Blog

  • Casamento comunitário, com apoio do TJPB e Aemp, acontece em novembro em João Pessoa

    Casamento comunitário, com apoio do TJPB e Aemp, acontece em novembro em João Pessoa

    -

    A cidade de João Pessoa será palco de um grande Casamento Comunitário, que reunirá 100 casais em evento a ser realizado no dia 18 de novembro do ano em curso, a partir das 17h, no Sindicato dos Bancários, na Capital. 

    O evento é fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba,  Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Paraíba (Arpen-PB), Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) e da Associação Viver a Dois.  

    A iniciativa visa garantir cidadania a casais que procuram legalizar o relacionamento por meio do casamento, segundo declarou o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, por ocasião da primeira reunião realizada no TJPB para tatar do assunto, ocorrida em julho passado na sede do Tribunal.

    “O Tribunal de Justiça reconhece o valor e a dimensão do projeto Casamento Cidadão, que visa legalizar um ato que já existe de fato por meio do casamento, o que garante cidadania às pessoas. O Tribunal dará total apoio à realização do grande casamento comunitário a ser realizado em novembro, em João Pessoa”, acrescentou Fred Coutinho.

    A ação foi também comentada pela presidente da Aemp, Nalva Coutinho. Ela destacou que o casamento comunitário entrará no calendário de eventos da AEMP, o que significa dizer que, a partir deste ano, será realizado anualmente.  

    “A Aemp já tinha a ideia de realizar um casamento comunitário; um evento grande. Agora chegou a oportunidade, a partir da parceria com a Arpen e a Anoreg, com o apoio do Tribunal de Justiça”, explicou a gestora.

    Inscrição – As inscrições já estão abertas, seguem até o dia 25 de outubro de 2025, e devem ser feitas com a responsável pelo cerimonial do evento, Shirlene Coutinho, por meio do telefone (83) 98166-8021.

    Documentos – Para solteiros, é necessário levar original e cópia dos seguintes documentos: RG e CPF ou CNH; CAD único folha resumo; Carteira Profissional do casal; Certidão de Nascimeto 2ª via original; comprovante de endereço atualizado.

    Para divorciados, levar original e cópia da RG e CPF ou CNH;  comprovante de endereço atualizado em nome da noiva ou  noivo; Certidão de Casamento anterior com averbação de divórcio; CAD único folha resumo. Obs: os divorciados deverão apresentar cópia da sentença ou escritura pública de divórico constando a partilha de bens.

    Para viúvos, necessário levar o original e cópia da RG e CPF ou CNH;  comprovante de endereço atualizado em nome da noiva ou noivo; Carteira Profissional do casal; Certidão de Óbito em bom estado original; Certidão de Casamento; CAD único folha resumo. Obs: os viúvos deverão apresentar inventário dos bens. 

    Projeto – O Projeto Casamento Comunitário Anual tem por finalidade proporcionar a regularização civil de uniões estáveis entre casais em situação de vulnerabilidade social e econômica, residentes em João Pessoa/PB. 

    A ação visa a garantir o direito ao reconhecimento legal do vínculo conjugal, promovendo a dignidade da pessoa humana, o fortalecimento da estrutura familiar e o sentimento de pertencimento social.  

    O evento será realizado com base em autorização da ANOREG (Associação dos Notários e Registradores) e da ARPEN (Associação dos Registradores de  Pessoas Naturais), com apoio institucional da AEMP (Associação das Esposas  dos Magistrados da Paraíba), do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), da  Vara de Feitos Especiais e da Corregedoria Geral de Justiça do Estado da Paraíba. 

     

    Por Valter Nogueira

    Arte: Maria Luiza Veras

     

  • Concurso IFPB: edital é retificado e data de provas é alterada

    Concurso IFPB: edital é retificado e data de provas é alterada

    Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13, a retificação do edital concurso IFPB. As mudanças incluem alterações no cronograma da seleção.

    A principal mudança na seleção diz respeito à data de aplicação da prova objetiva. Anteriormente prevista para o dia 7 de dezembro, a etapa agora será realizada no dia 14 de dezembro.

    Os gabaritos preliminares das provas serão divulgados no dia 15 de dezembro. Já o resultado preliminar da etapa será publicado no dia 24 de fevereiro de 2026.

