Autor: admin

  • Projeto Justiça Centrada nas Pessoas lança site oficial com informações, produtos e notícias sobre inovação no Judiciário Última atualização: 24/10/2025 às 11:29:00

    A Justiça Federal no Ceará (JFCE) lançou hoje o site oficial do Projeto Justiça Centrada nas Pessoas (JCP), uma plataforma criada para divulgar as ações, resultados e iniciativas voltadas à inovação, efetividade e humanização da JFCE. O endereço é justicacentradanaspessoas.jfce.jus.br.

    O site reúne informações completas sobre o projeto, seus seis eixos de atuação, as equipes envolvidas e os principais produtos desenvolvidos em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Também será um espaço de transparência e colaboração, com atualizações sobre editais, eventos, publicações, campanhas e resultados das ações do projeto.

    Com um design moderno, acessível e alinhado aos princípios de linguagem simples e comunicação inclusiva, o portal reforça o compromisso da Justiça Federal com a centralidade nas pessoas, promovendo uma experiência digital intuitiva e informativa.

    Entre os destaques, o site traz uma seção de notícias e oportunidades, o acesso direto ao Guia Prático de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua na Justiça Federal no Ceará, e a página especial do evento “Experiência JCP: Inovação Centrada nas Pessoas”, que ocorrerá no dia 17 de novembro de 2025, na sede da JFCE, em Fortaleza.

    O lançamento do portal representa um marco na estratégia de comunicação e transparência do Projeto JCP, aproximando o público das ações de transformação institucional desenvolvidas pela Justiça Federal do Ceará com o apoio do PNUD e do TRF5.

    “O portal reforça o compromisso da Justiça Federal do Ceará com a inovação e a transparência e marca um ponto de encontro entre a Justiça e a sociedade. Ele traduz, em linguagem acessível, o espírito do Projeto JCP: inovação a serviço das pessoas”, destacou o juiz federal Julio Coelho, diretor do foro da JFCE.

    :: Acesse agora:

    🌐 https://justicacentradanaspessoas.jfce.jus.br/

    :: Sobre o Projeto

    O Justiça Centrada nas Pessoas (JCP) é uma iniciativa da JFCE, do TRF5 e do PNUD, que busca redesenhar e melhorar os serviços judiciais com base em evidências, escuta ativa e inovação, especialmente com foco em grupos em situação de vulnerabilidade. O projeto atua em seis eixos temáticos, que envolvem experiência da pessoa usuária, tecnologia, conhecimento, gestão de pessoas, governança e efetividade institucional. 

    Por: Ascom/JFCE


  • Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial já está disponível no site do TRF5  
		Última atualização:  24/10/2025 às 13:23:00

    Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial já está disponível no site do TRF5 Última atualização: 24/10/2025 às 13:23:00

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 publicou em seu site o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, documento que orienta a aplicação das diretrizes da Resolução nº 598/2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

    A medida estabelece parâmetros para que magistradas e magistrados brasileiros considerem a realidade racial e as particularidades de grupos historicamente discriminados em seus julgamentos, garantindo decisões judiciais mais justas e sensíveis às desigualdades sociais. 

    A publicação aborda conceitos como raça, etnia, racismo e vieses inconscientes e propõe etapas de trabalho com sensibilidade racial, a exemplo de escuta qualificada, análise de contexto e eliminação de preconceitos. O documento aplica-se a diferentes áreas da Justiça: família, cível, infância e juventude, penal, trabalhista, previdenciária e eleitoral. 

    O texto é resultado das atividades realizadas pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria CNJ nº 73/2024, que elaborou o protocolo com base em tratados internacionais, no Estatuto da Igualdade Racial e no Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, compromisso firmado pelo Poder Judiciário. 

    A Resolução determina, ainda, que os tribunais promovam cursos de formação e capacitação sobre direitos humanos, gênero, raça e etnia, de forma contínua, com o apoio das escolas da magistratura. Esses conteúdos passam a integrar os critérios de avaliação para o Prêmio CNJ de Qualidade. 

