Na última segunda-feira, 11, durante uma transmissão ao vivo promovida pelo banco BTG Pactual, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, disse que o auxílio emergencial de R$600 poderá ser mantido após a pandemia.
Na ocasião, ele admitiu que o governo discute se o coronavoucher, como também é chamado o auxílio, e outras medidas de socorro deverão durar os três meses inicialmente planejados ou se deverão ser desmontadas gradualmente, num processo de transição para um novo modelo econômico.
Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, a principal justificativa para avaliar essa possibilidade é o fato de que ainda há muita incerteza sobre a evolução da pandemia.
Um dos caminhos que poderão ser tomados é a prorrogação gradativa do auxílio, a cada dois meses, de acordo com a evolução da situação de crise.
“Não podemos virar a chave e desligar tudo de uma hora para outra”, disse Carlos da Costa, referindo-se à possibilidade de manutenção do benefício no segundo semestre deste ano durante a entrevista. As informações foram compartilhadas pela própria Agência Brasil.
Governo não confirma oficialmente prorrogação do auxílio
(Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)
Economia diz que auxílio não pode ser permanente
No dia 12 de maio, após as declarações do secretário, o Ministério da Economia divulgou uma nota esclarecendo que o auxílio emergencial não será permanente. Caso contrário, o pagamento poderia comprometer a política fiscal do país.
“As despesas criadas neste momento de excepcionalidade não devem ser transformadas em permanentes para não comprometer a recuperação das contas públicas a partir de 2021 e nem a trajetória sustentável da dívida pública.”
Mas o Governo Federal não esclareceu se realmente avalia estender a concessão do auxílio, ainda que não seja de forma permanente.
Vale lembrar que o coronavoucher, a princípio, é pago em três parcelas de R$600 (ou R$1.200 no caso de mães solteiras). A última é prevista para o mês de junho.
Na transmissão ao vivo, o secretário Carlos da Costa ainda disse que, caso o benefício permaneça, o governo terá de estudar uma forma de financiá-lo e de mantê-lo.
Segundo informações da Agência Brasil, ele chegou a declarar que o governo pode desmontar o auxílio emergencial gradualmente, conforme as medidas de recuperação econômica ou as reformas estruturais prometidas pelo governo antes de a pandemia entrar em vigor.
Secretário ainda disse que outros benefícios podem ser mantidos
Não se limitando a falar sobre o auxílio emergencial durante a entrevista, o secretário também disse que a equipe econômica estuda a continuidade de outras ações tomadas pelo governo.
“Talvez alguns programas tenham vindo para ficar”, disse, mas sem detalhar quais outros programas seriam esses.
Costa indicou que medidas de apoio e de desoneração das empresas possam ser mantidas. Para ele, o “novo normal” da economia brasileira será um cenário com “menos ônus” sobre os empregadores.
A Solutis, tech partner brasileira que tem o objetivo de acelerar a jornada digital de seus clientes, está com mais de 40 vagas abertas. As oportunidades permitem atuação remota, o que facilita o trabalho durante o período de isolamento social por conta da pandemia do Coronavírus.
Os novos contratados receberão salários que variam de R$3 mil a R$15 mil, de acordo com o cargo. Por ser um trabalho home office, as vagas estão disponíveis para residentes de qualquer região do Brasil.
De acordo com Paulo Marcelo, CEO da Solutis, as contratações refletem o momento da companhia, que está em processo de expansão.
“Muitas empresas já estavam em processo de transformação e outras tiveram que acelerar estas mudanças. Precisamos destes profissionais para dar suporte a estes novos projetos, a partir de uma realidade nova em nosso país.”
Dentre as vagas de emprego ofertadas, há chances para as funções de:
DEV Mobile (IOS) – Nativo iOS(Swift), com ampla experiência na utilização de APIs REST e/ou GraphQL, publicação e integração de SDKs.
DEV Mobile (Android) – Nativo Android (Java/Kotlin), com ampla experiência na utilização de APIs REST e/ou GraphQL, publicação e integração de SDKs.
DEV Mobile (Flutter) – Com experiência em desenvolvimento Flutter para Android, iOS, Desktop e/ou Web e na utilização de APIs REST e/ou GraphQL.
DEV Mobile (React) – Com experiência em desenvolvimento React Native e na utilização de APIs REST e/ou GraphQL.
Analista de Integração Sênior – especializado em linguagem de programação Java, Python ou .Net; banco de dados Oracle e manipulação de APIs; experiência em integração de sistemas Oracle e SAP; conhecimento de ferramenta OIC (Oracle Integration Cloud) e arquitetura de sistemas.
Analista de Front End Sênior – conhecimento da plataforma Oracle Cloud e das ferramentas e linguagens de front-end: HTML, CSS, Javascript, Angular, Node.JS, além de banco de dados Oracle e APIs. O profissional deve ter também conhecimento e experiência em metodologias ágeis. Experiência em OIC e arquitetura Oracle Cloud para desenvolvimento serão diferenciais.
Analista Funcional Oracle Sênior – com conhecimento do módulo funcional PPM (Portfolio Project Management) da Oracle; experiência em implementação de projetos Oracle Cloud e em datamodel, com conhecimento das tabelas do módulo PPM; conhecimento de PL/SQL para query das tabelas.
