Quem está iniciando a graduação ou até mesmo um curso técnico, já deve ter ouvido falar sobre estágio. O que, talvez, algumas pessoas não saibam é que a Lei nº 11.788/08 prevê dois tipos de estágio: curricular (estágio obrigatório) e o extracurricular (estágio não obrigatório).
De acordo com a Lei, este ato educativo visa a contextualização das disciplinas estudadas ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional. No entanto, seja qual for a forma de contratação, o fato é que a vivência em uma empresa ou instituição através do estágio, é extremamente positivo para a carreira profissional.
No dicionário Michaelis encontramos três definições para esse termo:
1. Tempo dedicado à prática de uma profissão; 2. Período que se permanece em uma empresa para aprendizagem e aprimoramento do cargo que se pretende ocupar definitivamente; e 3. Qualquer situação transitória de preparação.
Para Seme Arone Junior, presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), o estágio é a melhor maneira de manter os alunos na sala de aula e de incluí-los no mercado de trabalho.
“O intuito do estágio é inserir os estudantes no meio corporativo. Logo, muitos têm sua primeira experiência profissional por meio da atividade. Assim, adquirem competências comportamentais institucionais e podem, até finalizar a graduação, já empregados. Além de ser uma ótima oportunidade para as empresas conquistarem novos talentos”, garante Seme Arone.
Confira as diferenças entre estágio curricular e extracurricular
(Foto: Divulgação)
Diferenças entre estágio curricular e estágio extracurricular
O presidente da Abres reuniu algumas características que definem as diferenças entre o estágio curricular e extracurricular. Confira!
Segundo Seme, o estágio é denominado curricular quando é obrigatório. Ou seja, quando é definido como projeto do curso, dentro da carga horária, sendo requisito para a aprovação e conquista do diploma. Portanto, quem desempenha esse modelo precisa entregar um relatório de performance no fim do contrato.
“Essa forma é muito comum em Licenciatura ou áreas da saúde, pois é fundamental o graduando praticar para exercer sua profissão. Isso não exclui as outras esferas de atuação, tudo depende da instituição de ensino superior”, explica.
Um exemplo comum do exercício do estágio curricular é a construção de clínicas por faculdades com o objetivo de atender à população e, consequentemente, os seus universitários desenvolverem atividades relacionadas à profissão.
“Por conta disso, a remuneração não é mandatória. A experiência traz benefícios diversos para quem a realiza, como o exercício da teoria e o desenvolvimento ao serviço da sociedade”, salienta.
Já o estágio extracurricular não é obrigatório para concluir a formação, sendo válido como atividade opcional. Neste caso, é prescrito o pagamento de bolsa-auxílio, auxílio-transporte e recesso remunerado. Além disso, a carga horária deve ser compatível com as obrigações escolares e não deve ultrapassar seis horas diárias e 30 horas semanais. O tempo máximo é de dois anos na mesma companhia.
“É relevante frisar que tanto a primeira forma de contratação quanto a segunda não criam nenhum vínculo empregatício. E, todo o processo de admissão determinado no Termo de Compromisso de Estágio, é firmado entre concedente, universidade e estagiário”, finaliza o presidente da Abres.
A pandemia do Coronavírus traz reflexos não só para a saúde e o estilo de vida das pessoas, mas também para a economia, afetando, incusive a manutenção dos empregos. Para tentar diminuir os impactos nocomércio, a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio SP) listou dicas para o empresariado enfrentar esse momento.
Segundo uma estimativa da assessoria econômica da Fecomércio SP, a tendência é que aquisições de bens duráveis como eletrônicos, roupas e móveis sejam adiadas. Neste momento, o consumidor deve priorizar o consumo de produtos básicos, como alimentos, remédios e produtos de higiene.
Outro fator que sugere uma queda no consumo é a adoção do home office por grande parte das empresas. Isso porque aquelas compras feitas por impulso na hora do almoço ou no fim do expediente, também diminuirão.
Contrariando as recomendações, muitas pessoas optam por estocar produtos em casa, com medo da falta de abastecimento de produtos em supermercados e farmácias. No entanto, a Federação acredita que não há riscos de desabastecimento geral, pois a produção agrícola está em um bom nível e os transportes também estão funcionando normalmente até o momento.
“Entretanto, como a China é importante fornecedor de insumos para a indústria brasileira, alguns segmentos já enfrentam dificuldades em manter a produção por falta de matéria-prima, como o de eletroeletrônicos. Se a situação se mantiver por um período mais longo, podemos ter consequências em outros setores, como o automobilístico”, explica o presidente do Conselho e Economia Empresarial e Política, Antonio Lanzana.
Os valores das mercadorias, por sua vez, podem variar de acordo com algumas variáveis, como entrega e aumento de custo no período, principalmente de produtos e matérias-primas importados com cotação em dólar ou em euro.
Momento de instabilidade exige cautela e análises por parte dos comerciantes
(Foto: Pixabay)
Padrão de consumo se repete em diversos países
Uma unidade americana da Nielsen identificou seis padrões de comportamento dos consumidores durante a pandemia do Coronavírus. Os padrões têm se repetido em diversos países, mesmo com as diferenças econômicas e culturais.
Com base nisso, a Fecomércio SP preparou algumas dicas sobre o assunto. Confira:
Confira as recomendações para o empresariado diante dessa instabilidade
Pesquisa feita pela Fecomércio RJ com 427 empresários de todo o Estado mostrou que 57,1% dos entrevistados veem algum risco para o seu negócio em decorrência da disseminação do Covid-19. Segundo o estudo, o maior receio dos empresários é a falta de demanda por parte dos consumidores (67,5%), com a limitação das pessoas de saídas às ruas.
Também preocupa 34,5% dos entrevistados a interrupção no abastecimento de insumos necessários para sua atividade a falta de funcionários, para 33,5%.
