Autor: admin

  • Xuxa Meneghel estrela campanha nacional de multivacinação e mobiliza o país para o Dia D

    Xuxa Meneghel estrela campanha nacional de multivacinação e mobiliza o país para o Dia D

    “De gotinha em gotinha, a gente consegue mudar o mundo.” É com essa mensagem que a apresentadora Xuxa Meneghel, eterna rainha dos baixinhos, estrela a Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde e convida o país a participar, neste sábado (18), do Dia D de mobilização, voltado à vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Neste dia, todas as salas de vacinação estarão abertas. Será o momento ideal para pais e responsáveis atualizarem a caderneta de vacinação dos filhos.

    A campanha segue até o fim de outubro, com todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação sendo disponibilizadas gratuitamente ao público. Entre as prioridades estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo — para pessoas de 12 meses a 59 anos, devido ao surto em países vizinhos e ao risco de reintrodução da doença no Brasil.

    Para facilitar o acesso à informação, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que oferece alertas de próximas doses, lembretes e atualização em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O sistema permite acompanhar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda precisam ser tomadas.

    Desde 2023, o Ministério da Saúde tem intensificado as campanhas de vacinação e retomado grandes mobilizações nacionais. Para incentivar estados e municípios, mais de R$ 150 milhões foram destinados para reforçar a vacinação em todo o Brasil. A campanha deste ano também  reforça uma mensagem importante: “Vacinar é cuidar de quem você ama.”

    Vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do país:

    • BCG
    • Hepatite B
    • Penta (DTP/Hib/HB)
    • Poliomielite inativada
    • Rotavírus
    • Pneumocócica 10-valente (conjugada)
    • Meningocócica C (conjugada) / ACWY (conjugada)
    • Influenza
    • Covid-19
    • Febre amarela
    • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
    • Varicela
    • DTP
    • Hepatite A

    Acesse o vídeo da campanha

    Amanda Milan
    Ministério da Saúde

  • Assembleia aprova projetos de incentivo ao turismo, cultura e empreendedorismo em Sousa

    Assembleia aprova projetos de incentivo ao turismo, cultura e empreendedorismo em Sousa

    Notícias

    Publicado em 16 de outubro de 2025

    A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (16), a 7ª edição da Assembleia Itinerante com a realização da sessão ordinária no município

    de Sousa, Sertão paraibano. Os parlamentares estiveram reunidos no auditório da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Sousa – e, além de ouvir demandas de prefeitos, vereadores e moradores da região, aprovaram projetos que irão melhorar a qualidade de vida do povo sertanejo.

    “É a oportunidade de aproximar o Poder Legislativo do povo. Ouvir os gestores e parlamentares dos municípios, assim como, lideranças políticas para que todos possam expor seus pontos de vista sobre temas específicos da região e de todo o Estado para que, desta forma, a Assembleia siga trabalhando por uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, afirmou o presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino.

    Preocupados com a estiagem na região, os deputados aprovaram também a solicitação feita pelo deputado Chico Mendes, através do Requerimento 25.645/2025, ao Poder Executivo em prol a perfuração e instalação de poços artesianos nos municípios que integram a 10ª região geoadministrativa da Paraíba, sediada em Sousa.

    “Estivemos no Vale do Piancó, passamos por São Bento, onde vários municípios ao seu redor sofrem com a falta de água. Chegou a hora de resolvermos isso de forma definitiva. Nós já temos água em várias regiões, falta apenas investimento na distribuição. Precisamos fazer um trabalho para aproveitar a água, seja para o consumo humano, no agronegócio ou para o consumo animal. O homem do campo precisa ter a garantia que terá água hoje, amanhã e no futuro”, reivindicou o presidente Adriano.

    O deputado Júnior Araújo apresentou o Requerimento 25.694/2025, através do qual solicita a presidenta da Companhia de Habitação Popular da paraíba (Cehap),

    considerar a necessidade de construção de unidades habitacionais através do Programa Parceiro da Habitação no município de Sousa. “Nosso objetivo é reduzir os graves desafios no setor habitacional que ainda assolam milhares de paraibanos, especialmente famílias de baixa renda ou que residam em áreas de risco ou insalubres, atendendo assim ao segmento populacional mais vulnerável e com maior carência por moradia digna”, cobrou o deputado Júnior Araújo.