Consultor Funcional Salesforce – conhecimento dos processos de atendimento ao cliente com ou sem experiência em Salesforce. Conhecimentos em e-commerce será diferencial. Desejável conhecimentos em desenvolvimento.
Consultor/Arquiteto Powercenter Sênior – conhecimento em arquitetura e implementação de soluções em informatica Powercenter; capacidade de preparar grandes volumes de dados para integrações com APIs.
Scrum Master – conhecimento prévio de produtos e plataforma Oracle Cloud; planejamento de tasks nas práticas ágeis de Scrum; conhecimento de integração de sistemas; habilidade para negociar prioridades junto ao PO; e certificado Scrum Master.
Tech Lead BPM Sênior – especialista em integrações centradas em produtos core de empresas; sistemas de gestão de processos de negócios e motores de regras; BPM (IBM, Activity, Camunda, Spring Statemachine). BRE (Fico, Drools, IBM ODM e Trool) será diferencial.
Os interessados devem cadastrar seus currículos na página da Soulis, no site Gupy.io. Todo o processo de seleção dos candidatos está sendo feito de forma online.
Solutis divulga vagas de emprego que permite home office
(Foto: Divulgação)
Apesar de muitas empresas terem começado a implementar o home office somente por conta da crise da Covid-19, Paulo Marcelo destaca que a pandemia e a necessidade do isolamento social comprovaram algo em que a Solutis já acreditava: a qualidade da entrega e a produtividade dos profissionais independem da sua presença física no escritório.
“Vínhamos apostando no trabalho remoto já há algum tempo. Ao colocarmos a totalidade de nossos colaboradores em home office por conta da crise do Coronavírus, conseguimos quebrar paradigmas e comprovar a eficiência do trabalho a distância”, afirma Paulo Marcelo.
Por isso mesmo, todas as vagas abertas pela Solutis são para a modalidade remota. “É uma maneira também de recrutarmos os excelentes profissionais disponíveis nas mais diversas regiões do País, ampliando a oferta de oportunidades. A diversidade cultural enriquece a qualidade do nosso trabalho”, destaca o CEO.
Empresa de cibersegurança abre vagas de emprego em Tecnologia
A ISH Tecnologia, empresa no ramo de cibersegurança, está com oferta de diversas vagas de emprego. As oportunidades são para as quatro capitais do Sudeste: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.
Além disso, como a empresa também possui filiais nas cidades de Brasília, Curitiba e Goiânia, algumas das vagas também estão abertas a receber inscrição de profissionais destas localidades.
As chances são para os cargos de analista de ciberdefesa, analista de projetos, analista de segurança da informação, arquiteto de soluções, diretor de segurança da informação, gerente de contas e gerente de serviço de entregas.
De acordo com a empresa, o ambiente de trabalho não é estável e estruturado, além de não possuir plano de carreira “consistentemente estruturado”. O local de trabalho é, segundo descrição da ISH, “de extrema velocidade e volatilidade”.
“… você vai respirar inovação e encontrar espaço para desenvolver seu potencial ao máximo, com uma cultura totalmente baseada em meritocracia e na construção de times de altíssima performance, essa vaga é para você”, diz descrição das oportunidades.
Os interessados podem conferir todas as oportunidades na página de recrutamento da própria empresa. As vagas possuem descrição de atividades, além dos requisitos exigidos para candidatura.
Como não há prazo estipulado para o término das inscrições, as vagas poderão ser encerradas a qualquer momento – conforme preenchimento ou decisão da empresa. A orientação é se inscrever o quanto antes.
A EXEC, umas das principais consultorias de recrutamento e desenvolvimento de executivos do Brasil, está com inscrições abertas para o programa de liderança feminina “As executivas do amanhã“. O projeto é uma parceria com a Huddle, empresa responsável por levantar, através de games online, os comportamentos dos candidatos a uma vaga de emprego.
Podem participar estudante mulher que esteja cursando a partir do segundo ano da graduação, de qualquer curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e de qualquer região do país. Não serão aceitas inscrições de estudantes de pós-graduação. Além disso, “As executivas do Amanhã” não estabelece idade máxima para participação no programa.
As candidatas selecionadas participarão de um processo de mentoria com executivas de sucesso que ocupam a cadeira de RH de grandes empresas. As sessões serão realizadas ao longo de três meses, entre agosto e novembro deste ano.
As estudantes que desejarem participar do programa “As executivas do amanhã” poderão se inscrever até o dia 9 de junho, no site da EXEC. A seleção das candidatas será feita em duas etapas:
Teste de perfil através da plataforma da Huddle Brasil; e
Entrevista com os sócios da EXEC.
Os games online, que compõem a primeira fase de seleção, estão marcados para o mês de junho, enquanto as entrevistas, estão previstas para julho.
Programa “As executivas do Amanhã” recebe inscrição até 9 de junho
(Foto: Pixabay)
Redes sociais melhoram vendas para 90% dos empreendedores. Entenda!