    Clique aqui e acesse o texto completo do Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial.  

     

    Confira abaixo a íntegra da Resolução CNJ nº 598/2024:  

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5

  • 2ª Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro vai até 14/11 Última atualização: 24/10/2025 às 13:24:00

    Cidadãs e cidadãos brasileiros tem até o dia 14/11 para responder a 2ª Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), está realizando estudo com base na percepção do público quanto aos serviços prestados pelo Poder Judiciário e seu funcionamento.

    A consulta pretende obter informações sobre o acesso ao sistema de justiça, o acompanhamento processual e a efetividade dos serviços jurisdicionais prestados, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de melhorias para o Poder Judiciário.

    O estudo relaciona-se aos indicadores de desempenho do Macrodesafio “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”, que se encontra no escopo da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026.

    Os questionários de pesquisa serão destinados a quatro públicos diferentes: cidadãos(ãs) que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos, advogados(as), defensores(as) públicos(as) e membros do Ministério Público.

    A coleta das respostas ocorrerá até 14 de novembro de 2025, mediante preenchimento de formulário online.

    Clique aqui, acesse o formulário e contribua com o aprimoramento do Judiciário brasileiro. 

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5

  • Promotora de Justiça chega à entrância final e é empossada em cargo de Santa Rita

    Promotora de Justiça chega à entrância final e é empossada em cargo de Santa Rita

    O procurador-geral de Justiça Leonardo Quintans deu posse, na manhã desta sexta-feira (24/10), à promotora de Justiça Gardênia Cirne de Almeida no 7º cargo da Promotoria de Justiça de Santa Rita, com atribuições na defesa do consumidor, saúde e na Execução Penal.  Gardênia foi promovida ao cargo de entrância final na carreira, pelo critério de merecimento, na sessão itinerante do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), realizada na última segunda-feira (20/10), em Cajazeiras. 

    O termo de posse foi lido pelo secretário-geral do MPPB, João Benjamin Delgado Neto. Prestigiaram o evento o 1º subprocurador-geral de Justiça, Luís Nicomedes; a 2ª subprocuradora-geral de Justiça, Ana Lúcia Torres; o corregedor-geral, Francisco Sarmento; o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), João Geraldo Barbosa;  a ouvidora da Mulher, Anita Bethânia Rocha; a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França; os procuradores de Justiça José Farias; Sócrates Agra; Antônio Hortêncio Rocha Neto; e os promotores de Justiça Alcides Amorim, Alley Escorel; Otacílio Cordeiro; Darcy Leite Ciraulo; Alexandre Jorge Amaral, Carlos Davi Lopes; Antônio Barroso e Salete Porto.  

    Quintans saudou os presentes, parabenizou a empossada e desejou a ela sucesso no novo cargo. “Hoje, é um dia muito especial e de muita alegria. Acompanhei seu processo de promoção e vi como desejou esse momento e se motivou para essa missão. Gardênia chega no momento certo à Promotoria de Justiça de Santa Rita e com uma vontade de ocupar o cargo que contagia. Chega em um ambiente de trabalho muito bom. Tenho certeza que você vai desenvolver um belo trabalho em Santa Rita, um local que precisa muito da atuação do Ministério Público”, disse. 

    A promotora de Justiça Ana Maria França – a quem Gardência vai suceder no cargo – falou em nome da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). “Passei 10 anos na Promotoria de Justiça de Santa Rita e foi muito honroso trabalhar para aquela população. Foi muito gratificante. Você foi para o melhor lugar para começar a sua entrância final. Desejo, como promotora que fui de lá, que você faça o melhor em Santa Rita, que seu sucesso seja grandioso e que consiga iluminar com sua luz a cidade e a Promotoria”, disse.