    CULTURA E TURISMO

    De autoria do deputado Wallber Virgolino, foi aprovado o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba a Expo Sousa, realizada anualmente no mês de julho. De acordo com o PL 4.473/2025, o evento é considerado um dos mais representativos do interior paraibano, reunindo exposições agropecuárias, feiras de negócios, atrações culturais e atividades voltadas ao fortalecimento da economia regional. “A Expo Sousa atrai milhares de visitantes, movimentando setores da economia e da cultura. Reconhecer a Expo Sousa como Patrimônio Cultural Imaterial significa garantir a valorização e a preservação dessa expressão coletiva, que faz parte da história e da construção da identidade do povo sousense e paraibano”, justificou Wallber.

    O Santuário Frei Damião, construído em 1974, também teve o seu reconhecimento como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial paraibano aprovado. A proposta foi apresentada pelo deputado Felipe Leitão. “Trata-se de um local de peregrinação, missas, procissões e agradecimento a graças alcançadas. Um local de fé. Mais de 10 mil fiéis passam por este santuário todos os meses para participar de uma programação extensa. O Santuário de Frei Damião tornou-se uma rota para o turismo religioso”, argumentou Leitão.

    O Poder Legislativo estadual, através das sessões itinerantes, se instalou no município de Sousa após passar pelas cidades de Campina Grande, Guarabira, Patos, Itaporanga, Piancó e São Bento.

    Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

    Multimídia

    Imagens em alta resolução

    ff6dd366-3845-4f1e-82a0-0bfcb05588e6 6d8c2c13-4060-463e-b38f-71d6cb7d0bde ef311493-92fe-4a7e-978c-07a65da5a73f

    ≪ Voltar para a Agência de Notícias

  • Juízas e juízes temporários são convocados para a Segunda Seção do STJ Última atualização: 16/10/2025 às 13:29:00

    Juízas e juízes federais e de Direito interessados em atuar, de forma temporária e excepcional, no apoio aos gabinetes da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderão se candidatar, entre os dias 20 e 24/10, a uma das vagas. É necessário ter experiência no julgamento de questões de Direito Privado (Cível), além de preencher os requisitos do edital. 

    O chamamento público visa ao preenchimento de 30 vagas disponíveis no momento e daquelas que abrirem durante a vigência do auxílio, pelo prazo de seis meses, prorrogável por uma única vez.

    Interessados(as) deverão enviar currículo resumido para o e-mail auxiliares.temporarios4@stj.jus.br. As juízas e os juízes habilitados(as) e eventualmente selecionados(as) serão contatados(as) por telefone ou por e-mail e serão chamados(as) conforme a necessidade dos gabinetes, durante o prazo de vigência do auxílio temporário.

    A seleção dos(as) inscritos(as) será feita pela Presidência do STJ, que observará a paridade de gênero, a proporcionalidade entre as regiões do país e a representatividade das magistraturas federal e estadual. Em seguida, a listagem ficará à disposição dos gabinetes dos ministros da Segunda Seção para a designação dos escolhidos.

    Confira a íntegra do Edital STJ/GP N. 12:

    Por: Divisão de Comunicação Social TFR5

  • Esma e Aemp promovem evento com crianças de projetos sociais de Santa Rita

    -
    Crianças dos Projetos Legal e Aquarela recepcionados na Esma

    Uma apresentação inspirada no filme ‘Moana – um  mar de aventuras’ ficará na memória de 204 crianças que estiveram na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB). Elas fazem parte dos Projetos Legal e Aquarela, que são ligados ao Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero. A ação foi realizada em parceria com a Esma, Tribunal de Justiça da Paraíba e Aemp (Associação das Esposas de Magistrados e Magistradas da Paraíba).

    As crianças foram recepcionadas pela equipe da Esma, assistiram ao filme e a uma encenação feita por servidores caracterizados dos personagens de Moana. Em seguida receberam um lanche e uma sacolinha de guloseimas.

    -
    O desembargador Joás de Brito participou da comemoração

    “Foi um momento muito especial, quando tivemos a oportunidade de oferecer um dia diferente para as crianças e adolescentes que fazem parte dos maravilhosos projetos sociais do Padre Xavier Paulillo e tivemos a chance de receber todos com muito carinho e amor. A equipe da Esma está de parabéns pela bela iniciativa”, declarou o diretor da Esma, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que interrompeu as férias para participar da apresentação.