Donos de pequenos negócios, MEI’s e micro e pequenas empresas podem participar do Sebrae Acelera Digital. Uma jornada online de dez dias que ensina esses profissionais como utilizar as ferramentas digitais para aumentar as vendas durante a pandemia.
De acordo com o Sebrae, uma experiência piloto do projeto mostrou um impacto positivo: em apenas 10 dias, 90% dos 22 primeiros participantes conseguiram aumentar as vendas e a presença nas redes sociais.
Os interessados em participar devem fazer a pré-inscrição de acordo com o estado onde residem, no site do Sebrae. Os cadastrados receberão orientações das respectivas unidades regionais da entidade.
As vagas disponibilizadas abrangem diversos segmentos, com destaque para serviços de alimentação, varejo de moda, minimercados, petshop e economia criativa.
Como funciona o Acelera Digital?
A jornada online tem dez dias de duração, com três encontros virtuais. São grupos fechados de até dez empresários em um ambiente de compartilhamento de práticas, acompanhados por especialistas.
1º encontro – conversa sobre propósitos do grupo + especialistas em tenologia digitais
2º encontro – compartilhamento de dificuldades + especialistas em marketing digital
3º encontro – compartilhamento de experiências da jornada + acesso a produtos e serviços do Sebrae
Uma das maiores questões que as pessoas têm que resolver durante a vida é a escolha da profissão. A tarefa de escolher o caminho que deseja seguir profissionalmente acaba não sendo fácil, ainda mais para aqueles que não estão convictos do que querem ser.
O teste vocacional é uma ferramenta que pode auxiliar nesta decisão. Basicamente, através de um questionário, a pessoa consegue descobrir suas aptidões e interesses e, com isto, quais são as atividades direcionadas ao seu perfil.
FOLHA DIRIGIDA conversou com Neirieri Politano, consultora de RH da Super Estágios, em uma transmissão ao vivo no Instagram do FD Empregos. Durante o bate-papo, a consultora explicou sobre o funcionamento da ferramenta.
Segundo Neirieri, a grande maioria dos testes é de múltipla escolha, porém ela ressalta que, nas questões, não há certo ou errado. “Todas [as respostas] vão levar a algum resultado e esse resultado é satisfatório”.
A escolha das alternativas nos testes vai resultar nas suas dominâncias e, a partir daí, serão encontradas as suas maiores aptidões. Vai ser possível descobrir, por exemplo, se você tem uma vocação mais voltada para a área de Humanas ou Exatas.
Antes de escolher o curso, é importante saber mais sobre a profissão
Através da descoberta das aptidões e da área de vocação, o próximo passo é a escolha de uma profissão. A consultora indica que, além do teste, a pessoa busque mais informações a respeito do curso que vai escolher.
“A minha orientação para o estudante que está em busca de determinar a escolha da carreira é, sim, ele preencher o teste vocacional, mas sem dúvida nenhuma ele pesquisar muito sobre as possibilidades que existem em relação à profissão e o mercado”.
Ela conta a própria história como exemplo. Formada em psicologia, quando Neirieri ingressou na faculdade, ela tinha vontade de trabalhar na área clínica infantil e pesquisa de autismo. No segundo ano do curso, ela já havia mudado o campo de interesse.
“Então, é importante você pesquisar o que é a profissão, quais são as ramificações que a profissão oferece e o que o mercado oferece. Eu sugiro que faça visitas em empresas que absorvem profissionais no segmento que você deseja e entreviste profissionais”, aconselha.
Após o início da graduação, a consultora indica que o estudante faça estágio logo no início para poder descobrir as áreas da profissão. “Dentro do próprio curso, ele pode encontrar ramificações com qual ele possa se identificar mais”.
“O teste vocacional vai te dar o primeiro direcionamento”, explica. Quando você começa o estágio, você “vai ter oportunidade de conhecer mais áreas que a sua profissão escolhida oferece e vai ter a oportunidade de dar um passo atrás o quanto antes se você julgar se isso é necessário”.
Teste vocacional auxilia na escolha da profissão
(Foto: Freepik)
Teste também é usado em recrutamento
A consultora pontua que o teste vocacional também é uma ferramenta utilizada pelos recrutadores nas seleções de estágio, trainee ou emprego. No processo seletivo, o teste é mais do que uma etapa eliminatória, ele serve para realocação de candidatos para áreas que tenham mais a ver com os respectivos perfis.
“O teste é também uma ferramenta de eliminação, mas ele é mais utilizado para que a gente te coloque na função onde as atividades têm mais relação com as suas aptidões”, explica Neirieri, que já trabalhou por mais de oito anos como recrutadora.
Ela também destaca que por mais que você escolha uma profissão que goste, haverá atividades que não te agradarão tanto. “Todas as profissões que você escolher vão ter um percentual, não muito pequeno, de coisas que precisam ser feitas você gostando ou não”.
Uma outra função do teste vocacional é descobrir quais são os seus pontos fracos e, se assim for necessário, conseguir desenvolvê-los. Segundo ela, o teste é autoconhecimento.
