Autor: admin

  • JF5 compartilha boas práticas durante a I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário Última atualização: 17/10/2025 às 18:37:00

    A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) conduziu, nesta sexta-feira (17), um dos painéis técnicos da I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário da Região Nordeste, realizada no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa (PB). Na ocasião, a desembargadora federal Germana de Oliveira Moraes, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), e a juíza federal Danielli Rabelo Rodrigues, da Seção Judiciária de Pernambuco (SJPE), apresentaram experiências e iniciativas voltadas ao respeito à Natureza e à promoção da sustentabilidade no Judiciário. 

    Coordenando a mesa, a desembargadora Germana de Oliveira Moraes iniciou a exposição, abordando o tema “Da sustentabilidade à harmonia com a Natureza”. Na oportunidade, refletiu sobre a evolução do conceito de sustentabilidade e a importância de uma visão mais ampla da relação entre o ser humano e o meio ambiente. A magistrada destacou que a harmonia deve se tornar o novo paradigma jurídico e social, substituindo a lógica puramente desenvolvimentista por uma que valorize o equilíbrio entre todas as formas de vida.  

    Citando exemplos da América Latina, Germana lembrou de países que já reconheceram juridicamente a Natureza como sujeito de direitos e afirmou: “nós não somos o centro do mundo – somos parte dele. Vivemos uma relação de interdependência. Somos Natureza também”. A desembargadora refletiu ainda que a saída para a crise atual é a harmonia e que “a sobrevivência da humanidade depende da nossa capacidade de imitar a Natureza, aprender com ela”. 

    Após a palestra da desembargadora, a juíza federal Danielli Rabelo Rodrigues, presidente da Comissão Gestora Regional do Plano de Logística Sustentável (PLS) da 5ª Região, apresentou o modelo de atuação em rede adotado pelo TRF5, que integra comissões locais e grupos executivos regionais em prol da preservação ambiental. “Essa atuação conjunta promove compartilhamento de experiências e capacitação do grupo todo, envolvendo servidores de diversas áreas. Isso permite que a sustentabilidade esteja presente em todas as frentes de atuação”, contou. 

    A magistrada também destacou iniciativas como o “Painel de Sustentabilidade” (disponível no site do TRF5 com indicadores diversos), o “Programa Justiça Carbono Zero” e práticas de gestão circular do carbono, como a compostagem e o viveiro de mudas, que tornam o TRF5 autossustentável em adubo orgânico. Ela lembrou, ainda, que o Tribunal foi o vencedor do “Prêmio Juízo Verde”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria Desempenho, por apresentar a maior produtividade na prestação jurisdicional ambiental na Justiça Federal.  

    Plantio de árvores – A programação da I Semana Nacional de Sustentabilidade teve início na quinta-feira (16), com uma ação simbólica de plantio de Pau-Brasil, realizada na Praça da Independência, em João Pessoa. A atividade contou com a participação da desembargadora Germana de Oliveira Moraes, que também integrou, posteriormente, a mesa de honra que marcou a abertura oficial do evento na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13). Ela representou o presidente do TRF5, Roberto Machado. 

    O encontro tem promoção do CNJ, por meio do TRT-13, Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e da Justiça Federal na Paraíba (JFPB). O objetivo é integrar ações sustentáveis à rotina do Judiciário brasileiro e fortalecer a cooperação entre as instituições em todo o país.

    Por: Ascom JFPB


  • Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas

    Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas

    O Ministério da Saúde atualiza, nesta sexta-feira (17), o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, 133 notificações foram registradas, sendo 46 casos confirmados e 87 em investigação. Outras 528 notificações foram descartadas. 

    O estado de São Paulo continua com o maior número de notificações, com 38 casos confirmados e 44 em investigação. O estado já descartou outras 369 notificações. 

    Além de São Paulo, há casos confirmados em outros estados: Pernambuco (3), Paraná (4) e Rio Grande do Sul (1). 

    Em relação aos casos em investigação, São Paulo investiga 44, Pernambuco (23), Rio de Janeiro (6), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Paraná (2) e Bahia (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1) e Tocantins (1).  

    O número de óbitos confirmados permanece 8, sendo 6 no estado de São Paulo e 2 em Pernambuco. Outros 8 seguem em investigação, sendo 2 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em MG e 1 no PR. Outras 26 notificações de óbitos foram descartadas. 

    O número de óbitos confirmados permanece em 8, sendo 6 em São Paulo e 2 em Pernambuco. Outros 8 óbitos seguem em investigação: 2 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em MG e 1 no PR. Além disso, 26 notificações de óbitos foram descartadas. 

