Blog

  • No Amapá, Ministério da Saúde amplia acesso à Atenção Primária com inauguração de UBSI

    O Ministério da Saúde inaugurou mais uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) no município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá (AP). Da prevenção ao tratamento, a unidade reforça o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), amplia a capacidade de atendimento e assegura cuidado integral a indígenas da região. A iniciativa contou com investimento federal de aproximadamente R$ 1 milhão.

    Com a expectativa de atender 77 habitantes, a UBSI beneficiará tanto os povos da Terra Indígena Galibi quanto moradores não indígenas que vivem no território. A população terá acesso a serviços multiprofissionais com acompanhamento de médicos, enfermeiros e técnicos, além de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). O Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (DSEI-AMP) será o polo responsável pela administração da unidade.

    Foto: Distrito Sanitário/ Amapá
    Foto: Distrito Sanitário/ Amapá

    Na cerimônia de lançamento, no dia 26/3, a coordenadora do DSEI-AMP, Simone Karipuna, destacou que, mais do que uma nova estrutura física, a iniciativa é reflexo da missão de ampliar a qualidade do atendimento e garantir que o cuidado chegue cada vez mais perto das comunidades.

    “Fortalecer a saúde no território significa garantir acesso, presença institucional e valorização das culturas e saberes tradicionais. Sabemos que a força do movimento, o trabalho coletivo, o controle social e a escuta ativa de quem conhece a realidade indígena permitiram essa entrega”, enfatizou Simone.

    Cuidado e acolhimento

    Outro avanço para o município será a construção de uma nova sede da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI). Nessa segunda-feira (30), foi lançada a pedra fundamental para marcar oficialmente o início das obras.

    O estabelecimento oferecerá alojamento, alimentação, transporte e suporte para pacientes indígenas e acompanhantes que necessitarem de tratamento de média e alta complexidade fora das aldeias.

    Rayane Bueno
    Ministério da Saúde

  • Abertura da IV Semana Regional de Conciliação e Cidadania e da II Semana Nacional de Saúde será realizada no dia 06/04  
		Última atualização:  31/03/2026 às 14:46:00

    Abertura da IV Semana Regional de Conciliação e Cidadania e da II Semana Nacional de Saúde será realizada no dia 06/04 Última atualização: 31/03/2026 às 14:46:00

    A Corregedoria-Regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) e o Comitê Gestor de Atenção à Saúde, em parceria com o TRFMED, promovem, no período de 6 a 10 de abril, a IV Semana Regional de Conciliação e Cidadania e a II Semana Nacional da Saúde. A abertura da programação de ambos os eventos será no dia 6/04, a partir das 9h, no Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, com transmissão ao vivo através do canal do TRF5 no YouTube.  

    A cerimônia de abertura será conduzida pelo desembargador federal Rodrigo Tenório (presencialmente) e pelo corregedor-regional da JF5, desembargador federal Leonardo Resende (de forma virtual). Em seguida, acontece uma palestra magna com o médico Fábio Ferreira de Moura, que falará sobre o tema “Em tempos de canetas emagrecedoras, implantes hormonais, soros e vitaminas: a invasão da medicina baseada em faturamento”. 

    Programas e iniciativas na área de saúde 

    A programação segue com o painel “Programas e Iniciativas em Saúde”, apresentado pela diretora executiva do Programa de Autogestão em Saúde da Justiça Federal da 5ª Região (TRFMED), Juliene Gama Tenório, pela diretora do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5, Sarah Leite, e pela médica cardiologista do NAS, Catarina Guerra.  Juliene falará sobre a política de reembolsos e funcionamento do TRFMED, enquanto as representantes do setor médico explicarão sobre a programação da Semana da Saúde na Corte. 

    Parcerias institucionais 

    Durante o evento, também haverá a apresentação sobre as funcionalidades e os benefícios da plataforma WEPPO e apresentação da parceria institucional e dos serviços disponibilizados pela rede integrada de cuidados em saúde e hospitais Rede D’Or. O público vai conferir, ainda, o painel “Saúde Pública e Mediação”, com a advogada da União e coordenadora regional de Saúde Pública da PRU5/AGU, Maria Heloisa de Sena Pinheiro. 

    Giro na 5ª Região 

    A programação se encerra com a exibição de vídeo sobre os eventos a serem realizados nas seis Seções Judiciárias vinculadas ao TRF5 (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), através dos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) da 5ª Região. A dinâmica contará com a participação dos coordenadores dos CEJUSCs e dos gestores locais de saúde de cada Seccional. 