    O prazo de inscrição não sofreu alterações e, portanto, segue conforme o edital publicado, ou seja, até as 23h59 do dia 5 de novembro.

    As inscrições podem ser feitas no portal do Instituto AOCP, organizador do concurso IFPB.

    Para confirmar a participação, o candidato deve efetuar o pagamento de uma taxa que varia entre R$100 (nível C), R$120 (nível D) e R$150 (nível E).

    Estude e transforme vontade em aprovação de verdade. Clique aqui e prepare-se!

    Concurso IFPB tem nova data para a prova objeitva

    (Foto: Divulgação)

    Vagas do concurso IFPB

    Ao todo, o Instituto Federal de Educação da Paraíba abre 53 vagas em diversas áreas.

    Veja a distribuição abaixo:

    Cargos nível médio (C)

    • assistente de aluno: uma vaga.

    Cargos nível médio ou médio técnico (D)

    • assistente em administração: 16 vagas;
    • técnico em Contabilidade: duas vagas;
    • técnico em Enfermagem: uma vaga;
    • técnico de Laboratório – área de Edificações: quatro vagas;
    • técnico de Laboratório – área de Física: uma vaga;
    • técnico de Laboratório – área de Informática: quatro vagas;
    • técnico de Laboratório – área de Mineração: duas vagas;
    • técnico de Laboratório – área de Química: uma vaga;
    • técnico de Laboratório – área de Recursos Pesqueiros: uma vaga; e
    • técnico de Tecnologia da Informação: sete vagas

    Cargos nível superior (E)

    • administrador: uma vaga;
    • analtsa de tecnologia da informação: duas vagas;
    • arquivista: uma vaga;
    • assistente social: uma vaga;
    • bibliotecário documentalista: uma vaga;
    • enfermeiro: uma vaga;
    • médico – área de psiquiatria: uma vaga;
    • nutricionista: uma vaga;
    • pedagogo: uma vaga;
    • psicólogo: uma vaga; e
    • técnico em assuntos educacionais: duas vagas.

    Conforme indicado no edital, o vencimento inicial do aprovado variará, sendo:

    • nível C: R$2.483,52;
    • nível D: R$3.029,90; e
    • nível E: R$4.967,04.

    O aprovado ainda fará jus ao adicional de qualificação, considerando as seguintes porcentagens:

    • ensino médio completo: 15%
    • ensino médio profissionalizante ou ensino médio com curso técnico completo: 20%
    • curso de graduação completo: 25%
    • especialização, com carga horária igual ou supeiror a 360h: 30%
    • mestrado: 52%
    • douturado: 75%.

    O servidor também receberá o auxílio-alimentação da esfera Federal, no valor de R$1 mil.

    >Resolva questões de assistente para o concurso IFPB e dê início aos estudos!

    O que cai na prova do concurso IFPB?

    Os inscritos no concurso IFPB serão avaliados por meio de provas objetivas, a serem aplicadas no dia 14 de dezembro, nos seguintes turnos:

    • cargos C e D: das 8h às 12h15; e
    • cargos de nível E: das 14h às 18h15.

    A etapa será no modelo de múltipla escolha, contando com 50 itens, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta.

    Serão exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:

    • Língua Portuguesa: dez questões de peso 2
    • Informática: dez questões de peso 1
    • Legislação: dez questões de peso 1
    • Conhecimentos Específicos: 20 questões de peso 3.

    A prova objetiva valerá de zero a 100 pontos, sendo aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60, sem zerar as disciplinas de Língua Portuguesa, Informática, Legislação ou Conhecimentos Específicos.

    Clique para saber mais

  • Cruz do Espírito Santo atende MPPB e cria Conselho Municipal do Meio Ambiente

    Cruz do Espírito Santo atende MPPB e cria Conselho Municipal do Meio Ambiente

    Após ser instado pelo Ministério Público da Paraíba, o Município de Cruz do Espírito Santo criou o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) por meio da Lei Municipal de n° 829/2025. A medida ocorreu depois que a promotora do Meio Ambiente de Santa Rita, Miriam Vasconcelos, instaurou, ex ofício, o procedimento administrativo 015.2025.001063.

