Autor: admin

  • Curso “Perspectivas de Gênero e Raça na Aplicação do Direito” tem datas alteradas Última atualização: 01/06/2026 às 14:20:00

    A Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 informa que foram alteradas as datas do curso “Perspectivas de Gênero e Raça na Aplicação do Direito”. Agora, a ação educacional acontecerá nos dias 11, 12, 17 e 18/06, das 14h às 17h, na modalidade ensino a distância (síncrono), através plataforma Teams. 

    Em função dessa alteração, o prazo de inscrição foi prorrogado para o dia 10/06. 

    A ação é voltada a servidores(as) da área judiciária. Para tanto, foram disponibilizadas quatro vagas por Gabinete, por ordem de inscrição. As vagas não preenchidas serão remanejadas.

    A capacitação integra o Plano Anual de Capacitação de Servidores e visa a fortalecer a compreensão crítica e a aplicação prática das perspectivas de gênero e raça no exercício jurisdicional.

    O curso reafirma o compromisso institucional com a promoção da equidade e da proteção de grupos vulneráveis, contribuindo para um Judiciário mais inclusivo, consciente e alinhado aos princípios de justiça social.

    Clique aqui e se inscreva.

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Hemope realiza campanha de doação de sangue no TRF5 
		Última atualização:  01/06/2026 às 15:36:00

    Hemope realiza campanha de doação de sangue no TRF5 Última atualização: 01/06/2026 às 15:36:00

    A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realizará, no dia 21/07, uma campanha de doação de sangue, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. A ação acontecerá das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, na Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe).

    A ação é voltada não só para o público interno do TRF5, mas também para integrantes de instituições parceiras, como a CESAR School e o TRT6. A meta é obter 150 doações de sangue, contribuindo para o abastecimento dos estoques hemoterápicos.

    Para participar da campanha, magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as), estagiários(as) e demais interessados(as) devem entrar em contato com o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5, até o dia 22/06, para manifestar interesse em doar, indicando nome, setor e contato.

    Quem pode doar?

    Pessoas em boas condições de saúde, com peso superior a 50 kg e idade entre 18 e 60 anos. No dia da doação, será necessário apresentar documento oficial com foto. Ressaltamos que a equipe do HEMOPE realizará avaliação individual de cada candidato(a), a fim de verificar a existência de eventuais impedimentos à doação

    Contatos NAS:

    Telefone: (81) 3425-9296

    WhatsApp: (81) 99170-7397

    *Procurar Áurea ou Ivanna.

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Ministério da Saúde reforça cuidado em saúde mental com habilitação de cerca de 800 novos serviços em três anos

    Ministério da Saúde reforça cuidado em saúde mental com habilitação de cerca de 800 novos serviços em três anos

    O Marco da Reforma Psiquiátrica brasileira, a Lei nº 10.216/2001, completa 25 anos em 2026. Responsável por redirecionar o modelo assistencial em saúde mental no país, a legislação consolidou a proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais. O novo modelo substituiu de forma progressiva os antigos hospitais psiquiátricos e as internações de longa permanência por uma rede de cuidado territorial e comunitária.

    Dentro dessa estratégia, o Ministério da Saúde habilitou, desde 2023, 798 novos dispositivos assistenciais de saúde mental em todo o Brasil, entre eles leitos especializados, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades de Acolhimento. Além disso, de forma inédita, a rede pública passou a ofertar teleatendimento com psicólogos e psiquiatras.

    A ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) reforça o compromisso do Governo do Brasil com o cuidado em saúde mental, orientado pelos princípios da cidadania, dos direitos humanos e do cuidado em liberdade, com foco no acompanhamento contínuo e na reinserção social das pessoas atendidas.