No entanto, ela frisa que nem toda inaptidão precisa ser trabalhada e desenvolvida. “Tem ponto fraco que é fraco e você vai passar a vida toda com ele sendo fraco e não vai impactar no seu resultado”.
Outro ponto que você precisa levar em consideração na escolha da profissão são as suas expectativas em relação aos ganhos e ao estilo de vida que você quer levar. Ela conta que algumas pessoas culpam o teste vocacional, porém ele não direciona em relação a esses aspectos.
“Você tem uma expectativa em relação a ganho, você tem uma expectativa em relação a estilo de vida… e você tem que pesquisar se essas profissões vão de encontro com isto, porque muitas vezes está totalmente fora”, conta.
Ela conta que os jovens acabam escolhendo profissões que exigem aptidões e dedicação de tempo e de padrão de vida, e acaba ficando fora da expectativa criada. Caso isso se torne uma frustração, ela aconselha a não ter medo de mudar. “Mudança faz parte da vida, são ciclos”, completa.
Iniciei o curso e não gostei. O que faço?
O conselho que a consultora de RH dá é que “antes de você mudar completamente, vá conhecer a abrangência que aquele curso oferece”. Ela explica que todos os cursos oferecem diversas áreas de atuação, e pode ser que você se encontre em alguma delas.
Ela reforça a importância de ter vivência prática (estágio) no início do curso, pois você acaba tendo mais tempo de dar um passo atrás. Mas antes de tomar uma decisão a respeito da profissão, é preciso ponderar os motivos que estão te fazendo não gostar.
“Qualquer profissão é composta pelas atividades, ambiente de trabalho, ferramentas disponibilizadas e relacionamento interpessoal. Então, às vezes você entra em uma empresa que o ambiente é muito hostil e você não vai gostar, e você pode projetar aquilo para profissão e não tem nada a ver com a profissão”.
Segundo ela, o inverso também acontece. “Você entra em uma empresa onde você não se identifica com a função, mas você se identifica muito com as pessoas e com o ambiente, e aquilo te segura ali”.
A consultora explica que é importante se questionar: “Eu não estou gostando. Mas não estou gostando do quê?” Assim, aconselha que o estudante tenha curiosidade e faça estágios e trabalhos em outras áreas”.
Consolidação no mercado de trabalho
Para conquistar a tão sonhada consolidação no mercado de trabalho, a consultora diz que é preciso “fazer o que tem que ser feito”. Ela sugere que as pessoas fujam do idealismo de fazer só o que gosta.
“A consolidação vem de resultado. Você só se consolida em um profissão se você der resultado para você e para o outro que você está prestando serviço”, conta. Segundo Neirieri, os profissionais estão sempre vendendo algo – seja serviço ou produto – e isso precisa atender necessidades.
“A partir do momento que você não faz o que precisa ser feito, esse resultado não vem. Muitas coisas a gente não faz porque varre para debaixo do tapete aquilo que não gosta. E aí a gente vai deixando para depois, aquilo vai crescendo e impacta diretamente no resultado”.
Ela conta que todas as profissões tem indicadores de desempenho e a dica é que os profissionais procurem atingir esses indicadores. Além disso, é preciso ter disposição para realizar as atividades.
Para os estudantes que estão em busca de estágio, ela indica que realizem o cadastro na Super Estágios. “Nós temos excelentes oportunidades de estágio. Somos apaixonados e temos um propósito de inserir o jovem no mercado de trabalho”.
Por fim, aconselha: “vá em busca daquilo que você deseja!” Segundo ela, durante a trajetória é natural voltar atrás, começar de novo e cair, mas ela insiste para continuar na busca, e, finaliza indicando duas palavras: curiosidade e autoconhecimento.
Na segunda-feira, 11, foi aberto o prazo para inscrições no Enem 2020. Segundo informações da Agência Brasil, até as 16h de quarta-feira, 13, o Exame Nacional do Ensino Médio já contava com 2.382.237 de inscritos.
A maior parte dos cadastros são de estudantes que vão fazer a prova impressa: 2.286.611 inscrições. Já para o Enem Digital, a parcial era de 95.626 mil inscrições até ontem.
Vale lembrar que para este segundo modelo de prova será disponibilizado somente aos primeiros 100 mil inscritos. Os exames estão marcados para novembro, mas autoridades têm discutido a possibilidade de adiamento devido ao novo Coronavírus.
As inscrições podem ser feitas na Página do Participante, acessada pelo site do Enem. Os estudantes têm até 22 de maio para fazer o cadastro, mesmo aqueles que já tiverem pedidos de isenção aprovados.
Para quem já tem cadastro no portal de serviços digitais do governo federal, basta entrar com CPF e senha, que é única para o gov.br.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem um vídeo com todos os passos para fazer a inscrição, disponível no canal do instituto no YouTube e na Página do Participante.
Para quem não se enquadra nos perfis para a isenção, o valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo do ano passado: R$85. O valor deverá ser pago até o dia 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerado no momento do cadastro.
Bolsonaro: Enem pode ser adiado, mas deve ser este ano
Questionado por jornalistas na quarta-feira, na saída do Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro comentou um possível adiamento do Enem. Mas de acordo com ele, a prova deve ser aplicada ainda este ano.