    Atualização 
    A atualização das notificações de intoxicação por metanol, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, será realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras após às 17h. 

    Ministério da Saúde

  • MP-Procon intensifica fiscalizações contra bebidas adulteradas

    MP-Procon intensifica fiscalizações contra bebidas adulteradas

    O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), deu continuidade às ações voltadas à proteção da saúde e da segurança dos consumidores paraibanos, promovendo, na manhã desta sexta-feira (17), uma nova operação para coibir a comercialização de bebidas adulteradas, falsificadas ou de procedência clandestina.

    A fiscalização foi coordenada pelo diretor-geral do MP-Procon, promotor de Justiça Francisco Bergson Gomes Formiga Barros, e pelo vice-diretor-geral, promotor de Justiça Adrio Nobre Leite, com o objetivo de intensificar o controle sobre a circulação de produtos que possam representar risco à saúde pública.

    O trabalho contou com a colaboração da Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba (Sefaz/PB) e da Vigilância Sanitária de João Pessoa, reforçando a atuação integrada entre os órgãos de fiscalização e defesa do consumidor.

    Durante a operação, as equipes concentraram as ações em depósitos e distribuidoras de bebidas alcoólicas. As vistorias resultaram na lavratura de autos de infração em um dos estabelecimentos, devido a irregularidades como certificado do Corpo de Bombeiros vencido e ausência de extintores, além da apreensão de garrafas de bebidas destiladas sem notas fiscais e sem comprovação de origem, o que pode representar risco à segurança e à saúde da população.

    Paralelamente, a Sefaz realizou a coleta de notas fiscais dos estabelecimentos para análise da compatibilidade entre as entradas e saídas de produtos, a fim de identificar possíveis divergências que indiquem adulteração ou circulação de bebidas sem origem comprovada. Também foi emitida uma ordem de serviço para verificar o uso das máquinas de cartão POS (Point of Sale), ampliando o controle sobre as transações comerciais.

    As ações seguem os parâmetros estabelecidos na Recomendação nº 2/MP-Procon-DG-JP/2025, expedida em razão do recente surto nacional de intoxicação por metanol, e tiveram como foco a análise da rotulagem, registro e emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) das bebidas destiladas, conforme a Lei nº 8.918/1994, que trata da padronização, classificação e registro de bebidas no país.

    A operação desta sexta-feira dá continuidade às fiscalizações iniciadas na última semana, quando bares e casas de show em João Pessoa e Campina Grande foram vistoriados.

    Com essa iniciativa, o MP-Procon reafirma seu compromisso de manter ações contínuas de fiscalizações, em parceria com órgãos estaduais e municipais, para coibir práticas irregulares e garantir que os produtos ofertados à população atendam aos padrões legais de qualidade e segurança. O órgão reforça, ainda, a importância da participação da sociedade: denúncias ou suspeitas de irregularidades podem ser comunicadas ao MP-Procon, fortalecendo a atuação em defesa do consumidor.

  • Gestão de Riscos e Continuidade dos Serviços de TIC é tema de curso no TRF5 Última atualização: 17/10/2025 às 14:34:00

    Teve início, na quinta-feira (16/10), o curso “Gestão de Riscos e suas implicações para a Gestão de Continuidade dos Serviços de TIC – Teoria & Prática”, ação educacional prevista no Plano Anual de Capacitação (PAC) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 para o ano de 2025. A formação é voltada aos servidores e servidoras do TRF5 que atuam em áreas relacionadas à tecnologia da informação, gestão de riscos e continuidade de serviços.

    A capacitação está alinhada à Recomendação CNJ nº 40/2012, atualizada pela Recomendação CNJ nº 160/2024, que orienta os tribunais a elaborarem planos de ação para situações de emergência e estado de calamidade. As normas também incentivam a adoção do Protocolo de Gerenciamento de Crises Cibernéticas do Poder Judiciário (PGCRC-PJ), instituído pela Resolução CNJ nº 396/2021 e pela Portaria CNJ nº 162/2021.

    O curso é composto por módulo teórico e três oficinas práticas, que serão realizadas entre outubro e novembro de 2025, totalizando 78 horas-aula. 

    O módulo teórico, com carga horária de 10 horas, aborda os conceitos fundamentais sobre Gestão de Riscos e Continuidade dos Serviços de TIC. As aulas presenciais acontecem entre os dias 16 e 23 de outubro, no prédio da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe).