    Os procuradores de Justiça Antônio Hortêncio, João Geraldo Barbosa, Ana Lúcia, Luís Nicomedes, assim como o corregedor-geral, o secretário-geral e a Ouvidora da Mulher, Anita Rocha, a qual atuou 13 anos como promotora de Justiça do patrimônio público em Santa Rita, também parabenizaram Gardênia pela conquista de chegar à entrância final da carreira de promotor de Justiça; destacaram seu profissionalismo, competência e dedicação com o Ministério Público e desejaram a ela sucesso na nossa missão. 

    Emocionada, a empossada falou da sua trajetória no MPPB, ao longo dos 25 anos de carreira, onde atuou como promotora de Justiça em Boqueirão, Patos, Prata, Ingá, Campina Grande, e como auxiliar em João Pessoa, dentre outros. 

    Em sua fala, ela agradeceu ao CSMP pela homologação da promoção e a todos os membros presentes pelo reconhecimento do seu trabalho. Na ocasião, comprometeu-se a ser uma promotora de Justiça dedicada e eficiente. “É com muita alegria que tomo posse no 7° cargo de Santa Rita, e assim, foram 25 anos de trajetória dentro do Ministério Público. Vinte e cinco anos de dedicação à causa, trabalhando em prol da sociedade, e hoje é o reconhecimento desse meu trabalho. Estou com uma energia muito positiva para exercer o novo cargo em Santa Rita. Tenho afinidade com as matérias, gosto muito da saúde, pra mim é novidade o consumidor, e já tenho uma grande experiência na parte de execução penal, já que eu trabalhei quatro anos na execução penal da Capital. Meu pensamento, a partir de agora, é dar o meu máximo à sociedade, como sempre dei, com muita dedicação, com muito zelo, com muito respeito à população”, disse.

  • Em Campina Grande: MPPB consegue condenação de réu a 81 anos de reclusão

    Em Campina Grande: MPPB consegue condenação de réu a 81 anos de reclusão

    O Ministério Público da Paraíba conseguiu a condenação de Gilmar Andrade dos Santos a 81 anos, quatro meses e 15 dias de reclusão, pelo homicídio qualificado do vigilante Diego Oliveira Mendonça e por tentativas de homicídio qualificado contra três policiais penais, em 2018, durante tentativa de resgate de preso em Campina Grande. O julgamento ocorreu nessa quinta-feira (23/10), no Tribunal do Júri de Campina Grande e teve a atuação dos promotores de Justiça Ernani Lucas Menezes e Osvaldo Lopes Barbosa.

    Conforme a denúncia do MPPB, Gilmar Andrade, preso pela prática de diversos crimes, era o detento que tentaram resgatar, no dia 25 de junho de 2018, quando estava numa clínica no bairro da Prata, para tratamento de saúde. 

    Ainda de acordo com o MPPB, a trama criminosa fora arquitetada pelo apenado Gilmar Santos, que contou com a participação de sua companheira, que ficou encarregada de transmitir suas ordens aos seus demais participantes e de realizar a marcação do exame laboratorial, na clínica.

    No dia do fato, os participantes chegaram na clínica em dois carros e abriram fogo contra os agentes penitenciários que escoltavam Gilmar Andrade dos Santos. Durante o ataque, o vigilante Diego Oliveira, que estava em uma guarita na entrada da clínica, foi atingido na cabeça e faleceu no local devido ao ferimento. Os disparos atingiram ainda diversos veículos que ali estavam, inclusive a viatura penitenciária, a porta e parede da clínica, ocasionando diversas avarias ao patrimônio público e particular.

    Após a ação, os denunciados fugiram e tentaram destruir os instrumentos do crime, puseram fogo em um dos veículos e seguiram caminhando, sendo interceptado pela Polícia Militar ainda nas proximidades. Efetuada a prisão, dois foram reconhecidos pelas vítimas como sendo as pessoas que desceram de um dos veículos atirando.