    Ações no TRF5 

    No dia 8/04, várias ações de cidadania serão realizadas no TRF5. Com o apoio e a parceria de diversas instituições, a Corregedoria-Regional organizou uma programação para oferecer serviços como testes rápidos de glicose, massagem, corte de cabelo, emissão de RG e registro de nascimento, vacinas, orientações nutricionais, entre outros. Os atendimentos serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social que residem em comunidades no entorno do TRF5.   

    Além disso, a Corregedoria também realizará audiência de conciliação em matéria de saúde.

    Confira a programação completa dos serviços que serão oferecidos pelo TRF5 durante a IV Semana Regional de Conciliação e Cidadania

    Semana Nacional da Saúde 

    Instituída pela Resolução nº 107/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional da Saúde visa a promover ações integradas entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, bem como entre entidades públicas e privadas que atuam na área da saúde. 

    Para isso, o Comitê Gestor de Atenção à Saúde, o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5 e o TRFMED trabalharam em conjunto para oferecer alguns serviços de saúde para magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as). Serão realizadas ações de triagem para glaucoma, vacinação, rastreio de câncer bucal, entre outras. 

    Clique aqui e confira os serviços que serão oferecidos.  

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Justiça Federal da 5ª Região promove IV Semana Regional de Conciliação e Cidadania e II Semana Nacional da Saúde Última atualização: 31/03/2026 às 14:49:00

    A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) realiza, entre os dias 6 e 10 de abril, dois eventos simultâneos, ambos com foco nos serviços oferecidos a cidadão e cidadãs: a IV Semana Regional de Conciliação e Cidadania e a II Semana Nacional de Saúde. Em mais uma edição dos eventos, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, através da Corregedoria-Regional, do Comitê Gestor de Atenção à Saúde e do TRFMED, e as Seções Judiciárias vinculadas abrem suas portas para a sociedade e intensificam as ações para reforçar que Justiça não se faz somente com processos e julgamentos: também é cidadania, saúde, acolhimento e inclusão.  

    A abertura das atividades será no dia 6/04, a partir das 9h, no auditório do Pleno do TRF5. A solenidade será conduzida pelo desembargador federal Rodrigo Tenório (presencialmente) e pelo corregedor-regional da JF5, desembargador federal Leonardo Resende (de forma virtual). A programação contará com uma palestra ministrada pelo médico Fábio Moura sobre canetas emagrecedoras. Também serão realizados painéis sobre saúde pública e mediação, bem como sobre os programas do TRFMED (plano de saúde próprio da JF5) e as ações de saúde que serão realizadas durante os dois eventos.  

    Todas as pessoas que integram a 5ª Região podem participar das atividades da abertura, seja presencial ou remotamente. O evento contará com transmissão ao vivo, através do canal do TRF5 YouTube. 

    Confira mais detalhes sobre a abertura da IV Semana Regional de Conciliação e Cidadania.

    Ações de cidadania 

    No dia 8/04, várias ações de cidadania serão realizadas no TRF5. Com o apoio e parceria de diversas instituições, a Corregedoria-Regional organizou uma programação para oferecer serviços como: 

    – Testes rápidos de glicose 

    – orientação nutricional  

    – corte de cabelo  

    – massagem  

    – consulta e atermação com apoio da DPE/PE e DPU 

    – emissão de RG, registro de nascimento, casamento e óbito, abertura, desbloqueio e mudança de nível do Gov.br, Portal Conecta  

    – triagem de catarata 

    – vacinas da campanha, verificação de caderneta vacinal, orientações sobre o acesso aos serviços de saúde no território, ações de controle de arboviroses, orientações sobre controle de pragas urbanas e ambientais  

    Com exceção da triagem de catarata, que já contou com um cadastramento prévio, todos os demais serviços estarão disponíveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social que residam em comunidades no entorno do TRF5.  

    Os atendimentos ocorrerão no estacionamento do edifício-sede do Tribunal, ao lado do Espaço ComViver.  

    A Corregedoria, promoverá, ainda, audiência de conciliação em matérias de saúde.

    Semana Nacional da Saúde 

    Em paralelo à IV Semana Regional de Conciliação e Cidadania, a JF5 também realizará a Semana Nacional da Saúde, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é promover ações integradas entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, bem como entre entidades públicas e privadas que atuam na área da saúde. 

