelo falecimento do servidor do Tribunal Regional do Trabalho, Francisco José Mendes Farias.

    O procurador João Geraldo Barbosa apresentou proposta de voto de aplauso aos integrantes da Coordenadora Recursal. Já a procuradora Sônia Maia propôs voto de pesar pelo falecimento do procurador aposentado Manoel Serejo. Outro voto de pesar foi proposto pelo procurador José Farias pelo falecimento do engenheiro Geraldo Magela de Araújo. A procuradora Vasti Cléa Lopes propôs voto de aplauso ao procurador aposentado Agnello Amorim pelos inúmeros serviços prestados ao MPPB. Todos os votos foram aprovados por unanimidade.

  • Curso nacional reforça cultura de segurança e prevenção no Poder Judiciário

    Curso nacional reforça cultura de segurança e prevenção no Poder Judiciário

    A prevenção de crises e a antecipação de riscos no contexto da segurança de pessoas, documentos e instalações do Poder Judiciário foram os principais temas abordados na terceira e última etapa do 1º Curso Nacional de Inteligência de Segurança Institucional do Poder Judiciário (1º CNIS/PJ), realizado pela Academia Nacional de Polícia Judicial (ANPJ), unidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável pela formação e aperfeiçoamento de policiais judiciais e gestores de segurança.

    -
    Desembargador Ricardo Vital participou do curso

    O desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), participou da capacitação e destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da cultura de prevenção e proteção no âmbito da Justiça. “O curso representa um marco importante na consolidação de uma inteligência de segurança mais estratégica, preventiva e integrada entre os tribunais. A segurança institucional não se limita à proteção física, mas envolve a salvaguarda da própria missão constitucional do Poder Judiciário”, afirmou o magistrado, que preside a Comissão Permanente de Segurança do TJPB.

    Durante o evento, foram discutidos temas como segurança pessoal e institucional de magistradas, magistrados e gestores, gestão de riscos frente à exposição nas redes sociais e medidas de prevenção a ameaças cibernéticas e virtuais.

    -
    Curso foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça

    A secretária-geral do CNJ, Clara Mota, ressaltou a importância da colaboração entre magistrados, servidores e policiais judiciais para garantir maior proteção e eficácia às instituições. Já o juiz Isaías Vinícius de Castro Simões, do TJBA, instrutor do curso, enfatizou que a magistratura deve participar das atividades de inteligência “de forma efetiva e não apenas protocolar”, defendendo a integração entre todos os agentes da Justiça.

    Para o chefe da ANPJ, Fábio Fernandes, o curso reforça o papel da Academia como um espaço de formação continuada e de compartilhamento de conhecimento estratégico. Segundo ele, a iniciativa contribui para “o fortalecimento das capacidades institucionais, a padronização de procedimentos e o desenvolvimento de uma cultura de segurança voltada à missão do Judiciário”.

    Entre os temas práticos abordados, estiveram as orientações sobre gestão de risco na vida digital, com alertas sobre o cuidado ao compartilhar informações pessoais ou familiares que possam comprometer a segurança de magistrados e seus entes.

    Lenilson Guedes, com informações do CNJ

    Foto de Rômulo Serpa/CNJ