    “O Conselho Municipal do Meio Ambiente é extremamente importante para o acompanhamento de uma boa gestão ambiental, posto ser um instrumento essencial para a formulação, implementação e fiscalização das políticas públicas ambientais, garantindo a participação da sociedade e o cumprimento dos princípios constitucionais de proteção ao meio ambiente”, declarou a promotora. 

    A promotora também destacou que o conselho constitui um espaço de discussão e decisão conjunta entre o poder público e a sociedade, permitindo o debate, a formulação e a definição de políticas públicas ambientais no âmbito municipal, além de possibilitar o controle da execução dessas políticas.

    O Conselho Municipal do Meio Ambiental é responsável por deliberar sobre as questões ambientais locais, conforme estabelecido pela Lei nº 6.938/1981 (Política Nacional do Meio Ambiente) e normas complementares que garantem a participação da sociedade e a criação de mecanismos de controle social nas ações ambientais, daí sua relevância para proteção das causas ambientais.

    A promotora também requisitou a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente, tendo o Município informado que os procedimentos necessários para formalização do fundo serão providenciados a partir da primeira reunião dos membros do Condema como prioridade imediata, o que será acompanhado pela Promotoria do Meio Ambiente de Santa Rita.

  • MPPB, TJ e DPE divulgam calendário de feriados e pontos facultativos de 2026 

    MPPB, TJ e DPE divulgam calendário de feriados e pontos facultativos de 2026 

    O Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) divulgaram a escala de feriados e pontos facultativos comuns às três instituições, que deverá ser considerado em 2026. A definição foi feita por meio do Ato Conjunto 04/2025, publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPB da última sexta-feira (10/10).

    O ato foi assinado pelo procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, chefe do MPPB; pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho;  e pela defensora pública geral do Estado, Maria Madalena Abrantes Silva, chefe da DPE.

    A divulgação antecipada desses feriados beneficia a população paraibana e os advogados, que poderão programar seus atendimentos nos órgãos, no próximo ano.

    Confira o calendário:

    FEVEREIRO DE 2026 

    11 de fevereiro (quarta-feira) 7 às 13 horas – Apenas na Capital 

    16 de fevereiro (segunda-feira) Facultativo (Carnaval) – Todas as unidades 

    17 de fevereiro (terça-feira) Facultativo (Carnaval) – Todas as unidades 

    18 de fevereiro (quarta-feira) Facultativo (Cinzas) – Todas as unidades 

    ABRIL DE 2026 

    1° de abril (quarta-feira) 7 às 13 horas (Semana Santa) – Todas as unidades 

    02 de abril (quinta-feira) Ponto Facultativo (Semana Santa) – Todas as unidades 

    03 de abril (sexta-feira) Feriado (Paixão de Cristo) – Todas as unidades 

    20 de abril (segunda-feira) Ponto Facultativo (compensado) – Todas as unidades 

    21 de abril (terça-feira) Feriado (Tiradentes) – Todas as unidades 

    24 de abril (sexta-feira) * 08 às 12h e das 13 às 17h – Todas as unidades 

    * Transferência do ponto facultativo do dia 20 de abril de 2026. 

    MAIO DE 2026 

    1º de maio (sexta-feira) Feriado (Dia do Trabalhador) – Todas as unidades 

    19 de maio (terça-feira) * Ponto Facultativo unicamente para a Defensoria Pública (Dia Nacional da defensoria Pública) – Apenas Defensoria Pública 

    29 de maio (sexta-feira) ** 08 às 12h e das 13 às 17h – Todas as unidades 

    * Lei Federal n° 10.448/2002 

    ** Transferência do ponto facultativo do dia 05 de junho de 2026.

    JUNHO DE 2026 

    04 de junho (quinta-feira) Ponto Facultativo (Corpus Christi) – Todas as unidades 

    05 de junho (sexta-feira) * Ponto Facultativo (compensado) – Todas as unidades 

    12 de junho (sexta-feira) 08 às 12h e das 13 às 17h – Todas as unidades 

    19 de junho (sexta-feira) 08 às 12h e das 13 às 17h – Todas as unidades 

    22 de junho (segunda-feira) ** Ponto Facultativo (compensado) – Todas as unidades 

    23 de junho (terça-feira) *** Ponto Facultativo (compensado) – Todas as unidades 

    24 de junho (quarta-feira) Ponto Facultativo (São João) – Todas as unidades 

    * Compensado em 30 de maio de 2026. 