A fim de evitar maiores danos, a Fecomércio SP recomenda que os comerciantes que trabalham com bens duráveis não invistam na ampliação de seus estoques neste momento. Segundo eles, este não é o momento de investir, endividar-se ou assumir compromissos no longo prazo.
Outra dica é os empresários aproveitarem para entender o cenário, e o impacto social, sem elevar o preço dos produtos. A Federação alerta que se os consumidores de rendas menores não conseguirem comprar itens de prevenção, como o álcool em gel e os remédios básicos, isso pode gerar ainda mais proliferação da doença, agravando ainda mais a situação econômica.
Também é preciso ficar de olho no fluxo de caixa e nos gastos fixos. Com a queda da demanda, também é importante avaliar a necessidade de abrir o estabelecimento todos os dias e nos mesmos horários.
Além disso, é válido analisar opções de atendimento a distância e formas alternativas para entregas de produtos, via Correios, por exemplo, ou por aplicativos, que atendem às demandas locais com motoboys.
A Fecomércio também divulgou previsões para cada porte empresarial. Confira:
⇒ Grande empresa: mais protegida da crise com dinheiro em caixa e mais capacidade de estoque, consegue acionar os centros de distribuição e repor as mercadorias com agilidade. Os setores que comercializam bens duráveis têm caixa para o próximo período – contudo, podem enfrentar dificuldade se o retorno das vendas for gradual.
⇒ Média empresa: a maioria já tem acesso ao crédito nos grandes bancos, até em virtude de mais garantias, o que facilitará a aquisição de empréstimos para capital de giro. Um crédito bem contraído e planejado é melhor do que deixar de pagar os compromissos, tornar-se inadimplente e ter que correr atrás de juros.
⇒ Pequena empresa: são as que mais empregam no País, mas têm pouca capacidade de estoque, e o caixa opera no limite para o fluxo do dia a dia. As que comercializam bens essenciais devem manter a rotina, e as de bens duráveis terão mais dificuldade, por causa da queda de demanda.
O presidente Jair Bolsonaro encomendou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a criação do ‘voucher Coronavírus‘. O programa seria um benefício que o Governo pagaria, por um intervalo de tempo, para trabalhadores informais para socorrê-los durante a instabilidade econômica causada pela pandemia do Covid-19.
A expectativa é de que a medida seja anunciada pelo Palácio do Planalto nesta semana. Ainda não há informações sobre os detalhes do pagamento, uma vez que, o voucher está sendo estudado pela equipe econômica do Governo.
O pacote social poderá ser um alento aos trabalhadores mais carentes, que, muitas vezes, trabalham como vendedores ambulantes, visto que, o movimento nas ruas vem caindo após governos e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendarem o recolhimento das pessoas em casa.
Voucher Coronavírus: programa vai atender trabalhadores informais
(Foto: Pixabay)
IFI alerta sobre os efeitos da pandemia na economia brasileira
Apesar da inflação baixa e da expectativa de mais corte na taxa de juros, a Instituição Fiscal Independente (IFI), acredita que será difícil atingir um crescimento do produto interno bruto (PIB) acima de 2% em 2020, diante da crise global.
Inclusive, apontou que as projeções de crescimento mundial estão sendo jogadas para baixo. Portanto:
“Para que seja mantida a previsão de crescimento de 2,2% em 2020, o Brasil teria que apresentar uma trajetória de incremento do PIB pouco provável diante do choque do coronavírus”, alerta.
Com a disseminação do Coronavírus, que já afeta setores do Comércio e Serviços, os analistas da IFI ainda preveem que o ciclo de recuperação da atividade econômica no Brasil se interromperá. Diante disso, se torna ainda mais preocupante a geração e a manutenção dos empregos no país.
“Nesse contexto, elemento adicional que preocupa é a elevada taxa de desemprego no Brasil, que tem caído lentamente nos últimos três anos e pode voltar a subir a depender da extensão e duração dos impactos dos choques”, diagnostica a IFI no relatório.
Ministro da Economia anunciou pacote emergencial para manter os empregos
Nessa segunda-feira, 16, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a injeção de R$ 147,3 bilhões na Economia para frear os efeitos catastróficos que a pandemia do Coronavírus (Covid-19) vem causando ao país, entre eles a desaceleração da economia.
Segundo o ministro, o programa emergencial, que terá duração de três meses, se baseia na preocupação com a saúde e o emprego. Desse valor anunciado, uma parte vai para os mais vulneráveis à doença – como os idosos; a segunda parte para a manutenção dos empregos; e a terceira, para a saúde, que será utilizada em políticas de combate à pandemia.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu 30 vagas para o curso de especialização em Cuidados Paliativos. As oportunidades são destinadas a profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Confira o edital da seleção!
A seleção é voltada para os profissionais, conforme áreas descritas acima, que exerçam atividades em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e em Serviço de Atenção Domiciliar do município de João Pessoa, prestando assistência especializada a pessoas com doenças crônicas progressivas, com no mínimo 1 ano de atuação.
Das 30 vagas disponíveis, 15 serão para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, 12 para hospitais do SUS do Estado da Paraíba e 3 para o Serviço de Atenção Domiciliar do município de João Pessoa.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa), durante os dias 14 a 19 de abril. Os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de R$85,93.
Candidatos com baixa renda e inscritos no CadÚnico poderão solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 27 de março. O processo de seleção será composto por duas etapas: análise de currículo Lattes dos últimos cinco anos e uma entrevista.
O resultado será fixado na secretaria do curso, na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), localizada no 2° andar do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), no campus I, em João Pessoa, e no endereço eletrônico da especialização.
Os aprovados deverão efetuar matrícula no período de 27 a 29 de maio, das 8 às 13h, também na secretaria da GEP, mediante a apresentação da cópia legível dos documentos necessários (item 3.0 do edital).