    Para isso, o Comitê Gestor de Atenção à Saúde, o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5 e o TRFMED trabalharam em conjunto, para oferecer alguns serviços de saúde para magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as). Confira: 

    Triagem para glaucoma e avaliação de pressão ocular 

    Local: NAS / TRF5 

    Período: 06/04/2026 

    Horário: das 9h às 16h 

    Público-alvo: magistrados, servidores e(as) terceirizados(as) 

    É necessário inscrição prévia no NAS/TRF5, através do telefone (81) 3425.9296 ou WhatsApp (81) 99170.7397 

    Campanha de Vacinação 

    Serão disponibilizadas as seguintes vacinas: VSR, Shingrix, influenza tetravalente, pneumococos 20. 

    Local: NAS / TRF5  

    Período: 08/04/2026 

    Horário: das 9h às 17h 

    Público-alvo: magistrados(as) e servidores(as) 

    É necessário inscrição prévia no NAS/TRF5, através do telefone (81) 3425.9296 ou WhatsApp (81) 99170.7397. 

    Triagem de Hipertensão e Diabetes 

    Local: Estacionamento / TRF5  

    Data/Período: 08/04/2026 

    Horário: das 9h às 12h 

    Público-alvo: magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e público externo da comunidade do Pilar. 

    Rastreio de Câncer Bucal 

    Os odontólogos do NAS/TRF5 farão a avaliação odontológica, incluindo lesões suspeitas de câncer bucal 

    Local: NAS / TRF5  

    Período: 07 a 10/04/2026 

    Horário: a partir das 9h

    Público-alvo: terceirizados(as)          

    É necessário inscrição prévia no NAS/TRF5, através do telefone (81) 3425.9278 ou WhatsApp (81) 99170.9978 

    As ações contam com o apoio do Grau Técnico, da Defensoria Pública Estadual (DPE/PE), da Defensoria Pública da UNião (DPU), do Expresso cidadão, da Fundação Altino Ventura e da Secretaria Municipal de Saúde 

     

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Audiência de conciliação avança na análise sobre destinação de imóveis no Ceará Última atualização: 31/03/2026 às 16:01:00

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 realizou, no último dia 27/03, a segunda audiência de conciliação em ação que trata de conflito fundiário urbano coletivo envolvendo mais de 160 famílias ocupantes de imóveis localizados no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza (CE). A área, conhecida como “Comunidade dos Sete Prédios”, integra conjunto habitacional anteriormente cedido ao Governo do Estado do Ceará pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que posteriormente requereu o retorno da posse dos imóveis à autarquia federal.

    A sessão foi conduzida pelo corregedor-regional e coordenador do Gabinete de Conciliação da 5ª Região, desembargador federal Leonardo Resende, e contou com a participação da Comissão Regional de Soluções Fundiárias da 5ª Região, além de representantes da Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), da Defensoria Pública da União (DPU), da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), da Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE), do INSS e da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH).

    Durante a audiência, Resende destacou que a condução do caso ocorrerá em regime de cooperação entre o Gabinete de Conciliação e a Comissão Regional de Soluções Fundiárias, com o objetivo de construir uma solução consensual para o conflito. Na ocasião, também foi apresentado um balanço das medidas já adotadas, entre elas o cadastramento das famílias ocupantes, realizado com o apoio da DPCE.

    Por meio do Núcleo de Habitação e Moradia (NUHAM), a DPCE elaborou relatórios de natureza social, técnica e de perfil socioeconômico da comunidade, com o objetivo de subsidiar a compreensão da realidade local e das condições das famílias residentes.

    Diante da preocupação quanto à segurança de intervenções estruturais realizadas nos imóveis, como ampliações irregulares, ficou determinada a elaboração de documentos técnicos para avaliar as condições das edificações e identificar eventuais necessidades de obras emergenciais. Como encaminhamento, também foi definida a criação de uma comissão responsável pela elaboração de minuta de protocolo de intenções e de eventual acordo entre as partes. Nova audiência será agendada para a continuidade das tratativas.

    O corregedor-regional destacou que a conciliação em conflitos fundiários coletivos revela-se essencial para a construção de soluções equilibradas, capazes de harmonizar o direito à moradia com a observância da legalidade e da função social da propriedade. “Ao privilegiar o diálogo institucional e a participação dos diversos órgãos envolvidos, o procedimento conciliatório contribui para a redução da litigiosidade, a promoção da pacificação social e a busca de encaminhamentos mais céleres, efetivos e sensíveis à realidade das famílias afetadas”, finalizou.