    ** Compensado em 12 de junho de 2026. 

    *** Compensado em 19 de junho de 2026. 

    AGOSTO DE 2026

    05 de agosto (quarta-feira) * Feriado Estadual (data magna da Paraíba) – Todas as unidades 

    07 de agosto (sexta-feira) 08 às 12h e das 13 às 17h – Todas as unidades 

    10 de agosto (segunda-feira) ** Ponto Facultativo (compensado) – Todas as unidades 

    11 de agosto (terça-feira) Fundação dos Cursos Jurídicos – Todas as unidades 

    * Lei Estadual n° 10.601 de 16 de dezembro de 2015. 

    ** Compensado em 07 de agosto de 2026. 

    SETEMBRO DE 2026 

    07 de setembro (segunda-feira) Feriado Nacional (Independência do Brasil) – Todas as unidades 

    OUTUBRO DE 2026 

    12 de outubro (segunda-feira) Feriado Nacional (Nossa Senhora Aparecida) – Todas as unidades 

    28 de outubro (quarta-feira) . Dia do Servidor Público – Todas as unidades 

    NOVEMBRO DE 2026 

    02 de novembro (segunda-feira) Feriado Nacional (Finados) – Todas as unidades 

    20 de novembro (sexta-feira) Feriado (Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra) – Todas as unidades feira) 

    DEZEMBRO DE 2026

    04 de dezembro (sexta feira)* 08 às 12h e das 13 às 17h – Todas as unidades 

    07 de dezembro (segunda-feira) * Ponto Facultativo (compensado) – Todas as unidades 

    08 de dezembro (terça-feira) ** Dia da Justiça – Todas as unidades 

    *Compensado em 04 de dezembro de 2026. 

    ** Lei Federal n°6.741, de 17 de dezembro de 1979.

  • Ministério da Saúde recebe medicamento inédito para tratamento de câncer de mama no SUS

    Ministério da Saúde recebe medicamento inédito para tratamento de câncer de mama no SUS

    No mês do Outubro Rosa, o Ministério da Saúde recebe o primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, medicamento de última geração incorporado ao SUS para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma forma agressiva da doença que estimula o crescimento das células tumorais. A primeira remessa, com 11.978 unidades (6.206 de 100 mg e 5.772 de 160 mg), chegou nesta segunda-feira (13) ao almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

    Ao todo, serão quatro lotes do medicamento. As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. Os insumos atenderão 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, beneficiando 1.144 pacientes em 2025.

    “É um avanço gigantesco para a oncologia nacional, com o primeiro protocolo clínico voltado a esse tratamento. Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população, que poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama do tipo HER2 positivo. É uma grande vitória para a saúde pública e para o povo brasileiro”, afirmou o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto.

    O investimento total é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento, sendo 17,2 mil unidades de 100 mg e 17,2 mil de 160 mg. O Ministério da Saúde negociou a compra no valor de cerca de 50% abaixo do mercado, garantindo economia de aproximadamente R$ 165,8 milhões e ampliando o acesso ao tratamento no SUS. Os preços negociados passaram de R$ 7,2 mil por frasco de 100 mg e R$ 11,6 mil por frasco de 160 mg, para R$ 3,5 mil e R$ 5,6 mil respectivamente.

    O Trastuzumabe Entansina é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2- positivo em estágio III. A nova terapia representa um avanço no cuidado, ampliando as opções de tratamento no SUS e oferecendo melhores perspectivas de controle da doença e qualidade de vida. O medicamento será distribuído às secretarias estaduais de saúde,  que  farão a dispensação conforme os protocolos clínicos vigentes.

    Além do Trastuzumabe Entansina, o Ministério da Saúde avança na oferta dos inibidores de ciclinas (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe) indicados para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo e HER2- negativo.