“Estou conversando com o Weintraub. Se for o caso, atrasa um pouco (as provas do Enem 2020), mas tem que ser aplicado esse ano.”
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, têm defendido a permanência do calendário, mesmo com a paralisação de atividades escolares para milhões de estudantes durante a pandemia. Mas a posição foi criticada por outras autoridades.
No Senado, por exemplo, já tramitam dois projetos de lei que, se sancionados, resultariam no adiamento da provas. Por enquanto, as datas estão mantidas: o Enem impresso está marcado para 1º e 8 de novembro, e a versão digital, para 22 e 29 de novembro.
A estrutura do Exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Enem 2020 tem inscrições abertas até 22 de maio
(Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)
Entidade convoca protesto contra adiamento das provas
Enquanto o Ministério da Educação e as demais instituições responsáveis pelo Enem 2020 não chegam a um acordo, estudantes e outras entidades criticam a postura do ministro Weintraub e pedem o adiamento das provas.
A União Nacional dos Estudantes (UNE), junto com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), fará um movimento nas redes pleiteando a mudança do cronograma. O evento está marcado para esta sexta, 15 de maio, com a hashtag#AdiaEnem.
Desde o começo da quarentena, as entidades têm se manifestado pelo adiamento do exame para não prejudicar os milhares de estudantes que não tem acesso a meios de estudo com as escolas e cursinhos preparatórios presenciais suspensos há mais de um mês.
De acordo com a Une, as entidades estão angariando assinaturas para o movimento e já têm quase 150 mil signatários. O presidente da UNE, Iago Montalvão, falou sobre a gravidade da posição do Ministério da Educação em manter as datas.
“O MEC continua ignorando a solicitação de diversas entidades da educação pelo adiamento do Enem 2020, que vão desde estudantes, até professores, secretários de educação, reitores e parlamentares de diversos partidos (…) É importante frisar que não estamos pedindo o cancelamento da prova, e sim um adiamento.”
Ainda segundo a UNE, dez das mais importantes universidades fluminenses, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinaram um documento na semana passada pedindo o adiamento das datas de inscrição e também da realização das provas.
Os reitores também teriam alertado que a manutenção do cronograma do exame pode ampliar as desigualdades de acesso ao ensino superior, que já são muitos grandes no Brasil.
A Suzano, empresa de papel e celulose, está com novas vagas de emprego abertas. As oportunidades estão divididas entre vários Estados: Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo. Há chances para as áreas Comercial, Finanças, Florestal, Gente e gestão, Industrial, Logística/S&OP, Suprimentos e TI.
Na área Comercial, a chance é na função de analista trade marketing, em São Paulo. Já para Finanças, os empregos são para analista de planejamento financeiro sr. e consultor planejamento financeiro (FP&A).
Para o time de Florestal, as vagas estão abertas nas funções de ajudante florestal, auxiliar administrativo, mecânico I, mecânico I, motorista silvicultura, operador de máquinas florestais e operador de máquinas silvicultura.
Na área de Gestão e gente, há chances para analista de comportamento e técnico segurança trabalho Jr. Para a industrial, os empregos são para analista automação PL, consultor de recuperação e utilidades II e técnico manutenção instrumentação I.
Há, ainda, vagas de analista customer service, analista inteligência de dados e assistente customer service, para o time de logística; analista suprimentos PL – serviços florestais e consultor suprimentos, para a área de suprimentos; e analista sistemas se (SAP BASIS), na área de TI.
A empresa também está com inscrições abertas para banco de talentos nas cidades de Limeira, Itapetininga, Jacareí, Itirapina, Itatinga e Lençóis Paulista, em São Paulo; Mucuri, na Bahia; e Imperatriz, no Maranhão.
Para o banco de talentos, há chances nas funções de auxiliar de produção, consultor I – engenheiro de manutenção elétrica, consultor – manutenção II, estágio técnico, montador andaime, operador de máquinas florestais, operador assistente área enfardamento e operador assistente área recuperação/utilidades.
O valor da remuneração não foi informada, no entanto, além do salário, os novos funcionários poderão receber benefícios como plano de saúde médico, seguro de vida, refeição no local de trabalho, transporte fretado e prêmio por produção.
Os interessados podem se inscrever através da página da Suzano, no site Jobs.Kenoby. As vagas disponíveis não possuem prazo para candidatura, portanto, podem ser preenchidas e encerradas sem aviso prévio.
Suzano abre vagas de emprego para diferentes cidades
(Foto: Divulgação)
Digisystem divulga 380 vagas de emprego para a área de Tecnologia
A Digisystem, companhia brasileira fornecedora de soluções de negócios de tecnologias avançadas, está com 380 vagas abertas para a área de tecnologia. As oportunidades são para atuação em São Paulo e Rio de Janeiro.
As novas oportunidades de trabalho reforça o apoio da empresa à campanha nacional “Não Demita”, criada pela Ânima Educação. Com 700 colaboradores contemplando a equipe atualmente, a expectativa é que as novas contratações sejam concluídas, remotamente, até o dia 1º de junho.