    Em 2026, já foram viabilizados 159 novos serviços previstos em portarias, que representam, juntos, um investimento federal mensal de cerca de R$ 2,3 milhões. Entre eles, destacam-se:

    • 55 leitos de saúde mental em hospitais gerais, aumentando a capacidade de resposta da atenção hospitalar no SUS;
    • 45 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), fundamentais para a reinserção social de pessoas egressas de longas internações psiquiátricas;
    • 42 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem acolhimento para pessoas com sofrimento psíquico grave e persistente;
    • 15 Equipes de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP-Desinst), que articulam, de forma intersetorial, os processos de desinstitucionalização e o cuidado em liberdade;
    • 5 Unidades de Acolhimento Adulto (UAA), destinadas à oferta de suporte residencial transitório e cuidado em liberdade;

    “Essas habilitações representam um avanço concreto na consolidação da política de saúde mental no Brasil. Estamos fortalecendo a capacidade dos territórios de responder, de forma qualificada, articulada e humanizada, às demandas das pessoas com transtornos mentais, reafirmando o compromisso com o cuidado em liberdade e com a superação de práticas manicomiais”, afirma o diretor do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Marcelo Kimati Dias.

    Teleatendimento reforça rede de assistência

    Para expandir ainda mais o acesso ao cuidado, o SUS passou a ofertar, pela primeira vez, o serviço de teleatendimento em saúde mental voltado ao atendimento de casos relacionados a jogos e apostas. A iniciativa, realizada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês integra as ações do Governo do Brasil para o enfrentamento desse problema de saúde pública.

    Outra iniciativa voltada à proteção da saúde mental é a Plataforma Centralizada de Autoexclusão, lançada pelo Governo do Brasil em dezembro de 2025. Até o momento, mais de 574 mil pessoas já recorreram à ferramenta, desenvolvida pelo Ministério da Fazenda, que permite o bloqueio voluntário e simultâneo de todas as casas de apostas autorizadas no Brasil por meio de uma única solicitação vinculada ao CPF.

    Do total de usuários cadastrados, 207 mil (41%) apontaram a perda de controle sobre o jogo e os impactos na saúde mental como principal motivo para a autoexclusão. Para direcionar a busca por assistência no SUS, a plataforma reúne orientações e links com informações de onde encontrar atendimento especializado.

    Mais estrutura e investimento para a saúde mental

    A capacidade de atendimento em saúde mental no SUS alcançou 52 mil usuários em 2025, um crescimento de 6% em relação aos 49 mil pacientes registrados em 2022. Como resultado da expansão da rede, os investimentos também aumentaram. O orçamento passou de R$ 1,7 milhão, em 2022, para R$ 2,9 milhões em 2025, o que representa 70% a mais de em recursos.

    Durante esta gestão, o avanço também contempla as equipes especializadas que atuam na rede pública de saúde mental. Entre 2024 e 2025, o número de profissionais passou de 11,8 mil para 12,4 mil, incluindo psicólogos e psiquiatras. Com reforço da equipe, o SUS garante mais capacidade de acolhimento, acompanhamento contínuo e atendimento multiprofissional para os pacientes.

     Julianna Valença
    Ministério da Saúde 

  • Procuradoria-Geral Federal prorroga prazo para adesão ao “PGF Negocia” Última atualização: 01/06/2026 às 14:02:00

    A Procuradoria-Geral Federal prorrogou, até o dia 31/08, o prazo para adesão ao Edital de Transação por Adesão nº 1/2026/PGF/AGU, relativo ao projeto “PGF Negocia”.

    O edital oferece condições facilitadas (descontos de até 50% e pagamento via Pix/Cartão) para débitos de até 60 salários mínimos. O objetivo é impulsionar a redução do acervo processual de forma consensual e fomentar a transação por adesão em execuções fiscais de pequeno valor, abrangendo débitos inscritos em dívida ativa de autarquias e fundações públicas federais.

    A medida foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União

    Clique aqui e confira o Edital nº 1/2026/PGF/AGU.

     

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • A Fenafisco mobiliza Congresso e pede fim da contribuição previdenciária dos inativos e retomada do RJU

    A Fenafisco mobiliza Congresso e pede fim da contribuição previdenciária dos inativos e retomada do RJU

    Sucedendo às atividades realizadas no decorrer do Encontro Jurídico, que ocorreu entre os dias 25 e 26 de maio, a Fenafisco realizou, nesta quarta-feira (27), um dia de mobilização parlamentar no Congresso Nacional. Na ocasião, comitivas da Federação visitaram gabinetes parlamentares, criando espaços de diálogo e viabilizando articulações políticas favoráveis a pautas consideradas essenciais para a estabilidade do serviço público.

