Categoria: SindifiscoPB

  • A mobilização segue firme!

    A mobilização segue firme!

    Na última terça-feira (07/04), os Auditores Fiscais da Paraíba participaram de mais uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), reafirmando a força, a união e o compromisso da categoria diante do descumprimento do acordo firmado com o Governo do Estado.

    Durante a assembleia, que aconteceu em formato híbrido, foram aprovados novos encaminhamentos estratégicos, como a intensificação da mobilização, encontros periódicos, seminários temáticos e o movimento #OcupaSefaz, fortalecendo a presença da categoria nas repartições fiscais.

    A AGE segue em aberto, com indicativo de greve e estado permanente de mobilização.

    A luta também avança em pautas fundamentais:

    ?? Equiparação salarial com os fiscos do Nordeste

    ?? Atualização do PCCR

    ?? Valorização da carreira dos Auditores Fiscais

     

    Seguimos firmes, unidos e atentos. Quando a categoria se mobiliza, a luta ganha força!

  • Sindifisco-PB convoca filiados para AGE

    Sindifisco-PB convoca filiados para AGE

    Diante dos últimos acontecimentos e do estado de mobilização da categoria, o Sindifisco-PB convoca todos os Auditores Fiscais para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que irá avaliar o movimento e definir os próximos passos.

    O momento é estratégico e exige unidade, participação e alinhamento de toda a categoria.

    ???? Local: Sede do sindicato e virtual

    ? Horário: 17h

    ???? Data: Terça-feira (31/03)

    Sua presença é fundamental para fortalecer as decisões e definir os rumos da luta em defesa do cumprimento e da valorização do Fisco.

     

  • Sindifisco-PB realiza mobilização da categoria em João Pessoa

    Sindifisco-PB realiza mobilização da categoria em João Pessoa

    O Sindifisco-PB realizou, nessa quarta-feira (25/3), um café da manhã de mobilização da categoria, reunindo auditores fiscais na sede do sindicato. O prato principal do evento foi, evidentemente, a decisão judicial que suspendeu a paralisação previamente marcada para essa mesma data.

    A paralisação suspensa seria a segunda de um cronograma de ações da categoria, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em resposta ao descumprimento de acordo firmado entre o sindicato e o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano.

    Durante o café da manhã, a presidente do sindicato, Helena Medeiros, destacou alguns pontos alegados pela Sefaz que resultou na decisão da Justiça. Após a explanação de Helena, auditores e auditoras reforçaram a união e o engajamento da categoria na defesa desses direitos.

    Os auditores vão avaliar o movimento de luta em assembleia extraordinária, na próxima terça-feira (31), quando também definirão novos rumos e ações a serem adotadas.

  • Fenafisco avança em parceria com o Ministério da Fazenda no projeto Mulher Cidadã

    Fenafisco avança em parceria com o Ministério da Fazenda no projeto Mulher Cidadã

    Entidade atuará como ponte entre o programa e os sindicatos filiados e prepara webinar em alusão ao Mês da Mulher

    A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) deu continuidade às tratativas com o Ministério da Fazenda para fortalecer a parceria no projeto Mulher Cidadã, iniciativa voltada à promoção da educação fiscal e da emancipação financeira feminina, para as mulheres em situação de vulnerabilidade. As interlocuções, iniciadas em outubro do ano passado, ganham uma nova etapa em 2026, com a definição de estratégias conjuntas para ampliar o alcance do programa.

    Representando a Fenafisco, participaram da reunião a diretora de Comunicação, Claudia Conrado, e a diretora do Departamento de Integração Sindical, Carla Burlamaqui. O encontro teve como foco a consolidação das ações previstas para esta nova fase da cooperação, na qual a Federação deverá atuar como elo entre o projeto e os sindicatos filiados, facilitando a disseminação das iniciativas e conteúdos do programa.

    Como parte das próximas ações, está prevista a realização de um webinar. O evento deverá apresentar o projeto de forma mais detalhada aos sindicatos filiados, além de destacar as oportunidades de participação e os impactos sociais da iniciativa.