Dentre as vagas ofertas, há chances nas funções de Administrador de infraestrutura Pleno, Administrador de infraestrutura Sênior, Supervisor e Gestor de Service Desk, Gestor de 3º Nível, Coordenador de Suporte Técnico, Auxiliar de Suporte Técnico, Técnico de Suporte Júnior, Técnico de Suporte Pleno, Técnico de Suporte Sênior, Técnico de Suporte de Campo (Field), Analista de Suporte Pleno Analista de Projetos, Analista de ITSM e Analista de Infraestrutura.
De acordo com a Digisystem, todas as vagas são para o regime CLT e a faixa salarial é de R$1.600 a R$ 10.800.
De acordo com o CEO da Digisystem, Marcos Antônio Perez, a companhia aderiu ao abaixo assinado “Não Demita” para enfatizar a importância de manter os funcionários empregados neste momento de pandemia, para preservá-los e ainda garantir a entrega dos serviços contratados e fortalecer dos negócios quando o mercado retomar o crescimento.
“Muito antes da pandemia e das estratégias, estão os nossos valores corporativos. Dentre eles, o que temos de mais relevante é a valorização das pessoas e do conhecimento, base fundamental do nosso negócio e nosso diferencial de mercado”, esclarece.
A crise econômica ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus vem prejudicando diversos setores, entre eles, o mercado de trabalho. E uma das principais dúvidas (e medo também) é de como se manteria os estagiários durante esse cenário?
E essas perguntas têm sido feitas não somente pelos próprios estagiários, mas também pelas empresas. Qual saída? Que medidas tomar?
Foi pensando nisso que o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Seme Arone Junior, listou algumas opções para que esse cenário de crise internacional possa ser superado da melhor forma.
“O estágio é alternativa para a manutenção de jovens no mercado e o incentivo à educação”, destacou.
Presidente da Abres dá dicas para manter o estagiário durante a crise
(Foto: Divulgação)
Especialista destaca que o principal é ter planejamento e adaptação
Seme comenta que tem recebido muitas dúvidas e perguntas sobre as melhores maneiras de lidar com o atual cenário. Foram muitos questionamentos a respeito de como manter os estagiários em meio a enorme instabilidade do país.
Ele comenta que as duas principais palavras-chaves para o momento de crise atual são: planejamento e adaptação.
O especialista cita, ainda, que o isolamento é a medida mais eficiente para que se evite a propagação do vírus. Por isso, é essencial pensar em estratégias que possam ter como norte o distanciamento, por exemplo, o home office.
Essa foi a primeira sugestão e alternativa dada pelo presidente da Abres. Segundo ele, é um modelo a ser adotado sem medos, pois oferece ainda um respaldo jurídico de segurança. Ele cita a Medida Provisória 927/2020:
“A legislação assegurou esse regime de trabalho para estagiários e aprendizes. Assim, além de garantir a independência financeira, assegura a continuidade dos estudos.”
Vale lembrar que nesse período de quarentena diversas empresas optaram pelo home office como modelo de trabalho e tiveram excelentes retornos. Algumas, inclusive, já manifestaram que pretendem manter essa medida flexível mesmo após a pandemia.
Seme ainda comenta que nessa condição de trabalho não há muitas premissas negativas que possam assegurar a empresa qualquer desvantagem. Assim, o estudante consegue, de sua residência, cumprir a carga horária normal. Mas, destaca a necessidade de acompanhamento profissional.
“Por exemplo, se o jovem entra às 10h e sai às 17h, com 1h de almoço, na rotina diária na empresa, então, deve fazer esse mesmo período em sua casa. Vale lembrar: a companhia deve supervisionar o colaborador, seja por videoconferência, ligações ou e-mail. Afinal, trata-se de um ato educativo escolar supervisionado”, explica.
Presidente da Abres também cita o recesso remunerado
Além do home office, outra possibilidade citada pelo presidente da Abres foi o recesso remunerado. Para essa hipótese, ele usa como justificativa a Lei 11.788/2008.
Pela legislação, por cada mês estagiado, o estudante tem direito a 2,5 dias de pausa. E, segundo ele, diante desse cenário, escolher dar um recesso remunerado pode ser uma das saídas.
O presidente também dá como sugestão uma possível redução da carga horária de trabalho, que acarretaria, logo, em uma redução também da bolsa-auxílio. No entanto, essa medida, segundo Seme, ajudaria:
“a instituição a manter o jovem atuando para quando a situação se normalizar, retomar suas atividades de costume. Acreditem: iremos superar tudo isso em breve!”.
Na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, a Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para 60 vagas de profissionais da Saúde. Os aprovados serão contratados temporariamente para atuação no combate ao Coronavírus (Covid-19). De acordo com o edital publicado, a oferta é para cargos dos níveis médio/técnico e superior.
Das oportunidades disponíveis, 15 são para técnico de enfermagem. A carreira exige ensino médio completo e formação técnica em Enfermagem. As remunerações são de R$85,50 por plantão.
A seleção para Cabedelo PB tem ainda 15 chances para nível superior no cargo de enfermeiro. Os salários são de R$149,50 por plantão. Há ainda dez vagas para médico pediatra e 20 médico clínico. Nesse caso, o valor é de R$1.100 por plantão.