    Os gabinetes dos deputados Pedro Uczai, Coronel Ulysses e Benedita da Silva, estiveram entre os espaços visitados pela Federação e pelos sindicatos filiados, com o objetivo de fortalecer a luta por um serviço público eficiente.

    Entre os projetos defendidos, destacam-se pautas de ampla relevância, como o apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006, que prevê o fim do desconto da contribuição previdenciária dos servidores inativos. Atualmente, mesmo sem estarem em atividade no serviço público, aposentados e pensionistas seguem contribuindo com o encargo.

    Ainda em defesa da segurança jurídica dos servidores, a Federação atua pelo restabelecimento do Regime Jurídico Único (RJU), que, na avaliação da entidade, contribui para a manutenção de um serviço público mais estável e imparcial.

    Para encerrar as atividades na Câmara dos Deputados, a Fenafisco acompanhou os debates da comissão especial que discute o fim da jornada de trabalho 6×1, proposta considerada um marco histórico para os trabalhadores brasileiros e fruto da atuação do movimento sindical.

     

    Fenafisco

  • Corrida na Esplanada reúne milhares de pessoas e reforça importância da atividade física para qualidade de vida

    Corrida na Esplanada reúne milhares de pessoas e reforça importância da atividade física para qualidade de vida

    Com a estratégia Viva Mais Brasil, o Ministério da Saúde promove e incentiva hábitos mais saudáveis para a população. Entre suas ações, a pasta realizou, neste sábado (30), em Brasília, o Bora Correr: Corrida pela Vida. O evento reuniu cerca de 5 mil participantes na Esplanada dos Ministérios para caminhada, corrida e atividades de convivência.

    A atividade teve início às 17h30 e contou com caminhada de 3 km e provas de corrida de 5 km e 10 km. Do total de inscritos, 65% eram mulheres e 35% homens. A média de idade foi de 37 anos, com maior concentração de público entre 35 e 44 anos.

    Para a secretária adjunta da Secretaria de Informação e Saúde Digital do MS, Maria Aparecida Cina da Silva, a iniciativa reforça o compromisso da pasta com políticas públicas voltadas à promoção da saúde, à prevenção de doenças crônicas e ao incentivo a modos de vida saudáveis.

    “Cuidar da saúde também passa por movimento, convivência e qualidade de vida. A atividade física melhora o corpo, a saúde mental e até a disposição para o dia a dia. Com a estratégia Viva Mais Brasil, o Ministério da Saúde quer incentivar cada vez mais brasileiros e brasileiras a encontrarem espaços e oportunidades para se movimentarem, se alimentarem melhor e viverem com mais saúde”, destacou.

    Para a relações públicas Cristiane Godoy, de 43 anos, a corrida também representa um espaço de cuidado emocional. Ela conta que começou a correr em um momento difícil da vida e encontrou na atividade física uma forma de apoio para a saúde mental.

    “Eu estava procurando uma atividade ao ar livre e passava por um momento difícil da vida quando me encontrei na corrida. Por isso, participar da Corrida pela Vida tem um significado muito especial para mim, porque o nome fala muito sobre a minha própria história. A corrida é o meu momento: consigo pensar, ouvir as músicas de que gosto e admirar a paisagem. Foi também na atividade física que encontrei apoio para cuidar da minha saúde mental. Hoje, sou muito feliz e grata por essa oportunidade. Espero que o Ministério da Saúde promova mais eventos como este, que incentivam as pessoas a se movimentarem e cuidarem da própria saúde”, contou.

    O agente vigilante Fábio Silva, de 46 anos, também vê na prática uma oportunidade de incentivar outras pessoas a saírem do sedentarismo e adotarem hábitos mais saudáveis.

    “Participar da Corrida Pela Vida é muito especial para mim, porque acredito que cuidar da saúde vai muito além da estética. É também qualidade de vida, bem-estar e equilíbrio emocional. A corrida traz esse incentivo para sair do sedentarismo e buscar uma vida

    mais saudável no dia a dia. Quando a gente vê outras pessoas participando, se cuidando e compartilhando essa energia positiva, isso inspira quem talvez ainda não tenha começado. A corrida une a comunidade”, afirmou.

    A corrida dialoga com a estratégia Viva Mais Brasil, lançada pelo Governo Federal para fortalecer ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas no país. A iniciativa prevê investimento de R$ 340 milhões para ampliar políticas públicas voltadas à atividade física, alimentação adequada e saudável e fortalecimento da atenção primária à saúde.