O curso de especialização em Cuidados Paliativos é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos (NEPBCP), em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
UFPB tem vagas em cursos de pós-graduação na área da saúde
(Foto: Divulgação)
UFPB também tem vagas para mestrado
A Universidade Federal da Paraíba também tem outros dois processos para vagas em cursos de mestrado. As oportunidades são para os programas de pós-graduações em Saúde Coletiva, com 15 vagas, e em Fisioterapia, com 18 vagas.
Para o curso de Saúde Coletiva, as 15 vagas serão distribuídas entre as duas áreas de concentração: 7 para Epidemiologia e 9 para Política, Gestão e Cuidado. As inscrições serão realizadas entre os dias 20 a 27 de abril. Confira o edital da seleção!
A taxa de inscrição é de R$85,93, e o prazo para solicitar isenção segue até 30 de março. Do total de vagas oferecidas, 20% serão destinadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Os candidatos serão avaliados por prova escrita, no dia 15 de maio, e a avaliação curricular, nos dias 26 e 27 de maio. Também haverá a defesa do pré-projeto de dissertação, que acontecerá de 8 a 12 de junho.
A divulgação do resultado final, após todos os recursos, está marcada para o dia 13 de julho e a matrícula ocorrerá em 3 e 4 de agosto. Para a pós em Fisioterapia, as inscrições deverão ser realizadas no período de 13 a 17 de abril.
As etapas para o mestrado em Fisioterapia serão semelhantes às do curso de Saúde Coletiva. As datas e prazos poderão ser conferidos no edital da seleção.
Até 31 de março, a Cervejaria Ambev recebe inscrições em seu programa de estágio de 2020. Para se candidatar, é preciso estar no último ou penúltimo ano do ensino superior Bacharel ou Licenciatura, sem área especificada. É desejável conhecimento do Pacote Microsoft Office (Word, Excel, Power Point).
Para o cargo de estagiário, a Ambev não exige conhecimento técnico prévio e experiência profissional anterior. As vagas são para diversas regiões do país, porém não foi informado o quantitativo exato por região.
As contratações dos aprovados no processo seletivo estão previstas para o mês de agosto. Até lá, os candidatos passarão pelas seguintes etapas:
Inscrição Online: até 30/03
Teste De Lógica (resultado após 06/04): até 06/04
Vídeo Online : 16/04 a 30/04
Presencial – Day Challenge: Maio/2020 e Junho/2020
Contratação: Agosto/2020
Durante o programa de estágio, a empresa promete o desenvolvimento profissional dos candidatos. No início, o estagiário conhecerá a Ambev de forma generalista, passando por diferentes áreas na unidade escolhida.
Grupo de estagiários da Cervejaria Ambev
(Foto: Blog/Ambev)
Depois, terá a oportunidade de conhecer com detalhes a função da sua área selecionada para o estágio. Durante as inscrições, que devem ser feitas pelo site da Cervejaria, os estudantes devem optar por uma área de atuação.
A seguir, confira explicação da empresa sobre cada área:
Business:
“No mundo Business você terá atuação nos Centros de Distribuição em áreas como Trade Marketing, Nível de Serviço, Vendas, Gente & Gestão e Logística em todo Brasil. Dentro desse mundo de Business ainda temos as nossas unidades de Centros de Excelência em Operação, onde você poderá também trabalhar em áreas como Gente e Gestão, Suprimentos, Financeiro, Jurídico, Operações e Planejamento Logístico. Temos oportunidades para diversas regiões do Brasil”.
Supply:
“Já pensou em trabalhar dentro de uma Cervejaria ou Refrigeranteira, garantindo a produção de líquidos perfeitos? E nas Maltarias para a produção do malte com a melhor qualidade possível? Também tem a opção de trabalhar em uma operação verticalizada, que é uma fábrica de produção de alguns insumos como latas, vidros, rótulos, tampas, etc.
No mundo Supply você será alocado em nossas unidades fabris atuando em áreas como Processo Cerveja, Processo Não Alcoólicos, Engenharia, Qualidade, Envase, Financeiro, Gente e Gestão, Logística, Segurança e Meio Ambiente”.
Tech:
“Nosso mundo Tech está cada vez maior e com mais oportunidades de atuação. Aqui na Ambev não é diferente! Hoje, você tem oportunidade de atuar em diretorias de Tecnologia da Companhia, nas áreas de Design & Delivery (projetos de tecnologia), Innovation & Analytics, Enterprise & Architecture (infraestrutura e arquitetura de sistemas) e E-commerce.
Nosso mundo Tech está presente em São Paulo, Jaguariúna (no Centro de Excelência e no escritório Global) e em Blumenau, onde temos nosso pólo de desenvolvedores, na HBSIS”.
No programa de estágio deste ano, a Ambev busca jovens que tenham proatividade, dinamismo, capacidade analítica, senso de priorização e organização. E, também, espírito empreendedor, de liderança, adaptabilidade e que gostem de desafios.
De acordo com a Cervejaria, os estagiários têm a missão de “desenvolver projetos de melhoria em sua área de atuação, com autonomia para execução das atividades de rotina, contando com o suporte da equipe e gestores da área”.
A Ambev conta com mais de 30 mil colaboradores em todo país e reconhece o funcionário como parte fundamental para o sucesso. A Cervejaria reúne marcas como Skol, Antarctica, Bohemia, Brahma, Budweiser, Colorado e Corona.
Na empresa, os profissionais têm a oportunidade de mostrar competências e aprender todos os dias.
“O trabalho aqui é feito sempre em equipe. Metas são compartilhadas e aqui todos sabemos que somos responsáveis diretamente pelo crescimento da Companhia. A cooperação está na base dos nossos princípios”, consta no anúncio para o Programa de Estágio.
Segundo a Ambev, os estagiários terão a chance de empreender e inovar com o objetivo de garantir os rótulos mais especiais para os clientes. “Nós Sonhamos Grande e se você Sonha Grande como nós, esta é a sua chance de fazer acontecer”, conclui a empresa.