Para todas as funções será necessário comprovar experiência em hospital, urgência e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Há reserva para pessoas com deficiência.
Segundo o município, o contrato de trabalho terá validade de seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. Cabedelo fica localizado a apenas 18 km de João Pessoa, capital da Paraíba.
Cabedelo PB abre 60 vagas temporária para ações de combate
ao Coronavírus (Foto: Divulgação)
As inscrições podem ser feitas somente até sexta-feira, 15. Os cadastros são aceitos pelo site da Prefeitura de Cabedelo. Não há cobrança de taxa.
Os interessados devem preencher a ficha com todos os dados necessários e anexar os seguintes documentos: cópia de identificação; cópia do CPF; cópia do PIS/PASEP/NIT; título de eleitor com o comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral.
Além de cópia do certificado de residência médica, quando for o caso; experiência comprovada na função a qual concorre; cópia da graduação ou certificado de nível médio/técnico, a depender do cargo.
Cargos: técnico de enfermagem, enfermeiro, médico clínico e médico pediatra
Vagas: 60 temporárias
Requisitos: níveis médio/técnico e superior
Salários: R$85,50 a R$1.100 por plantão
Inscrições: até 15 de maio
Resultado final: 18 de maio[tag_teads]
Cabedelo PB: seleção será por análise curricular
Os candidatos serão selecionados a partir de análise curricular e entrevista. O edital apresenta uma tabela em que são pontuadas as qualificações e experiências do profissional. Toda documentação deve ser encaminhada no ato da inscrição.
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 18 de maio. A seleção terá validade de seis meses, com possibilidade de prorrogação por até um ano. Ou enquanto durar o estado da calamidade pública ou da situação de emergência em saúde pública.
No período que o processo seletivo para Cabedelo PB estiver válido, o município poderá convocar aprovados (nas vagas imediatas e em cadastro de reserva) para suprir a carência por novos profissionais.
Conforme o boletim divulgado na quarta-feira, 13, pela prefeitura, Cabedelo já apresenta 140 casos confirmados de Coronavírus. Desse quantitativo, 31 foram curados e cinco vieram a óbito.
O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda monitora outros 500 casos. Paraíba é o 13º estado brasileiro com mais confirmações de Coronavírus. A região conta com o total de 3.045 casos confirmados e 157 mortes. Tais dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na terça-feira, 13.
Apesar dos cursos de nível superior serem os mais procurados por aqueles que desejam melhores condições no mercado de trabalho, alguns cargos exigem cursos de nível técnico e profissional com habilidades específicas.
No Estado do Amazonas, por exemplo, a formação técnica está mais em evidência e oferece oportunidades de trabalho em diversas áreas.
Por conta da pandemia do Coronavírus, na área da Saúde, por exemplo, o Técnico de Enfermagem é um dos destaques. No Centro de Ensino Literatus, instituição referência do segmento no Amazonas, esse curso é considerado carro-chefe com maior procura, já que, atualmente, a capacitação é cada vez mais necessária pelo fato desses profissionais estarem na linha de frente contra a Covid-19.
“Este profissional pode atuar em em clínicas, hospitais, postos de saúde, laboratórios, ambulatórios de empresas e até com home care (atendimento em domicílio). Além disso, a abertura de concursos públicos na área da saúde também tem contribuído para aumentar o interesse de quem deseja se capacitar e alcançar a estabilidade profissional”, destaca a coordenadora do Núcleo de EmpregueHabilidades do Centro de Ensino Literatus, Juliana Costa.
O Núcleo de EmpregueHabilidades é responsável por oferecer qualificação, orientação e acompanhamento dos estudantes e egressos no planejamento de suas carreiras.
Aconselhamento comportamental personalizado, eventos, palestras e oficinas estão entre as principais atividades do setor da instituição, que já capacitou mais de 35 mil técnicos em cinco eixos de atuação: Ambiente e Saúde, Segurança, Gestão e Negócios, Infraestrutura e Controle e Processos Industriais.
Aldelime Carvalho, formada em técnico de enfermagem, conta que começou estudando com a sua mãe, sua maior incentivadora a se capacitar, e se apaixonou pela profissão.
“A cada módulo fui me identificando, o que mais me marcou foi o estágio que fiz em um hospital de referência e me deparei com situações em que percebi que eu havia nascido para essa área”, conta.
Após a conclusão do curso, Aldelime revela que decidiu investir na graduação superior. Embora ainda estivesse no terceiro período, foi por conta da sua formação no curso técnico que conseguiu um cargo de confiança em uma grande empresa.
Outro profissional que também segue em alta é o Técnico em Nutrição e Dietética, principalmente as cozinhas industriais. Com salário médio que varia entre R$1.200 e R$ 1.800, dependendo da empresa e carga horária, este profissional é responsável por supervisionar, fiscalizar, orientar e avaliar processos e projetos que envolvem a área alimentícia.