    A portaria que autoriza a compra descentralizada desses medicamentos, por meio da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC), será publicada ainda neste mês. Esse modelo permite que estados e municípios realizem diretamente a aquisição dos medicamentos, com financiamento federal, otimizando a logística e garantindo que o tratamento chegue com mais agilidade às pacientes atendidas nos serviços especializados.

    Ampliação de Mamografia

    Recentemente o Ministério da Saúde anunciou mudança na faixa etária para realização da mamografia no SUS. A partir de agora o exame está disponível também para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo na ausência de sintomas de câncer. A ampliação da faixa etária fortalece o diagnóstico precoce e o acesso à assistência, especialmente para mulheres que antes encontravam barreiras no sistema público de saúde, como a exigência de histórico familiar ou de sinais clínicos da doença. Em 2024, as mamografias realizadas em mulheres com menos de 50 anos já corresponderam a 30% do total, ultrapassando 1 milhão de exames.

    Carretas Agora Tem Especialistas

    Neste mês também foi iniciado o trabalho das 28 carretas do Agora Tem Especialistas, que levam atendimento para o público feminino em regiões com vazios assistenciais em 20 estados brasileiros. Para reduzir o tempo de espera no SUS, a iniciativa inédita do Governo do Brasil tem foco na saúde da mulher, com trabalho voltado para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

    As carretas da saúde da mulher atuam em locais de difícil acesso e com pouca oferta de serviços especializados de saúde. Os primeiros atendimentos começaram nesta sexta- feira (10), com 15 unidades móveis distribuídas em municípios de 13 estados: Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ) Guaranhuns (PE) e Goiânia (GO). A estimativa é que sejam atendidos 42,5 mil pacientes ao longo do mês, sendo realizados 130 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias.

    Julianna Valença
    Ministério da Saúde

  • Governo Federal lança linha de financiamento de R$ 20 bilhões para ampliar infraestrutura da saúde e da educação

    Governo Federal lança linha de financiamento de R$ 20 bilhões para ampliar infraestrutura da saúde e da educação

    O Governo Federal anunciou a criação do Fundo de Investimentos em Infraestrutura de Saúde (FIIS-Saúde), com o objetivo de ampliar e modernizar a rede pública de saúde e educação em todo o país. Operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o fundo vai disponibilizar R$ 20 bilhões em crédito subsidiado para financiar obras, aquisição de equipamentos e veículos. 

    Do total, R$ 10 bilhões serão liberados em 2025 e outros R$ 10 bilhões em 2026. As condições serão diferenciadas, com juros abaixo do mercado e prazo de carência.  

    De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa busca direcionar investimentos às regiões com maior necessidade, reduzir os desertos assistenciais e fortalecer a rede de atendimento vinculada ao programa Agora Tem Especialistas, criado para reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos no SUS. 

    “É uma oportunidade inédita de financiamento para expandir e melhorar os serviços de saúde em todo o Brasil. As entidades filantrópicas e privadas que prestam serviços ao SUS nunca tiveram um financiamento como este que estamos trabalhando. Outro diferencial é o fortalecimento da indústria de equipamentos médicos que produz no Brasil, contribuindo para a soberania tecnológica e produtiva do nosso país”, afirmou Padilha. 

    Poderão apresentar propostas ao fundo: 

    • Hospitais privados e filantrópicos conveniados ao SUS, como Santas Casas e organizações sociais (OS); 
    • Sociedades de Propósito Específico (SPEs) com contratos de parceria público-privada (PPP) com o SUS. 

    As instituições vinculadas ao programa Agora Tem Especialistas terão prioridade na seleção de projetos e condições de financiamento mais vantajosas. Outras instituições privadas de saúde também poderão aderir ao programa para usufruir dos benefícios. 

    Estados e municípios que já possuem propostas habilitadas no PAC Seleções não precisarão passar novamente pela análise técnica das obras, pois essas etapas já foram concluídas. Com isso, os projetos avançam diretamente para a fase de financiamento, e novos projetos também poderão ser apresentados. 

    Os recursos poderão ser aplicados em: 

    • Obras de construção, ampliação e modernização de unidades de saúde; 
    • Aquisição de equipamentos nacionais credenciados no BNDES ou importados sem similar no país; 
    • Compra de veículos de transporte sanitário, como ambulâncias, vans, barcos e helicópteros. 