    O MPPB denunciou 10 pessoas pelos crimes, das quais seis já foram condenadas, em júri realizado em abril de 2023, a penas que chegaram a 78 anos de reclusão.

    Julgamento

    No Júri dessa quinta-feira, foram submetidos a julgamento os réus Gilmar de Andrade Santos e Thalles William Fonseca de Farias. O Conselho de Sentença acatou a tese do Ministério Público e condenou Gilmar de Andrade Santos pelo crime de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e às três tentativas de homicídio, totalizando uma pena de 81 anos, quatro meses e 15 dias de reclusão. O réu também foi condenado pelos crimes de evasão mediante violência contra pessoa dano qualificado totalizando uma pena de dois anos, quatro meses e dois dias de reclusão e a 100 dias multa.

    Já em relação ao réu Thalles Farias, o MPPB pediu a absolvição por falta de provas, pedido acatado pelo Conselho de Sentença. Outros dois réus seriam julgados nessa quinta, mas pediram adiamento.

  • Dia do Servidor Público: MPPB funciona em regime de plantão nesta segunda e terça

    Dia do Servidor Público: MPPB funciona em regime de plantão nesta segunda e terça

    O Ministério Público da Paraíba (MPPB) funcionará em regime de plantão, nesta segunda e terça-feira (27 e 28/10), em razão do em razão do ponto facultativo e do feriado do Dia do Servidor Público.

    Para compensar o ponto facultativo, o expediente em todas as unidades ministeriais foi estendido, nesta sexta-feira (24/10), no turno da tarde, funcionando excepcionalmente das 8h às 12h e das 13h às 17h.

    A alteração do expediente está prevista no Ato Conjunto do Tribunal de Justiça (TJPB), do MPPB e da Defensoria Pública do Estado (DPE) de número 05/2024, publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPB no dia 4 de outubro do ano passado. 

    Nesse período, a população pode acionar os canais eletrônicos disponíveis no endereço www.mppb.mp.br/fale-conosco. As demandas recebidas durante os plantões serão, posteriormente, triadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis para fim de apuração. 

    As unidades do Ministério Público da Paraíba retomam o funcionamento normal de atendimento direto ao público, de forma presencial e pelos canais eletrônicos, na quarta-feira (29/10).

     

    Confira o calendário

    OUTUBRO DE 2025

    24 de outubro (sexta-feira)* – 08 às 12h e das 13 às 17h – Todas as unidades

    27 de outubro (segunda-feira) – Ponto Facultativo (compensado) – Todas as unidades

    28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público – Todas as unidades

    *Transferência do ponto facultativo do dia 27 de outubro.  

     

    NOVEMBRO DE 2025

    14 de novembro (sexta-feira)* – 08 às 12h e das 13 às 17h – Todas as unidades

    20 de novembro (quinta-feira)** – Feriado (Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra) – Todas as unidades

    21 de novembro (sexta-feira)  Ponto Facultativo – (compensado) – Todas as unidades

    *Transferência do ponto facultativo do dia 21 de novembro.  

    **Lei Federal nº 14.759, de 21 de dezembro de 2023.

     

    DEZEMBRO DE 2025

    08 de dezembro (segunda-feira)* – Dia da Justiça – Todas as unidades

    * Lei Federal nº 6.741, de 17 de dezembro de 1979

  • Especialistas discutem desafios e avanços da adoção internacional em webinário

    -

    O webinário ‘Adoção: Construindo Famílias, Garantindo Direitos’ foi realizado na manhã da sexta-feira (24) e reuniu magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual e público externo, incluindo estudantes interessados no tema. A temática foi ministrada pelo juiz do Tribunal de Justiça da Paraíba e auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Hugo Gomes Zaher, e pelas assistentes sociais Natália de Sousa Corrêa e Graziela Milani Leal.