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • JF5 realiza webinário sobre o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero Última atualização: 30/03/2026 às 19:36:00

    A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) realizou, nesta segunda-feira (30/03), mais um webinário do projeto “Justiça Além do Gênero” e, desta vez, o debate girou em torno do Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero. O documento, que foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em março de 2021 e tornou-se de aplicação obrigatória dois anos depois, foi descrito como uma “lente” especial para auxiliar magistradas e magistrados a conduzirem um julgamento com um olhar mais atento às diferentes necessidades e realidades de todas as partes envolvidas no curso do processo. 

    A diretora da Divisão de Desenvolvimento Humanos do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, Isaura Rodrigues, apresentou as participantes do debate, que foi mediado pela desembargadora federal Cibele Benevides e teve como convidadas as juízas federais Liz Azevedo e Ara Cárita, ambas da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE).  

    Cibele Benevides abriu o webinário e falou sobre o projeto “Justiça Além do Gênero”, equidade no Poder Judiciário brasileiro e sobre as resoluções do CNJ que tratam do tema. Para ela, é preciso ampliar o quantitativo de mulheres nos espaços de poder. “A necessidade de mulheres ocupando mais espaços de poder é uma demanda que vem desde a constatação da Organização das Nações Unidas (ONU), ao prever que só vai existir desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e real igualdade quando se cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da ONU, que visa a equidade de gênero até 2030, com as mulheres ocupando os espaços de poder no 50-50 (50% homens e 50% mulheres)” 

    Em seguida, Liz Azevedo, que integrou a Ajufe Mulheres (iniciativa da Associação dos Juízes Federais do Brasil – Ajufe) fez um resgate histórico da construção do Protocolo. Segundo ela, antes da elaboração do documento, a instituição da Política de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário foi um grande marco e incentivo para a publicação do Protocolo. A magistrada alertou que a pouca representatividade feminina é uma questão global, mesmo com dados apontando que as mulheres correspondem a mais de 50% da população mundial. 

    Segundo Azevedo, nem sempre a norma é neutra. “É preciso que nós mantenhamos esse juízo crítico, esse olhar cuidadoso, para saber se aquela norma que incide em um caso concreto pode ser uma norma enviesada; a aplicação que está sendo dada a ela pode ser uma aplicação enviesada; a interpretação pode ser enviesada, na medida em que ela é fruto de uma construção muito específica, feita por homens brancos, heterossexuais que, por mais que queiram, não têm como contemplar visões de mundo que não são deles, experiências que eles não passaram”.  

    A magistrada também explicou que o Protocolo é dividido em, basicamente, duas partes: uma que explica o contexto, apresenta dados e esclarece sobre a diferença de gênero, e outra com um passo a passo para aplicar o Protocolo. Liz também destacou que o documento pode ser aplicado não somente às partes do processo, mas a todas as pessoas envolvidas nele. 

    Se de um lado a juíza federal Liz Azevedo falou do lugar de quem participou desde o princípio da evolução do tema dentro do Judiciário, a juíza federal Ara Cárita contribuiu com o olhar de quem vem, aos poucos, integrando o Protocolo às decisões judiciais diárias. A magistrada vem se aprofundando no tema e, agora, percebe que é fundamental que o documento seja de conhecimento de todos os magistrados e magistradas. “Todos nós temos que assumir como responsabilidade ser esse convite que provoca o colega do lado a estudar, a sair da sua zona de conforto e tentar trazer o Protocolo da teoria para a realidade, para o nosso dia a dia do trabalho”, pontuou. 

    A vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Joana Carolina, também acompanhou o debate. A magistrada, que coordenada o Comitê de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário do TRF5, revelou preocupação com as reações à luta pela equidade, envolvendo, muitas vezes, grupos de jovens. “Vemos um efeito backlash. Com o crescimento do discurso pela igualdade de gênero, vemos uma reação oposta daqueles que não só são contra o discurso, mas passam a criar preconceitos pelas próprias mulheres. É uma triste constatação, vemos muitos adolescentes aderindo a esses canais extremamente nocivos. Temos que ter cuidado e atenção com os que estiverem no nosso círculo de convivência, para evitar o ingresso e participação nesses grupos perversos”.  