    Na sequência, os participantes terão acesso a oficinas temáticas, voltadas à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A Oficina 1, com carga de 4 horas, trata da elaboração da declaração de escopo do Sistema de Gestão de Continuidade (SGC) no âmbito dos serviços de TIC. Já a Oficina 2, com 12 horas de duração, foca na elaboração do Plano de Tratamento de Risco de Ataque Cibernético. Encerrando o cronograma, a Oficina 3, também com 12 horas-aula, abordará a elaboração do Plano de Gestão de Incidente referente a ataque cibernético. As oficinas poderão ocorrer presencialmente ou de forma online, permitindo maior flexibilidade aos participantes.

    A instrutora responsável pela condução das aulas é a professora Mônica Monteiro, profissional com mais de 30 anos de experiência em tecnologia da informação. Ela já atuou nas áreas de desenvolvimento de software, implantação e suporte a sistemas, além de gestão estratégica de TI. Atualmente, exerce atividades como consultora em gestão e tecnologia da informação, com foco em gestão de riscos organizacionais e de projetos. Também atua como palestrante, mentora e professora em cursos de pós-graduação e capacitações corporativas voltadas a temas como governança de TI, gestão de projetos e gestão por resultados.

     

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Aprovação de 20 enunciados marca encerramento do Cirajud Última atualização: 17/10/2025 às 14:40:00

    O Curso Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIRAJUD) terminou, nesta quinta-feira (16/10), com uma programação repleta de debates, troca de informações e aprovação de enunciados. O evento foi promovido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, que sediou o curso, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) e da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).

    Pela manhã, foram realizadas quatro oficinas: “Questões controvertidas na constrição de bens na seara criminal”, sob coordenação do juiz federal Luiz Bispo; “A busca pela eficiência na administração dos ativos constritos”, coordenada pelo juiz de Direito Luiz Carlos Vieira de Figueiredo; “Entraves e soluções na alienação de ativos”, conduzida pelo juiz federal Jaime Travassos Sarinho; e “Medidas inovadoras na destinação de bens”, orientada pelo juiz de Direito Rafael Moraes.

    A partir dos debates e do estudo de caso realizados nas oficinas, os(as) participantes formularam enunciados. As teses foram apresentadas no início da tarde, durante uma plenária, coordenada pelo diretor da Esmafe, desembargador federal Cid Marconi, e pelo coordenador científico da Escola, Bruno Carrá. No total, foram aprovados 20 enunciados e oito recomendações, que irão nortear as atividades jurídicas que tenham relação com o tema.

    A programação se encerrou com uma palestra sobre a Resolução nº 558/2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministrada pelo conselheiro do CNJ João Paulo Schoucai. A Resolução estabelece diretrizes para a gestão e destinação de valores e bens oriundos de pena de multa, perda de bens e valores e prestações pecuniárias decorrentes de condenações criminais, colaboração premiada, acordos de leniência e acordos de cooperação internacional no âmbito do Poder Judiciário.  

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • CJF realiza treinamento sobre Sistema SIGEO para servidores(as) da JF5 Última atualização: 17/10/2025 às 15:40:00

    Nos dias 23 e 24/10 (quinta e sexta-feira), o Conselho da Justiça Federal (CJF) irá promover um treinamento sobre o Sistema SIGEO para servidores(as) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). 

    A capacitação, que visa a assegurar a adequada e eficiente utilização do sistema, acontecerá das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h, na Sala 2 das novas instalações da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), no 1º andar da Expansão do TRF5. 

    O curso será ministrado pelos servidores do CJF André Luiz Cordeiro Cavalcanti e Lemoel Tayano Galdino Honorato. Participarão do treinamento 32 servidores das Seções Judiciárias e três servidores do TRF5. 

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Joana Carolina é eleita para a Academia Pernambucana de Letras Jurídicas Última atualização: 17/10/2025 às 16:43:00

    A desembargadora federal Joana Carolina, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, foi eleita membra da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas (APLJ), instituição que reúne juristas, magistrados(as), professores(as) e estudiosos(as) do Direito com destacada atuação no cenário jurídico pernambucano e nacional. 

    A desembargadora foi escolhida por meio de eleição entre os atuais membros da Academia, para ocupar a cadeira de nº 20, cujo patrono é o jurista baiano Teixeira de Freitas. Formado pela Faculdade de Direito de Olinda, Teixeira de Freitas é reconhecido por ter sido o autor da primeira tentativa de codificação civil do país, marco importante na história jurídica brasileira. 

    Para Joana Carolina, integrar a APLJ é uma grande honra. Ela destaca a relevância da instituição e a convivência com nomes de expressão na área jurídica, inclusive a desembargadora federal emérita Margarida Cantarelli, egressa do TRF5 e ocupante da cadeira nº 29, e o desembargador e professor Manoel Erhardt, atual ocupante da cadeira nº 7, cujo patrono é Tobias Barreto. “Sinto-me uma pequena entre gigantes”, declarou. 