    A diretora adjunta, juíza Antonieta Maroja, destacou a importância do Projeto Cinema na Escola, da Coordenação de Extensão e Pesquisa, que tem à frente a juíza Leila Cristiane, e contou com a empolgação de toda a equipe da Esma para transformar o que seria a exibição de um filme em um dia mágico. “A equipe deu asas à imaginação das crianças e adolescentes que encheram a nossa escola de vida e alegria. Através das servidoras Daiane Firino, Bianca Nóbrega e Vânia, e do servidor Rodrigo Veras, parabenizo e agradeço a cada servidor e servidora, terceirizado e terceirizada que se desdobrou e contribuiu para que esta não fosse uma ação apenas pedagógica, mas também amorosa e transformadora”, observou.

    -
    Nalva Coutinho, Leila Cristiane, Daiane Firino, Gisele Barros e o padre Xavier

    A presidente da Aemp, Nalva Coutinho, parabenizou toda a equipe da Esma pelo engajamento e organização “nos mínimos detalhes” para proporcionar um  momento de lazer e descontração na rotina das crianças em comemoração ao dia delas. “A Aemp abraçou esse projeto que traz esperança para esses adolescentes. O pouco que fizemos somado ao pouco que outros fizeram virou um muito, assim, a ajuda proporcionou um sentimento de muito prazer. Olhar cada criança, cada adolescente presente e ver um brilho nos olhos é um sentimento maravilhoso e traz muita gratidão. Espero que tenha ficado nelas a mensagem de que podem ir sempre além, só depende delas”.

    A gerente da Esma (administrativo e financeiro), Gisele Barros, ressaltou que foi com muita alegria e amor que a equipe preparou uma programação especial para receber as crianças. “Posso dizer que valeu a pena cada momento só pela emoção que pudemos ver nos olhos delas. Esse resultado só foi possível graças ao empenho, ao carinho e ao engajamento de toda a equipe da Esma, que se uniu com dedicação e entusiasmo para transformar essa ação em um momento inesquecível de acolhimento e alegria”, afirmou.

    O Padre  Xavier Paulillo é um  missionário que  atua nos bairros de Marcos Moura e Várzea Nova, em Santa Rita, com o Projeto Legal, que atende 160 crianças no Marcos Moura, o Projeto Aquarela que atende 80 crianças em Várzea Nova e ainda o Projeto Me Leva que atende a 250 jovens e adolescentes nos dois bairros.

    “A visita à Esma faz parte de uma programação que começou no dia 1º de outubro levando as crianças a eventos de lazer que elas não têm possibilidades de ter com suas famílias. São crianças que não têm possibilidades de conhecer além de seu território, então nós organizamos passeios para elas conhecerem instituições, a cultura, a Paraíba”, afirmou o missionário.

    A coordenadora do Projeto legal, Verônica Santos, agradeceu a recepção da Esma. “Tivemos uma acolhida fantástica, estão todos eufóricos e com certeza isso ficará na memória afetiva da nossa meninada”, disse. E a coordenadora do Projeto Aquarela, Marta Souza, também expressou seu agradecimento. “Estamos muito felizes, agradecendo este espaço que hoje a gente pode mostrar para nossas crianças, novos espaços onde eles nunca tiveram oportunidade de chegar,  então a gente agradece em nome de todos que contribuíram para este momento”.

    Por Walquiria Maria

     

  • Ato Conjunto define feriados do Judiciário, MP e Defensoria para 2026

    Foi publicado no Diário da Justiça eletrônico desta quinta-feira (16) o Ato Conjunto nº 04/2025, que estabelece a escala de feriados e pontos facultativos no âmbito do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública da Paraíba para o exercício do ano de 2026.

    O documento é assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, pelo procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, e pela defensora pública geral do Estado, Maria Madalena Abrantes Silva.

    A publicação, feita de forma antecipada, tem o objetivo de beneficiar os jurisdicionados e os advogados, permitindo melhor planejamento das atividades e prazos processuais ao longo do próximo ano.

    Consulte aqui o Ato Conjunto nº 04/2025.