    Não serão financiados salários, pagamento de dívidas, compra de terrenos, impostos desvinculados do projeto, comunicação institucional ou despesas sem relação direta com a ampliação da oferta de serviços de saúde. 

    O período de inscrições para o FIIS Saúde já está aberto e poderá ser realizado até 7 de novembro de 2025.

    Acesse o edital

    Bianca Estrella 
    Ministério da Saúde  

  • Ministério da Saúde celebra os 25 anos da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil e analisa os avanços e desafios da área

    Ministério da Saúde celebra os 25 anos da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil e analisa os avanços e desafios da área

    Área essencial da saúde pública, a Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) completa 25 anos de criação, consolidando um conjunto de ações e serviços voltados para identificar, conhecer e acompanhar mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. A VSA é parte do trabalho desempenhado pelo Ministério da Saúde (MS) e atua na qualidade da água, na qualidade do ar e na atenção a populações expostas a substâncias químicas e poluentes atmosféricos.

    Com o objetivo de promover o diálogo e a integração entre os entes federativos para fortalecer essa importante área de atuação em todo o Brasil, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS) realizou, de 7 a 9 de outubro, em Brasília (DF), o Seminário Nacional da Vigilância em Saúde Ambiental 2025. Participaram gestores, pesquisadores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater os desafios, avanços e perspectivas das ações voltadas à proteção da saúde e do meio ambiente no País.

    Organizado pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM/DVSAT/SVSA/MS), o seminário contemplou painéis temáticos, palestras e debates com especialistas de diferentes instituições, além de homenagens e momentos de integração entre os 100 participantes. O evento reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a qualificação das ações de vigilância ambiental, o intercâmbio de experiências e a valorização das práticas que contribuem para a promoção da saúde e a sustentabilidade ambiental em todo o território nacional.

    A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário-adjunto da SVSA/MS, Fabiano Pimenta; a coordenadora-geral de vigilância em saúde ambiental, Eliane Ignotti; a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Priscila Campos Bueno; a conselheira nacional de saúde, Maria Laura Carvalho; o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fernando Avendanho; e o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Alessandro Chagas.

    Em sua fala, Fabiano Pimenta enfatizou que o conhecimento adquirido e compartilhado no seminário precisa ser disseminado. “Temos aqui uma trajetória extremamente importante na linha de construção do SUS. É essencial compreender as especificidades e potencialidades da vigilância em saúde ambiental. No âmbito do Ministério da Saúde, essa área está sendo priorizada pela secretária Mariângela Simão e por todas as equipes envolvidas. Temos um desafio muito grande de colocar o tema na pauta não apenas das emergências, mas na diminuição das desigualdades do País, seja no acesso à água, nas questões climáticas, na qualidade do ar. A partir desse seminário, que possamos nos concentrar na busca de alternativas que coloquem, de fato, esse assunto no cotidiano do gestor, da população e dos conselhos estaduais e municipais de saúde”, declarou.

    Programação

    A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Agnes Soares, proferiu palestra por chamada de vídeo sobre o panorama da vigilância em saúde ambiental no Brasil e ressaltou seu papel estratégico diante dos desafios globais. “Além de celebrar os 25 anos, essa é uma oportunidade de reunir os profissionais da área e conversar um pouco sobre a situação que vivemos hoje, fazer um balanço e pensar nas perspectivas futuras. É importante entendermos o que está acontecendo no nosso País e no mundo, a começar, neste caso, pela tripla crise planetária, que abrange as mudanças climáticas, a poluição, e a perda da biodiversidade e ecossistemas”, destacou.

    Para o coordenador de Saúde e Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Guilherme Franco Netto, tanto o aspecto econômico, quanto o ambiental e o social estão ameaçados e precisam de atenção. “Já estamos vivendo um grande colapso climático e ecológico, que afeta totalmente o contexto social. Trata-se de um desafio para a Saúde Coletiva. Os paradigmas que foram parte da nossa formação e atuação ao longo destes 25 anos de vigilância precisam ser revisitados”, analisou. Pouco antes de sua explanação, o médico, que atuou como primeiro coordenador da CGVAM, foi homenageado por sua trajetória de contribuição na estruturação da VSA no Brasil.