    A desembargadora atribuiu o reconhecimento aos trabalhos e publicações realizados ao longo de sua trajetória profissional, incluindo um livro sobre o recurso de apelação e diversos artigos jurídicos. “Acredito que a escolha se deve aos textos já publicados, bem como ao trabalho diuturno na elaboração de centenas de acórdãos, sentenças e decisões”, afirmou. 

    Com a eleição, Carolina passa a integrar o grupo de expoentes do Direito que compõem a APLJ e a contribuir também no âmbito acadêmico e literário, reforçando o compromisso com o estudo, a pesquisa e a difusão do conhecimento jurídico, valores que pautam tanto a atuação da magistratura quanto a missão da APLJ. 

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Sindifisco-PB define em eleição os delegados de base ao 20 Conafisco

    Sindifisco-PB define em eleição os delegados de base ao 20 Conafisco

    Em assembleia geral extraordinária realizada presencialmente, nessa quinta-feira (16/10), na sede do Sindifisco-PB, os filiados elegeram os delegados de base que representarão a categoria fiscal no o 20º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Conafisco, que ocorrerá de 24 a 28 de novembro, em Natal (RN).

    Das quatro vagas dos delegados de base a que a Paraíba tem direito, a diretoria do sindicato definiu que seriam eleitos dois auditores e duas auditoras, dessa forma haveria equidade na representação. Assim, foram eleitos: Mariane Rebello de Sá, Edna Maria dos Santos Soares, Josy Marcos Corte Nóbrega e Jaimar Medeiros de Souza.

    O Conafisco é a instância máxima de deliberação da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Fenafisco, que organizará o evento em colaboração com o Sindicato dos Auditores Fiscais do Tesouro Estadual do Rio Grande do Norte, Sindifern-RN.

    Mais informações sobre o Conafisco, clique: https://www.conafisco.org.br.

  • PGJ apresenta soluções para otimizar os trabalhos nas promotorias de Garantias

    PGJ apresenta soluções para otimizar os trabalhos nas promotorias de Garantias

    O Ministério Público da Paraíba promoveu, na manhã desta sexta-feira (17/10), uma reunião com os promotores de Justiça que atuam nas Varas Regionais de Garantias, localizadas em João Pessoa e Campina Grande, para avaliar estratégias capazes de atender o pico de volume de trabalho registrado nos últimos meses. Uma das principais medidas que deverá ser adotada em breve é a criação do Núcleo de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP).

    A reunião aconteceu na Sala de Sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, na Capital, e foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans. Participaram a 2ª subprocuradora-geral de Justiça Ana Lúcia Torres de Oliveira; o coordenador do Centro de Apoio Operacional em matéria criminal (CAOCrim), Uirassu de Melo Medeiros; o secretário-geral, João Benjamim Delgado Neto e a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França Cavalcante. 

    Estiveram presentes o 30º promotor de Justiça de João Pessoa, Flávio Wanderley Vasconcellos; o 33º promotor de Justiça de Campina Grande, Glauco Coutinho Nóbrega; o 7º promotor de Justiça de Campina Grande, Ismael Vidal Lacerda; o 55º promotor de Justiça de João Pessoa, Gláucia Maria de Carvalho Xavier; o 57º promotor de Justiça da Capital, Ismânia do Nascimento Nóbrega; o 8º e 9º promotores de Justiça de João Pessoa, Dóris Ayalla Duarte e Ricardo Alex Lins, respectivamente; a 2ª promotora de Justiça auxiliar da Capital, Sandra Regina Paulo Neto; a 61º promotora de Justiça de João Pessoa, Maria Salete Porto, a 36ª promotora de Justiça de João Pessoa, Ivete Leônia Soares e a 4ª promotora de Justiça de Campina Grande, Maria de Lourdes Bezerra.

    Aumento de processos

    De acordo com o procurador-geral de Justiça, um levantamento feito pela Seplag, por meio do Sistema Thoth, confirmou a percepção dos promotores de Justiça das Garantias (que atuam na fase inicial da persecução penal, trabalhando com o inquérito policial até o oferecimento da denúncia), quanto ao aumento no volume de processos, o que tem gerado dificuldades e desafios. 