    A mobilização busca enfrentar o crescimento de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão, incentivando hábitos mais saudáveis e ampliando o acesso da população a ações de prevenção e cuidado integral. Além disso, o evento reforçou o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da saúde preventiva e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à qualidade de vida da população.

    Guias orientam escolhas mais saudáveis no dia a dia

    Além das ações nos territórios, o Ministério da Saúde também disponibiliza materiais de orientação para apoiar a população na adoção de hábitos mais saudáveis. Entre eles está o Guia Alimentar para a População Brasileira, referência nacional sobre alimentação adequada e saudável, com recomendações que valorizam alimentos in natura ou minimamente processados, a cultura alimentar brasileira e o preparo das refeições em casa.

    Outra publicação é o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que reúne orientações para incentivar a população a se movimentar mais no dia a dia, de acordo com a idade, a rotina e as possibilidades de cada pessoa. O material reforça que a atividade física pode estar presente em diferentes momentos, como no deslocamento, no lazer, no trabalho, nos estudos e nas tarefas cotidianas.

    Como participar da Academia da Saúde

    Na rede do SUS, uma das principais estratégias de incentivo à prática de atividade física é o Programa Academia da Saúde. A iniciativa é gratuita e oferece polos com infraestrutura e profissionais qualificados para orientar práticas corporais, atividades físicas, ações de educação em saúde, rodas de conversa e atividades comunitárias.

    As atividades podem incluir alongamento, dança, fortalecimento muscular, exercícios funcionais e outras práticas voltadas à promoção da saúde, ao cuidado coletivo e à melhoria da qualidade de vida.

    Para participar, a população pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou conversar com o Agente Comunitário de Saúde da sua região para saber onde fica o polo da Academia da Saúde mais próximo e quais atividades estão disponíveis no município.

    Raiane Azevedo
    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde leva campanha de vacinação contra o sarampo ao Maracanã em véspera da Copa

    Ministério da Saúde leva campanha de vacinação contra o sarampo ao Maracanã em véspera da Copa

    O Ministério da Saúde, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, realiza neste sábado (31/05) uma ação de vacinação contra o sarampo no Estádio do Maracanã para torcedores e jornalistas. A iniciativa acontece no dia do último amistoso da Seleção Brasileira em solo nacional antes do embarque para os Estados Unidos, país que vive surto da doença. A partir das 14h, o Maracanã será palco de saúde pública, horas antes da partida entre Brasil e Panamá, prevista para as 18h30. 

    A ação faz parte da campanha nacional lançada pelo Ministério com foco nos brasileiros que pretendem viajar para os Estados Unidos, México e Canadá acompanhar o Mundial em junho. Os três países concentram atualmente cerca de 70% dos casos de sarampo registrados nas Américas e enfrentam surtos significativos da doença. 

    O vírus é considerado um dos mais contagiosos do mundo, com transmissão por via aérea, o que potencializa o risco em estádios e hotéis. Um único infectado pode contaminar até 18 pessoas, colocando arquibancadas, aeroportos e fluxos turísticos no radar das autoridades sanitárias. 

    Embora o Brasil mantenha o status de país livre da circulação do sarampo, a intensificação do fluxo internacional de pessoas nos próximos meses acende o alerta para o risco de importação de casos. Em 2025, o país registrou 38 casos importados ou relacionados à importação. Em 2026, até o momento, foram confirmados três casos, todos com transmissão interrompida.  

    A campanha orienta viajantes e torcedores a verificarem e atualizarem a caderneta de vacinação antes do embarque, seguindo as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde recomenda que a atualização vacinal ocorra, preferencialmente, 15 dias antes da viagem. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível gratuitamente no SUS para pessoas de 15 a 59 anos e é a principal forma de evitar a reintrodução da doença no Brasil. 

    Sobre a ação no Maracanã 

    A vacinação no Maracanã será feita em dois pontos distintos. Dentro do estádio, próximo à sala de imprensa, haverá um posto exclusivo para jornalistas e trabalhadores da comunicação que cobrirão a partida. Para o público geral, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro apoiará a ação com um posto localizado no Portão D do estádio.   