“Tem pessoas que já atuam há mais de dez anos no ramo alimentício e percebem que podem, através da capacitação, conseguir promoções, aumento de salário, além de outras oportunidades de emprego, porque o Técnico em Nutrição abre um leque de possibilidades. O profissional pode trabalhar em creches, escolas, clínicas, hospitais, lojas de alimentos e indústria”, comenta a docente e a nutricionista Márcia Mattos.
Curso de Técnico de enfermagem é um dos mais procurados
(Foto: Centro de Ensino Literatus/Divulgação)
Confira outras carreiras técnicas em evidência no Amazonas
Gestão
Na área de Gestão, o profissional possui diversas opções de atuação, todas bastante promissoras. Entre elas, atendimento, recursos humanos, financeiro, marketing, vendas e controladoria.
Para a administradora, Láren Carmen, o profissional de gestão está diretamente ligado à sobrevivência da empresa, pois, é ele que irá atuar na administração das ações e pessoas, planejará e executará as metas e estratégias, redução de custos e prestação de contas.
Além de ter oportunidade de trabalho em empresas privadas, Láren conta que o profissional de gestão também pode trabalhar em empresas públicas, ONGs, agências ou até mesmo empreendendo.
“A área de gestão também permite que o profissional tenha a oportunidade de progredir com sua carreira, chegando a uma gerência, elevando seu cargo e salário à medida que conquista mais qualificações e experiência”, explica.
(Foto: Centro de Ensino Literatus)
Segundo a administradora, o salário médio inicial deste profissional é praticamente o mesmo que o de quem cursa uma graduação, com a diferença de que o profissional técnico se forma em menos tempo e investimento.
Indústria
Apesar do atual cenário econômico, as indústrias não param e continuam investindo no país. Dentre as carreiras técnicas mais valorizadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) estão as de Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Logística e Técnico em Qualidade.
“Para continuarem sendo competitivas, as indústrias cada vez mais buscam implementar, otimizar, monitorar e garantir a qualidade de seus processos, então, é essencial a presença de profissionais com boa formação, disponibilidade para viagens e capacidade de entregar bons resultados em momentos de incertezas”, avalia o diretor do Centro de Ensino Literatus, Matheus Demasi.
Os profissionais técnicos que dominam outro idioma e possuem experiência também são diferenciais para aqueles que almejam uma vaga em multinacionais. Entretanto, Elaine aponta que, quem está chegando agora no mercado de trabalho, também tem conseguido conquistar seu espaço, já que as empresas gostam de apostar e moldar novos talentos.
O Centro de Ensino Literatus tem se tornado um dos maiores parceiros do PIM, através do encaminhamento de estágio técnicos e formação de mão de obra qualificada no programa Melhor Aprendiz, que oferece a chance para jovens sem experiência conseguirem o ingresso no mercado de trabalho.
Nesta quinta-feira, 14, completam duas semanas sem novos pagamentos do auxílio emergencial. Em contrapartida, quase 17 milhões de brasileiros ainda aguardam a aprovação para ter direito ao benefício.
Até as 12h da última terça-feira, 12, o balanço divulgado pela Caixa Econômica Federal apontava que 50 milhões haviam recebido o crédito. Mas, para essas pessoas, a segunda e terceira parcela são uma incógnita.
Acontece que o calendário de pagamentos das próximas parcelas ainda não foi divulgado. O último prazo dado pelo Ministério da Cidadania era na sexta-feira da semana passada, no dia 8, mas não foi cumprido.
Segundo Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania, o cronograma está pronto, porém aguarda aprovação do presidente Jair Bolsonaro. O ministro disse também que as datas seriam divulgadas pelo próprio presidente até o início desta semana, mas, outra vez, não aconteceu.
Apenas os beneficiários do Bolsa Família têm data para receber, já que os pagamentos seguem o calendário do próprio benefício. Inicialmente, o governo previa os pagamentos nas seguintes datas:
Segunda parcela – 27 a 30 de abril;
Terceira parcela – 26 a 29 de maio.
Houve o anúncio de antecipação da segunda parcela para os dias 23 a 29 de abril, porém o governo voltou atrás na decisão. Na última segunda-feira, 11, o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Paulo Henrique Angelo, disse que o banco aguardava o novo calendário para detalhar como serão feitos os pagamentos.
Caixa não libera novos pagamentos há duas semanas
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Equipe do governo estuda prorrogar benefício
Na última segunda-feira, 11, durante uma transmissão ao vivo promovida pelo banco BTG Pactual, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, disse que o auxílio emergencial de R$600 poderá ser mantido após a pandemia.
Na ocasião, ele admitiu que o governo discute se o beneficio e outras medidas de socorro deverão durar os três meses inicialmente planejados ou se deverão ser desmontadas gradualmente, num processo de transição para um novo modelo econômico.
Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, a principal justificativa para avaliar essa possibilidade é o fato de que ainda há muita incerteza sobre a evolução da pandemia. Um dos caminhos que poderão ser tomados é a prorrogação gradativa do auxílio, a cada dois meses, de acordo com a evolução da situação de crise.
“Não podemos virar a chave e desligar tudo de uma hora para outra”, disse Carlos da Costa, referindo-se à possibilidade de manutenção do benefício no segundo semestre deste ano durante a entrevista.