    O evento foi transmitido pelo canal da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), no YouTube, e também pelo aplicativo Zoom. Assista aqui

    A abertura do webinário foi conduzida pelo corregedor-geral de Justiça e presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja-PB), desembargador Leandro dos Santos, que destacou a alegria de participar de uma iniciativa voltada a um tema de tamanha relevância: a adoção, a construção de famílias e a garantia de direitos. “Este evento representa uma nova oportunidade para retomarmos esse debate tão importante, um debate que nunca se encerra, porque sempre há o que refletir e aprimorar”, disse o corregedor-geral.

    A psicóloga da Ceja-PB Ana Francisca Bezerra apresentou um panorama das atividades desenvolvidas e os membros da Comissão de Adoção. Ela ressaltou que o webinário tem como objetivo debater a adoção internacional como uma alternativa para crianças e adolescentes que ainda não encontraram acolhimento em território nacional.

    O juiz Hugo Zaher abordou os aspectos jurídicos da adoção internacional. Ele destacou que tratar do assunto é um grande desafio, especialmente devido ao histórico da adoção internacional que enfrenta fragilidades e situações que exigem atenção especial. “Esse webinário, busca trazer a função orientativa para que se evite situações, muitas vezes, que possam gerar mais do que tudo vulnerabilidades para crianças e adolescentes em nosso país e no nosso estado da Paraíba”, falou.

    A assistente social Graziela Milani destacou, em sua fala, os resultados de uma pesquisa sobre adoção internacional, na qual constatou que o tema ainda é envolto em mitos, tabus e preconceitos no Brasil. “Precisamos nos perguntar: será que realmente entendemos o que é adoção internacional? Temos clareza sobre o fluxo e sua aplicação prática? Porque, quando há crianças aptas à adoção e pretendentes habilitados, mas não ocorre o vínculo, estamos, na verdade, violando o direito dessas crianças à convivência familiar”, concluiu.

    Já a assistente social Natália de Sousa Corrêa, representante da Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF), explicou o papel da instituição na articulação da cooperação jurídica internacional e suas responsabilidades nas interfaces com as autoridades estrangeiras e nacionais. “A ACAF tem fortalecido a aproximação com esses órgãos para garantir que o sistema de cooperação, já robusto e eficaz do ponto de vista da segurança jurídica, seja mantido e aplicado de forma consistente ao longo dos processos de adoção internacional”, disse.

    Por Marcus Vinícius
     

  • Ministério da Saúde lança carreta da saúde da mulher no DF. Ao todo, 28 unidades atenderão em todas as regiões do país

    Ministério da Saúde lança carreta da saúde da mulher no DF. Ao todo, 28 unidades atenderão em todas as regiões do país

    O governo federal inicia nova etapa do atendimento móvel a pacientes do SUS com o lançamento de mais cinco carretas do programa Agora Tem Especialistas, que chegam a municípios de Alagoas, Rio Grande do Sul, Piauí, além do Distrito Federal. Hoje, a população de Ceilândia (DF) conheceu a carreta da saúde da mulher, apresentada pelo Ministério da Saúde, neste Outubro Rosa, para oferecer cuidados preventivos e diagnósticos às pacientes do SUS previamente agendadas. Essa unidade se soma a outras quatro, que, nesta sexta-feira (24), também serão lançadas em Arapiraca (AL), Abaetuba (PA), Floriano (PI) e Pelota (RS). No total, 28 estarão operando em 22 unidades federativas de todas as regiões do país por, no mínimo, 30 dias até que sejam deslocadas para outras cidades brasileiras 

    Em Ceilândia (DF), de onde anunciou a nova etapa das carretas da saúde da mulher, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a importância da iniciativa, que amplia o acesso por consultas ginecológicas, exames preventivos e diagnóstico de câncer de mama e de colo do útero, a fim de reduzir o tempo de espera no SUS, objetivo do Agora Tem Especialistas. 