    A campanha também ocupará o estádio de outras formas: a mensagem será exibida no telão e nos LEDs de campo no pré-jogo e no intervalo. O Zé Gotinha fará uma interação antes da partida e no intervalo, desta vez vestindo a camisa da Seleção ao lado do Canarinho, mascote da CBF. 

    Brasil livre do sarampo 

    O Brasil está livre da doença desde 2024, mas o fluxo intenso de viajantes cria uma janela de vulnerabilidade. A escolha do amistoso Brasil x Panamá não é por acaso. Com estádios cheios e aeroportos movimentados à vista, este sábado é uma oportunidade para ampliar a proteção antes do início oficial da Copa do Mundo da FIFA 2026, em 11 de junho. 

    Quem ainda não estiver vacinado e não puder comparecer ao Maracanã pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou posto de vacinação mais próximo. Os torcedores que ficam no país também devem verificar sua proteção.

    Proteja-se do sarampo e saiba mais sobre a campanha de vacinação

     Ministério da Saúde

  • Em Sergipe, Lula e Padilha visitam primeiro hospital oncológico interestadual do país e anunciam R$ R$ 225 milhões para novos equipamentos cirúrgicos

    Em Sergipe, Lula e Padilha visitam primeiro hospital oncológico interestadual do país e anunciam R$ R$ 225 milhões para novos equipamentos cirúrgicos

    O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitaram nesta sexta-feira (29/05), em Sergipe, o Hospital de Amor Interestadual de Lagarto, o primeiro oncológico interestadual do país. A unidade passa a ser referência no combate ao câncer, atendendo 153 municípios de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco. Para a implantação e funcionamento da unidade, o Ministério da Saúde destinou R$ 137,5 milhões, garantindo atendimento 100% SUS para 2,9 milhões de pessoas. Na agenda, também foi anunciado um investimento de R$ 225 milhões para compra de combos de equipamentos cirúrgicos, que beneficiará pacientes de todo o Brasil.

    “Esse anúncio que estamos fazendo na saúde faz parte de uma transformação muito maior. Hoje, a pessoa mais pobre deste país, a pessoa mais pobre de Sergipe, se precisar fazer radioterapia, vai ser atendida na mesma máquina utilizada pelo presidente dos Estados Unidos”, destacou o presidente Lula.

    Integrado ao programa Agora Tem Especialistas, o Hospital de Amor Interestadual de Lagarto foi estruturado para ser referência no Nordeste ao levar diagnóstico e tratamento de câncer a regiões antes desassistidas, fora dos grandes centros.  O serviço faz parte de uma rede nacional, com novas implantações previstas no Ceará e em Pernambuco.

    “O SUS é muito grande, e possui diversos tipos de hospitais, mas o Hospital de Amor está fazendo história: é o primeiro que surge como unidade interestadual de cuidado ao povo brasileiro. Graças a parceria do Governo do Brasil com os estados foi possível criar um local que parecia impossível de ser feito. Os pacientes vão poder realizar seus tratamentos com mais conforto, mais perto das famílias”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    O hospital possui 58 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI, além de estrutura para consultas, exames e pequenas cirurgias. A unidade também oferece tratamento oncológico com quimioterapia, radioterapia, braquiterapia e laboratório em patologia. A expectativa é realizar mais de 2 mil cirurgias oncológicas por ano, 17 mil procedimentos de quimioterapia e cerca de 1,2 mil de radioterapia, reduzindo o tempo de espera por atendimento.

    Foto: Marco Loli/MS
    Foto: Marco Loli/MS

    Mais cirurgias e menos tempo de espera

    A agenda de hoje também representa um marco para a ampliação do acesso a cirurgias no Brasil. O presidente Lula e o ministro Alexandre Padilha assinaram o contrato para a entrega de mais 150 combos de equipamentos para cirurgias gerais e oftalmológicas, com investimento de R$ 225 milhões. A iniciativa permitirá a abertura de 150 novas salas cirúrgicas no país. Ao todo, 138 municípios, nas 27 unidades federativas, serão contemplados.