    Segundo a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde Ambiental, Eliane Ignotti, o encontro simboliza um momento de reconhecimento e fortalecimento coletivo. “Reconhecemos o trabalho de milhares de profissionais que ajudaram a construir uma política pública essencial para a promoção da saúde e a proteção do meio ambiente. Este seminário é mais do que uma comemoração, é um espaço de diálogo, de troca de experiências e de fortalecimento das nossas ações. Reunir aqui gestores, técnicos e pesquisadores de todas as regiões do País reforça o compromisso do Ministério da Saúde com uma vigilância ambiental cada vez mais integrada, participativa e voltada para os desafios do presente e do futuro”, afirmou.

    Na oportunidade, foi realizada uma homenagem à técnica Adriana Cabral, que se tornou uma das principais referências nacionais na vigilância da qualidade da água para consumo humano, destacada por sua dedicação e compromisso com o fortalecimento das ações do componente e da Vigilância em Saúde Ambiental no país. O presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Rômulo Paes, também participou das atividades iniciais do evento comemorativo.

    Na quarta-feira, segundo dia de evento, as discussões foram concentradas na atuação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e na Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos (Vigiar). Foram realizadas, também, apresentações sobre a integração das ações dos ACE e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além do histórico e das diretrizes da vigilância da qualidade do ar. O dia de trabalho foi finalizado com uma reunião do Comitê Técnico Assessor e a entrega do Prêmio de Melhor Trabalho do curso de Análise da Situação de Saúde Ambiental (ASISA) – Poluição do Ar, realizado pelo Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz.

    No encerramento do seminário, o público assistiu a sessões dedicadas à Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Contaminantes e Substâncias Químicas e à Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos. Os debates abordaram temas como exposição química, áreas contaminadas e experiências estaduais na implementação de planos de ação em saúde ambiental.

    Suellen Siqueira
    Ministério da Saúde

  • Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama e cuidado integral da saúde da mulher Última atualização: 13/10/2025 às 12:56:00

    Outubro é o mês internacional de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer mais incidente e que mais causa mortes entre mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Só em 2023, foram estimados 73.610 novos casos, o que corresponde a cerca de 42 casos a cada 100 mil mulheres. Esses números reforçam a importância da prevenção e do rastreamento adequado.

    Detectar precocemente essas alterações pode fazer toda a diferença no sucesso do tratamento e na qualidade de vida. Por isso, o rastreamento é um dos pilares do Exame Periódico de Saúde (EPS) no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, garantindo a cada mulher acompanhamento individualizado, exames e orientações médicas de qualidade.

    O principal exame utilizado é a mamografia, que deve ser realizada de forma populacional a cada dois anos entre 50 e 74 anos, segundo o Ministério da Saúde em atualização recente ao final de setembro de 2025. Além disso, nesta mesma publicação, o ministério também possibilitou que mulheres entre 40 a 49 anos tenham acesso ao exame pelo SUS a depender da indicação médica, mas sem a obrigatoriedade do rastreio. Já entidades como o Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Febrasgo recomendam a realização da mamografia anualmente para todas as mulheres entre 40 e 74 anos. Em situações específicas — dependendo do risco individual, das comorbidades e da expectativa de vida — o rastreamento pode ser iniciado mais precocemente (a partir dos 30 a 35 anos) ou estendido após os 75 anos.

    Mas a saúde feminina vai muito além de um único exame. Cada mulher é única em sua trajetória, e cuidar da saúde da mulher significa olhar de forma integral: rastrear também o câncer de colo de útero, acompanhar o climatério, garantir saúde sexual e reprodutiva, preservar a saúde óssea, cuidar da saúde mental, da alimentação, da prática de atividade física e do autocuidado.

    E vale lembrar: esse cuidado não pode ficar restrito ao mês de outubro. Cada consulta, cada exame em dia, cada gesto de autocuidado é um investimento em um envelhecer mais saudável. O Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5 está à disposição para apoiar, orientar e caminhar junto com cada mulher, respeitando sua história e suas escolhas.

    Confira o vídeo do NAS sobre o Outubro Rosa.