    Por Lenilson Guedes

     

  • Assessores de juízes de 1º Grau passam por formação para atuar nas unidades judiciais

    Esma_Treinamento_novo_Assessores_de_juizes_de_1o_Grau_16_10_2025_14.jpg

    -

    Fred Coutinho recepcionou novos assessores durante formação

    Mais de 50 novos assessores de juízes de 1º Grau estão passando por uma formação na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma) nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17). O programa de capacitação empregado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) busca integrar os profissionais recém-chegados à dinâmica do Poder Judiciário, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre o funcionamento das unidades judiciais.

    A iniciativa também enfatiza valores como ética, responsabilidade e linguagem simples na comunicação judicial. “A ideia de trazer para a Esma é fazer um acolhimento, mas com treinamento. Mostrar a realidade que cada um vai enfrentar para não chegar de forma tão desconhecida nesse mundo. Saber sobre movimentações processuais, decisões, despachos, rede profissional. Nossa preocupação foi no sentido de oportunizar melhores e maiores esclarecimentos da nova vida dessa turma que está chegando”, colocou o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.

    Esma_Treinamento_novo_Assessores_de_juizes_de_1o_Grau_16_10_2025_70.jpg

    -

    Juiz Fábio Araújo: orientações para bom desempenho

    O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio Araújo, informou que a proposta é repassar aos assessores o máximo de informações essenciais para o bom desempenho da atividade. “A gente preparou uma programação que conta com exposições em que a gente faz um repasse de informações a respeito da realidade do Judiciário, dos nossos sistemas, de como movimentar os nossos dados, e assim auxiliar adequadamente os magistrados. A ideia é que eles possam, já na segunda-feira, estar assessorando adequadamente esses magistrados, se juntando a um time de assessores já existentes”, esclareceu.

    Daiane Firino, coordenadora pedagógica da Esma, informou que a programação une teoria e prática. “Eles terão esses momentos em que vão misturar teoria e prática. Vamos ter plantões após esse período para que eles consigam trazer as dúvidas que tiveram quando forem colocar essas questões em prática no seu dia a dia. A gente pretende que essa formação realmente ajude muito a todos eles nesse processo de início na assessoria do 1º Grau”, afirmou.

    Por Nice Almeida

     

  • Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário será aberta com plantio de árvores nesta quinta-feira

    Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário será aberta com plantio de árvores nesta quinta-feira

    -
    Trilha Renovar: Sustentabilidade para a Vida

    A 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste – será aberta nesta quinta-feira (16), às 15h, no Tribunal Regional do Trabalho, e segue até a sexta-feira (17). A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reunirá os principais tribunais do Estado em organização conjunta: o TRT da Paraíba (13ª Região), sede do evento; o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Justiça Federal.

    A programação do evento conta com palestra, audiência pública e painéis onde serão abordados temas como o que será apresentado pela equipe do Núcleo de Gestão Socioambiental (NGSA), do TJPB, ‘Trilha Renovar: Sustentabilidade para a Vida’. O painel vai ser apresentado pelas servidoras Viviane dos Santos Sousa e Aline Fernandes da Nóbrega.

    “Ao unirmos a Justiça, demais órgãos públicos, academia, indústria e o terceiro setor neste diálogo sobre  responsabilidade socioambiental, descarbonização de processos, gestão de emissões de gases de efeito estufa, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Política Nacional para o Clima, estamos reafirmando o compromisso inegociável do Poder Judiciário com a responsabilidade socioambiental e a construção de um futuro mais justo e descarbonizado para o nosso planeta”, enfatizou a juíza Lua Yamaoka, coordenadora da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável.

    O evento começa às 15h, na sede do TRT – 13ª região, com uma ação para o plantio de mudas de árvores envolvendo a participação das autoridades. Já a abertura oficial dos trabalhos está prevista para 17h, no auditório principal do Fórum Maximiano Figueiredo do TRT, localizado na Rua Aviador Mário Vieira de Melo, 1440, bairro João Agripino.

    Na sequência, às 19h, será realizada a audiência pública do setor privado, setor público e terceiro setor sobre boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). O segundo dia é destinado à apresentação dos painéis.

    Por Nice Almeida

    Arte Jandi Soars

     

  • Agora Tem Especialistas lança novas carretas da saúde da mulher com oferta de exames e diagnóstico de câncer para quatro estados

    Agora Tem Especialistas lança novas carretas da saúde da mulher com oferta de exames e diagnóstico de câncer para quatro estados

    Com mais seis carretas da saúde da mulher, o programa Agora Tem Especialistas amplia a oferta de consultas, exames, biópsias e diagnósticos de câncer de mama e de colo de útero para pacientes do SUS que estavam à espera de atendimento. Nesta sexta-feira (17), municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Paraná e Rondônia recebem as novas unidades móveis de atendimento especializado, que integram as 28 carretas disponibilizadas pelo programa do governo federal neste Outubro Rosa. Elas levarão mais de 130 mil procedimentos a regiões com vazios assistenciais em 22 unidades federativas. 

    Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mamao que mais mata mulheres no Brasil e o de colo de útero o quarto que mais leva a óbitos, a oferta do atendimento nas carretas é realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS). Para essa ação, foram investidos R$ 18,9 milhões em recursos federais. Contudo, a definição e o agendamento das pacientes a serem atendidas nas unidades móveis são realizados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que observam os critérios definidos em suas centrais de regulação.  

    Nosso compromisso é levar resultados concretos para todos os brasileiros, em todas as regiões do país, sem exceção.  Por isso, com as carretas do Agora Tem Especialistas, demos um novo passo nessa jornada, levando atendimento até onde a população está.  Neste Outubro Rosa, 42,5 mil pacientes do SUS serão atendidas dentro das unidades móveis, totalmente estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais, destacou o secretário executivo e ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda.  

    As novas carretas, que a partir desta sexta-feira (17) reforçam o atendimento pelo programa, começam a atuar em Russas (CE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Patos (PB), Arapongas (PR) e Porto Velho (RO). Elas se somam a outras 15 que, desde o último dia 10 de outubro, estão funcionando em 13 estados nos municípios de Humaitá (AM), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Senhor do Bonfim (BA), Japeri (RJ), Garanhuns (PE) e Goiânia (GO). 

    Na próxima semana, mais sete carretas da saúde da mulher devem ampliar a oferta de atendimentos em outros municípios brasileiros pelo programa Agora Tem Especialistas 

    Saúde especializada para todos 

    Equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado estão preparadas para atender as pacientes do SUS nas carretas da saúde da mulher. Para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, estão disponíveis mamografia e ultrassonografia mamária bilateral; punção de mama por agulha grossa; biópsia/exérese de nódulo de mama; e exame anatomopatológico de mama. Já os procedimentos para rastreamento de câncer de colo do útero, as unidades contam com colposcopia; biópsias e exames anatomopatológicos; procedimentos terapêuticos; entre outros. E para a saúde ginecológica de modo geral, as mulheres têm à disposição ultrassonografia transvaginal e pélvica.   

    O consultório ginecológico das carretas do Agora Tem Especialistas também conta com ambiente climatizado destinado à realização de atendimentos clínicos e procedimentos de diagnóstico; sala de espera externa em tenda climatizada, com capacidade para, no mínimo, 60 pessoas sentadas simultaneamente, TV de 42 polegadas, além de bebedouro com fornecimento de água potável. As carretas têm, ainda, sala de pequenos procedimentos ambulatoriais, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.  

    Ações para aumentar a capacidade de atendimento do SUS  

    O programa prevê o total de 150 carretas circulando por todo o país até 2026. Essa iniciativa integra os dez eixos do Agora Tem Especialistas, que tem como estratégia central a mobilização de toda a estrutura de saúde do Brasil, a pública e a privada. Além das carretas, estão em andamento outras iniciativas que buscam aumentar a capacidade de o SUS atender a população.   

    Entre elas, destacam-se o reforço de 320 novos médicos especialistas que já estão atendendo a rede pública em 156 municípios (mais profissionais devem atender pelo programa por meio de edital que está aberto); a realização de mutirões com mais de 65,5 mil consultas, exames e cirurgias realizados neste ano (novos mutirões estão previstos); o lançamento do Super Centro para Diagnóstico de Câncer e a aquisição de novos aceleradores lineares, equipamentos usados para tratar a doença (no total, 121 devem ser entregues até o final do próximo ano); a adesão de hospitais privados e filantrópicos para ampliar o atendimento na rede pública; entre outras ações.   