    Os combos para cirurgia geral contam com seis equipamentos cada, voltados a procedimentos como vasectomia e laqueadura. Já os combos oftalmológicos possuem cinco equipamentos cada, com foco em cirurgias de maior complexidade, como as de catarata. Com a entrega, o SUS reduzirá o tempo de espera por cirurgias, em alinhamento com o programa Agora Tem Especialistas. A medida também vai modernizar os procedimentos e reduzir o tempo de internação e as complicações pós-operatórias, além de fortalecer a indústria nacional de saúde.

    Lagarto (SE) ganha policlínica e novo tomógrafo

    Lagarto também inicia, nesta sexta-feira, a construção de uma nova policlínica no município, a partir da assinatura da Ordem de Serviço realizada por Lula e Padilha. A unidade contará com R$ 30 milhões em recursos, por meio do Novo PAC Saúde, e beneficiará 260 mil sergipanos. A estrutura vai garantir mais acesso da população a áreas como ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia e pediatria.

    Ao longo da programação, o ministro da Saúde anunciou a entrega de um novo tomógrafo para o Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas. O equipamento será entregue nos próximos dias e foi adquirido com R$ 2,15 milhões do Novo PAC Saúde. Com a instalação aparelho será possível acelerar a capacidade de diagnóstico e acompanhamento de pacientes oncológicos. 

    Foto: João Risi / MS
    Foto: João Risi / MS

    Agora Tem Especialistas abre Hospital privado de Sergipe para o SUS

    Para ampliar o atendimento em exames e cirurgias de alta e média complexidade no estado, o ministro da Saúde assinou, também na agenda, um acordo com a Associação Hospitalar de Sergipe para ofertar procedimentos gratuitos para o SUS por meio do Agora Tem Especialistas. Com a adesão, o Governo do Brasil garante R$ 1,2 milhão em 624 procedimentos a mais por ano na rede pública para pacientes agendados e encaminhados pela secretaria local. Serão ofertadas retirada de tumor de pele, histerectomia e vasectomia, laqueadura e retirada de vesícula. Em troca do atendimento, o hospital receberá créditos financeiros para abater tributos federais vencidos ou a vencer.

    Novos veículos reforçam transporte de pacientes em sete estados

    Lula e Padilha realizaram ainda uma grande entrega de 406 veículos para sete estados. São 309 veículos do programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde para transporte de pacientes do SUS que precisam de atendimento fora de seus municípios. Além do Sergipe, os estados de Pernambuco, Pará, Paraíba, Alagoas, Paraná e São Paulo receberão os micro-ônibus e vans da iniciativa do Governo do Brasil.

    É a primeira vez na história que o Ministério da Saúde investe diretamente na compra de veículos para doação a regiões de saúde de todo o país. Serão 3,3 mil veículos para todas as unidades federativas, com um investimento de mais de R$ 1,4 bilhão.  

    Além disso, também foram entregues 87 Unidades Odontológicas Móveis para municípios de Sergipe e outros cinco estados, levando o acesso à saúde bucal em regiões mais vulneráveis. Mais 10 ambulâncias do SAMU 192 foram destinadas a São Paulo e Paraíba. O recurso federal soma R$ 36,5 milhões nos dois tipos de veículos.
     
    Profissionais sanitaristas em Sergipe

    O ministro da Saúde entregou a Carteira Nacional de Sanitaristas para Cláudia Santos, Ana Santana, Priscilla Batista, Ilnar Pereira e Karolinne Cavalcante, profissionais homenageados na ocasião. A regulamentação da profissão contribui para a segurança institucional e valorização de uma categoria fundamental para o planejamento, a gestão e a implementação de respostas aos desafios sanitários.

    Foto: Marco Loli/MS
    Foto: Marco Loli/MS

    Eduarda Paixão
    Rafaelle Silva
    Ministério da Saúde

  • Ministério da Saúde anuncia novos investimentos para fortalecer a Atenção Especializada em Goiás

    Ministério da Saúde anuncia novos investimentos para fortalecer a Atenção Especializada em Goiás

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu agenda neste sábado (30) em Aparecida de Goiânia, com entregas históricas para o fortalecimento da Atenção Especializada no município. As ações somam investimento de R$ 61 milhões e incluem a assinatura de duas ordens de serviço para a construção de policlínicas regionais e a entrega de um combo de equipamentos cirúrgicos ao Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).