    Desenvolvido pelo Ministério da Fazenda em parceria com universidades e instituições públicas e privadas, o projeto Mulher Cidadã oferece capacitações e conteúdos acessíveis com foco na autonomia econômica das mulheres. Entre os temas abordados estão cidadania fiscal, finanças pessoais, liderança e empreendedorismo para mulheres de baixa renda.

    O programa surgiu a partir de uma demanda do Ministério das Mulheres e foi instituído pelas Portarias MF nº 26/2023 e MF nº 490/2024. Inspirado nos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) da Receita Federal, o projeto tem como propósito apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo o acesso a conhecimentos legais, financeiros e sociais, além de contribuir para o fortalecimento de pequenos negócios liderados por mulheres.

     

    Fenafisco

  • MANIFESTAÇÃO OFICIAL DA FENAFISCO | Contra a tentativa de intimidação sindical no Estado da Paraíba

    MANIFESTAÇÃO OFICIAL DA FENAFISCO | Contra a tentativa de intimidação sindical no Estado da Paraíba

    A Fenafisco denuncia e repudia, com firmeza, qualquer tentativa de constranger, silenciar ou intimidar a atuação sindical na Paraíba. Não há democracia sem liberdade de organização, nem Estado de Direito quando se tenta enfraquecer a representação legítima dos trabalhadores. Em defesa dos auditores fiscais, da autonomia sindical e das garantias constitucionais, a Federação se posiciona contra qualquer medida autoritária que ataque o direito à mobilização e à luta coletiva.

    Clique Aqui e leia a íntegra da Nota

     

     

  • Nota de Solidariedade do Clube dos Oficiais da PB

    Nota de Solidariedade do Clube dos Oficiais da PB

    A diretoria do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba vem prestar irrestrita solidariedade aos membros da diretoria do Sindifisco PB- Sindicato dos Auditores Fiscais do estado da Paraíba – que foram impedidos, inclusive com uso da força física de seguranças, de adentrarem a repartição pública da qual os profissionais fazem parte.

    As cenas gravadas mostram agressividade utilizada para com os membros do Sindicato, inclusive com o ex-presidente da entidade Vitor Hugo, que tanto já fez pela categoria quando estava à frente do Sindifisco PB.

    Lamentamos o tratamento abusivo e desleal com representantes de uma categoria que busca tão somente seus direitos e sua valorização.

    É preocupante o nível de tratamento de quem ocupa cargo público para com toda uma categoria. As imagens que circulam nas redes sociais são extremamente constrangedoras, reveladoras do descaso com o qual esses profissionais são tratados.

    Externamos nossa solidariedade e apoio irrestrito aos colegas, servidores públicos, e nos colocamos à disposição para o que for necessário.

    João Pessoa 18 de março de 2026

    A DIRETORIA CLUBE DOS OFICIAIS DA POLÍCIA E BOMBEIROS MILITARES DA PARAÍBA.

  • Fenafisco leva ao STF propostas de recomposição do teto constitucional e retribuição compensatória

    Fenafisco leva ao STF propostas de recomposição do teto constitucional e retribuição compensatória

    A entidade apontou uma defasagem de 54% no teto remuneratório e defendeu a retribuição por superação de metas e isonomia com magistrados nas regras de percepção dos quinquênios

    A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) reuniu-se, nesta terça-feira (17), com o secretário-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Dalledone, para apresentar contribuições técnicas sobre a regulamentação das verbas indenizatórias e a aplicação do teto constitucional no serviço público. Participaram do encontro o presidente da Fenafisco, Francelino Valença, e os diretores Celso Malhani e Severino Costa.

    Durante a reunião, a entidade protocolou um documento com propostas relacionadas às discussões em andamento no STF acerca do cumprimento do teto remuneratório e da regulamentação do artigo 37, §11, da Constituição Federal. Nesse contexto, destacou que o objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do debate institucional, considerando os impactos das eventuais mudanças sobre a administração tributária e o funcionamento do Estado.

    Entre os principais pontos apresentados está a defesa da recomposição do teto constitucional, atualmente vinculado ao subsídio dos ministros do STF. Segundo a Fenafisco, o valor acumulou uma defasagem estimada em cerca de 54% em relação à inflação desde 2006, o que, na avaliação da federação, provocou perdas no poder de compra dos servidores e incentivou a adoção de mecanismos compensatórios indiretos ao longo dos anos.