    Projeto Justiça Além do Gênero 

    O ciclo de webinários do projeto “Justiça Além do Gênero” integra as iniciativas da JF5 voltadas à promoção da igualdade de gênero e da justiça social, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo CNJ. Foi desenvolvido em parceria pelas unidades de Treinamento, Desenvolvimento e Educação da Justiça Federal da 5ª Região, pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) e pelo Grupo de Apoio e Assistência a Magistradas e Servidoras em Situação de Violência Doméstica e Familiar (GAMS). 

     

     

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Análise de suspensão condicional do processo de denunciado por crime ambiental é determinada pelo TRF5 Última atualização: 30/03/2026 às 14:39:00

    A Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 concedeu, por unanimidade, ordem de habeas corpus a um homem acusado pelo crime de obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais, previsto no art. 69 da Lei de Crimes Ambientais. A decisão determinou, ainda, que a 18ª Vara Federal do Ceará analise o pedido de suspensão condicional do processo feito pelo denunciado.

    De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), G. G. dos S. estaria operando embarcação sem funcionamento do Sistema de Rastreamento por Satélite (PREPS), entre fevereiro e maio de 2022, o que configuraria crime ambiental. Na ação, o MPF se manifestou contra a concessão da suspensão condicional do processo.

    O relator do processo, desembargador federal Walter Nunes, destacou em seu voto que o oferecimento da suspensão condicional do processo não é uma mera faculdade do MPF, mas, sim, um dever, desde que preenchidas as condições estabelecidas na lei, como pena mínima igual ou inferior a um ano e reparação do dano, entre outras. 

    O magistrado salientou, ainda, que o instituto foi concebido no sistema jurídico brasileiro como mecanismo para a aplicação de medidas alternativas à prisão. “A suspensão condicional do processo se insere como um dos instrumentos processuais voltados a contribuir para erradicar a marginalização, um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil”.

    Em casos de negativa pelo MPF, explicou Nunes, o acusado tem o direito de pedir ao juiz que seja concedida a suspensão. Segundo o magistrado, o pronunciamento judicial sem análise do pedido da defesa, com base apenas no argumento de que o MPF se manifestou de forma motivada contra a concessão, caracteriza constrangimento ilegal, sanável por meio de habeas corpus, mediante determinação para que o juízo de origem aprecie a matéria.

    “A questão não pode ser decidida por este Corte, pois caracterizaria supressão de instância, na medida em que o Juízo de Primeiro Grau é o competente para tanto, devendo ali a matéria ser enfrentada. Consequentemente, resta patente a existência de ilegalidade passível de ser sanada pela via eleita”, concluiu.

    Processo nº 0003398-65.2026.4.05.0000

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Semana Santa: TRF5 funcionará em regime de plantão de 1º a 05/04 Última atualização: 30/03/2026 às 15:31:00

    Semana Santa: TRF5 funcionará em regime de plantão de 1º a 05/04 

    Em virtude do feriado da Semana Santa, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 funcionará em regime de plantão, de 1º a 05 de abril. A alteração no expediente está prevista na Lei Federal nº 5010/66 e foi publicada no Ato nº 626/2025, da Presidência do TRF5.   

    Prazos processuais que tenham início ou fim, nesse período, ficarão automaticamente prorrogados para a segunda-feira, 06 de abril.  Durante o plantão, o atendimento a partes, advogados, procuradores e defensores será realizado por meio do telefone (81) 98726.6053 e pelo e-mail: plantao@trf5.jus.br. 

    Confira os feriados e pontos facultativos previstos para o ano de 2026

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Semana Nacional da Saúde: Tribunal lança campanha de vacinação Última atualização: 30/03/2026 às 11:20:00

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), por meio do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS), fará uma nova campanha de vacinação, no dia 08 de abril. A iniciativa ocorre em razão da proximidade da Semana Nacional da Saúde, realizada em abril, e do número significativo de servidores(as) com o calendário vacinal desatualizado. Magistrados(as), servidores(as) e dependentes podem participar. 

    Para o planejamento da campanha, o NAS realizou um levantamento prévio, por meio de pesquisa de intenção, que permitiu estimar a demanda e negociar melhores valores, conforme a seguir: 

    Prevenar20 (Pneumo20): R$ 555,00, à vista, ou R$ 593,00, no cartão de crédito. Indicada em dose única para pessoas a partir dos 60 anos ou para qualquer idade com laudo médico que comprove comorbidades, como diabetes, cardiopatias, pneumopatias, nefropatia crônica ou asplenia. 