    As novas policlínicas, localizadas no Residencial Aldeia do Parque e no Loteamento Parque Itália, contarão com investimento de R$ 30 milhões cada, sendo R$ 17 milhões destinados às obras e R$ 13 milhões para aquisição de equipamentos. As unidades beneficiarão mais de 930 mil habitantes de 25 municípios da região, ampliando o acesso da população a consultas, exames e procedimentos especializados em áreas como ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia e pediatria. Já o combo de cirurgia geral entregue ao HMAP inclui seis equipamentos voltados à ampliação de procedimentos cirúrgicos, como vasectomia e laqueadura.

    O ministro Padilha ressaltou que esse investimento no programa Agora Tem Especialistas, com recursos do PAC, vai ampliar ainda mais a capacidade de atendimento da população. “As policlínicas poderão oferecer mais de 20 especialidades médicas cada uma. Elas contarão com equipamentos de tomografia e ressonância magnética, o que contribuirá significativamente para a redução das filas de espera para esses exames. Muitas vezes, quando os equipamentos estão dentro dos hospitais, um paciente é convocado para realizar o exame, mas, diante de uma situação de urgência, o procedimento precisa ser cancelado para atender casos prioritários. Ao disponibilizar esses equipamentos também fora do ambiente hospitalar, será possível reduzir de forma mais rápida o tempo de espera por consultas, atendimentos especializados e exames, que é justamente o objetivo do programa Agora Tem Especialistas”, completou.

    As entregas reforçam a regionalização do acesso à saúde pública, uma das prioridades do Ministério da Saúde para garantir que a Atenção Especializada chegue a quem mais precisa em todas as regiões do país, além de contribuir para a redução do tempo de espera por cirurgias eletivas, em alinhamento com o programa Agora Tem Especialistas.

    Durante a agenda, o ministro Alexandre Padilha destacou também os resultados alcançados pelo programa Agora Tem Especialistas. “Batemos o recorde de cirurgias eletivas no SUS em 2025. Foram 14,9 milhões de procedimentos realizados, o equivalente a um estádio Serra Dourada lotado todos os dias entrando nos hospitais do SUS para receber atendimento e ter a vida transformada”, afirmou.

    Mobilização nacional leva atendimento às pessoas idosas

    Em Goiânia (GO), no início da manhã, o ministro Alexandre Padilha acompanhou o mutirão do programa Agora Tem Especialistas, realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que mobilizou 45 hospitais universitários em todo o país. A ação, denominada “Dia E – HU Brasil em Ação”, amplia o acesso da população idosa a consultas, exames e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir o tempo de espera por esses atendimentos. Além da assistência à população, o mutirão também envolve residentes, estudantes de graduação e equipes multiprofissionais, reforçando a formação prática e humanizada de novos profissionais de saúde.

    A iniciativa ofereceu mais de 42 mil atendimentos em todo o país, entre 1,1 mil cirurgias, 6,8 mil consultas especializadas e mais de 34,1 mil exames. Somente no HC-UFG, foram ofertados 4,5 mil procedimentos, com destaque para cirurgias urológicas, tomografias e procedimentos radiológicos.

    Durante a visita, o ministro destacou o impacto do mutirão na redução do tempo de espera. “Nós também estivemos no Hospital Universitário da Universidade Federal de Goiás, acompanhando o mutirão da saúde do idoso que está acontecendo em todo o Brasil nos hospitais universitários federais. Eu vi pessoas que aguardavam há um ano para realizar uma tomografia e foram chamadas pelo mutirão. Outras esperavam há oito meses por um cateterismo e foram atendidas. Da mesma forma, pacientes que aguardavam há seis meses por uma ressonância magnética tiveram acesso ao exame por meio dessa iniciativa”, afirmou.

    Esta é a quinta edição dos mutirões nacionais da Rede HU Brasil. Em 2025, mais de 100 mil atendimentos foram realizados em três grandes mobilizações nacionais, incluindo o primeiro Mutirão de Saúde Indígena e Quilombola. Já em março deste ano, o mutirão voltado à saúde da mulher contabilizou mais de 46 mil atendimentos em todo o país.

    saude da pessoa idosa.png
    Fotos: Rafael Nascimento/MS

    Investimentos na modernização do SUS

    Durante a agenda no Hospital das Clínicas, Padilha também visitou o novo Serviço de Radioterapia da instituição, entregue em dezembro de 2025 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A estrutura recebeu investimento total de R$ 19,5 milhões, com financiamento do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, por meio da HU Brasil.