A Rede de Hospital São Camilo abrirá uma nova unidade de atendimento em São Paulo. O espaço é um anexo da Unidade Pompeia e tem o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento às demandas da região.
Por isso, esse novo espaço oferece uma estrutura diferenciada com foco nas especialidades clínicas da Rede, como Cardiologia e Oncologia e especialidades cirúrgicas de baixa, média e alta complexidade, como Ortopedia e Neurologia. Além disso, serão oferecidos serviços de internação, centro médico e reabilitação à unidade existente por duas passarelas e túneis.
De acordo com a assessoria da Rede São Camilo, neste primeiro momento, o Novo Anexo contou com a contratação de 116 pessoas, considerando 20% de remanejamentos internos e 80% de contratações externas.
Mesmo não tendo previsão de novas vagas, no momento, os interessados podem se cadastrar através do link para concorrer às oportunidades que possam ser abertas.
Para o Dr. Carlos Eduardo Lodovici Tavolari, diretor de Relacionamento com o Mercado da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a realização do Novo Anexo é fruto do compromisso social da Instituição com a comunidade.
“Todo o trabalho que desenvolvemos aqui é embasado nos valores camilianos, que priorizam a qualidade assistencial, sempre mantendo o paciente no centro do processo”, comenta.
Rede São Camilo abre uma nova unidade: cadastre seu currículo no banco de dados
(Foto: Divulgação)
Casa & Vídeo abre vagas de emprego em toda a Região Sudeste
A rede de lojas de departamento Casa & Vídeo está com oportunidades de emprego para diversas cidades do país. As vagas são para as quatro capitais do Sudeste: Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo, além da cidade de Queimados.
Em BH, as chances são para os cargos de operador de lojas, operador fiscal, promotor connect, promotor de cartões e subgerente. Na capital capixaba, as oportunidades são para as mesmas vagas.
Em Queimados, no Rio de Janeiro, há uma vaga para ajudante de depósito. Na capital do Estado, são ofertadas vagas para os cargos de auxiliar de serviços gerais, gerente de loja, operador fiscal, promotor connect, promotor de cartões e subgerente.
Já para a cidade de São Paulo, as oportunidades são para os mesmos cargos do Rio e BH. Todas as vagas estão disponíveis no site de recrutamento da Casa & Vídeo e ficarão abertas até serem preenchidas.
Além disso, a empresa possui um banco de talentos para o Estado do Rio de Janeiro. Pessoas com deficiência (PcD) também poderão cadastrar o currículo para futuras vagas exclusivas.
Vivo abre 20 vagas de emprego em diversas cidades pelo país
A Vivo, empresa de telefonia, internet e TV por assinatura do Brasil, está com 20 vagas abertas para diferentes cargos e cidades do país. As chances de emprego são divididas pelos níveis auxiliar/operacional, pleno e júnior/trainee. Algumas oportunidades são exclusivas para pessoas com deficiência.
A remuneração dos cargos ofertados não foi divulgada. No entanto, além do salário, os profissionais que forem contratados receberão benefícios como vale refeição, vale alimentação, assistência médica e odontológica, benefício de academia, seguro de vida, entre outros.
Aquela realidade hollywoodiana de um futuro em que os seres humanos são dominados por robôs não chegou. No entanto, a Inteligência Artificial (tecnologia capaz de simular o raciocínio humano) já está presente em nosso cotidiano.
“Essas tecnologias permeiam cada vez mais as nossas vidas em diversos aspectos como segurança, saúde e consumo, e, isso ocorre, quer a gente perceba ou não”, explica Yuri Lima, coordenador do curso de Ciência da Computação da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro.
Yuri dá como exemplo a utilização da Intelegência Artifical (IA) na identificação de pessoas através de câmeras de segurança. “Isso é algo que podemos nem perceber que está acontecendo, mas tem impacto imenso sobre a nossa vida em sociedade”, conta.
Além disso, “temos exemplos mais visíveis como a utilização de robôs cirúrgicos em alguns hospitais ou de agentes inteligentes no atendimento aos consumidores”, completa.
A IA também está presente em pequenas ações do seu dia a dia. Aplicativos de rota, como Waze e Google Maps, utilizam dessa tecnologia. Até a própria pesquisa na internet utiliza da Inteligência Artificial para oferecer respostas que “combinam” com você.
E essas tecnologias acabam afetando o mercado de trabalho. “A 4ª Revolução Industrial traz, como as anteriores também o fizeram, um certo temor com relação ao desemprego”, conta Yuri. Quanto a essa preocupação, o coordenador alerta:
“O impacto das novas tecnologias sobre o emprego será grande, mas não podemos ver a automação apenas como a substituição dos humanos pelas máquinas”.
Segundo ele, na maior parte das vezes, há o deslocamento de atividades das pessoas para as máquinas. “Com isso, dificilmente teremos alguma profissão que não terá que interagir com as novas tecnologias no futuro e essas tecnologias têm, em quase sua totalidade, como base a computação”, explica.
A indústria automotiva é um dos exemplos de mercado que demandam cada vez mais os robôs. De acordo com a Associação Brasileira de Automação, o avanço no setor saltou 8% entre os anos de 2017 e 2018.
Outro ponto é a mudança no modo de se trabalhar, como nas áreas de engenharia, onde a computação e automação industrial ganham cada vez mais espaço nos processos de produção. Neste caso, se torna necessário engenheiros capacitados para organizarem esses processos e otimizarem o trabalho dos robôs.
Formação em Robótica amplia a atuação no mercado de trabalho
(Foto: Pixabay)
A tecnologia em outras áreas
Yuri diz que, uma vez que a tecnologia dá suporte em algumas atividades, o profissional poderá focar seus esforços em atividades que tenham maior valor agregado. Além disso, o coordenador fala sobre a automação das profissões.
Segundo estudo realizado pelo Laboratório do Futuro da COPPE/UFRJ, no qual Yuri faz parte, 60% das pessoas empregadas no Brasil estão em ocupações que têm alto risco de automação (probabilidade de automação maior do que 70%) nas próximas décadas.