    “O Programa Agora Tem Especialistas está colocando carretas de mamografia e exames especializados na saúde da mulher. Tudo o que as mulheres estão esperando na fila para esse atendimento, nós estamos instalando hoje na Ceilândia, em Brasília, uma ação que está acontecendo em outros 22 estados do nosso país para reduzir o tempo de espera para um ultrassom, uma mamografia ou um exame ginecológico”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

    Para levar atendimento a regiões com vazios assistenciais como em locais de difícil acesso, com pouca estrutura de saúde e a cidades-polo, as carretas do programa Agora Tem Especialistas são ofertadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). Já a marcação das consultas e o encaminhamento dos pacientes para o atendimento móvel fica a cargo das secretarias de saúde dos estados e municípios onde estão localizadas.  

    Atendimentos no Outubro Rosa

    Desde as duas primeiras semanas de outubro, 21 carretas do programa Agora Tem Especialistas já atendem a população em: Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE), Goiânia (GO), Russas (CE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Patos (PB), Arapongas (PR) e Porto Velho (RO). 

    Com as seis carretas que começam a operar nesta semana em Ceilândia (DF), Arapiraca (AL), Abaetuba (PA), Floriano (PI) e Pelota (RS), 27 estarão em pleno funcionamento. As outras duas unidades de saúde móvel do programa devem ser lançadas ainda neste mês no Morro do Alemão (RJ) e em Santana do Ipanema (AL). 

    Ao longo de 30 dias, mais de 42,5 mil pacientes devem ser atendidas nas 28 carretas totalmente estruturadas com insumos, medicamentos e equipe multiprofissional. Os médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado estarão no local para realizar cerca de 130 mil procedimentos no período. Para essa ação no Outubro Rosa, R$ 18,9 milhões em recursos federais foram investidos. 

    Procedimentos ofertados

    Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, as carretas oferecem  mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de mama por agulha grossa; biópsia/exérese de nódulo de mama; e exame anatomopatológico de mama. Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero, as unidades contam com colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros. E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.   

    O consultório ginecológico das carretas do Agora Tem Especialistas também conta com ambiente climatizado destinado à realização de atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico; sala de espera externa em tenda climatizada, com capacidade para, no mínimo, 60 pessoas sentadas simultaneamente, TV de 42 polegadas, além de bebedouro com fornecimento de água potável. As carretas têm, ainda, sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame. 

    Somente no primeiro semestre de 2025, o SUS realizou 1,8 milhão de mamografias bilaterais para rastreamento e 191 mil diagnósticos. Em 2024, foram registradas 60 mil cirurgias oncológicas de mama, 39 mil sessões de radioterapia e 2,2 milhões de quimioterapias, totalizando R$ 1,2 bilhão investido no tratamento da doença. 

    Expansão nacional e assistência especializada

    O Agora Tem Especialistas é uma das principais estratégias do governo federal para reduzir as desigualdades regionais no acesso à assistência especializada. O programa prevê 150 carretas em circulação até 2026 e integra os dez eixos de atuação voltados à ampliação da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

    Além das unidades móveis, o programa avança em outras frentes, como o reforço de 320 novos médicos especialistas em 156 municípios; mutirões que já realizaram mais de 65,5 mil consultas, exames e cirurgias neste ano; o lançamento do Super Centro para Diagnóstico de Câncer; a aquisição de 121 aceleradores lineares para o tratamento da doença até 2026; e a adesão de hospitais privados e filantrópicos à rede pública.  

    Carolina Militão  
    Ministério da Saúde

  • Exposição homenageia os 35 anos do SUS com uso de literatura de cordel

    Exposição homenageia os 35 anos do SUS com uso de literatura de cordel

    O Ministério da Saúde inaugurou, no último dia 20, a exposição “SUS 35 anos: Universalidade, Equidade, Integralidade”, que celebra as três décadas e meia do Sistema Único de Saúde (SUS). A mostra está exibida no Espaço Cultural Dona Ivone Lara, no anexo do Bloco G da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

    Por meio da linguagem popular do cordel e da xilogravura, a exposição busca aproximar o público da história e dos valores do SUS, reforçando seu papel como um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, além de patrimônio coletivo da sociedade brasileira. Para isso, profissionais da saúde que também são poetas e cordelistas foram convidados a assinar versos inéditos inspirados nos princípios que estruturam o sistema: universalidade, equidade e integralidade.