    Com tecnologia moderna, equivalente à disponível na rede privada, o serviço fortalece a assistência oncológica de alta complexidade no SUS e garante atendimento qualificado a pacientes de Goiás e de toda a região Centro-Oeste.

    Já no Hospital Araújo Jorge, instituição filantrópica referência em oncologia e oncologia pediátrica no estado de Goiás, o ministro Alexandre Padilha inaugurou o novo tomógrafo da instituição. Viabilizado pelo Novo PAC Saúde, o equipamento, no valor de R$ 2,1 milhões, conta com tecnologia de ponta e recursos de Inteligência Artificial (IA), que permitem reduzir a dose de radiação aplicada nos exames, garantindo mais segurança aos pacientes. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e amplia a capacidade de assistência ofertada aos mais de 66 mil pacientes do SUS atendidos todos os anos pelo hospital.

    Ministério da Saúde

  • Palmeiras se une ao Ministério da Saúde em campanha de vacinação contra o sarampo às vésperas da Copa

    Palmeiras se une ao Ministério da Saúde em campanha de vacinação contra o sarampo às vésperas da Copa

    O Ministério da Saúde e o Palmeiras realizam neste fim de semana, uma mobilização conjunta de vacinação contra o sarampo no Nubank Parque, em São Paulo. A iniciativa integra a campanha nacional voltada aos brasileiros que pretendem viajar para os Estados Unidos, México e Canadá durante a Copa do Mundo da FIFA 2026, países que concentram atualmente a maior parte dos casos da doença nas Américas.

    No sábado, 30, de 10h às 14h haverá um ponto de vacinação no Portão A do Nubank Parque para torcedores que comparecerem à partida entre Palmeiras e Corinthians, válida pela Copa do Brasil Feminina. Já no domingo (31), antes do confronto entre Palmeiras e Chapecoense, o estádio receberá ações de conscientização no gramado com participação do Zé Gotinha, mascote oficial das campanhas de vacinação do Ministério da Saúde, ao lado do Periquito e do Porco Gobbato.

    A campanha reforça a importância da atualização da caderneta vacinal antes de viagens internacionais, especialmente diante do aumento expressivo de casos de sarampo nos países que sediarão o Mundial. Estados Unidos, Canadá e México concentram cerca de 67% dos registros da doença nas Américas.

    Embora o Brasil mantenha o status de país livre da circulação do sarampo, o Ministério da Saúde alerta que a intensificação do fluxo internacional de pessoas aumenta o risco de importação de casos. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível gratuitamente no SUS e segue como a principal forma de prevenção.

    Além da imunização, a parceria prevê ações de comunicação e conscientização com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e evitar a reintrodução da doença no país.

    Cenário Epidemiológico

    No início de maio, o Rio de Janeiro confirmou um caso de sarampo em uma mulher de 22 anos, sem histórico vacinal, que atua como funcionária de um hotel na cidade. As autoridades de saúde tomaram medidas imediatas: investigação epidemiológica, vacinação de bloqueio na residência, no local de trabalho e na unidade de saúde, além de varredura na área do entorno para detectar possíveis novos casos. O Ministério da Saúde acompanhou o processo em conjunto com as secretarias municipal e estadual.

    Trata-se do segundo caso registrado no país em 2026. O primeiro ocorreu em São Paulo: uma criança de seis meses, residente na zona norte da capital, com histórico de viagem recente a La Paz, na Bolívia, onde a doença está em surto ativo. Como resposta, mais de 600 doses foram aplicadas na região entre janeiro e fevereiro.

    Mesmo com esses registros, o Brasil segue sem circulação endêmica do sarampo. Esse status é mantido mesmo depois de o país ter perdido a certificação regional das Américas, devido a surtos em nações como Estados Unidos, Canadá e México.

    Ao longo de 2025, o Ministério da Saúde conseguiu interromper a transmissão dos 38 casos importados registrados no período, com base em vigilância ativa, vacinação e bloqueio rápido — estratégia reconhecida pela Organização Pan-Americana da Saúde.

    Amanda Milan
    Ministério da Saúde