Além do impacto da tecnologia sobre o emprego, o coordenador explica como a tecnologia acaba afetando outros fatores, como o surgimento de novos tipos de trabalho que não imaginamos hoje em dia.
“Apesar de a história demonstrar que as revoluções industriais criam empregos em certos setores e destroem em outros, a mesma história nos conta que, no curto/médio prazo, muitas pessoas podem perder seus empregos até que a situação se normalize”, observa.
“Como a tecnologia, principalmente, a computação, está cada vez mais imbricada com todos os aspectos da nossa vida, as pessoas que não possuem nenhum conhecimento sobre a tecnologia terão cada vez mais dificuldade em se destacar no mercado de trabalho”, comenta o coordenador.
Com a utilização de robôs nos processos, o número de cargos voltados para a manutenção das tecnologias tende a crescer. Por isso, cada vez mais, é importante se manter atualizado. E, a área de robótica pode abrir muitas oportunidades desse tipo.
Para quem quer entrar nesse mercado, conhecimento é fundamental. O profissional capacitado tem grandes chances para conseguir vagas de emprego em setores diversos que vão desde a saúde à indústria.
Na hora da escolha de uma graduação, segundo Yuri Lima, antes de tudo, é necessário compreender o cenário tecnológico e social de maneira ampla. “Assim sendo, quem deseja atuar na robótica deve ver a qualificação em Ciência da Computação com bons olhos”, ressalta.
“Essa formação permite aprender sobre temas fundamentais como: programação, gestão de projetos, Data Science, Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data, entre tantos outros”, explica o coordenador.
“Além disso, são estudadas questões relativas à sociedade contemporânea, como ética, sustentabilidade e empreendedorismo. Afinal, é impossível falar de novas tecnologias e robótica sem alinhar a tecnologia à realidade do mundo em que vivemos”, completa.
Sobre a remuneração, Yuri afirma que a Inteligência Artificial é uma das áreas mais procuradas e bem pagas por empresas: “Pessoas que sabem atuar como desenvolvedoras de IA têm mais destaque, uma vez que, tal tecnologia insere uma característica ‘humana’ à máquina”.
O professor e coordenador conclui, dizendo que a Inteligência Artificial faz com que a tecnologia tenha autonomia para tomar decisões estratégicas. “A exemplo, podemos citar um robô que sabe exatamente a hora certa de encaixotar produtos ou, ainda, um que interage com um ser humano com base nas preferências dele”, exemplifica.
“Atualmente e, cada vez mais, no futuro, a graduação precisa ser entendida como uma primeira formação no mundo profissional que será complementada por uma série de outras formas de aprendizagem ao longo da carreira”, opina o coordenador.
A partir daí, segundo ele, a escolha por uma nova graduação vai depender do nível de conhecimento que a pessoa deseja adquirir. “Para ter um conhecimento mais aplicado e pontual, existem vários cursos de curta duração até mesmo online”, pontua.
E completa: “caso a pessoa deseje realmente mergulhar no mundo da tecnologia e entender a teoria que suporta esses conhecimentos mais práticos, é mais aconselhável uma pós-graduação ou até mesmo uma outra graduação na área de tecnologia”.
Para os profissionais de outras áreas, o coordenador conta que a tecnologia pode ser vista como uma aliada. Ele explica que o conhecimento sobre tecnologia ajudará a identificar oportunidades para usar diferentes ferramentas no ambiente de trabalho.
Diante do grande desafio atual de recolocação no mercado de trabalho, o coordenador diz que é preciso entender as necessidades do mercado de trabalho e buscar a formação, seja ela acadêmica ou não, para obter as habilidades em alta.
“A principal dica que podemos dar, de forma bem geral, é que as pessoas busquem entender o que está ocorrendo no mercado de trabalho e as tendências para os próximos anos para que possam planejar suas carreiras profissionais”, salienta.
Com relação à preocupação com o desemprego tecnológico, Yuri sugere que as pessoas pensem nos três gargalos da tecnologia: criatividade, relação interpessoal e movimentos motores finos.
Essas são as áreas onde a tecnologia (ainda) não foi capaz de substituir o ser humano com sucesso e podem ser oportunidades para se manter ou entrar no mercado de trabalho”, finaliza.
Pensando no bem-estar e na saúde dos cidadãos, devido os crescentes casos de Coronavírus no Brasil, algumas secretarias de trabalho modificaram a rotina de atividades a fim de diminuir a aglomeração de pessoas. A Secretaria de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro (Setrab), por exemplo, aderiu às recomendações do Governo do Estado e decidiu, nesta semana, não divulgar as vagas dos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine).
A assessoria do Sine RJ informou que a equipe técnica da Setrab vai avaliar junto ao Governo do Estado como será o andamento dos atendimentos nos postos, durante a semana.
O SineBahia, no nordeste do país, divulgou um comunicado, nessa terça-feira, 17, informando que a partir desta quarta, 18, o atendimento ao público está suspenso por 30 dias em todas as unidades da rede no Estado.
Ainda de acordo com a nota, as unidades funcionarão internamente, e, à medida que as vagas forem ofertadas, o trabalhador, já cadastrado no banco de dados, será convocado, por contato telefônico, para realizar o processo seletivo.
O SineBahia informa, ainda, que a prevenção é a melhor estratégia para evitar a proliferação de vírus e reforça a necessidade de cuidados que todos devem ter para reduzir o contágio.
Também no nordeste, o Estado do Ceará publicou um comunicado em consonância com o Decreto Estadual nº 33.510. Por nota, o Sine Ceará informou que desta quarta-feira, 18, até o dia 31 de março, somente os trabalhadores agendados serão atendidos nas unidades do IDT/Sine.
Já no sul do país, na cidade de Porto Alegre, as senhas para intermediação de empregos do Sine serão distribuídas, normalmente, na fila. No entanto, para evitar aglomeração, só entrarão nas dependências da unidade, cinco pessoas por vez.