    Talita de Souza 
    Ministério da Saúde 

  • Sífilis tem cura: Ministério da Saúde lança campanha nacional e país registra queda de casos

    Sífilis tem cura: Ministério da Saúde lança campanha nacional e país registra queda de casos

    O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (16), a Campanha Nacional de Enfrentamento à Sífilis, com o tema “Sífilis tem cura – Faça o teste, trate-se e previna-se”. A mobilização reforça a importância da prevenção, testagem, diagnóstico e tratamento, todos disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

    Junto à campanha, foi divulgado o Boletim Epidemiológico de Sífilis 2025, que aponta redução dos casos em todo o país. Nos últimos três anos, o Brasil registrou 2.093 casos a menos da doença. O boletim também indica estabilidade nas taxas de detecção de sífilis adquirida e em gestantes, sinalizando um controle progressivo da infecção em nível nacional.

    Em 2024, foram notificados 256 mil casos de sífilis adquirida, 89 mil em gestantes e 24 mil casos de sífilis congênita, com 183 óbitos. Apesar dos números expressivos, os dados mostram avanços significativos, resultado do trabalho integrado entre vigilância, atenção primária, maternidades, estados e municípios, além da mobilização da sociedade civil, profissionais de saúde e comunidade científica.

    “A sífilis é uma infecção prevenível, tratável e curável. O desafio é garantir o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, especialmente entre gestantes durante o pré-natal. Os dados mostram que estamos avançando e que o trabalho conjunto está salvando vidas”, destaca Pâmela Cristina Gaspar, coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

    A campanha tem como público principal jovens de 15 a 30 anos, gestantes e suas parcerias sexuais, e utiliza linguagem leve e acessível para incentivar o autocuidado e a prevenção. A iniciativa acontece em um momento estratégico, marcando o Outubro Verde, mês dedicado à mobilização nacional pela prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis.

    Durante todo o mês, o Ministério promove webinários abertos ao público, sempre às quartas-feiras, a partir das 10h30, abordando temas como diagnóstico, manejo clínico, prevenção e vigilância. Todas as transmissões ficam disponíveis para acesso.

    Ações de controle já adotadas no Brasil

    Para ampliar o diagnóstico, o Ministério da Saúde expandiu o acesso ao Teste Rápido Combo HIV/Sífilis, que identifica simultaneamente as duas infecções. Em 2025, a oferta aumentou em mais de 40%, totalizando 6,5 milhões de unidades, com investimento de R$ 9,2 milhões. O exame é simples, rápido e gratuito, e permite o início imediato do tratamento — essencial para interromper a transmissão, inclusive durante a gestação.

    Outras iniciativas, como o Programa Brasil Saudável e o Pacto Nacional pela Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis, Hepatite B e Doença de Chagas, reforçam o compromisso do país em eliminar a sífilis congênita até 2030.

    Por meio da Certificação da Eliminação e do Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, já foram reconhecidos 71 municípios, sendo 13 com selo bronze, 45 com selo prata, 10 com selo ouro e 3 com a certificação de eliminação da sífilis congênita.

    Conheça a campanha

    Acesse o Boletim Epidemiológico de Sífilis 2025 

    João Moraes
    Ministério da Saúde

  • Em Caaporã: MPPB obtém condenação por homicídio qualificado e corrupção de menor

    Em Caaporã: MPPB obtém condenação por homicídio qualificado e corrupção de menor

    O Ministério Público da Paraíba obteve a condenação de Deyvison de Oliveira Ramos  a mais de 24 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado e por corrupção de menores. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (15/10) no Tribunal do Júri de Caaporã e o MPPB foi representado pelo Promotor de Justiça Ítalo Mácio de Oliveira Sousa.

    Conforme a denúncia do MPPB, no dia 27 de maio de 2021, por volta das 16h30, nas imediações da Vila José Maria Ribeiro, no município de Pitimbu, em concurso e unidade de desígnios, com a colaboração de um adolescente, o réu assassinou a vítima Izaias Neto Rocha de Lima Júnior, sem lhe oportunizar defesa e por motivo fútil.

    De acordo com o MPPB, a vítima no dia, horário e local do crime, logo que saiu da casa de sua mãe para retornar à sua residência, onde ia fazer a festa de aniversário de sua filha, foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo desferidos pelo réu e pelo adolescente. O crime foi decorrente de disputa entre facções criminosas. 

    O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese do Ministério Público reconhecendo que o réu cometeu homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e sem possibilidade de defesa à vítima) e corrupção de menor. O juiz Anderley Ferreira Marques sentenciou o réu a 23 anos de reclusão pelo homicídio e a um ano, nove meses e dez dias pelo crime de corrupção de menores.