    A entidade também defendeu o reconhecimento e a retribuição de atividades exercidas de forma cumulativa por auditores e fiscais tributários, como o acúmulo de funções, processos e responsabilidades administrativas. De acordo com a federação, essa situação ocorre com frequência, especialmente em razão da falta de reposição de servidores e do aumento da complexidade das atividades fiscais.

    Na mesma linha, foi ressaltada a importância de mecanismos de incentivo à produtividade, com a possibilidade de pagamento de gratificações vinculadas ao cumprimento de metas de arrecadação superiores ao previsto. Para a Fenafisco, esse modelo pode estimular a eficiência administrativa e fortalecer a capacidade de financiamento das políticas públicas.

    Ainda no conjunto de propostas, a federação defendeu o restabelecimento dos adicionais por tempo de serviço, os quinquênios, ao menos para as carreiras da administração tributária. A sugestão é a adoção de regras semelhantes às aplicadas à magistratura e ao Ministério Público, como forma de promover maior isonomia entre carreiras consideradas essenciais ao funcionamento do Estado.

    Por fim, a Fenafisco ressaltou a importância de que eventuais mudanças na regulamentação das verbas indenizatórias considerem regras de transição, a fim de evitar reduções abruptas na remuneração e possíveis impactos na estabilidade das relações funcionais e na prestação dos serviços públicos.

     

    Fenafisco

  • Auditores Fiscais em luta: mobilização na SEFAZ-PB

    Auditores Fiscais em luta: mobilização na SEFAZ-PB

    Os auditores fiscais da Paraíba realizaram uma importante mobilização em frente à sede da SEFAZ-PB, em João Pessoa nesta terça-feira (17/3). A ação faz parte do cronograma aprovado em Assembleia e marca o início das paralisações do mês de março.

    Registro em vídeos mostra um momento grave: durante o ato, houve tentativa de impedir o acesso dos auditores às dependências da Secretaria, uma situação que gerou indignação e reforçou ainda mais a união da categoria.

    “Esse espaço também é nosso. A mobilização é legítima e necessária para garantir respeito e valorização. Sem luta, não há avanço.”

    A mobilização é pacífica e tem um objetivo claro: cobrar o cumprimento do acordo firmado com o Governo do Estado, que até o momento não foi integralmente respeitado.

    O Sindifisco-PB segue firme, aberto ao diálogo, mas determinado na defesa dos direitos da categoria.

    Respeito se cumpre. Acordo se honra.

    Clique Aqui:

     

     

  • Paralisação do Fisco Estadual em todo o Estado

    Paralisação do Fisco Estadual em todo o Estado

    Auditores e auditoras fiscais realizam, terça-feira (17/03), paralisação das atividades de fiscalização. O movimento acontece em todo o estadual, e é um momento importante de mobilização e união da categoria, conforme deliberado e aprovado em Assembleia.

    A ação ocorre diante do descumprimento do acordo firmado entre o Sindifisco-PB e a Secretaria de Estado da Fazenda. O sindicato reforça que permanece aberto ao diálogo, mas destaca que a mobilização é consequência direta do não cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado.

  • Diretoria do Sindifisco-PB promove reunião de mobilização em Guarabira

    Diretoria do Sindifisco-PB promove reunião de mobilização em Guarabira

    Auditores Fiscais da Paraíba se reuniram nesta terça-feira (11) em um encontro marcado por união, diálogo e fortalecimento do movimento, diante do atual cenário enfrentado pela categoria.

    O ato de mobilização contou com a participação da presidente do Sindifisco-PB, Helena Medeiros, e do diretor jurídico Lauro Lima, que reforçaram a importância da participação dos auditores, além de destacarem a necessidade de dar   continuidade as ações em defesa do respeito, da valorização profissional e do cumprimento dos compromissos firmados.

    A mobilização segue fortalecendo a luta da categoria em todo o estado. ?

    Conforme o calendário de mobilização aprovado em assembleia geral, haverá reunião com o mesmo tema em Campina Grande (12/3), além de paralisações dos auditores fiscais nos próximos dias 17 e 25/3.