Para quem está à procura de uma recolocação no mercado e vai em busca de trabalho todos os dias, a opção agora é buscar emprego em sites e aplicativos de vagas. O Ministério do Trabalho, por exemplo, tem o Portal Emprega Brasil, plataforma desenvolvida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Lá, além de poder consultar a situação do requerimento do seguro-desemprego, é possível se candidatar à oportunidades de trabalho ofertadas pelas secretarias de todo país.
Outra maneira simples de consultar e se candidatar a vagas de trabalho sem sair de casa, é através do aplicativo Sine Fácil, do Sistema Nacional de Empregos (Sine).
A consulta às oportunidades ofertadas no app é feita com base nos empregos disponíveis para o perfil profissional cadastrada. Por isso, é importante manter os dados e demais informações pessoais e profissionais sempre atualizados.
No Sine Fácil o trabalhador encontra informações sobre exigências, benefícios, valor do salário, localidade e tipo de contratação. Se houver interesse pela vaga, basta clicar em “Quero Esta Vaga” e será direcionado para agendar a entrevista.
Na opção “Agendar Entrevista”, o trabalhador terá informações sobre local, data e horário escolhidos. Depois disso, basta clicar na opção “Agendar”. Já em “Entrevistas Agendadas” estão disponíveis informações sobre as datas agendadas pelo aplicativo.
Internet disponibiliza diversos sites com ofertas de empregos
(Foto: Reprodução)
Oportunidade de trabalho com inscrições pela internet
Lacta
A Lacta, fabricante de chocolate, está com diversas oportunidades de contratações temporárias para reforçar a equipe de vendas. As vagas são para as cidades de São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Mauá, todas no Estado de São Paulo.
O salário pode varia de R$1.312 a R$1.433, sendo proporcional aos dias trabalhados. Os contratados receberão ajuda de custo de R$35 reais por dia trabalhado, além de ajuda para custear planos de internet.
A Centauro, loja de artigos esportivos, como roupas, calçados, acessórios e equipamentos, está com 37 vagas abertas para os Estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
As oportunidades são para agente de atendimento, auxiliar de loja – PCD e vendedor de calçados, gerente de loja e assistente de loja. Além do salário, os profissionais receberão os seguintes benefícios:
Plano de Saúde e Odontológico;
Coparticipação;
Seguro de vida em grupo;
Vale-Transporte;
Vale-Refeição;
Participação nos Lucros; e
Bônus coletivo – bônus semestrais de acordo com o atingimento de meta do setor.
O Vagas.com é um sistema gratuito para busca de empregos disponível em formato de site ou aplicativo. Em ambas as plataformas, é preciso criar um login para ter acesso às vagas disponíveis.
O candidato precisa preencher a ficha cadastral com seus dados, criar um nome de usuário e uma senha. A plataforma funciona como currículo online, onde é possível inserir informações como experiências profissionais, escolaridade, idiomas, entre outras.
Glassdoor
O Glassdoor é um site conhecido pelas avaliações das empresas feitas por funcionários e ex-funcionários, de forma anônima. Além disso, a plataforma também possui oferta de vagas.
O sistema de informações e dados da Glassdoor é totalmente gratuito e funciona de forma colaborativa, ou seja, é preciso ter cadastro e compartilhar algumas informações a respeito de empresas com a qual já trabalhou.
InfoJobs
O InfoJobs é bem parecido com o Vagas.com. Lá, a pessoa que está a procura de um emprego cadastra seu currículo e seleciona as vagas ofertadas de acordo com o cargo pretendido, área profissional e localidade. A plataforma ainda traz um panorama das empresas com vagas abertas, baseados em informações dadas por ex-funcionários das instituições.
As provas do concurso Cabedelo PB foram adiadas devido ao risco de contaminação com o Covid-19 (Coronavírus). O segundo dia das avaliações objetivas e as provas de títulos estavam agendas para o próximo domingo, 22 de março.
A decisão foi publicada na última terça-feira, 17, por meio de um edital da Educa Assessoria Educacional – LTDA , juntamente com a Comissão Especial De Supervisão e Acompanhamento do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Cabedelo.
A banca Educa PB pede que os candidatos permaneçam atentos aos comunicados dos sites da organizadora e da Prefeitura do município, sobre as novas datas para realização dos exames.
Concurso Cabedelo PB adia provas devido ao Coronavírus. (Foto: divulgação)
As avaliações objetivas serão compostas por 50 questões de múltipla escolha. No entanto, para quem concorre ao cargo de auditor de controle externo, os exames terão 60 perguntas. Os conteúdos serão Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Informática e Conhecimentos Específicos.
Para ser aprovado é necessário acertar, pelo menos, 50% da prova. Para a função de auditor de controle interno haverá ainda exame de títulos. E para intérprete de libras, prova prática.
Os concorrentes a agente de trânsito e guarda metropolitana terão que fazer exame médico, teste de aptidão física (apenas para guarda), curso de habilitação, exame psicotécnico, investigação social e participar do curso de formação.
Concurso Cabedelo PB oferece 276 vagas
O concurso Cabedelo PB, promovido pela Prefeitura do município de Cabedelo, na Paraíba, oferta 276 vagas imediatas para os níveis médio, técnico e superior. Desse total, 262 são para ampla concorrência e 14 para pessoas com deficiência.
As oportunidades para quem tem ensino médio completo são para os cargos de agente de combate as endemias e agente comunitário de saúde, ambos com salários de R$1.400; e técnico em Auditoria de Controle Interno, com ganhos de R$1.039.
Para quem tem nível médio mais curso de qualificação, as oportunidades são para agentes de trânsito, auxiliar de saúde bucal, guarda civil metropolitana (masculino e feminino), cuidador da Educação Inclusiva e intérprete de libras. Os vencimentos vão de R$1.039 a R$1.500.