    Em uma narrativa que alia arte, cultura e memória, os cordéis de Elias José da Silva, Cristine Nobre Leite e Anne Karolynne se entrelaçam a imagens históricas, marcos legais, políticas públicas e registros da diversidade que marcam o legado do sistema. 

    Segundo o produtor do Centro Cultural do Ministério da Saúde, Thiago Grisolia, a escolha pela literatura de cordel reflete a essência popular e participativa do sistema. “A gente escolheu resgatar essa história por meio de uma expressão artística popular brasileira, entendendo que o SUS é um tema de saúde pública, com foco muito grande na população e um caráter de construção social muito significativo”, explica.

    Entre os destaques, também  estão as fotografias de Radilson Carlos Gomes, servidor do Ministério da Saúde, que retratam a presença do SUS em diferentes regiões do País.

    A exposição traz, ainda, uma linha do tempo com os principais avanços da saúde pública brasileira, além de políticas, programas e ações que transformaram e transformam a vida de milhões de pessoas. Já o módulo interativo Você usa o SUS revela de forma lúdica como o SUS está presente em diferentes momentos do dia a dia da população.

    Para a coordenadora-geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eva Patrícia Lopes, a exposição traduz de forma brilhante e sensível não apenas a história do SUS, mas seu alcance e importância. “Resgatar a memória do SUS é valorizar esse, que é o maior sistema de saúde do mundo, e pensarmos que SUS queremos no futuro”, ressalta.

    54869744536_b8ecf1ef55_o(Ajustada).jpg
    Foto: Franklin Paz/MS

    Visitação

    A exposição SUS 35 anos: Universalidade, Equidade e Integralidade está aberta à visitação. Para solicitar o agendamento, os interessados devem entrar em contato com o Centro Cultural do Ministério da Saúde, por meio do endereço ccms@saude.gov.br, informando dias e horários desejados. Em breve, também será aberto o calendário das visitas mediadas.

    Ministério da Saúde

  • ALPB emite voto de pesar pelo falecimento de Ilmar Facundo, diretora do Hemocentro e esposa do deputado Inácio Falcão

    Notícias

    Publicado em 24 de outubro de 2025

    A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), por meio do presidente Adriano Galdino, e em nome de todos os Parlamentares e Servidores da Casa de Epitácio Pessoa, vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento da Senhora Ilmar Facundo da Silva, carinhosamente conhecida como Dona Ilmar, esposa do deputado estadual Inácio Falcão, ocorrido na última quinta-feira (23), em Campina Grande.

    Dona Ilmar exerceu a função de Diretora Administrativa do Hemocentro de Campina Grande, cargo no qual demonstrou notável dedicação ao serviço público e um incansável compromisso com a saúde da população paraibana, deixando sua contribuição no fortalecimento da saúde pública em Campina Grande e em toda a região.

    A Assembleia Legislativa se solidariza neste momento com deputado Inácio Falcão, seus familiares, amigos e de toda a sociedade campinense, estendendo votos de solidariedade neste momento de dor e consternação. Que Deus conceda conforto e paz aos que sofrem com esta irreparável perda.

    O velório de Dona Ilmar ocorre na capela do Campo Santo Parque da Paz, nesta sexta-feira e o sepultamento ocorre no mesmo lugar, às 17h.

    Multimídia

    Imagens em alta resolução

    WhatsApp Image 2025-10-24 at 09.48.11

    ≪ Voltar para a Agência de Notícias