    Refortrix (difteria + tétano + coqueluche acelular): R$ 180,00, à vista, ou R$ 190,00, no cartão de crédito. Indicada a partir dos 10 anos, sem limite máximo de idade, com reforço a cada 10 anos. Oferece proteção adicional contra coqueluche.

    Gripe Quadrivalente 2026: R$ 78,00, à vista ou R$ 82,00, no cartão de crédito. Indicada anualmente a partir dos 6 meses de idade, com prioridade para idosos, gestantes, puérperas, crianças, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. 

    Herpes Zóster (Shingrix): R$ 810,00, à vista, ou R$ 850,00 no cartão de crédito. Indicada para pessoas a partir dos 50 anos, mesmo para quem já teve a doença. Esquema de duas doses com intervalo de dois meses. 

    Vírus Sincicial Respiratório (Arexvy): R$ 1.530,00, à vista, ou R$ 1.560,00, no  crédito. Indicada para adultos com 60 anos ou mais, especialmente com comorbidades, e, conforme disponibilidade, para gestantes. Esquema de dose única. 

    Casos de reembolso do TRFMED serão feitos conforme regulamento vigente.

    Novos(as) interessados(as) em aderir à vacinação devem entrar em contato previamente com o NAS, para manifestação de interesse e organização da demanda, pelos seguintes canais: telefone (81) 3425-9296, WhatsApp (81) 99170-7397 ou atendimento presencial no NAS/TRF5. Quem já registrou interesse não precisa realizar novo contato.

    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5


  • Governo do Brasil entrega pacote de saúde para a BA: ambulâncias, unidades odontológicas móveis e equipamentos beneficiarão 11 milhões de pessoas

    A saúde pública na Bahia deu mais um grande salto nesta segunda-feira (30) com novas entregas realizadas pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa. Os municípios baianos foram contemplados com 70 novas ambulâncias do SAMU 192, 26 unidades odontológicas móveis (UOM), além de 36 combos de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros 111 para saúde bucal. Também foram assinadas ordens de serviço para início das obras de 55 novas UBS e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). No total, são R$ 146,8 milhões em investimentos no SUS local.

    “Seguimos juntos com o governo da Bahia para continuar entregando os melhores serviços e a melhor infraestrutura no SUS. Com as entregas de hoje do Novo PAC Saúde, 96% dos municípios baianos recebem algum equipamento para incremento do sistema de saúde local. Esse é um comprometimento do Governo do Brasil em ampliar e agilizar o acesso à saúde para toda a população”, reforçou o ministro Padilha.

    Os equipamentos e as unidades móveis de saúde reforçarão a capacidade de atendimento em mais de 70 municípios baianos e beneficiarão cerca de 11 milhões de pessoas. Viabilizadas pelo Novo PAC Saúde, as iniciativas estão alinhadas ao programa Agora Tem Especialistas, que busca ampliar a capacidade de atendimento do SUS, reduzir filas e ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias.

    “Essas entregas mostram a prioridade que a saúde tem para o Governo do Brasil. Somado aos esforços do governo estadual da Bahia, o fortalecimento dessa rede também representa maior atratividade e incentiva a permanência de médicos especialistas na região, parte fundamental para a oferta de serviços e atendimentos de qualidade”, afirmou o ministro Rui Costa.

    O Governo do Brasil ainda anunciou a conclusão de UBS no município de Mairi, com investimento de R$ 163,4 mil por meio do Programa de Retomada de Obras. Já a assinatura das autorizações para início da execução física das obras de 55 UBS e CAPS totalizam R$ 110,6 milhões na modalidade Fundo a Fundo (FAF) destinados a projetos apresentados pelos municípios selecionados no Novo PAC Saúde.

    Fortalecimento das UBS e do SAMU

    Para o fortalecimento da atenção primária, o Governo do Brasil investiu R$ 2 milhões na aquisição de 36 combos de equipamentos, que estão sendo parcialmente entregues. Os kits são compostos por câmara fria, dinamômetro digital, retinógrafo portátil e tábua de propriocepção. Durante o evento, parte dos equipamentos foi destinada a 36 municípios, incluindo Serra Preta, Euclides da Cunha e Monte Santo. Os municípios da Bahia estão recebendo este ano 1.030 combos de equipamentos, que vão melhorar o atendimento em 1.030 UBS, com investimento total de R$ 162,7 milhões.