A carreira de guarda civil metropolitana exige ainda Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB, idade entre 18 e 35 anos, e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Já as oportunidades de nível superior são para professores de Educação Básica I e professores Educação Básica II nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes Visuais, Educação Física. Os vencimentos para esses profissionais são de R$2.077,50.
Também há chances para bibliotecário e auditor de controle interno, com iniciais de R$1.039. As jornadas serão de 30 a 44 horas de trabalho por semana, dependendo da carreira escolhida.
A contratação dos aprovados no processo seletivo será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores. E o concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
As nomeações vão ocorrer durante o período de validade do concurso, em número que atenda às necessidades do serviço, de acordo com as vagas existentes, a disponibilidade orçamentária, o limite prudencial de gastos com folha de pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e a conveniência da Administração.
Nessa terça-feira, 17, foi aprovado o relatório da comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 905/2019 – conhecida como Programa Verde e Amarelo, que visa a modificação da legislação trabalhista e estimular a contratação de jovens com idade entre 18 e 29 anos.
O relatório aprovado teve várias modificações, acatadas pelo deputado Christino Aureo (PP-RJ), relator da medida. O próximo passo será a aprovação do texto na Câmara e no Senado, que precisa acontecer até o dia 20 de abril ou perderá a validade.
Entre os destaques, está a inclusão de pessoas com mais de 55 anos no Contrato Verde e Amarelo desde que estejam sem vínculo formal de trabalho há mais de 12 meses. Sendo assim, o relator elevou para 25% o limite de contratos sob essas regras, uma vez que, o texto original da MP previa um limite de 20%.
A polêmica MP, que altera relações trabalhistas, chegou a receber quase duas mil emendas. Por conta do Coronavírus, a votação foi realizada com acesso limitado à sala da comissão e parlamentares com mais de 65 anos, considerados grupo de risco, foram dispensados.
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) protestou pela suspensão da reunião. “Eu não tenho dúvida de que isso será declarado inconstitucional. Como fica o princípio da isonomia, da paridade? Nós temos senadores com mais de 65 anos que não podem estar aqui. Nós temos um problema de comoção internacional”, disse.
A vice-líder do governo no Congresso, deputada Bia Kicis (PSL-DF), negou que houvesse inconstitucionalidade: “Temos que estar aqui, sim. Temos que votar todas as medidas emergenciais. Temos, sim, que separar o joio do trigo e deixar para depois o que não é tão importante”
A deputada afirmou que é papel dos suplentes substituir os senadores que não podem comparecer às votações. Segundo ela, a medida provisória vai abrir postos de trabalho e estimular a economia.
E completa dizendo que “precisamos votar o que é relevante e necessário para a saúde e a saúde financeira do país. Este Congresso não pode se furtar ao seu dever de olhar para a necessidade do povo brasileiro”.
Opinião contestada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que declarou que não é o momento de aprovar reformas que colocam o trabalhador em situação ainda mais frágil, enquanto os outros países têm feito o contrário frente à pandemia.
Comissão aprova relatório da MP do Programa Verde e Amarelo
(Foto: Agência Brasil)
O empregado terá direito ao recebimento mensal e antecipado de parcela do 13º salário, de férias e da multa do FGTS; e ao recebimento da multa do FGTS, mesmo em casos de demissão por justa causa, além do seguro desemprego.
A MP também previa o pagamento de contribuições obrigatórias à Previdência Social quando o trabalhador estivesse recebendo seguro desemprego, mas o relator tornou esse pagamento opcional. Em caso de autorização do pagamento, o desempregado terá o tempo contado para aposentadoria.
O pagamento de adicional de periculosidade pelo empregador ocorrerá apenas se a exposição ao risco superar 50% da jornada de trabalho. O adicional cai de 30% para 5% do salário base se o empregador contratar seguro para o trabalhador.
Os contratados pelo sistema Verde e Amarelo deverão ser alvo prioritário de ações de qualificação profissional, segundo regras a serem editadas pelo Ministério da Economia. Entre essas regras, a carga horária da qualificação deve ser compensada na jornada de trabalho.
Domingos
A MP 905/2019 retira as restrições previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto Lei 5.452, de 1943) para o trabalho em domingos e feriados, desde que o trabalhador possa repousar em outro dia da semana.
No caso dos setores de comércio e serviços, o repouso semanal remunerado deverá coincidir com o domingo pelo menos uma vez a cada quatro semanas. Na indústria, a coincidência com o domingo deverá ocorrer pelo menos uma vez a cada sete semanas.
A CLT hoje assegura a todo empregado um repouso semanal remunerado de 24 horas, devendo coincidir com os domingos, salvo em caso de conveniência pública ou de necessidade imperiosa do serviço. O trabalho aos domingos (e nos feriados) depende de autorização prévia da autoridade competente em matéria de trabalho.
Bancos
O texto original da medida provisória permitia a abertura dos bancos aos sábados e o aumento da jornada dos bancários de seis para oito horas. O relator alterou o texto para permitir o trabalho nos bancos aos sábados, aos domingos e nos feriados em casos específicos.
São considerados casos específicos: atividades que envolvam automação bancária; teleatendimento; serviços por canais digitais; áreas de tecnologia, segurança e administração patrimonial; e atividades bancárias em locais como feiras, shopping centers, aeroportos e terminais de ônibus, trem e metrô.
A MP 905/2019 tentava revogar registros profissionais e desregulamentar várias profissões, como corretor de seguros, jornalista, radialista, publicitário e sociólogo, entre outros. O texto do relator mantém o registro das profissões citadas.
Participação nos lucros
A MP pretendia determinar que as negociações para o pagamento de participação nos lucros aos trabalhadores poderiam ocorrer sem a participação do sindicato da categoria.
Hoje a Lei 10.101, de 2000, diz que essa participação deve ser negociada em uma comissão paritária, com representantes de empregados e empregadores, além de um representante indicado pelo sindicato da categoria ou por meio de convenção ou acordo coletivo.