    Uma das explicações para essa situação foi o incremento realizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, na estruturação dessas Varas, que foram instituídas há menos de um ano no Estado, o que repercutiu no Ministério Público. “A ideia da reunião foi ouvir as necessidades, apoiar os colegas para que a gente possa ter mais efetividade nesse espaço, que é um espaço muito importante. O Ministério Público, como titular da ação penal, tem um papel central na fase investigativa e ele precisa exercê-lo com todas as condições de fazer um bom trabalho. Então, a reunião foi muito importante, com deliberações que vão apoiar e ajudar esse trabalho dos promotores de Justiça”, disse.

    Propostas

    Uma das medidas mais estruturantes em que o MPPB está trabalhando para auxiliar no trabalho dos promotores de Justiça com atribuição criminal é a criação do Núcleo  de ANPP, que será feito por Ato do PGJ. “O Núcleo de ANPPs está em gestação na administração e ajudará todo o Ministério Público, pois otimizará o nosso trabalho. A iniciativa recebeu o apoio dos colegas na reunião de hoje e em breve deverá estar em funcionamento na instituição”, anunciou Quintans. 

    Durante a reunião, os promotores de Justiça falaram das dificuldades que vêm encontrando no exercício da nova atribuição, apresentaram demandas que serão avaliadas pela gestão e  elogiaram a iniciativa do PGJ e do CAOCrim de dar suporte ao trabalho para atender o aumento de processos registrado, principalmente, entre os meses de agosto e setembro deste ano nessas promotorias de Justiça. 

    O PGJ reiterou a importância do diálogo com os membros para a construção de soluções aos problemas e dificuldades enfrentadas no exercício das atribuições ministeriais e disse que essa foi uma das várias reuniões que serão realizadas para avaliar o impacto do novo instituto do Juiz das Garantias no Ministério Público paraibano.

  • TJPB se destaca na Semana de Sustentabilidade com projeto socioambiental

    TJPB se destaca na Semana de Sustentabilidade com projeto socioambiental

    Foto da apresentação de Painel
    João Batista (centro) coordenando uma das plenárias do evento

    O Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA), do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), foi um dos destaques no segundo dia da 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, nesta sexta-feira (17), em João Pessoa. Durante o evento, que reúne equipes de vários tribunais do Nordeste, a equipe do NGSA e do Laboratório de Inovação do TJPB apresentou o painel ‘Trilha Renovar: Sustentabilidade para a Vida’, um projeto que une meio ambiente e inclusão social. 

    O Projeto Trilha Renovar: Sustentabilidade para a Vida é uma iniciativa idealizada pelos Laboratórios de Inovação e Núcleos de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba, do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O projeto conta, ainda, com a parceria do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejure), reforçando o compromisso das instituições com a promoção de práticas sustentáveis, inclusivas e transformadoras.

    Foto do desembargador João Batista Barbosa
    Desembargador João Batista Barbosa

    O vice-presidente do TJPB, desembargador João Batista Barbosa, presidiu o evento. “Se por um lado nós precisamos que a sociedade se desenvolva, que os meios econômicos nos tragam condições de vida melhores, por outro lado não podemos esquecer que este meio de crescimento da sociedade não pode desprezar a sustentabilidade, seja social, seja cultural, seja o meio ambiente, porque ela envolve tudo isso. Não é apenas a gente cuidar das florestas, dos rios e do oceano, é também cuidar da saúde e do bem-estar de todos”, destacou.

    “Aqui tivemos a oportunidade de apresentar apenas um de nossos projetos, mas é uma série de projetos que já estão sendo desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, como também os que estão em desenvolvimento para a aplicação futura”, falou a juíza Lua Yamaoka, coordenadora da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável.

    Foto da equipe do TJPB
    João Batista (Centro) com a equipe do Tribunal de Justiça da PB

    Viviane Santos, membro do Núcleo de Gestão Socioambiental, detalhou o projeto. “É uma grande oportunidade trazer esse projeto e mostrar que é possível fazer uma sustentabilidade, a partir de hoje, com uma visão sistêmica e com o público que hoje tem um estereótipo. É a gente conseguir proporcionar a mudança, a sustentabilidade nada mais é do que proporcionar mudanças e a gente aliar a mudança ambiental com os aspectos sociais é muito gratificante”, explicou.

    Aline Fernandes, do Laboratório de Inovação, apresentou a proposta em parceria com Viviane. “É um projeto voltado para populações vulneráveis, envolvendo um conceito bem amplo de sustentabilidade. Ele aborda quatro trilhas, a social, a econômica, a cultural e a ambiental. Queremos levar populações vulneráveis a caminhar nessa trilha, que é uma trilha que vai oferecer oportunidades deles também se regenerarem, como a imagem da planta se regenerando, florescendo, também essas populações vulneráveis”, concluiu.

    Por Nice Almeida

    Fotos: Ednaldo Araújo