    O serviço de urgência e emergência também recebeu um reforço importante com a chegada de 70 novas ambulâncias do SAMU 192, com investimento de R$ 22,9 milhões. Dos veículos entregues, 10 são destinados à renovação de frota, 6 são Unidades de Suporte Avançado e 54 são Unidades de Suporte Básico. Os veículos vão atender municípios como Almadina, Barrocas, Itabuna e Utinga, além de outros 66 municípios. O Ministério da Saúde prevê entrega de mais 35 veículos até maio deste ano, a fim de universalizar o SAMU 192 no estado da Bahia.

    Ampliação da rede de saúde bucal

    Como parte do programa Brasil Sorridente serão entregues 26 UOMs para 26 municípios como Castro Alves, Euclides da Cunha e Paripiranga, com valor total de R$ 10,3 milhões. Cada unidade é destinada a ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal em territórios com maior vulnerabilidade social e maior dificuldade de deslocamento da população até as UBS. As UOMs possibilitam a redução de barreiras geográficas e a ampliação da oferta de cuidado nesses locais.

    Além das UOMs, foram entregues 111 equipamentos odontológicos, no valor total de R$ 225,8 mil, contemplando 15 municípios.

    Saúde da Mulher fortalecida

    Também na capital baiana, os ministros Alexandre Padilha e Rui Costa participaram da inauguração da primeira etapa do ambulatório do Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, incluindo obra, equipamentos e mobiliários. A nova unidade vai ampliar a oferta de especialidades como ginecologia, cirurgia oncológica e mastologia, áreas prioritárias do Agora Tem Especialistas.

    No total, serão 35 novos consultórios, sendo 12 já entregues nesta primeira etapa, além da brinquedoteca, serviço social, acolhimento familiar, triagem, recepção e sala de espera.

    “As mulheres têm que ser a prioridade absoluta do SUS. Elas são maioria da população, as que mais usam o sistema de saúde, para cuidar da própria saúde ou, muitas vezes, para cuidar do filho, do marido. Ainda, são a ampla maioria dos profissionais de saúde. É uma alegria poder finalizar o mês de março, simbólico da luta das mulheres, participando dessa inauguração, desse espaço tão bonito, com dignidade, e demonstrando a preocupação pela saúde integral das mulheres, uma prioridade absoluta para nós”, afirmou o ministro Padilha.

    Para reforçar ainda mais o atendimento especializado no Hospital da Mulher, o Governo do Brasil ainda assinou a autorização de licitação para novas obras de reforma e ampliação, com investimentos de R$ 20 milhões. Estão previstos 10 novos leitos de UTI, centro cirúrgico com 5 salas cirúrgicas, 2 salas de endoscopia e requalificação geral dos sistemas de climatização e de combate a incêndio.

    Recursos do Novo PAC

    Para o estado da Bahia, foram selecionadas 2.845 propostas nos seguintes eixos do programa: água para quem mais precisa, atenção especializada, complexo industrial da saúde, preparação para emergências sanitárias e telessaúde. Com esses projetos, o Novo PAC Saúde investirá R$ 2,4 bilhões em obras e equipamentos, beneficiando a população baiana de forma descentralizada, com a ampliação da rede de saúde pública.

    Com R$ 32,2 bilhões em investimentos, o Novo PAC Saúde trata-se do maior programa de infraestrutura da saúde, com recursos destinados a 2.609 UBSs, 334 CAPS, 101 policlínicas, 4.643 ambulâncias do SAMU, 824 UOMs e diversos outros tipos de obras e equipamentos.

    Reforço ao SUS local

    Em fevereiro deste ano, o Governo do Brasil realizou a maior entrega de saúde para a Bahia. Foram entregues completos 2 combos de equipamentos voltados à ampliação das cirurgias no SUS, uma modalidade inédita no âmbito do Novo PAC Saúde, além de 107 novas ambulâncias do SAMU 192 para renovação de frota, 6 das 32 Unidades Odontológicas Móveis e 420 dos 575 kits de telessaúde. O investimento total previsto para o estado é de R$ 345 milhões, abrangendo a construção de 3 policlínicas, combos de cirurgia, equipamentos para UBS e telessaúde, além de veículos do SAMU 192 e Unidades Odontológicas Móveis.

    Jaciara França
    Ministério da Saúde