O relatório do deputado Christino Áureo exige que a comissão paritária notifique o ente sindical para que este último indique representante no prazo máximo de sete dias. Se não houver indicação, a comissão poderá decidir sobre a participação nos lucros.
Gorjetas
De acordo com a MP, as empresas inscritas no Simples ficam autorizadas a reter até 20% das gorjetas lançadas nas notas de consumo para custear encargos sociais, previdenciários e trabalhistas.
As demais empresas poderão reter até 33% das gorjetas. A regra vale inclusive para a gorjeta que for entregue diretamente pelo consumidor ao trabalhador.
A gorjeta cobrada pelo estabelecimento por período superior a um ano será incorporada ao salário do empregado em valor correspondente à média recebida nos 12 meses anteriores.
Hoje, a CLT estabelece que as gorjetas cobradas pela empresa, como adicional nas contas a qualquer título, já compõem a remuneração do empregado, sendo utilizadas no cálculo de férias, 13º salário e depósitos do FGTS.
Multas trabalhistas
O texto da MP 905/2019 atualiza e unifica as menções e os valores das multas aplicadas por descumprimento da legislação trabalhista, que estão espalhados pelo texto da CLT.
As infrações passam a ser divididas em dois tipos: de natureza variável ou per capita (conforme o número de empregados em situação irregular) e em quatro níveis (leve, média, grave e gravíssima). Elas serão aplicadas conforme o porte econômico do infrator.
As multas per capita podem variar entre R$ 1 mil e R$ 10 mil. As multas de natureza variável, entre R$ 1 mil e R$ 100 mil.
Correção monetária
Os débitos trabalhistas, hoje corrigidos pela Taxa Referencial (TR) mais juros de 1% ao mês, passam a ser corrigidos pelo IPCA-E, um dos índices que medem a inflação, calculado pelo IBGE.
O índice deverá ser aplicado uniformemente entre a condenação e o cumprimento da sentença. Em caso de atraso nos pagamentos, serão aplicadas as taxas de juros da caderneta de poupança (70% da TR, se a Selic estiver abaixo de 8,5%, ou 50% da TR, se a Selic estiver acima de 8,5%).
Dupla visita do auditor fiscal
O critério da dupla visita do auditor fiscal do trabalho — que deve notificar na primeira fiscalização e multar apenas na segunda visita — hoje pode ser praticado em três casos:
Promulgação ou expedição de novos regulamentos, instruções ou leis.
Na inspeção inicial de estabelecimento recém-inaugurado.
Em estabelecimento com até dez trabalhadores, ou quando envolver microempresa ou empresa de pequeno porte.
Com a MP, ela também passará a ser adotada quando o desrespeito a regras de segurança e saúde do trabalhador for classificado como leve e no caso de visitas técnicas de instrução previamente agendadas pela autoridade máxima regional em matéria de inspeção do trabalho.
Não será aplicada a dupla visita:
No caso de falta de registro de empregado em Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Atraso no pagamento de salário ou de FGTS.
No caso de fraude, resistência ou embaraço à fiscalização.
Se ficar configurado acidente de trabalho fatal ou trabalho em condições análogas às de trabalho escravo ou trabalho infantil.
O relator acrescentou que a dupla visita também não será adotada se houver descumprimento de ordem de interdição do estabelecimento.
Programa do Microcrédito
A MP traz mudanças no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (Lei 13.636, de 2018). Hoje, o programa financia atividades produtivas de empreendedores com receita bruta anual de até R$ 200 mil.
A MP 905/2019 eleva para R$ 360 mil o limite de faturamento anual máximo para que microempreendedores e empreendedores individuais, rurais e urbanos tenham acesso ao programa.
A intenção é facilitar o acesso de pequenos empreendedores a linhas de crédito que possam alavancar os negócios e aumentar a geração de empregos. O texto admite o uso de tecnologias digitais e eletrônicas para substituir o contato presencial na obtenção do crédito.
Acidente de trabalho
A MP original deixava de considerar acidente de trabalho aquele sofrido pelo trabalhador no trajeto entre a residência e o local de trabalho.
O relator alterou o texto para prever esses acidentes no trajeto como acidentes de trabalho, mas apenas para os casos em que o trabalhador estiver em veículo fornecido pelo empregador e quando comprovada a culpa ou dolo da empresa no acidente.
O acidente fora do veículo do empregador não será mais considerado acidente de trabalho para fim de estatística, mas o relator incluiu no texto a garantia de que o trabalhador será amparado pela Previdência Social.
Termos de compromisso
O texto aprovado também confere eficácia de título extrajudicial — poder de multar em caso de descumprimento — aos termos de compromisso firmados por auditores fiscais do trabalho, equiparando esse instrumento aos termos de ajustamento de conduta (TACs) trabalhistas firmados por procuradores federais.
Determina, ainda, que nenhuma empresa estará obrigada a firmar dois desses termos pela mesma infração à legislação trabalhista.
Além disso, iguala o valor das multas por descumprimento de TACs em matéria trabalhista aos valores de penalidades administrativas, que podem chegar a R$ 100 mil. Ambos os termos terão prazo máximo de dois anos, prorrogáveis por igual período.
Antes da MP, os TACs não tinham prazo para conclusão e o valor das multas era definido pelo Ministério Público do Trabalho, conforme o dano moral coletivo causado pela infração.
Domicílio Eletrônico Trabalhista
A MP 905/2019 cria o Domicílio Eletrônico Trabalhista, a ser regulamentado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
A inovação tem como objetivos notificar o empregador de atos administrativos, ações fiscais, intimações e avisos em geral; e receber do empregador documentação eletrônica exigida no curso de ações fiscais ou defesas e recursos em processos administrativos.
As comunicações veiculadas nesse sistema, cuja utilização será obrigatória pelos empregadores, dispensam a publicação no Diário Oficial da União e o envio por meio postal.