    Mamógrafo móvel

    Neste ano, reafirmando o compromisso social do TRF5, o NAS, em parceria com a Prefeitura do Recife, disponibilizará o Mamógrafo Móvel, com a realização de 80 exames gratuitos, no dia 22 de outubro, para mulheres que se enquadrem nos critérios de rastreamento do Ministério da Saúde.

    Se você conhece alguém que se encaixe nesses critérios, divulgue essa ação! Juntos, podemos transformar informação em prevenção, cuidado e solidariedade.

     

    NAS – TRF5

    Programa Envelhecer com Saúde

    Cuidar hoje é viver melhor amanhã

    Sarah Leite Ribeiro

    Diretora do NAS e Membro do Comitê Regional de Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e suas interseccionalidades – Copopi/JF5 (Portaria 149/2025 da Presidência)

    Thiago Araujo Oliveira

    Médico Colaborador

    Por: Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) TRF5


  • TJPB apresentará painel sobre ‘Trilha Renovar’ na Semana Nacional de Sustentabilidade

    -
    O evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro

    ‘Trilha Renovar: Sustentabilidade para a Vida’. Esse é o tema do painel a ser apresentado pelas servidoras Viviane dos Santos Sousa e Aline Fernandes da Nóbrega, do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA), do Tribunal de Justiça da Paraíba, na 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário.  O evento será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, em João Pessoa. 

    A iniciativa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reunirá os principais tribunais do Estado em organização conjunta: o TRT da Paraíba (13ª Região), sede do evento; o TJPB; o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Justiça Federal.

    “O Trilha Renovar tem como propósito desenvolver uma jornada educativa, prática e transformadora, voltada a grupos em situação de vulnerabilidade, fundamentada nos pilares da sustentabilidade. Durante o painel, serão apresentadas as ações já executadas com adolescentes acompanhados pelos CREAS de Campina Grande”, pontuou Viviane dos Santos.

    O Projeto Trilha Renovar: Sustentabilidade para a Vida é uma iniciativa idealizada pelos Laboratórios de Inovação e Núcleos de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba, do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O projeto conta, ainda, com a parceria do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejure), reforçando o compromisso das instituições com a promoção de práticas sustentáveis, inclusivas e transformadoras.

    Programação 

    O evento tem início no dia 16 de outubro, às 15h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 13ª região), com uma ação para o plantio de mudas de árvores envolvendo a participação das autoridades. Já a abertura oficial dos trabalhos está prevista para 17h, no auditório principal do Fórum Maximiano Figueiredo do TRT, localizado na Rua Aviador Mário Vieira de Melo, 1440, bairro João Agripino.

    Na sequência, às 19h, será realizada a audiência pública do setor privado, setor público e terceiro setor sobre boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). O segundo dia é destinado à apresentação dos painéis.

    Por Nice Almeida

     

  • Esma promove webinário sobre Comunicação Não Violenta no ambiente de trabalho

    Diante da crescente complexidade das demandas do Poder Judiciário, marcada por sobrecarga de trabalho, pressão por resultados e situações emocionalmente desafiadoras no cotidiano forense, a saúde mental e a qualidade das relações no ambiente laboral têm sido diretamente impactadas. Atenta a esse cenário, a Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB) promoverá mais um webinário com foco na saúde mental no trabalho. O tema desta edição será ‘Comunicação Não Violenta (CNV): Como Melhorar o Diálogo no Ambiente de Trabalho’.

    O evento acontecerá no dia 17 de outubro, das 10h às 12h, e está com inscrições abertas por meio do link: https://forms.gle/L8hokrmFoe4R1X2K8. Podem participar magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual e, também, o público externo.

    A temática será ministrada por Clarissa Paranhos Guedes, especialista em Psicologia no Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do TJPB, e por Silnara Araújo Galdino, psicóloga. A mediação ficará por conta de Éverton Procópio de Souza, mestre em Psicologia da Saúde.

    Com essa iniciativa, a Esma-PB reafirma seu compromisso em promover espaços de escuta, reflexão e diálogo que favoreçam o bem-estar emocional, o fortalecimento das competências socioemocionais e a construção de relações mais saudáveis no ambiente de trabalho. A proposta visa contribuir para a qualidade de vida e a melhoria da atuação profissional de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba.

    Por Marcus Vinícius